274 COMPLETOS DA XV JNLFLP


MISSÃO CUMPRIDA:
OS ANAIS DESTA XV JNLFLP FORAM PUBLICADOS NA RPh 78 Supl (http://www.filologia.org.br/rph/78supl.html)



Atualizado em 04/01/21


A AFRO-BRASILIDADE EM SALA DE AULA: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Juliano Dumani (UVA) e Cristina Prates (UVA)


A APLICAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Luciana de Oliveira Silva (UENF), Roberta Aparecida de Sales (UENF) e Enderson Tadeu de Assis dos Anjos (UENF)


A AUTONOMIA FEMININA NOS POEMAS “AVISO DA LUA QUE MESTRUA” E “SAFENA”, DE ELISA LUCINDA

Brenda da Silva Dias (UEMASUL), Luana Gonçalves da Silva (UEMASUL) e Rute Maria Chaves Pires (UEMASUL)


A BNCC E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA – REFLEXÕES SOBRE ESTRATÉGIAS, METODOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS

Moacir dos Santos da Silva (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)


A CARTINHA COM OS PRECEITOS E MANDAMENTOS DA  SANTA MADRE IGREJA, DE JOÃO DE BARROS (1539), SOB A ÓTICA DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA

Viviane Lourenço Teixeira (UFF)


A CLASSE MÉDIA DE GRAMÁTICA NOS COLÉGIOS DA COMPANHIA DE JESUS: UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO LINGUÍSTICO JESUÍTICO

Janaina Fernanda de Oliveira Lopes (UFF)


A CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DAS DEFICIÊNCIAS NO BRASIL: A LINGUAGEM QUE PERPASSA A TODOS

Thamires Gomes da Silva Amaral Lessa (UFRJ), Aline Guerra Manssour Fraga (UFRJ) e Viviane de Oliveira Freitas Lione (UFRJ)

A CULTURA FRANCESA AOS OLHOS DE DOIS PORTUGUESES: EÇA DE QUEIROZ E JOSÉ SOARES DA CUNHA E COSTA

Francine Nogueira Lamy Garcia Pinho (UENF) e Silvia Alicia Martínez (UENF)


A DESNATURALIZAÇÃO DO PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: CAMINHOS POSSÍVEIS

Francisca Ramos-Lopes (UERN) e João Batista da Costa Junior (UFRN)

A DIFERENCIAÇÃO DO AGENTE EM DOCUMENTOS DO SÉCULO XIX
Patrick Pereira Campos Brito (UESB), Cristiane Namiuti (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)


A DUPLA CHAMA: O AMOR E O EROTISMO NA CONSTRUÇÃO POÉTICA CONTEMPORÂNEA

Elder Gonçalves Freitas (UERR) e Iris Anita Fabián Ramirez (UERR)


A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA KRAHÔ NA ALDEIA CAPITÃO DO CAMPO

Raquel Palmeira de Oliveira Karajá (UFT), Adriano Dias Gomes Karajá (UFT) e Francisco Edviges Albuquerque (UFT)


A FORMAÇÃO DE NOVOS ALUNOS ESCRITORES NO CONTEXTO DIGITAL

Ana Carolina Alves de Lima Oliveira (SEE-TO) e Andrea Martins Lameirão Mateus (UFT)


A GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO INCENTIVO À LEITURA INFANTIL

Pablo Mozer de Pinho (SEEDUC) e Giulia Silva de Almeida Pinho (FAFIMA)


A GRAMMATICA PORTUGUEZA, DE JÚLIO RIBEIRO, À LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA

Cleide Melo (UFF)


A IMAGEM DA MULHER EM ANÚNCIOS DE CERVEJA: UM ESTUDO SEMIÓTICO

Larissa Silva Pereira (UFMS)


A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A ESCRITA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

Claudia Lucia Coelho Lopes (UNITINS), Davi Pereira Gome (UNITINS) e Márcio Araújo de Melo (UFT)


A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ORALIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Raquel França Freitas (UENF), Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)


A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL PARA A ADEQUAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA À CONCORDÂNCIA VERBAL DE 3ª PESSOA DO PLURAL

Eliara Rodrigues Duarte (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)


A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM GÊNEROS PERMEADOS PELO TIPO TEXTUAL NARRATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NA ESCOLA BÁSICA

Miliane Moreira Cardoso Vieira (UFT) e Juliana Leal Facundes (UFT)


A INDIVIDUAÇÃO: UMA REFLEXÃO ONTOLÓGICA ACERCA DA LÍNGUA EM MEIO ÀS NOÇÕES

DE FORMA E INFORMAÇÃO

Carlos Eduardo Herculano Jardim (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)


A LEGITIMAÇÃO DO CONSTRUCTO DO FALANTE NATIVO NO PROCESSO DE COMODITIZAÇÃO DA LÍNGUA INGLESA
Allan Cordeiro da Silveira (UFF)

A LEITURA DO TEXTO IMAGÉTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Felipe Gonçalves Carneiro (IFTO) e Andreia Nascimento Carmo (IFTO)

A LEITURA NA/ALÉM DA ESCOLA: PRÁTICAS DE SIGNIFICAÇÃO DA REALIDADE

Francisca Ramos-Lopes (UERN), Cleber Luiz de Sousa Lima (SME/SEE) e Hely Cantalice Neto (SME/SEE)


A LINGUAGEM COMO ATRIBUTO ESSENCIAL PARA A EXISTÊNCIA HUMANA

Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Edilaine da Silva Freitas (UENF), Roberta Santana Barroso (UENF) e Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF)

A LINGUAGEM EXPRESSIVA E SUA INTER-RELAÇÃO COM O CARNAVAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BARRA-RJ: BLOCO “INDIANOS”

Jhonatan Martins (UENF) e Lilian Sagio Cezar (UENF)


A LINGUAGEM LÚDICA DO JOGO JUST DANCE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA AULAS DE DANÇA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Priscilla Gonçalves de Azevedo (UENF), João Luiz Lima Marins (UENF) e Bianka Pires André (UENF)

A LINHA E O CORTE: ANÁLISE DO POEMA “CASO DO VESTIDO

Brenda  da Silva Dias (UEMASUL) e Kátia Carvalho da Silva Rocha (EMASUL)


A LITERATURA INFANTIL E O LÚDICO NO TRABALHO PEDAGÓGICO: A AQUISIÇÃO DA LEITURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NO CONTEXTO DA PRÉ-ESCOLA

Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF), Andrea Rose Alves (UENF),  Caroline de Almeida Delgado (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UIENF)


A LITERATURANO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Valdivina Telia Rosa de Melian (UFT) e Andreia Nascimento Carmo (SEDUC-TO)


A MORTE DO DEUS-AUTOR: O USO DE METALINGUAGEM EM CLUBE DA LUTA 2

Diane Nascimento de Oliveira (UNEB) e Thiago Martins Prado (UNEB)


A MULTIMODALIDADE E A INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES COM FOCO NA ORALIDADE E ESCRITA A PARTIRDAS MÍDIAS DIGITAIS

Amaro Sebastiao de Souza Quintino (UENF), Jackeline Barcelos Corrêa (UENF), Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF) e Luiz Cláudio da Silva Velasco (ISEPAM)


A MÚSICA “CÁLICE” COMO SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA POLÍTICA EM UM BRASIL MARCADO PELA DITADURA: UMA ANÁLISE CRÍTICO-DISCURSIVA

Thiago Costa da Silva (UVA) e Cláudia Cristina Mendes Giesel (UVA)


A NASALIDADE FONÉTICA DAS VOGAIS ORAIS ATRAVÉS DE YOUTUBERS CARIOCAS E PAULISTANOS

Letícia França Martins (UFRRJ) e Marli Hermenegilda Pereira (UFRRJ)


A PANDEMIA E O SABER LITERÁRIO: REFLEXÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA

Moisés Pereira da Silva (UENF), Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF) e Crisóstomo Lima do Nascimento (UFF e UENF)


A PERSPECTIVAÇÃO CONCEPTUAL DE ESCRAVO EM ANÚNCIOS DE UM JORNAL DO SÉCULO XIX

Luciel Pereira de Jesus (UNEB) e Elisangela Santana dos Santos (UNEB)

A perspectiva da linguagem não verbal nas REDES SOCIAIS
Luciano Ribeiro da Silva (IFTO), Luciano de Sousa Moraes (IFTO), Timóteo de Sousa Lemos (IFTO), Vilma Pinheiro de Sousa (SEMED-Davinópolis-MA) e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO/UFT)

A PINTURA COMO TEXTO NA SEMIÓTICA GREIMASIANA: PRINCÍPIOS GERAIS

Évelyn Coêlho Paini Webber (UFMS)


A PICHAÇÃO À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO: UMA PROPOSTA DE LEITURA

Cristina Lúvia de Oliveira (UFRRJ)


A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL 2020: COMO ACONTECIMENTO ENUNCIATIVO: EFEITOS DE SENTIDOS DO DISCURSO POLÍTICO DA EDUCAÇÃO EX/INCLUSIVA

Alliny Kássia da Silva (UFT) e Janete Silva dos Santos (UFT)


A PRÁTICA DOCENTE E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH

Ana Luiza Barcelos Ribeiro (UNESA e FAMESC) e Bianka Pires André (UENF)


A REESCRITA DO TEXTO: UMA DIMENSÃO DIALÓGICA DO DISCURSO COMO SUBSÍDIO À REDAÇÃO DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria Eduarda dos Santos Damiqui (UENF), Gianne Badino Brasiellas (UENF), Laryssa Gonçalves dos Santos (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)


A RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DA “SARS COV-2”
Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA) e Ítalo Ramon Melo Lima (UEMA)


A REPRESENTAÇÃO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NAS REDES SOCIAIS: DISCURSO OFICIAL E DISCURSO ORDINÁRIO

Matheus Henrique Leandro Garcia (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)


A REPRESENTAÇÃO FEMININA NAS OBRAS “A MORENINHA”, DE JOAQUIM MANUEL, E “A MÃO E A LUVA”, DE MACHADO DE ASSIS: ROMANTISMO VERSUS REALISMO

Maria da Conceição Castro de Jesus (UERR) e Iris Anita Fabián Ramírez (UERR)


A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MULHERNA COZINHA DO MASTERCHEF BRASIL

Yasmim da Fonseca Wagner (UENF), Aline das Graças Monteiro Miranda Barros (UENF) e  Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF)


A SEMÂNTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A SIGNIFICAÇÃO DOS RELATOS E MAPAS MENTAIS DOS CATADORES DE AÇAÍ

Bruna Sousa dos Santos (UEMASUL), Sirley Cunha de Sousa (UEMASUL), Sônia Maria Nogueira (UEMASUL), Luciléia Ferreira Lopes Gonçalves (UEMASUL) e Fabrício França Costa (E. M. José de Ribamar Fiquene)


A SOCIOLINGUÍSTICA E A COMPREENSÃO DO AUTISMO
Vanessa Franco Neves (UENF) e Karinna Steves de Andrade Oliveira Ramos (UNIFLU) e Neiva do Amaral Lemos Haddad (UNIFLU)


A TEMÁTICA DO AMOR HOMOSSEXUAL, NA SEGUNDA BUCÓLICA, DE VIRGÍLIO

Tobias Vilhena de Moraes (Museu Lasar Segall) e Márcio Luiz Moitinha (FFP-UERJ e UERJ)

A TRANSITIVIDADE VERBAL PARA ALÉM DA TRADIÇÃO GRAMATICAL: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL(ISTA)
Simara Silva Pereira Carreiro (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)

A UTILIZAÇÃO DOS TERMOS DA INFORMÁTICA NAS REDES SOCIAIS E O PROCESSO DE APORTUGUESAMENTO
Luís Alberto Libânio Lima (IFTO), Douglas Ferreira Chaves (FAIARA), Marcondes Coelho Feitoza (IFAM), Pollyana Vieira de Abreu (IFTO) e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO e UFT)

ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE SEMÂNTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA 9° ANO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE IMPERATRIZ-MA

Elany Mirian da Silva dos Santos Aragão (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)


ABORDAGEM TOPONÍMICA NA LITERATURA DOS VIAJANTES

Verônica Ramalho Nunes (IFTO) e Victor Souza Barcelos da Silva (IFTO)


ADMISSIBILIDADE E JULGAMENTO: EFEITOS-SENTIDO DE UNIDADE E DE DESCONSTRUÇÃO

Thaiane Dutra Luz Costa (UESB), Milca Borges Luz (UESB), Naiara Morena Sebadelhe Santos da Conceição (UESB) e Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB)


ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL: UM RETRATO DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO PANDÊMICO NO MUNICIPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

Ananda Dias Barcelos (UENF), Bianca Amaral Freitas (UENF), Flávia Lopes Barbosa Siqueira (UENF) e Raquel França Freitas (UENF)



ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES PARA UM ENSINO PROFÍCUO

Helena Ribeiro Santana dos Santos (UENF), Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF), Marcella Manhães Volino (UENF) e Ana Beatriz Gofredo de Souza (UENF)


ANÁLISE ACÚSTICA DAS VOGAIS MÉDIAS PRÉ-TÔNICAS PRODUZIDAS POR FALANTES COM T21

Lucrécia de Aquino Santos (UESB), Marian Oliveira (UESB) e Vera Pacheco (UESB)


ANÁLISE DA FALA E DA ESCRITA DE SUJEITOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA DA SOCIOLINGUÍSTICA

Ailton Soares Lopes (UEMASUL), Alexandre da Silva Sousa (UEMASUL) e Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)

ANÁLISE DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM FACHADAS COMERCIAIS COMO PROPOSTA DE LETRAMENTO

Roniela Almeida Moreira (UEMASUL), Beatriz Santana do Carmo (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)

ANÁLISE DE POSTAGENS SOBRE DROGAS NAS REDES SOCIAIS

Aline Correia Silva de Oliveira (IFTO), Israel de Paula Maia (IFTO), Fernando Gonçalves da Silva (Estácio de Sá), José James Torres da Silva (IFTO) e Nahete de Alcântara Silva Tamba (IFTO)

ANÁLISE DOS DISCURSOS MÉDICOS NA IMPRENSA SOBRE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS BRASIL

Renato da Silva (UNIGRANRIO)


ANÁLISE ENTOACIONAL EM SANTA TERESA–ES

Priscilla Gevigi de Andrade Majoni (IFES)


ANÁLISE VARIACIONISTA DO FONEMA /R/ NA COMUNIDADE DE BURARAMA, INTERIOR DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES

Priscilla Gevigi de Andrade Majoni (IFES)


AS DIMENSÕES DIALÓGICAS DA MEDIAÇÃO DE LEITURAS

Giltânia de F. S. Nery (UFRRJ)


AS EXPERIMENTAÇÕES CÊNICAS DE BERTOLT BRECHT

Roseli Bodnar (UFT) e Nivaldo Monteiro Camilo da Silva Bodnar (UFT)


AS METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS ÀS TDICs PARA POTENCIALIZAÇÃO DA INTERAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E COLABORAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Edilaine da Silva Freitas (UENF), Sérgio Arruda (UENF), Roberta Barbosa Barroso (UENF) e Vanessa Amaral Tinoco (UENF)


AS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM TEÓRICA

Lucas Capita Quarto (UENF), Sônia Maria da Fonseca Souza (UENF), Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF), Clodoaldo Sanches Fofano (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)


AS MULHERES NO PAPEL: CORPOS E EMOÇÕES NOSDIÁRIOS DE RUTH BUENO E MARIA HELENA CARDOSO

Mariana Lamenha Farinha de Oliveira (UNIGRANRIO) e Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO)

AS NÃO COINCIDÊNCIAS DO DIZER: ANÁLISE ENUNCIATIVA DE UMA ENTREVISTA NO PROGRAMA RODA VIVA

Laiza Rodrigues Oliveira (UFT) e João de Deus Leite (UFT)

AS POSTAGENS NAS REDES SOCIAIS SOBRE O USO DE ÁLCOOL
Luciana Pinto Fernandes (IFTO), Décio Dias dos Reis (IFTO), Eliane Mittelstad Martins de Souza (IFTO), Luciano Ferreira Gomes (IFTO e UFT) e Júlia Alves Rodrigues Carvalhal (IFTO)

AS REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Luiz Cláudio da Silva Velasco (ISEPAM), Amaro Sebastiao de Souza Quintino (UENF), Jackeline Barcelos Corrêa (UENF) e Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF)


AS RELAÇÕES ENTRE AS FORMAS DE ENSINAR ALUNOS BRASILEIROS E VENEZUELANOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BOA VISTA-RR

Regina Moura Damaceno (UERR)


AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS NA REGIÃO NORTE FLUMINENSE: UMA PERSPECTIVA SOB O OLHAR DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA REDE DE ENSINO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

Ananda Dias Barcelos (UENF), Bianca Amaral Freitas (UENF), Flávia Lopes Barbosa Siqueira (UENF) e Raquel França Freitas (UENF)


ATITUDES  LINGUÍSTICAS DE ALUNOS VENEZUELANOS EM RELAÇÃO À LINGUA PORTUGUESA

Sidneia Alves do Carmo (UERR) e Elecy Rodrigues Martins (UERR)


ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL E SUA INTERFACE LEXICOGRÁFICA

Sânia Fontoura Fernandes (UFMS) e Liliana Paredes Moreno (UFMS)


AUDIODESCRIÇÃO: RECURSO DE ACESSIBILIDADE EM POSTS DE MARCAS DE COSMÉTICOS NO INSTAGRAM

Aline das Graças Monteiro Miranda Barros (UENF), Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF) e Yasmin da Fonseca Wagner (UENF)


AULAS DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Graciane Martins da Silva (UFT) e Elem Kássia Gomes (UFT)


BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, TECNOLOGIAS DIGITAIS E LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA PARA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Beatriz Araújo de Rezende Neves (UENF), Cristiana Barcelos da Silva (UENF), Rackel Peralva Menezes Vasconcellos (UENF) e Poliana Campos Côrtes Luna (UENF)

BOOKTUBE: UM OLHAR PARA OS GÊNEROS ADVINDOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Dayana Junqueira Ayres (UESB), Márcia Helena de Melo Pereira (UESB) e Ana Claudia Oliveira Azevedo (UESB)


CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: A POESIA E A IMAGEM

Luciane Barros da Silva (UEMASUL) e Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)


CARTOGRAFANDO OS NEOLOGISMOS NA QUARENTENA: AMPLIANDO O VOCABULÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Haline Janaína Franco Almeida (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado Furtado de Oliveira (UFT)


CEGUEIRA DISCURSIVA III: ESTUDO DE CASO DA NÃO RESPOSTA EM DISCUSSÕES POLÍTICAS NO WHATSAPP

Marcello Riella Benite  (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)


CLASSE, GÊNERO E RAÇA: ANÁLISE DO DISCURSO DE CAROLINA MARIA DE JESUS EM “QUARTO DE DESPEJO”

Pauline Ildefonso (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF) e Gizelya da Silva Morais (IFF)


CLUBE DE LEITURA DO CAMPUS IPANGUAÇU-IFRN: UMA EXPERIÊNCIA NA PANDEMIA

Ângela Cláudia Rezende do Nascimento Rebouças (UERN), Francisco Humberlan Arruda de Oliveira (IFRN) e Aline Peixoto Bezerra (IFRN)


COMO ANDA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Maria lucia Mexias-Simon (CiFEFiL)


CONCEITO DE LETRAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES LINGUÍSTICAS

Leila Cardoso Machado (UEMS)

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROSA E O POEMA DE BARREIROS FILHO
Pedro Albeirice da Rocha (UFT)

CONSIDERAÇÕES SOBRE FAKE NEWS NAS REDES SOCIAIS
Kairo Tavares Freire (IFTO), Raimundo Pinho Gondinho (IFMA), Marcos Gonçalves da Silva (IFRR), Patrícia Andrade Figueira (IFTO) e Welmer Danilo Rodrigues Rocha (IFTO)

CONTATO LINGUÍSTICO PORTUGUÊS – ESPANHOL: PERCEPÇÕES SOBRE A ESCRITA DE ALUNOS DO 5º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA-RR
Janaina de Souza Pereira (UERR)

CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

Antonia Aparecida Pereira Borges (UFT), Davi Pereira Gomes (UFT) e Eliane Cristina Testa (UFT)


CRENÇAS DE PROFESSORES ACERCA DA ORALIDADE EM LÍNGUA INGLESA: “O QUE OS PROFESSORES CONHECEM” E “O QUE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS APONTAM” SOBRE O ENSINO–APRENDIZAGEM DA ORALIDADE EM AULAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS?

Leodécio Martins Varela (UERN), Maria Beatriz de Oliveira Araújo (UERN) e Miriam Gurgel da Silva (UERN)


CRENÇA SOBRE O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS REFLEXÕES

Miliane Moreira Cardoso Vieira (UFT) e Maria Dalva Vieira da Silva (UFT)

DE 2003 A 2006: DA POSIÇÃO-SUJEITO HERÓI À POSIÇÃO-SUJEITO VILÃO

Quelle Taisa da Chaga Oliveira (UESB), Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB) e Joseane Silva Bittncourt (UESB)


DE FANÁTICOS A PROTAGONISTAS: A ESCRITA DE FÃ NA SUBCULTURA REAL PERSON FIC

Beatriz Costa Garrido (UNEB) e Elizabeth Gonzaga de Lima (UNEB)

DE LETRAS E SONS: O GRITO DO SERTÃO ATRAVÉS DA VOZ E POESIA DE JOÃO DO VALE
Maria Maryana de Castro Silva (UEMASUL) e Rute Maria Chaves Pires (UEMASUL)

DE IQUIQUE A CAMPO GRANDE A ROTA BIOCEANICA NUMA ABORDAGEM MULTISSEMIOTICA EM QUADRINHOS
Katia Juliane Lopes de Oliveira
(UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)

“DE REPENTE, PROFESSOR DIGITAL”: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O ENSINO REMOTO

Kessylen Carvalho Cardoso Lopes de Sousa (UENF), Luciana da Silva Almeida (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)


DEFESA DO TRABALHO INFANTIL NO BRASIL: ARGUMENTAÇÃO E SENTIDOS

Florisbete de Jesus Silva (FNSL-Porto Seguro-BA)


DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR: UM ATO TÃO IMPRESCINDÍVEL QUANTO À ALFABETIZAÇÃO

Lohanna da Silva Azevedo (UNITINS) e Elem Kássia Gomes (UNITINS)

DESVENDANDO SENTIDOS À LUZ DA LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO: ANÁLISE DE DISPERSÕES POSSÍVEIS CONTIDAS NUM MESMO ENUNCIADO

Priscila Venâncio Costa (UFT) e Rosélia Sousa Silva (UFT)


DIÁLOGO ENTRE FÁBULAS: A AÇÃO UNITIVA DA PROSOPOPEIA ENTRE ESOPO E FABULISTAS JUVENIS DO SÉCULO XXI

Erika Romana Lacerda Barbosa da Silva (UFRRJ)


DISCURSIVIDADES ACERCA DO “GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO” NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: EFEITOS DA DIDATIZAÇÃO

José de Alcântara Ribeiro da Silva (UFT) e João de Deus Leite (UFT)


DISCURSIVIZAÇÕES SOBRE O TEXTO NO EIXO ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICANA BASENACIONAL COMUM CURRICULAR

Gislaine de Paula Barbosa (UFT) e Marizane Magalhães de Oliveira (UFT)


DISCURSO BIOGRÁFICO DE (RE)EXISTÊNCIA NEGRA NA POÉTICA SONORA E IMAGÉTICA DE “A MULHER DO FIM DO MUNDO”, DE ELZA SOARES

Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL) e Gabriela da Conceição Silva (UEMASUL)


DISCURSO, IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO POSICIONAMENTO DISCURSIVO DE PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA

João Batista da Costa Júnior (UFRN) e Francisca Ramos-Lopes (UERN)


DISCURSOS CONSERVADORES E IDENTIDADES NA SÉRIE “SEX EDUCATION”

Vitória Ranner Pinheiro Pereira (UERN), Joyce Caroline de Sousa (UERN) e Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira (UERN)


DO POEMA PARA A IMAGEM : AS DESSEMELHANÇAS NA ADAPTAÇÃO CINEMATROGRÁFICA "O VESTIDO"

Tatiana Santos Oliveira (UEMASUL) e Katia Carvalho da Silva Rocha (UEMASUL)


EDIÇÃO FILOLÓGICA E ESTUDO DE MARCAS DE INABILIDADE EM ESCRITA ALFABÉTICA EM CARTAS PESSOAIS BAIANAS DO SÉCULO XX

Patrícia Santos de Jesus Brito (UEFS) e Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda (UEFS)


EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE APRENDIZAGEM: UMCONTEXTO DE SALA DE AULA EM PERÍODO DE PANDEMIA

Christiana Ribeiro Milito (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)


efeito-sentido de honestidade no jogo político-jurídico

Leandro Chagas Barbosa (UESB), Joseane Silva Bittencourt (UESB) e Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB)


EFEITOS DE SENTIDO NA PROPAGANDA DA NOVA PREVIDÊNCIA: O JOGO DO DIZER E DO NÃO DIZER

Ana Claudia Martins de Oliveira (UFT), Érica de Cássia Maia Ferreira Rodrigues (UFT) e João de Deus Leite (UFT)


EFEITOS DE SENTIDO NO PROCESSO DE (RE)NOMEAÇÃO E ESCOLAS PÚBLICAS NO MARANHÃO: UMA ABORDAGEM SOB O VIÉS DOS ESTUDOS TOPONÍMICOS

André da Silva Santos (IFMA), Deijeane Gomes Morais (SEMED-MA) e Karylleila dos Santos Andrade (UFT)


EMANCIPAÇÃO FEMININA E MUDANÇAS SOCIOCULTURAIS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DA BATAVO À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

Danielle Brito da Cunha (UFRN) e Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira (UERN)


ENQUADRANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO ENTRE NÚMEROS, TEXTOS E DESENHOS

Vanuza Camargo Durães (UFMS) e Larissa Beatriz Molgora (UENF)


ENTRE O ECO DO BECO E A IMENSIDÃO DO HORIZONTE: UMA COMPARAÇÃO ENTRE “POEMA DO BECO”, DE MANUEL BANDEIRA, E “BECO”, DE SONY FERSECK

Mariana Alcantara Vilarinho de Andrade (UERR)


ENTRE VERSOS E PROTESTOS: AS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS COMO RETRATO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DURANTE A DITADURA MILITAR

Mércia Eloi da Silva (UEMASUL), Jenaquiela Alves de Sousa (UEMASUL) e Deivanira Vasconcelos Soares (UEMASUL)


ESQUINAS DA RELIGIÃO EM MADUREIRA: UM LEVANTAMENTO LEXICAL E CONTEXTUAL

Marcelo Vitor de Souza Paes (UERJ) e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ)


ESTÍMULO À LEITURA ATRAVÉS DE UMA ATIVIDADE GAMIFICADA

Pablo Mozer de Pinho (SEEDUC) e Giulia Silva de Almeida Pinho (FAFIMA)


Estratégias de ficção para uma impressão do “real” esquizofrênico: análise fílmica como abordagem de ensino–aprendizagem

Talita da Silva Ernesto (UENF), Milena Ferreira Hygino Nunes (UENF) e Shayane Ferreira dos Santos (UENF)


ESTUDO DE CASO: A EVASÃO ESCOLAR DO CTUR/UFRRJ

Leticia Campos de Farias (UFRRJ) e Eulina Coutinho do Nascimento (UFRRJ)


ESTUDO TOPONÍMICO DO SIGNIFICADO DO NOME "CUIABÁ"

Ivanete Maria de Jesus (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)



FAKE NEWS: O DISCURSO DE ÓDIO E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NAS FALAS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Claudia Lucia Coelho Lopes (UFT), Davi Pereira Gome (UFT) e Márcio Araújo de Melo (UFT)


FUNCIONAMENTO SEMÂNTICO-ENUNCIATIVO DE CONJUNÇÕES COORDENATIVAS EM TEXTO JURÍDICO VIGENTE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Jaqueline Cunha Ribeiro (UESB), Graciethe da Silva de Souza (UESB), Liliana de Almeida Nascimento Ferraz (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)


GÊNEROS ESCRITOS E ORAIS NA SALA DE AULA  ASPECTOS TÓRICOS E SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO PROFÍCUO

Sinthia Moreira Silva (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Monique Teixeira crisóstomo (UENF) e Rhaísa Sampaio Bretas Barreto (UENF)


GRAMATICALIZAÇÃO E VARIAÇÃO NA ESCOLA: A REALIZAÇÃO DO TEMPO VERBAL FUTURO DO PRESENTE NAS MODALIDADES ORAL E ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Ramilda Viana Gomes da Silva (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)


GRAMATICOGRAFIA LATINA: O CONCEITO DE “GRAMÁTICA” DONATIANO PRESENTE EM UM CÓDICE MEDIEVAL PORTUGUÊS

Stephanie Cunha dos Santos da Silva (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)


GRUPO DE HABILIDADE DE VIDA: O SUICÍDIO SOB UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR EM LINGUAGENS

Vanessa Cristina Alves da Silva (UEMS)


HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ESTRATÉGIA PARA ENVOLVIMENTO DO ALUNO NO PROCESSO EDUCACIONAL

Sérgio Rafael Cortes de Oliveira (IFF) e  Tanisse Paes Barcelos Cortes (UENF)


HUMANISMO, ADAPTABILIDADE E JESUÍTAS: DISCURSOS INAICIANOS EM MEIO AO NOVO MUNDO

Leandro Garcia Pinho (UENF)


HUMOR E CRÍTICA NOS MEMES DA  PANDEMIA DE COVID-19: UMA ANÁLISE DIALÓGICA

Milena dos Reis Insfran (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)


“IPORÃ DE LUJO”: UM OLHAR PARA A PRESENÇA TRANSLÍNGUE E SEUS REPERTÓRIOS LINGUÍSTICOS EM JARDIM-MS
Florinda Ramona Jara dos Santos (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)

INFORMAÇÃO EM ÉPOCAS DE PANDEMIA: UM OLHAR DO PONTO DE VISTA DA LINGUAGEM VOLTADA À COMUNICAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

Sandro Omar de Oliveira Santos (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)


INTERFERÊNCIA LINGUÍSTICA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS E PROCESSO AVALIATIVO DE ALUNOS VENEZUELANOS DO 8° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA VISTA-RR

Francinete de Sousa Lima (UERR)


JOÃO DO VALE: A VOZ DO SERTÃO MARANHENSE

Gabriel Alves da Silva (UEMASUL) e Rute Maria Chaves Pires (UEMASUL)

JONATHAN SWIFT COM DESTINO AO SUBÚRBIO CARIOCA: JORNADAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XXI

Priscila Prado dos Santos Ferraz (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)


JOSÉ PEREIRA DA SILVA E SEU LEGADO PARA AS LETRAS

Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)


LEITURA COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO

Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL), Zanado Pavão Sousa Mesquita (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)


LEITURA DO GÊNERO CONTO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA LETRAMENTO LITERÁRIO EM TURMAS DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Susineire Afonso Guimarães (UESB) e Halysson F. Dias Santos (UESB)


LEITURA, ESCRITA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS E PRÁTICAS

Maria Betânia Almeida Pereira (FFP-UERJ) e Maria Isaura Rodrigues Pinto (FFP-UERJ)


LETRAMENTO LITERÁRIO E ENSINO: A PERSPECTIVA REGIONAL E IMAGÉTICA EM SALA DE AULA

Andreia dos Santos Marques Amorim (UEMASUL), Mariana Soares dos Santos (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)


LETRAMENTOS MULTIMODAIS E NEGOCIAÇÃO DE SENTIDOS ACERCA DO TABAGISMO EM UMA ESCOLA ESTADUAL: EXPANDINDO PERSPECTIVAS POR INTERMÉDIO DA LINGUAGEM

Vinícius de Oliveira Moraies (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)


LETRAMENTO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS COM A TEMÁTICA INDÍGENA

Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL) e Tammy Cristina Sousa Franco Oliveira (UEMASUL)


LÍNGUA ESTRANGEIRA, CURRÍCULO E MOTIVAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ENSINO DE INGLÊS NO ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rackel Peralva Menezes Vasconcellos (UENF), Poliana Campos Côrtes Luna (UENF) e Beatriz de Araújo Rezende Neves (UENF)


LÍNGUA PORTUGUESA E ENSINO MÉDIO: O QUE MUDA COM A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Rysian Lohse Monteiro (UENF), Luciana da Silva Almeida (UENF) e Eliana Crispim França Luqueti (UENF)


LÍNGUA ÚNICA: O MITO QUE APRESENTA PRECONCEITO LINGUÍSTICO NAS CLASSES SOCIAIS
Luiza Pontes Silva Almeida e Silva (UENF), Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF), Ana Paula Jardim Curty de Souza (UENF) e Camila Tavares Barreto (UENF)


LINGUAGEM UNÍSSONA: O EMPODERAMENTO DE AUTISTAS NA INTERNET

Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Moisés Pereira da Silva (UENF), Peterson Gonçalves Teixeira (UENF) e Beatriz Araújo de Rezende Neves (UENF)

LINGUÍSTICA TEXTUAL E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE: ANÁLISE DA INTENÇÃO PRAGMÁTICA CONTIDA EM ENUNCIADOS TÍPICOS E COTIDIANOS DA/NA LINGUAGEM DE PROFESSORES
Priscila Venâncio Costa (UFT) e  Rosélia Sousa Silva (UFT)

LITERATURA DO TESTEMUNHO NO NORTE DO BRASIL: AS MARCAS DA VIOLÊNCIA NA LITERATURA DO PARÁ
César Alessandro Sagrillo  (UFT) e  Figueiredo Jociele da Silva Santos (UFT)

LITERATURA E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: O PENSAR DE UMA NOVA GERAÇÃO
Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Moisés Pereira da Silva (UENF), Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF) e Crisóstomo Lima do Nascimento (UFF e UENF)

LITERATURA INDÍGENA: A PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS ALUNAS DO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS CONTOS INDÍGENAS TRABALHADOS EM SALA DE AULA PELOS/PELAS DOCENTES
Luciane Barros da Silva (UEMASUL), Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL) e Ilma Maria de Oliveira Silva (UEMASUL)

LITERATURA INDÍGENA: DESCRIÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DOS CONTOS DE ETNIAS BRASILEIRAS ORGANIZADOS POR DANIEL MUNDURUKU
Tatiana Santos Oliveira (UEMASUL) e Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL)

LITERATURA INFANTIL: J. SARAMAGO, J. BORGES, O LAGARTO E O DEVIR-CRIANÇA
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)

literatura no Ensino Médio: uma revisão dedocumentos oficiais

Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos (UENF) e Analice de Oliveira Martins (UENF


LIVRO DIDÁTICO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO MATERIAL E LIVRO DIDÁTICO

Alliny Kássia da Silva (UFT) e Janete Silva dos Santos (UFT)


MAKUNAÍMA NA SALA DE AULA: OS DESAFIOS DO ENSINO DE LITERATURA NA ESCOLA INDÍGENA ÍNDIO MARAJÓ

Jeane Almeida da Silva (UERR) e Maria do Socorro Melo Araújo (UERR)

MECANISMOS DE CLASSIFICAÇÃO SEMÂNTICA: UM ESTUDO NA TOPONÍMIA DE ACIDENTES HUMANOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE RIO NEGRO-MS
Letícia Reis de Oliveira (UFMS) e Aparecida Negri Isquerdo (UFMS)

METODOLOGIAS ATIVAS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA

João Luiz Lima Marins (UENF), Priscilla Gonçalves de Axevedo (UENF) e  Bianka Pires André (UENF)


MICROTOPONÍMIA IMPERATRIZENSE: OS TOPOS COMO FERRAMENTA DE RESGATE DA HISTÓRIA LOCAL

Raquel de Oliveira Lima (UEMASUL), Luana Gonçalves da Silva (UEMASUL) e Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)


NARRATIVAS DE PROFESSORES DE INGLÊS SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NO EXTERIOR

Edna Susa Cruz (UEMASUL)


O CONCEITO DE GRAMÁTICA NA OBRA DE JOÃO DE BARROS (1540) À LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA

Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)


O DESENVOLVIMENTO E A EVOLUÇÃO DA ESCRITA: O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Camila do Rosario Silva Barreto (UENF), Nayara Felicíssimo Amaral (UENF), Sibele Souza Rodrigues (UENF) e Clodoaldo Sanches Fofano (UENF)


O DIREITO À LITERATURA:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO “REMIÇÃO DA PENA PELA LEITURA” EM UMA UNIDADE PRISIONAL MASCULINA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

Caroline de Almeida Delgado (UENF), Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF) e Lucas Simão da Silva Manhães (IFF)


O DISCURSO INTERATIVO DE GILBERTO fREYRE EM CENAS DO MODERNISMO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO

Vitor de Carvalho Pinto (UVA), Marcela Coitinho de Aquino e Castro (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)


O ENSINO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA POR MEIO DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHO

Thalitta Mascarenhas Custódio Dias (UEMS)

O ENSINO DE GRAMÁTICA AINDA TEM ESPAÇO NA ESCOLA!?

Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA) e Josimar Carvalho Porto (UEMA)


O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA NÃO MATERNA EM RORAIMA: A INSERÇÃO SOCIAL DO MIGRANTE SOB UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL

Rafaela Tainan Silva de Carvalho (UERR)


O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS VENEZUELANOS:  UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Luciana Maria de Araújo Avelino (UERR)


O ERRAR NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA

Misleine Andrade Ferreira Peel (UBI-Pt), Patrícia Damas Beites (UBI-Pt) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)


O FAZER SOCIOLINGUÍSTICO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS

Daniel Abud Marques Robbin (UFMS e CPAN) e Rosangela Villa da Silva (UFMS e CPAN)


O GÊNERO DISCURSIVO PUBLIPOST: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DIGITAL NA REDE SOCIAL INSTAGRAM

Kemylla Diniz Cunha Alves (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)


O HIBRIDISMO MEDIANTE O OLHAR DE BHABHA E A QUESTÃO DA LINGUAGEM E IDENTIDADE NO PÓS-COLONIALISMO

Sandra Regina Motta (UEMS)


“O INTERIOR DA MATÉRIA”, DE JOAQUIM CARDOZO E ROBERTO BURLE MARX

Yael Fernando Carvalho Torres (UERJ)


O JOGO DO LEITOR-DETETIVE: UM TRABALHO COM LEITURA LITERÁRIA PARA DESENVOLVER HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA

Patrícia Peres Ferreira Nicolini


O LETRAMENTO INCLUSIVO DA LÍNGUA FRANCESA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO

Suzana Darlen dos Santos Santaroni Teixeira (UERJ)


O MASSACRE DE MONTREAL: MASCULINIDADE HEGEMÔNICA E TEXTOS JORNALÍSTICOS

Ana Carolina da Rocha (UNIGRANRIO), Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO) e Rosane Cristina de Oliveira (UNIGRANRIO)

O NASCIMENTO DO MONOLINGUISMO: UM PARTO NADA NATURAL

Deise Luci Pinto (UFF)

O PAPEL DA ESCOLA EM VENCER O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA SOCIEDADE
Rafaela Rangel Hazelman (UENF), João Batista da Silva Santos (UENF), Gabriela Taveira da Silva Mello (UENF) e Mariana Nogueira Pereira (UENF)

O PERCURSO DO SIGNO: ESTUDO SEMIÓTICO DO CONTO “A TERCEIRA MARGEM DO RIO”, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA
Priscila Mattos Monken
(UENF) e Fernanda Renne Borges Sant’Ana de Menezes (UENF)

O PLANO DE ESTUDOS DO COLÉGIO DE GUIENA (1583): UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA

Melyssa Cardozo Silva dos Santos (UFF)

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS PARA O ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Thalita Gomes Tavares Rangel (UENF), Melyssa Araújo Cabral da Rocha (UENF), Júlia Rodrigues Manhães (UENF) e João Batista da Silva Santos (UENF)

O PROCESSO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO DO MEMES ENQUANTO GÊNERO TEXTUAL: ENTRELAÇAMENTOS

Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF), Aline das Graças Monteiro Miranda Barros (UENF) e Yasmim da Fonseca Wagner (UENF)

O PROCESSO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA WAPICHANA EM RORAIMA
Naira Matias da Silva (UERR) e Maria do Socorro Melo Araújo (UERR)

O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO – PLAc

Elândia Gomes Araújo (UERR) e Cora Elena Gonzalo Zambrano (UERR e UFMG)


O REFLEXO DO MÉTODO POSITIVISTA NO ENSINO DE LITERATURA: O ROMANCE EXPERIMENTAL DE ÉMILE ZOLA EM FOCO

Carlos Wiennery da Rocha Moraes (UFT)


O TEXTO FICCIONAL E OS MUNDOS IMAGINÁRIOS

Ana Carolina Alves de Lima Oliveira (UFT) e Andrea Martins Lameirão Mateus (UFT)


O USO DE ADVÉRBIOS NOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS

Clarise Cardoso Leal (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)


O VELHO QUE LIA ROMANCE DE AMOR: O LEITOR QUE SE ESFORÇA PELO PRAZER ESTÉTICO

Carlos Wiennery da Rocha Moraes (UFT)


“OLIVER TWIST”, DE CHARLES DICKENS, EM ADAPTAÇÕES PARA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM PROJETO DIDÁTICO DE LEITURA PARA SOCIEDADES MULTILETRADAS

Nathalia Arêa Leão Garcia de Souza (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)


ORALIDADE, LEITURA E PRODUÇAO DE TEXTOS ESCRITOS NA LÍNGUA ESPANHOLA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO CONTOS ATRAVÉS DE AULAS VIRTUAIS

Teresinha Fernandes da Silva (UERR) e Iris Anita Fabián Ramírez (UERR)


ORIENTAÇÕES SOBRE A ARTE DE AMAR: A METÁFORA CONCEPTUAL AMOR É ARTE E AS REPRESENTAÇÕESDE GÊNERO NOS RELACIONAMENTOS

Ana Paula Ferreira (CP II)


OS DESAFIOS DO TRABALHO COM OS CLÁSSICOS UNIVERSAIS NO ESTUDO DOS GÊNEROS LITERÁRIOS, NO ENSINO FUNDAMENTAL II: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO

Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt (UNIFSJ)


OS DIFERENTES USOS ATRIBUÍDOS AO VERBO TER NA FALA DE SERTANEJOS DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

Mizilene Kelly de Souza Bezerra (UERN) e Luana Járdila dos Santos Estevão (UERN)


OS IMPACTOS DA LINGUAGEM NARRATIVA ILUSTRADA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Manoel Garcia de Oliveira (UFMS), Nayara Fernanda Lisboa Garcia (UFMS) e Moacir Pereira de Souza Filho (UNESP)


OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA E AS LEITURAS LITERÁRIAS COMO IMPULSOS EXPRESSIVOS PARA A VIDA

Viviane da Silva Brandão Cruz (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)


OS SETE TROVÕES EM REINO DO AMANHÃ, DE MARK WAID E ALEX ROSS: O SIGNO SIMBÓLICO NA BATALHA ÉPICA ENTRE SUPERMAN E SHAZAM

Vanderlis Legrante Barbosa (UFMS e UEMS) e Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS)


OS TEXTOS CONOTATIVOS E OS DENOTATIVOS: CONTRIBUIÇÕES PERTINENTES ÀS PRÁTICAS DE LEITURAS E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Wandercy de Carvalho (UFT)

OS USOS DE “VOCÊ” E “CÊ” NA FALA POPULAR DE SALVADOR

Rosane Bispo dos Santos (UNEB) e Cristina dos Santos Carvalho (UNEB)

“OUTROS JEITOS DE USAR A BOCA”, DE RUPI KAUR: UMA LEITURA OBJETIVA E SUBJETIVA

Vanessa Rita de Jesus Cruz (UFT) e Márcio Araújo de Melo (UFT)


PÁTRIA MINHA: SENTIDOS DE BRASIL NO LIVRO DIDÁTICO

Lorena Ferreira Mafra (UESB), Júlia Bomfim Costa (UESB), Maria Alice Santos Ferraz (UESB/bolsa UESB) e Adilson Ventura (UESB)


PANTERA NEGRA: FLUXO DISCURSIVO E O DELÍRIO FIGURATIVO, UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA

Bruno Aguinaldo Feitosa (UEMS)

PELO “FACE” LENDO E DISCUTINDO “BOOK”: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DA REDE SOCIAL NO LETRAMENTO LITERÁRIO E NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL), Antonio Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL) e Walquiria Lima da Costa (UEMASUL)


PERCEPÇÃO DE NASALIDADE DAS VOGAIS /aN/, /iN/ e /uN/ DO PORTUGUÊS BRASILEIRO, SEGUIDAS DE CONSOANTES OCLUSIVAS: RESULTADO DE TESTES DE IDENTIFICAÇÃO

Maria das Graças Amaral de Souza (UESB), Vera Pacheco (UESB) e Marian dos Santos Oliveira (UESB)

PERSPECTIVAS DA escrita dos adolescenTES NAS REDES SOCIAIS
Wandson Mendes Pessoa (IFMA), Regina Bastos Lima (UEMASUL), Andréia dos Santos Paixão (IFTO), Elizeu de Souza Farias (IFMA) e Eva Pereira da Costa (IFTO)


PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DO ENSINO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS: CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA

Bruno Gomes Pereira (IFTO) e Nilsandra Martins de Castro (FACDO)


POÉTICAS DA ILHA DE SÃO VICENTE NO RIO ARAGUAIA E A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA

Luama Socio (UNITINS)


POETRY SLAM E A FORÇA DA MULHER

Alessandra Marques da Silva Fagundes (UFRRJ)


POLIFUNCIONALIDADE SINTÁTICO-SEMÂNTICA DO VERBO HAVER EM PORTUGUÊS – UMA VISÃO FUNCIONAL

Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)


POLISSEMIA E AMBIGUIDADE EM LIVRO DIDÁTICO DO 3º ANO, DO ENSINO MÉDIO, ADOTADO EM IMPERATRIZ-MA

Larissa de Farias Silveira (UEMASUL), Débora Silva Bastos Carvalho (UEMASUL), Isabel Delice Gomes Macedo (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)


Possibilidades multimodais do gênero digital Chat no aplicativo WhatsApp em contextos educativos de letramento digital

Roberta Santana Barroso (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Edilaine da Silva Freitas (UENF) e Vanessa Amaral Tinoco (UENF)


POSTURA EPISTÊMICA DOS CONDICIONAIS LINGUÍSTICOS

Priscila Mattos Monken (UENF) e Gilberto Gomes (UENF)


POTÊNCIA DE VOZES NEGRAS NA LITERATURA FEMININA DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Edna Sousa Cruz (UEMASUL), Eronilde dos Santos Cunha (UEMASUL) e Rute Maria Chaves Pires (UEMASUL)


PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE CORDÉIS EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL

Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da Cunha (UFT) e Eliane Cristina Testa (UFT)


PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL BILÍNGUE PARA SURDOS

Zanado Pavão Sousa Mesquita (UEMASUL), Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)


PRECONCEITO DE MARCA VERSUS PRECONCEITO DE ORIGEM: UMA ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE O CASO DE RACISMO ENVOLVENDO O JOGADOR NEYMAR JR.

Raquel do Rosario Silva (UENF), Camila do Rosario Silva Barreto (UENF), Gabriela do Rosario Silva (UENF) e Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)


PRESENÇA DE TOPÔNIMOS LATINOS NAS ILHAS BRITÂNICAS

João Bittencourt de Oliveira (UERJ e BRATHAIR)


PRODUÇÃO TEXTUAL: GÊNESE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)


PROFESSOR-VILÃO? SENTIDOS DE PROFESSOR NA JUSTIFICATIVA DE UM PROJETO DE LEI DO PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO

Danilo Sobral de Souza (UESB), Lívia Cristina de Souza Sigliani (UESB), Lavínia Costa Sousa (UESB) e Adilson Ventura (UESB)


PRONOMES ÁTONOS – COMPARAÇÕES DE USO EM GÊNERO TEXTUAL ACADÊMICO

Nelcicleia da Silva Tavares Honda (UERR)


PROSÓDIA DE FALA E GESTOS EM DIFERENTES SUBGÊNEROS TELEVISIVOS: ANÁLISE DOS COMPORTAMENTOS VOCAIS E GESTUAIS DE SANDRA ANNENBERG E FÁTIMA BERNARDES

Carmina Borges Rodrigues (UESB) e Vera Pacheco (UESB)


PROSÓDIA DO PORTUGUÊS DE TIMOR-LESTE COMPARADA COM AS DEMAIS VARIEDADES: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO

Davi Borges de Albuquerque (UFG) e Marco Barone (UFPE)


PÚBLICO LGBT – DO AVANÇO DOS DIREITOS EDUCACIONAIS À SALA DE AULA: UM CAMINHO POUCO PERCORRIDO

Deoclesionei Adriano Sanchez da Silva (UDC)


“QUARTO DE DESPEJO”: A ESCREVIVÊNCIA DE CAROLINA MARIA DE JESUS SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA

Nadja Costa Linhares Fontes (UVA)


REAL FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA: TRANSCRIÇÃO COMENTADA DE UM MANUSCRITO DE 1793
Camila Viais Leite (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)


REFLETINDO ACERCA DA PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODOS DE CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM E TRANSFORMAÇÃO

Elda  Hipólito Simiema  Gouvêa (UFT) e Francisca Veronica Feitosa Andrade (UFT)


REFLEXÕES ACERCA DOS NEOLOGISMOS PRESENTES NA REVISTA VEJA E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Wilian Sousa dos Reis (UEMASUL), Beatriz Cabral Farias (UEMASUL) e Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)


REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DE DOIS LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DOS PCN

Letícia Guedes Pimentel (UVA) e Graziela Borguignon Mota (UVA)


REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO SOB A ÓTICA DA INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM RORAIMA

Távine Cristina Ferreira Santos (UERR) e Cora Elena Gonzalo Zambrano (UERR)


REFLEXÕES SOBRE O  USO DE REGRAS NÃO PADRÃO, DECORRENTE DA DIFERENÇA DIALETAL, NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Matheus Carvalho Lima (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CURSO PERCEPÇÕES, RIZOMAS E AFECTOS: AS FLUÊNCIAS DA EXPERIMENTAÇÃO GRAMATICAL EM LÍNGUA PORTUGUESA
Layssa de Jesus Alves Duarte (UFT), Priscila Venâncio Costa (UFT) e Rosélia Sousa Silva (UFT)


RELIGIÃO, FÉ E CULTURA POPULAR EM “
OS SERTÕES” E OUTRAS ESCRITAS

Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)

REPRESENTAÇÕES DA MITOLOGIA AFRO-BRASILEIRA EM "LÍDIA DE OXUM"
Ediane dos Santos Novaes (UNEB) e Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)


REPRESENTAÇÕES DE LAMPIÃO NA LITERATURA DE CORDEL SOB UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA
Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da Cunha (UFT) e João de Deus Leite (UFT)


RESISTÊNCIA HÁ QUASE UM SÉCULO: A ASSOCIAÇÃO DE IMPRENSA CAMPISTA E SUA INFLUÊNCIA AO LONGO TEMPO NA CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ETHOS JORNALÍSTICO LOCAL

Letícia Nunes Pessanha (UENF)



RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: O ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL A PARTIR DOS TEXTOS DO LIVRO DIDÁTICO DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Eliane Miranda Machado (UFT)


ROMENO E PORTUGUÊS: BREVE ABORDAGEM COMPARATIVAL

Juan Rodrigues da Cruz (UFF)


ROTA BIOCEÂNICA – BRASIL E PARAGUAI – NUMA PROPOSTA TEXTUAL: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs) NAS POSSIBILIDADES DA TRANSLINGUAGEM

Antônia Aparecida da Silva Lemes (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)

SABERES EM LEITURA A PARTIR DO DESCRITORES DO “AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SisAPTO”

Juliane Pereira Sales (UFT)

SENTIDOS DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA MÍDIA: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA DE UMA MATÉRIA DA FOLHA DE S. PAULO
Marcelle Bittencourt Xavier (UESB), Adilson Ventura (UESB), Érica Costa Rêgo (UESB) e Daniela Ribeiro de Jesus (UESB)

SENTIDOS DE MULHER NEGRA NOS DOMÍNIOS DA TEMPORALIDADE: UMA ESCRAVIDÃO AINDA POR FINDAR-SE (?)

Graciethe da Silva de Souza (UESB),  Jaqueline Cunha Ribeiro (UESB), Liliana de Almeida Nascimento Ferraz (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)


SER NEGRO NO BRASIL: POSSÍVEIS SENTIDOS DE LEITURA NO POEMA “VOCÊ NUNCA ESTEVE DIANTE DO HORROR”, DE LUBI PRATES

Leomar Alves de Sousa (SEDUC-TO) e Eliene Cristina Testa (UFT)


SILÊNCIOS E AGRESSÕES: UMA PROPOSTA DE TRAO SOBRE A IMAGEM NEGRA REPRODUZIDA NAS OBRAS LITERÁRIAS E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO LEITOR-EDUCANDO
Natália Felix Amaral (UEMS)

SOBRE PALAVRAS E (CON)TEXTOS: UM OLHAR FILOLÓGICO SOBRE UM SUMÁRIO DE ESTUPRO DE 1936
Daianna Quelle da Silva Santos da Silva (UEFS), Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz (UEFS) e Aurelina Ariadne Domingues (ILUFBA)


TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: DA PRÁTICA AO DISCURSO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Camila Rodrigues Viana (UFMA) e Polliana Bezerra Ramos Moraes (SEMED-MA)


TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NA LITERATURA BRASILEIRA: UMA REFLEXÃO DOS “MICRORROMANCES” “PAMPA” E “BREJO” EM “MÍNIMOS, MÚLTIPLOS, COMUNS”

Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA), Lílian do Socorro Bittencourt Amóras Pinto (SEDUC-MA) e Rute Maria Chaves Pires (UEMASUL)


TRADUÇÃO LATINA DO LIVRO DE ISAAC (CÓD. PLUT.89 SUP.96 DA M.B.L): ASPECTOS HISTÓRICOS

Vanessa Oliveira Silva Gama (UFMG)


TRAMAS DE SABERES & TRADIÇÃO: A PERCEPÇÃO DE JOVENS LEITORES SOBRE A LITERATURA INDÍGENA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Walquiria Lima Costa (UEMASUL) e Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL)


TRAMAS FOLHETINESCAS DE JORGE AMADO: INSCRIÇÕES DE GÊNERO

Márcia Rios da Silva (UNEB)


TRANSCRIÇÃO E EDIÇÃO DE UMA CARTA MANUSCRITA DO SÉCULO XVIII

Thaisa Maria Gazziero Tomazi (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)


TRANSDISCIPLINARIDADE: DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL

Jocirley de Oliveira (UFT) e Francisco Edviges Albuquerque (UFT)


TRANSGÊNEROS E O NOME: OS BASTIDORES DA METAMORFOSE

Marcia Teshima (UEL) e  Edina Regina Pugas Panichi (UEL)


TRAVESSIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINAR E APRENDER LITERATURA NO ÂMBITO DAS MÍDIAS DIGITAIS

Carlos Wiennery da Rocha Moraes (UFT)


UM ESTUDO DE CASO: A EXCLUSÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA E SEUS ENTRAVES

Jackeline Barcelos Corrêa (UENF), Amaro Sebastião Quintino (UENF), Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF) e Luiz Cláudio da Silva Velasco (ISEPAM)


UM ESTUDO SOBRE A POLARIDADE NEGATIVA DE INDEFINIDOS NA LÍNGUA PORTUGUESA EM PERSPECTIVA DIACRÔNICA

Fernanda Gusmão Silva (UESB) e Cristiane Namiuti (UESB)


UM EU TODO RETORCIDO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO POEMA DE SETE FACES

Fernanda Martines de Araujo (UFMT)


UM MENINO, SUA AMIGA, UM FICHÁRIO... E O INCENTIVO À LEITURA: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO REMOTO

Rhaísa Sampaio Bretas Barreto (UENF), Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF) e Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa Balbi (UENF)


UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Fernanda Garcia de Oliveira (UFMS), Manoel Garcia de Oliveira (UFMS) e Fabiana Rodrigues dos Santos (UFMS)


UM PASSEIO PELO MANUSCRITO "MEMORIAL DE AIRES", DE MACHADO DE ASSIS

Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima (UFF)

UM SOLFIERI EM “AMORTEAMO”: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO GOTICISMO FÚNEBRE PRESENTE NA PERSONAGEM DE “NOITE NA TAVERNA” E EM GABRIEL, DA MINISSÉRIE TELEVISIVA

Kayron Kaic da Silva Sousa (UEMASUL), Gabriel Alves da Silva (UEMASUL) e  Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)

UMA ANÁLISE DE RECORTES DAS REDES SOCIAIS E A VIOLÊNCIA PROVOCADA PELO cyberbullyIng
Luciane Silva da Costa (IFTO), Rejane Marinho de Sousa (IFTO), Taísa Resende de Moraes Vieira (IFTO), Locília de Jesus Silva Costa (IFMA) e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO e UFT)

UMA ANÁLISE DESCRITIVA DA INTERFERÊNCIA LINGUISTÍCA DO ESPANHOL EM TEXTOS ESCRITOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Teresinha Fernandes da Silva (UERR) e Elecy Rodrigues Martins (UERR)


UMA ANÁLISE SOCIAL E LINGUÍSTICA DOS DISCENTES DA EJA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA VARIACIONISTA – UM ESTUDO DE CASO

Gessica Brenda Lima da Silva Coelho (UEMASUL) e Jeffrey Marley da Silva Miranda (UEMASUL)


UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A LITERATURA DE INDÍGENAS EM SALA DE AULA: O PODER HUMANIZADOR DA LITERATURA

Ivonete Nink Soares (UFAC)


VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO HÍBRIDO NO PÓS-PANDEMIA: ACONTECIMENTO DISCURSIVO E ENUNCIATIVO

Maria Sueneide da Silva Colrares (SEMED-TO)


VARIAÇÃO DIATÓPICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS TRECHOS DAS MÚSICAS DE LUIZ GONZAGA

Raniere Nunes da Silva (UEMASUL), Gilberto Freire de Santana (UEMASUL) e Matheus Carvalho Lima (UEMASUL)


VARIAÇÃO E GRAMATICALIZAÇÃO: O CASO DE ESTÁ/TÁ NA FALA POPULAR SOTEROPOLITANA

Viviane Marcelina da Silva (UNEB) e Cristina dos Santos Carvalho (UNEB)


VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: SUGESTÃO DE RUBRICA AVALIATIVA

Mayara Xavier Vito Pezarino (UNIFSJ), Joane Marieli Pereira Caetano (UENF), Igor Pereira Muniz (UNIFS) e Lorrane Estacio do Prado da Silva (UNIFSJ)


VARIEDADE LINGUÍSTICA, FORRÓ E GÊNEROS TEXTUAIS:  UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM BASE NO GÊNERO CANÇÃO

Marcela Coitinho de Aquino e Castro (UVA) e Graziela Mota (UVA)


VISLUMBRE DA PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Ana Luiza Barcelos Ribeiro (UENF, UNESA e FAMESC), Thamires Gomes da Silva Amaral Lessa (UFRJ) e Bianka Pires André (UENF)


VOCALISMO ÁTONO DO PORTUGUÊS DO BRASIL

Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)

VOCATIVO EM CARTAS RÉGIAS PORTUGUESAS: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA

Liliana de Almeida Nascimento Ferraz (UESB), Graciethe da Silva de Souza (UESB), Jaqueline Cunha Ribeiro (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)

VOZES FEMININAS DA ILHA DE SÃO VICENTE: NARRATIVAS DE LUTA E RESISTÊNCIA
Edna Sousa Cruz (UEMASUL), Bianca de Sousa Torres (UEMASUL), Larissa Sá Mota (UEMASUL) e Milene Oliveira Assunção (UEMASUL)


VOZES QUE ECOAM, AS NEGRAS (R)EXISTEM: A LITERATURA CONFESSIONAL DE ALICE WALKER E CAROLINA MARIA DE JESUS

Maria de Fátima Falcão (UFT), Naiana Siqueira Galvão (UFT) e Samantha Leite de Macedo (UFT)


WOMANISM X UTOPIA: BREVE DIÁLOGO EM TORNO DA PERSONAGEM CELIE EM A COR PÚRPURA DE ALICE WALKER

Maria de Fátima Falcão (UFT) e  Naiana Siqueira Galvão (UFT)