A AFRO-BRASILIDADE EM SALA DE AULA: POR UMA EDUCAÇÃO
ANTIRRACISTA
Juliano
Dumani
(UVA) e Cristina Prates (UVA)
A APLICAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E
BIOLOGIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Luciana de Oliveira Silva
(UENF), Roberta Aparecida de Sales (UENF)
e Enderson
Tadeu de Assis dos Anjos (UENF)
A AUTONOMIA FEMININA NOS POEMAS “AVISO DA LUA QUE
MESTRUA” E “SAFENA”, DE ELISA LUCINDA
Brenda da Silva Dias (UEMASUL), Luana Gonçalves da Silva (UEMASUL) e Rute Maria Chaves Pires (UEMASUL)
A BNCC E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA – REFLEXÕES
SOBRE ESTRATÉGIAS, METODOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS
Moacir dos Santos da Silva (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)
A CARTINHA COM
OS PRECEITOS E MANDAMENTOS DA SANTA
MADRE IGREJA, DE
JOÃO DE BARROS (1539), SOB A ÓTICA DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Viviane
Lourenço Teixeira
(UFF)
A CLASSE MÉDIA DE GRAMÁTICA NOS COLÉGIOS DA
COMPANHIA DE JESUS: UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO LINGUÍSTICO JESUÍTICO
Janaina Fernanda de Oliveira Lopes (UFF)
A
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DAS DEFICIÊNCIAS NO BRASIL: A LINGUAGEM QUE PERPASSA
A TODOS
Thamires Gomes
da Silva Amaral Lessa (UFRJ), Aline Guerra Manssour Fraga (UFRJ) e Viviane de
Oliveira Freitas Lione (UFRJ)
A CULTURA FRANCESA AOS OLHOS DE DOIS PORTUGUESES: EÇA DE QUEIROZ E JOSÉ SOARES DA CUNHA E COSTA
Francine
Nogueira Lamy Garcia Pinho (UENF) e Silvia
Alicia Martínez (UENF)
A
DESNATURALIZAÇÃO DO PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: CAMINHOS POSSÍVEIS
Francisca Ramos-Lopes (UERN) e João Batista da Costa Junior (UFRN)
A DIFERENCIAÇÃO DO AGENTE EM DOCUMENTOS DO SÉCULO XIX
Patrick Pereira Campos Brito (UESB), Cristiane Namiuti (UESB) e Jorge
Viana Santos (UESB)
A DUPLA CHAMA: O AMOR E O EROTISMO NA CONSTRUÇÃO
POÉTICA CONTEMPORÂNEA
Elder Gonçalves Freitas (UERR) e Iris Anita Fabián Ramirez (UERR)
A
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA KRAHÔ NA ALDEIA CAPITÃO DO CAMPO
Raquel Palmeira
de Oliveira Karajá (UFT), Adriano Dias Gomes Karajá (UFT) e Francisco Edviges Albuquerque (UFT)
A FORMAÇÃO DE NOVOS ALUNOS ESCRITORES NO
CONTEXTO DIGITAL
Ana Carolina Alves de Lima Oliveira (SEE-TO) e Andrea Martins Lameirão Mateus (UFT)
A
GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO INCENTIVO À LEITURA INFANTIL
Pablo Mozer de Pinho (SEEDUC) e Giulia Silva de Almeida Pinho (FAFIMA)
A GRAMMATICA
PORTUGUEZA, DE JÚLIO RIBEIRO,
À LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Cleide Melo (UFF)
A IMAGEM DA MULHER EM ANÚNCIOS DE CERVEJA: UM
ESTUDO SEMIÓTICO
Larissa Silva
Pereira (UFMS)
A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NAS AULAS DE
LÍNGUA PORTUGUESA: A ESCRITA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Claudia Lucia
Coelho Lopes (UNITINS), Davi Pereira Gome (UNITINS)
e Márcio Araújo de Melo (UFT)
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ORALIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Raquel França
Freitas (UENF), Sonia Maria da
Fonseca Souza (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL PARA A ADEQUAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA À CONCORDÂNCIA VERBAL DE 3ª PESSOA DO PLURAL
Eliara Rodrigues Duarte (UESB) e Valéria
Viana Sousa (UESB)
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM GÊNEROS PERMEADOS
PELO TIPO TEXTUAL NARRATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NA ESCOLA
BÁSICA
Miliane Moreira Cardoso Vieira (UFT) e Juliana Leal Facundes (UFT)
A INDIVIDUAÇÃO:
UMA REFLEXÃO ONTOLÓGICA ACERCA DA LÍNGUA EM MEIO ÀS NOÇÕES
DE FORMA E
INFORMAÇÃO
Carlos Eduardo Herculano Jardim (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
(UFT)
A LEGITIMAÇÃO DO CONSTRUCTO DO FALANTE NATIVO NO PROCESSO DE COMODITIZAÇÃO DA LÍNGUA INGLESA
Allan Cordeiro da Silveira (UFF)
A LEITURA DO TEXTO IMAGÉTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Felipe Gonçalves Carneiro (IFTO) e Andreia Nascimento Carmo (IFTO)
A LEITURA
NA/ALÉM DA ESCOLA: PRÁTICAS DE SIGNIFICAÇÃO DA REALIDADE
Francisca Ramos-Lopes (UERN), Cleber Luiz de Sousa Lima (SME/SEE) e Hely Cantalice Neto (SME/SEE)
A LINGUAGEM COMO
ATRIBUTO ESSENCIAL PARA A EXISTÊNCIA
HUMANA
Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Eliana Crispim França Luquetti
(UENF), Edilaine da Silva Freitas (UENF), Roberta
Santana Barroso (UENF) e Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF)
A LINGUAGEM
EXPRESSIVA E SUA INTER-RELAÇÃO COM O CARNAVAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA
BARRA-RJ: BLOCO “INDIANOS”
Jhonatan Martins (UENF) e Lilian Sagio Cezar (UENF)
A LINGUAGEM LÚDICA DO JOGO JUST DANCE COMO ESTRATÉGIA
DE ENSINO PARA AULAS DE DANÇA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Priscilla Gonçalves de Azevedo (UENF), João Luiz Lima Marins (UENF) e Bianka Pires André (UENF)
Brenda da Silva Dias (UEMASUL) e Kátia Carvalho da Silva Rocha (EMASUL)
A LITERATURA INFANTIL E O LÚDICO
NO TRABALHO PEDAGÓGICO: A AQUISIÇÃO DA LEITURA
E A FORMAÇÃO DE LEITORES NO CONTEXTO DA PRÉ-ESCOLA
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF), Andrea Rose Alves (UENF), Caroline
de Almeida Delgado (UENF) e Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UIENF)
A
LITERATURANO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Valdivina
Telia Rosa de Melian
(UFT) e Andreia Nascimento Carmo (SEDUC-TO)
A MORTE DO DEUS-AUTOR: O USO DE METALINGUAGEM EM CLUBE
DA LUTA 2
Diane Nascimento de Oliveira (UNEB) e Thiago
Martins Prado (UNEB)
A MULTIMODALIDADE E A INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS
DOCENTES COM FOCO NA ORALIDADE E ESCRITA A PARTIRDAS MÍDIAS DIGITAIS
Amaro Sebastiao de Souza Quintino (UENF), Jackeline Barcelos Corrêa (UENF), Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF) e Luiz
Cláudio da Silva Velasco (ISEPAM)
A MÚSICA “CÁLICE” COMO SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA POLÍTICA
EM UM BRASIL MARCADO PELA DITADURA: UMA ANÁLISE CRÍTICO-DISCURSIVA
Thiago Costa da Silva (UVA) e Cláudia Cristina Mendes Giesel (UVA)
A NASALIDADE
FONÉTICA DAS VOGAIS ORAIS ATRAVÉS DE YOUTUBERS CARIOCAS E PAULISTANOS
Letícia França
Martins (UFRRJ) e Marli Hermenegilda Pereira (UFRRJ)
A PANDEMIA E O SABER LITERÁRIO: REFLEXÕES EM TEMPOS
DE PANDEMIA
Moisés Pereira da Silva (UENF), Peterson
Gonçalves Teixeira (UENF), Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF) e Crisóstomo
Lima do Nascimento (UFF e UENF)
A perspectiva da linguagem não verbal nas REDES
SOCIAIS
Luciano
Ribeiro da Silva (IFTO), Luciano de Sousa
Moraes (IFTO), Timóteo de Sousa Lemos (IFTO), Vilma Pinheiro de
Sousa (SEMED-Davinópolis-MA) e Paulo Hernandes
Gonçalves da Silva (IFTO/UFT)
Alliny Kássia da
Silva (UFT) e Janete Silva dos Santos (UFT)
A PRÁTICA DOCENTE E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO
DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH
Ana Luiza
Barcelos Ribeiro (UNESA e FAMESC) e Bianka Pires André (UENF)
A
REESCRITA DO TEXTO: UMA DIMENSÃO DIALÓGICA DO DISCURSO COMO SUBSÍDIO À REDAÇÃO
DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria
Eduarda dos Santos Damiqui (UENF), Gianne
Badino Brasiellas (UENF), Laryssa
Gonçalves dos Santos (UENF) e Sérgio
Arruda de Moura (UENF)
A REPRESENTAÇÃO DAS
CIÊNCIAS HUMANAS NAS REDES SOCIAIS: DISCURSO OFICIAL E DISCURSO ORDINÁRIO
Matheus Henrique Leandro
Garcia (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)
A REPRESENTAÇÃO FEMININA NAS OBRAS “A
MORENINHA”, DE JOAQUIM MANUEL, E “A MÃO E A LUVA”, DE MACHADO DE ASSIS: ROMANTISMO
VERSUS REALISMO
Maria da Conceição Castro de Jesus (UERR) e Iris Anita Fabián
Ramírez (UERR)
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MULHERNA COZINHA DO MASTERCHEF BRASIL
Yasmim da
Fonseca Wagner (UENF), Aline das
Graças Monteiro Miranda Barros (UENF)
e Rafaela
Sepulveda Aleixo Lima (UENF)
A
SEMÂNTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A SIGNIFICAÇÃO DOS RELATOS E
MAPAS MENTAIS DOS CATADORES DE AÇAÍ
Bruna Sousa dos
Santos (UEMASUL), Sirley Cunha de Sousa (UEMASUL),
Sônia Maria Nogueira (UEMASUL), Luciléia Ferreira Lopes Gonçalves
(UEMASUL) e Fabrício França Costa (E.
M. José de Ribamar Fiquene)
A TEMÁTICA DO
AMOR HOMOSSEXUAL, NA SEGUNDA BUCÓLICA, DE VIRGÍLIO
Tobias
Vilhena de Moraes (Museu Lasar Segall) e Márcio
Luiz Moitinha (FFP-UERJ e UERJ)
A
TRANSITIVIDADE VERBAL PARA ALÉM DA TRADIÇÃO GRAMATICAL: UMA ABORDAGEM
FUNCIONAL(ISTA)
Simara Silva Pereira Carreiro (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)
A
UTILIZAÇÃO DOS TERMOS DA INFORMÁTICA NAS REDES SOCIAIS E
O PROCESSO DE APORTUGUESAMENTO
Luís
Alberto Libânio Lima (IFTO), Douglas Ferreira
Chaves (FAIARA), Marcondes Coelho Feitoza (IFAM), Pollyana Vieira
de Abreu (IFTO) e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO e UFT)
ABORDAGEM DOS
CONTEÚDOS DE SEMÂNTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA 9° ANO EM ESCOLAS
PÚBLICAS DE IMPERATRIZ-MA
Elany
Mirian da Silva dos Santos Aragão (UEMASUL) e Sônia
Maria Nogueira (UEMASUL)
ABORDAGEM TOPONÍMICA NA LITERATURA DOS VIAJANTES
Verônica Ramalho
Nunes (IFTO) e Victor Souza Barcelos da Silva (IFTO)
ADMISSIBILIDADE E JULGAMENTO: EFEITOS-SENTIDO DE
UNIDADE E DE DESCONSTRUÇÃO
Thaiane Dutra Luz Costa (UESB), Milca Borges Luz (UESB), Naiara
Morena Sebadelhe Santos da Conceição (UESB) e Maria da Conceição
Fonseca-Silva (UESB)
ALFABETIZAÇÃO
E LETRAMENTO DIGITAL: UM RETRATO DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO PANDÊMICO NO
MUNICIPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ
Ananda Dias Barcelos (UENF), Bianca Amaral Freitas (UENF), Flávia Lopes Barbosa Siqueira (UENF) e Raquel França Freitas (UENF)
ALFABETIZAÇÃO
E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES PARA UM ENSINO PROFÍCUO
Helena Ribeiro
Santana dos Santos (UENF), Sinthia Moreira Silva Ribeiro
(UENF), Marcella Manhães Volino (UENF) e Ana Beatriz Gofredo de Souza
(UENF)
ANÁLISE ACÚSTICA DAS VOGAIS MÉDIAS PRÉ-TÔNICAS PRODUZIDAS POR FALANTES COM T21
Lucrécia de
Aquino Santos (UESB), Marian Oliveira (UESB) e Vera Pacheco
(UESB)
ANÁLISE DA FALA E DA ESCRITA DE SUJEITOS EGRESSOS DO
ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA DA SOCIOLINGUÍSTICA
Ailton Soares
Lopes
(UEMASUL), Alexandre da Silva Sousa
(UEMASUL) e Márcia Suany Dias Cavalcante
(UEMASUL)
ANÁLISE DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
EM FACHADAS COMERCIAIS COMO PROPOSTA DE LETRAMENTO
Roniela Almeida Moreira (UEMASUL), Beatriz Santana do Carmo (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
ANÁLISE DE POSTAGENS SOBRE DROGAS
NAS REDES SOCIAIS
Aline Correia Silva de Oliveira (IFTO), Israel de Paula Maia (IFTO), Fernando
Gonçalves da Silva (Estácio de Sá), José James Torres da Silva (IFTO) e Nahete de Alcântara Silva Tamba (IFTO)
ANÁLISE
DOS DISCURSOS MÉDICOS NA IMPRENSA SOBRE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS BRASIL
Renato da Silva
(UNIGRANRIO)
ANÁLISE ENTOACIONAL EM SANTA TERESA–ES
Priscilla Gevigi de Andrade Majoni (IFES)
ANÁLISE VARIACIONISTA DO FONEMA /R/ NA COMUNIDADE DE BURARAMA,
INTERIOR DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES
Priscilla Gevigi de Andrade Majoni (IFES)
AS DIMENSÕES DIALÓGICAS DA MEDIAÇÃO DE LEITURAS
Giltânia de F.
S. Nery (UFRRJ)
AS
EXPERIMENTAÇÕES CÊNICAS DE BERTOLT BRECHT
Roseli Bodnar (UFT) e Nivaldo Monteiro Camilo da Silva Bodnar (UFT)
AS METODOLOGIAS
ATIVAS ALIADAS ÀS TDICs PARA POTENCIALIZAÇÃO DA INTERAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DE
LÍNGUA PORTUGUESA E COLABORAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Edilaine da
Silva Freitas (UENF), Sérgio Arruda (UENF), Roberta
Barbosa Barroso (UENF) e Vanessa Amaral Tinoco (UENF)
AS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM:
UMA ABORDAGEM TEÓRICA
Lucas Capita Quarto (UENF), Sônia Maria da Fonseca
Souza (UENF), Cristina de Fátima de
Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF), Clodoaldo
Sanches Fofano (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
AS MULHERES
NO PAPEL: CORPOS E EMOÇÕES NOSDIÁRIOS DE RUTH BUENO E MARIA HELENA CARDOSO
Mariana
Lamenha Farinha de Oliveira (UNIGRANRIO)
e Daniele Ribeiro Fortuna
(UNIGRANRIO)
AS
NÃO COINCIDÊNCIAS DO DIZER: ANÁLISE ENUNCIATIVA DE UMA ENTREVISTA NO PROGRAMA
RODA VIVA
Laiza
Rodrigues Oliveira
(UFT) e João de Deus Leite (UFT)
AS POSTAGENS NAS REDES SOCIAIS SOBRE O USO DE ÁLCOOL
Luciana Pinto
Fernandes (IFTO), Décio Dias dos Reis (IFTO), Eliane
Mittelstad Martins de Souza (IFTO), Luciano Ferreira Gomes (IFTO e UFT) e Júlia Alves Rodrigues
Carvalhal (IFTO)
AS REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Luiz
Cláudio da Silva Velasco (ISEPAM), Amaro Sebastiao de Souza Quintino (UENF), Jackeline Barcelos Corrêa (UENF) e Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF)
AS RELAÇÕES ENTRE AS FORMAS DE ENSINAR ALUNOS BRASILEIROS E VENEZUELANOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BOA VISTA-RR
Regina Moura Damaceno (UERR)
AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS NA REGIÃO NORTE FLUMINENSE: UMA
PERSPECTIVA SOB O OLHAR DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA REDE DE ENSINO DE CAMPOS
DOS GOYTACAZES-RJ
Ananda Dias
Barcelos (UENF), Bianca Amaral Freitas (UENF), Flávia Lopes Barbosa
Siqueira (UENF) e Raquel
França Freitas (UENF)
ATITUDES LINGUÍSTICAS DE ALUNOS VENEZUELANOS EM RELAÇÃO À LINGUA PORTUGUESA
Sidneia Alves do Carmo (UERR) e Elecy
Rodrigues Martins (UERR)
ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL E SUA INTERFACE LEXICOGRÁFICA
Sânia Fontoura Fernandes (UFMS) e Liliana Paredes Moreno (UFMS)
AUDIODESCRIÇÃO: RECURSO DE ACESSIBILIDADE EM POSTS DE MARCAS DE COSMÉTICOS NO INSTAGRAM
Aline das Graças Monteiro Miranda Barros (UENF), Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF) e Yasmin da Fonseca Wagner (UENF)
AULAS
DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
Graciane Martins
da Silva (UFT) e Elem Kássia Gomes (UFT)
BASE NACIONAL COMUM
CURRICULAR, TECNOLOGIAS DIGITAIS E LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA PARA LEITURA
E PRODUÇÃO TEXTUAL
Beatriz Araújo de Rezende Neves (UENF), Cristiana Barcelos da Silva (UENF), Rackel Peralva Menezes Vasconcellos (UENF)
e Poliana Campos Côrtes Luna (UENF)
BOOKTUBE:
UM OLHAR PARA OS GÊNEROS ADVINDOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO
Dayana Junqueira Ayres (UESB), Márcia Helena de Melo Pereira (UESB) e Ana Claudia Oliveira Azevedo (UESB)
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: A POESIA E A IMAGEM
Luciane Barros
da Silva (UEMASUL) e Gilberto Freire de Santana
(UEMASUL)
CARTOGRAFANDO OS NEOLOGISMOS NA QUARENTENA: AMPLIANDO O VOCABULÁRIO DA LÍNGUA
PORTUGUESA
Haline Janaína
Franco Almeida (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado
Furtado de Oliveira (UFT)
CEGUEIRA
DISCURSIVA III: ESTUDO DE CASO DA NÃO RESPOSTA EM DISCUSSÕES POLÍTICAS NO WHATSAPP
Marcello Riella Benite
(UENF) e Sérgio Arruda de
Moura (UENF)
CLASSE, GÊNERO E RAÇA: ANÁLISE DO DISCURSO DE CAROLINA MARIA DE JESUS EM “QUARTO DE DESPEJO”
Pauline
Ildefonso (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF) e Gizelya da
Silva Morais (IFF)
CLUBE
DE LEITURA DO CAMPUS IPANGUAÇU-IFRN: UMA EXPERIÊNCIA NA PANDEMIA
Ângela Cláudia
Rezende do Nascimento Rebouças (UERN), Francisco
Humberlan Arruda de Oliveira (IFRN) e Aline Peixoto Bezerra (IFRN)
COMO ANDA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Maria lucia Mexias-Simon (CiFEFiL)
CONCEITO DE
LETRAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES LINGUÍSTICAS
Leila Cardoso
Machado
(UEMS)
CONSIDERAÇÕES
SOBRE A PROSA E O POEMA DE BARREIROS FILHO
Pedro
Albeirice da Rocha (UFT)
CONSIDERAÇÕES SOBRE FAKE NEWS NAS REDES SOCIAIS
Kairo Tavares
Freire (IFTO), Raimundo Pinho Gondinho (IFMA), Marcos
Gonçalves da Silva (IFRR), Patrícia Andrade Figueira (IFTO) e Welmer
Danilo Rodrigues Rocha (IFTO)
CONTATO
LINGUÍSTICO PORTUGUÊS – ESPANHOL: PERCEPÇÕES SOBRE A ESCRITA DE ALUNOS DO 5º
ANO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA-RR
Janaina de Souza
Pereira (UERR)
CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA
O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOCENTE
Antonia
Aparecida Pereira Borges (UFT), Davi Pereira
Gomes (UFT) e Eliane Cristina Testa (UFT)
Leodécio
Martins Varela (UERN), Maria Beatriz de Oliveira Araújo (UERN) e Miriam Gurgel da Silva (UERN)
CRENÇA SOBRE O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS REFLEXÕES
Miliane Moreira Cardoso Vieira (UFT) e Maria
Dalva Vieira da Silva (UFT)
Quelle Taisa da Chaga Oliveira (UESB), Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB) e Joseane Silva Bittncourt (UESB)
DE
FANÁTICOS A PROTAGONISTAS: A ESCRITA DE FÃ NA SUBCULTURA REAL PERSON FIC
Beatriz Costa
Garrido (UNEB) e Elizabeth Gonzaga de Lima (UNEB)
DE LETRAS E SONS: O
GRITO DO SERTÃO ATRAVÉS DA VOZ E
POESIA DE JOÃO DO VALE
Maria Maryana de
Castro Silva (UEMASUL) e Rute
Maria Chaves Pires (UEMASUL)
DE IQUIQUE A CAMPO GRANDE A ROTA BIOCEANICA NUMA
ABORDAGEM MULTISSEMIOTICA EM QUADRINHOS
Katia Juliane Lopes de Oliveira (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
“DE REPENTE, PROFESSOR DIGITAL”: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES
ALFABETIZADORES SOBRE O ENSINO REMOTO
Kessylen Carvalho Cardoso Lopes de Sousa (UENF), Luciana da Silva Almeida (UENF) e Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
DEFESA DO TRABALHO INFANTIL NO BRASIL: ARGUMENTAÇÃO
E SENTIDOS
Florisbete de Jesus Silva (FNSL-Porto Seguro-BA)
DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR:
UM ATO TÃO IMPRESCINDÍVEL QUANTO À ALFABETIZAÇÃO
Lohanna da Silva Azevedo (UNITINS) e Elem Kássia Gomes (UNITINS)
DESVENDANDO
SENTIDOS À LUZ DA LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO: ANÁLISE DE DISPERSÕES POSSÍVEIS
CONTIDAS NUM MESMO ENUNCIADO
Priscila
Venâncio Costa (UFT) e Rosélia Sousa Silva (UFT)
DIÁLOGO ENTRE FÁBULAS: A AÇÃO UNITIVA DA PROSOPOPEIA
ENTRE ESOPO E FABULISTAS JUVENIS DO SÉCULO XXI
Erika Romana Lacerda Barbosa da Silva (UFRRJ)
DISCURSIVIDADES ACERCA DO “GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO”
NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: EFEITOS DA DIDATIZAÇÃO
José de Alcântara Ribeiro da Silva (UFT) e João de Deus Leite (UFT)
DISCURSIVIZAÇÕES
SOBRE O TEXTO NO EIXO ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICANA BASENACIONAL COMUM CURRICULAR
Gislaine de
Paula Barbosa
(UFT) e Marizane Magalhães de Oliveira
(UFT)
DISCURSO BIOGRÁFICO DE
(RE)EXISTÊNCIA NEGRA NA POÉTICA SONORA E IMAGÉTICA DE “A MULHER DO FIM DO MUNDO”,
DE ELZA SOARES
Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL) e Gabriela
da Conceição Silva (UEMASUL)
DISCURSO,
IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO POSICIONAMENTO DISCURSIVO DE
PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA
João
Batista da Costa Júnior (UFRN) e Francisca Ramos-Lopes
(UERN)
DISCURSOS
CONSERVADORES E IDENTIDADES NA SÉRIE “SEX EDUCATION”
Vitória Ranner Pinheiro Pereira (UERN), Joyce Caroline de Sousa (UERN) e Guianezza
Mescherichia
de Góis Saraiva Meira
(UERN)
DO POEMA PARA A IMAGEM : AS DESSEMELHANÇAS NA ADAPTAÇÃO CINEMATROGRÁFICA "O VESTIDO"
Tatiana Santos Oliveira (UEMASUL) e Katia Carvalho da Silva Rocha (UEMASUL)
EDIÇÃO FILOLÓGICA E ESTUDO DE MARCAS
DE INABILIDADE EM ESCRITA ALFABÉTICA EM CARTAS PESSOAIS BAIANAS DO SÉCULO XX
Patrícia Santos de Jesus Brito (UEFS) e Mariana
Fagundes de Oliveira Lacerda (UEFS)
EDUCAÇÃO
INCLUSIVA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE APRENDIZAGEM: UMCONTEXTO DE SALA DE AULA EM PERÍODO DE PANDEMIA
Christiana
Ribeiro Milito (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)
efeito-sentido de honestidade no jogo político-jurídico
Leandro Chagas
Barbosa (UESB), Joseane Silva Bittencourt (UESB) e Maria
da Conceição Fonseca-Silva (UESB)
EFEITOS DE
SENTIDO NA PROPAGANDA DA NOVA PREVIDÊNCIA: O JOGO DO DIZER E DO NÃO DIZER
Ana Claudia Martins de Oliveira (UFT), Érica de Cássia Maia Ferreira Rodrigues
(UFT) e João de Deus Leite (UFT)
EFEITOS DE
SENTIDO NO PROCESSO DE (RE)NOMEAÇÃO E ESCOLAS PÚBLICAS NO MARANHÃO: UMA
ABORDAGEM SOB O VIÉS DOS ESTUDOS TOPONÍMICOS
André da Silva
Santos
(IFMA), Deijeane Gomes Morais (SEMED-MA)
e Karylleila dos Santos Andrade (UFT)
EMANCIPAÇÃO
FEMININA E MUDANÇAS SOCIOCULTURAIS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DA BATAVO À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
Danielle
Brito da Cunha
(UFRN) e Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva
Meira (UERN)
ENQUADRANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA
RELAÇÃO ENTRE NÚMEROS, TEXTOS E DESENHOS
Vanuza Camargo Durães (UFMS) e Larissa Beatriz Molgora (UENF)
ENTRE O ECO DO BECO E A IMENSIDÃO DO HORIZONTE: UMA
COMPARAÇÃO ENTRE “POEMA DO BECO”, DE MANUEL BANDEIRA, E “BECO”, DE SONY FERSECK
Mariana
Alcantara Vilarinho de Andrade
(UERR)
ENTRE VERSOS E PROTESTOS: AS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS COMO
RETRATO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DURANTE A DITADURA MILITAR
Mércia Eloi da Silva (UEMASUL), Jenaquiela Alves de Sousa (UEMASUL) e Deivanira Vasconcelos Soares (UEMASUL)
ESQUINAS DA RELIGIÃO EM MADUREIRA: UM LEVANTAMENTO LEXICAL E CONTEXTUAL
Marcelo Vitor de Souza Paes (UERJ) e Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ)
ESTÍMULO
À LEITURA ATRAVÉS DE UMA ATIVIDADE GAMIFICADA
Pablo Mozer de
Pinho (SEEDUC) e Giulia Silva de Almeida Pinho (FAFIMA)
Estratégias de ficção para uma impressão
do “real” esquizofrênico: análise fílmica como abordagem de ensino–aprendizagem
Talita da Silva
Ernesto (UENF), Milena Ferreira Hygino Nunes (UENF)
e Shayane Ferreira dos Santos (UENF)
ESTUDO DE CASO: A EVASÃO ESCOLAR DO CTUR/UFRRJ
Leticia Campos
de Farias (UFRRJ) e Eulina Coutinho do Nascimento (UFRRJ)
ESTUDO TOPONÍMICO DO SIGNIFICADO DO NOME "CUIABÁ"
Ivanete Maria de Jesus (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)
FAKE
NEWS:
O DISCURSO DE ÓDIO E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO
NAS FALAS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Claudia Lucia
Coelho Lopes
(UFT), Davi Pereira Gome (UFT) e Márcio Araújo de Melo (UFT)
FUNCIONAMENTO
SEMÂNTICO-ENUNCIATIVO DE CONJUNÇÕES COORDENATIVAS EM TEXTO JURÍDICO VIGENTE NO
BRASIL CONTEMPORÂNEO
Jaqueline Cunha
Ribeiro (UESB),
Graciethe da Silva de Souza (UESB), Liliana de Almeida Nascimento
Ferraz (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)
GÊNEROS ESCRITOS E ORAIS NA SALA DE AULA ASPECTOS TÓRICOS E SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO PROFÍCUO
Sinthia Moreira
Silva (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Monique Teixeira crisóstomo (UENF) e Rhaísa Sampaio Bretas Barreto (UENF)
GRAMATICALIZAÇÃO E VARIAÇÃO
NA ESCOLA: A REALIZAÇÃO DO TEMPO VERBAL FUTURO DO PRESENTE NAS MODALIDADES ORAL
E ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Ramilda Viana Gomes da Silva (UESB) e Valéria
Viana Sousa (UESB)
GRAMATICOGRAFIA
LATINA: O CONCEITO DE “GRAMÁTICA” DONATIANO PRESENTE EM UM CÓDICE MEDIEVAL
PORTUGUÊS
Stephanie
Cunha dos Santos da Silva (UFF) e Leonardo
Ferreira Kaltner (UFF)
GRUPO DE
HABILIDADE DE VIDA: O SUICÍDIO SOB UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR EM LINGUAGENS
Vanessa Cristina
Alves da Silva (UEMS)
HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ESTRATÉGIA PARA
ENVOLVIMENTO DO ALUNO NO PROCESSO EDUCACIONAL
Sérgio Rafael Cortes de Oliveira (IFF) e Tanisse Paes Barcelos Cortes (UENF)
HUMANISMO, ADAPTABILIDADE E JESUÍTAS: DISCURSOS
INAICIANOS EM MEIO AO NOVO MUNDO
Leandro Garcia Pinho (UENF)
HUMOR E CRÍTICA NOS MEMES DA PANDEMIA DE COVID-19: UMA ANÁLISE DIALÓGICA
Milena dos Reis Insfran (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)
“IPORÃ DE LUJO”: UM OLHAR PARA A
PRESENÇA TRANSLÍNGUE E SEUS REPERTÓRIOS LINGUÍSTICOS
EM JARDIM-MS
Florinda Ramona Jara dos Santos (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)
INFORMAÇÃO
EM ÉPOCAS DE PANDEMIA: UM OLHAR DO PONTO DE VISTA DA LINGUAGEM VOLTADA À COMUNICAÇÃO
EM SAÚDE PÚBLICA
Sandro Omar de Oliveira Santos (UEMS) e Ruberval Franco
Maciel (UEMS)
INTERFERÊNCIA
LINGUÍSTICA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS E PROCESSO AVALIATIVO DE ALUNOS VENEZUELANOS
DO 8° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA VISTA-RR
Francinete de Sousa Lima (UERR)
JOÃO DO VALE: A VOZ DO SERTÃO MARANHENSE
Gabriel Alves da Silva
(UEMASUL) e Rute Maria Chaves Pires (UEMASUL)
JONATHAN SWIFT COM DESTINO AO SUBÚRBIO CARIOCA:
JORNADAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XXI
Priscila Prado dos Santos Ferraz (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)
JOSÉ PEREIRA DA SILVA E SEU LEGADO PARA AS LETRAS
Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
LEITURA
COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO
Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL), Zanado Pavão
Sousa Mesquita (UEMASUL) e Maria
da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
LEITURA
DO GÊNERO CONTO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA LETRAMENTO
LITERÁRIO EM TURMAS DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Susineire Afonso
Guimarães (UESB) e Halysson F. Dias Santos (UESB)
LEITURA, ESCRITA
E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS E PRÁTICAS
Maria Betânia
Almeida Pereira (FFP-UERJ)
e Maria Isaura Rodrigues Pinto (FFP-UERJ)
LETRAMENTO
LITERÁRIO E ENSINO: A PERSPECTIVA REGIONAL E IMAGÉTICA EM SALA DE AULA
Andreia
dos Santos Marques Amorim (UEMASUL),
Mariana Soares dos Santos (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
LETRAMENTOS MULTIMODAIS E NEGOCIAÇÃO DE
SENTIDOS ACERCA DO TABAGISMO EM UMA ESCOLA ESTADUAL: EXPANDINDO PERSPECTIVAS POR
INTERMÉDIO DA LINGUAGEM
Vinícius de Oliveira Moraies (UEMS) e Ruberval
Franco Maciel
(UEMS)
LETRAMENTO PARA A DIVERSIDADE
ÉTNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
DE TEXTOS LITERÁRIOS COM A TEMÁTICA INDÍGENA
Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL) e Tammy Cristina Sousa Franco Oliveira (UEMASUL)
Rackel Peralva
Menezes Vasconcellos (UENF), Poliana Campos Côrtes Luna (UENF) e
Beatriz de Araújo Rezende Neves (UENF)
LÍNGUA PORTUGUESA E ENSINO MÉDIO: O QUE MUDA COM A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Rysian Lohse Monteiro (UENF), Luciana da Silva Almeida (UENF) e Eliana Crispim França Luqueti (UENF)
LÍNGUA ÚNICA: O MITO QUE APRESENTA PRECONCEITO LINGUÍSTICO NAS CLASSES SOCIAIS
Luiza Pontes
Silva Almeida e Silva (UENF), Sinthia Moreira Silva Ribeiro
(UENF), Ana Paula Jardim Curty de Souza (UENF) e Camila Tavares
Barreto (UENF)
LINGUAGEM
UNÍSSONA: O EMPODERAMENTO DE AUTISTAS NA INTERNET
Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF), Moisés Pereira da Silva (UENF), Peterson
Gonçalves Teixeira (UENF) e Beatriz Araújo de
Rezende Neves (UENF)
LINGUÍSTICA TEXTUAL E PRODUÇÃO DE
SUBJETIVIDADE: ANÁLISE DA INTENÇÃO PRAGMÁTICA CONTIDA EM ENUNCIADOS TÍPICOS E
COTIDIANOS DA/NA LINGUAGEM DE PROFESSORES
Priscila Venâncio Costa (UFT)
e Rosélia
Sousa Silva (UFT)
LITERATURA DO TESTEMUNHO NO NORTE DO BRASIL: AS
MARCAS DA VIOLÊNCIA NA LITERATURA DO PARÁ
César Alessandro Sagrillo (UFT) e Figueiredo Jociele da Silva Santos (UFT)
LITERATURA
E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: O PENSAR DE UMA NOVA GERAÇÃO
Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Moisés
Pereira da Silva (UENF), Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF)
e Crisóstomo Lima do Nascimento (UFF e UENF)
LITERATURA
INDÍGENA: A PERCEPÇÃO DAS
CRIANÇAS ALUNAS DO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS CONTOS INDÍGENAS
TRABALHADOS EM SALA DE AULA PELOS/PELAS DOCENTES
Luciane
Barros da Silva
(UEMASUL), Lilian Castelo
Branco de Lima (UEMASUL) e Ilma Maria de Oliveira Silva
(UEMASUL)
LITERATURA
INDÍGENA: DESCRIÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DOS CONTOS DE ETNIAS BRASILEIRAS ORGANIZADOS
POR DANIEL MUNDURUKU
Tatiana
Santos Oliveira (UEMASUL)
e Lilian Castelo
Branco de Lima (UEMASUL)
LITERATURA
INFANTIL: J. SARAMAGO, J. BORGES, O LAGARTO E O DEVIR-CRIANÇA
Luiz
Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
literatura no Ensino Médio:
uma revisão dedocumentos oficiais
Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos (UENF) e Analice
de Oliveira Martins (UENF
LIVRO DIDÁTICO E
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO MATERIAL
E LIVRO DIDÁTICO
Alliny Kássia da
Silva (UFT) e Janete Silva dos Santos (UFT)
MAKUNAÍMA NA SALA DE AULA: OS DESAFIOS DO ENSINO DE
LITERATURA NA ESCOLA INDÍGENA ÍNDIO MARAJÓ
Jeane Almeida da Silva (UERR) e Maria do Socorro Melo Araújo (UERR)
MECANISMOS DE
CLASSIFICAÇÃO SEMÂNTICA: UM ESTUDO NA TOPONÍMIA DE ACIDENTES HUMANOS RURAIS DO
MUNICÍPIO DE RIO NEGRO-MS
Letícia Reis de
Oliveira (UFMS)
e Aparecida
Negri Isquerdo (UFMS)
METODOLOGIAS
ATIVAS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA
João Luiz Lima Marins (UENF), Priscilla Gonçalves de Axevedo (UENF) e Bianka
Pires André (UENF)
MICROTOPONÍMIA IMPERATRIZENSE: OS TOPOS COMO FERRAMENTA
DE RESGATE DA HISTÓRIA LOCAL
Raquel de Oliveira Lima (UEMASUL), Luana Gonçalves da Silva (UEMASUL)
e Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE INGLÊS SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NO EXTERIOR
Edna Susa Cruz (UEMASUL)
O CONCEITO DE GRAMÁTICA NA OBRA DE JOÃO DE BARROS
(1540) À LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Leonardo
Ferreira Kaltner (UFF)
O DESENVOLVIMENTO E A EVOLUÇÃO DA ESCRITA: O PAPEL
DO PROFESSOR COMO MEDIADOR PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
Camila do Rosario Silva Barreto (UENF), Nayara Felicíssimo Amaral (UENF), Sibele
Souza Rodrigues (UENF) e Clodoaldo Sanches Fofano (UENF)
O DIREITO À LITERATURA:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO
“REMIÇÃO DA PENA PELA LEITURA” EM UMA
UNIDADE PRISIONAL MASCULINA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
Caroline de Almeida Delgado (UENF), Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF) e
Lucas Simão da Silva Manhães (IFF)
O DISCURSO INTERATIVO DE GILBERTO fREYRE EM CENAS DO MODERNISMO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO
Vitor de Carvalho Pinto (UVA), Marcela Coitinho de Aquino e Castro (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)
O ENSINO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA POR MEIO DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHO
Thalitta Mascarenhas Custódio Dias (UEMS)
O ENSINO DE GRAMÁTICA AINDA TEM ESPAÇO
NA ESCOLA!?
Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA) e Josimar Carvalho Porto (UEMA)
O ENSINO DE
LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA NÃO MATERNA EM RORAIMA: A INSERÇÃO SOCIAL DO
MIGRANTE SOB UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL
Rafaela Tainan Silva de
Carvalho (UERR)
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS VENEZUELANOS:
UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Luciana Maria de Araújo
Avelino (UERR)
O ERRAR NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
Misleine Andrade
Ferreira Peel (UBI-Pt), Patrícia Damas Beites (UBI-Pt) e Luiz
Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
O FAZER SOCIOLINGUÍSTICO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ADEQUAÇÕES
METODOLÓGICAS
Daniel Abud Marques Robbin (UFMS e CPAN) e Rosangela Villa da Silva (UFMS e CPAN)
O GÊNERO DISCURSIVO PUBLIPOST:
UMA ANÁLISE DO DISCURSO DIGITAL NA REDE SOCIAL INSTAGRAM
Kemylla
Diniz Cunha Alves (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)
O
HIBRIDISMO MEDIANTE O OLHAR DE BHABHA E A QUESTÃO DA LINGUAGEM E IDENTIDADE NO
PÓS-COLONIALISMO
Sandra
Regina Motta
(UEMS)
“O INTERIOR DA
MATÉRIA”, DE JOAQUIM CARDOZO E ROBERTO BURLE MARX
Yael Fernando
Carvalho Torres (UERJ)
O JOGO DO LEITOR-DETETIVE: UM TRABALHO COM
LEITURA LITERÁRIA PARA DESENVOLVER HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA
Patrícia Peres Ferreira Nicolini
O LETRAMENTO INCLUSIVO DA LÍNGUA FRANCESA
EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO
Suzana Darlen dos Santos Santaroni
Teixeira (UERJ)
O MASSACRE DE MONTREAL: MASCULINIDADE HEGEMÔNICA
E TEXTOS JORNALÍSTICOS
Ana
Carolina da Rocha
(UNIGRANRIO), Daniele Ribeiro Fortuna
(UNIGRANRIO) e Rosane Cristina de
Oliveira (UNIGRANRIO)
O
NASCIMENTO DO MONOLINGUISMO: UM
PARTO NADA NATURAL
Deise
Luci Pinto (UFF)
O PAPEL DA ESCOLA EM VENCER O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA
SOCIEDADE
Rafaela Rangel Hazelman
(UENF), João Batista da Silva Santos
(UENF), Gabriela Taveira da Silva Mello (UENF) e Mariana Nogueira Pereira (UENF)
O PERCURSO DO SIGNO:
ESTUDO SEMIÓTICO DO CONTO “A TERCEIRA MARGEM DO RIO”, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA
Priscila Mattos Monken (UENF) e Fernanda
Renne Borges Sant’Ana de Menezes (UENF)
O PLANO DE ESTUDOS DO COLÉGIO DE GUIENA (1583): UMA
ANÁLISE SOB A ÓTICA DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Melyssa Cardozo Silva dos Santos (UFF)
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
DESAFIOS PARA O ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Thalita Gomes
Tavares Rangel (UENF), Melyssa Araújo Cabral da Rocha
(UENF), Júlia Rodrigues Manhães (UENF) e João Batista da Silva Santos
(UENF)
O PROCESSO DE
DESTERRITORIALIZAÇÃO DO MEMES ENQUANTO GÊNERO TEXTUAL: ENTRELAÇAMENTOS
Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF), Aline das Graças Monteiro
Miranda Barros (UENF) e Yasmim da Fonseca Wagner (UENF)
O
PROCESSO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA WAPICHANA EM RORAIMA
Naira Matias da Silva
(UERR) e Maria do Socorro Melo Araújo
(UERR)
O QUE DIZEM AS
PESQUISAS SOBRE O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO – PLAc
Elândia
Gomes Araújo
(UERR) e Cora Elena Gonzalo Zambrano
(UERR e UFMG)
O REFLEXO DO MÉTODO POSITIVISTA NO ENSINO DE LITERATURA: O ROMANCE EXPERIMENTAL DE ÉMILE ZOLA EM FOCO
Carlos Wiennery da Rocha Moraes (UFT)
O TEXTO FICCIONAL E OS MUNDOS IMAGINÁRIOS
Ana Carolina Alves de Lima Oliveira (UFT) e Andrea Martins Lameirão Mateus (UFT)
O
USO DE ADVÉRBIOS NOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS
Clarise Cardoso Leal (UFT) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
(UFT)
“O VELHO QUE LIA ROMANCE DE AMOR”: O LEITOR QUE SE ESFORÇA PELO PRAZER ESTÉTICO
Carlos Wiennery da Rocha Moraes (UFT)
“OLIVER TWIST”, DE CHARLES DICKENS, EM ADAPTAÇÕES
PARA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM PROJETO
DIDÁTICO DE LEITURA PARA SOCIEDADES MULTILETRADAS
Nathalia Arêa
Leão Garcia de Souza (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)
ORALIDADE, LEITURA E PRODUÇAO DE TEXTOS ESCRITOS NA
LÍNGUA ESPANHOLA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO CONTOS ATRAVÉS DE AULAS VIRTUAIS
Teresinha Fernandes da Silva (UERR) e Iris Anita Fabián Ramírez (UERR)
ORIENTAÇÕES
SOBRE A ARTE DE AMAR: A METÁFORA CONCEPTUAL AMOR É ARTE E AS REPRESENTAÇÕESDE
GÊNERO NOS RELACIONAMENTOS
Ana Paula
Ferreira
(CP II)
OS
DESAFIOS DO TRABALHO COM OS CLÁSSICOS UNIVERSAIS
NO ESTUDO DOS GÊNEROS LITERÁRIOS, NO ENSINO FUNDAMENTAL II: RELATO DE
EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO
Ana
Lúcia Lima da Costa Schmidt (UNIFSJ)
OS DIFERENTES USOS ATRIBUÍDOS AO VERBO TER NA FALA DE SERTANEJOS DO INTERIOR DO
RIO GRANDE DO NORTE
Mizilene Kelly de Souza Bezerra (UERN) e Luana Járdila dos Santos Estevão (UERN)
OS IMPACTOS DA
LINGUAGEM NARRATIVA ILUSTRADA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA
Manoel Garcia de
Oliveira
(UFMS), Nayara Fernanda Lisboa Garcia
(UFMS) e Moacir Pereira de Souza Filho
(UNESP)
Viviane da Silva
Brandão Cruz (UFT) e Luiz Roberto
Peel Furtado de Oliveira (UFT)
OS SETE TROVÕES
EM REINO DO AMANHÃ, DE MARK WAID E ALEX ROSS: O SIGNO SIMBÓLICO NA BATALHA
ÉPICA ENTRE SUPERMAN E SHAZAM
Vanderlis Legrante Barbosa (UFMS e UEMS) e Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS)
OS TEXTOS CONOTATIVOS E OS DENOTATIVOS: CONTRIBUIÇÕES PERTINENTES ÀS PRÁTICAS DE LEITURAS E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Wandercy de Carvalho (UFT)
OS USOS DE
“VOCÊ” E “CÊ” NA FALA POPULAR DE SALVADOR
Rosane Bispo dos
Santos
(UNEB) e Cristina dos Santos Carvalho (UNEB)
“OUTROS JEITOS DE USAR A BOCA”, DE RUPI KAUR: UMA LEITURA
OBJETIVA E SUBJETIVA
Vanessa Rita de Jesus Cruz (UFT) e Márcio Araújo de Melo (UFT)
“PÁTRIA MINHA”: SENTIDOS DE BRASIL NO LIVRO DIDÁTICO
Lorena Ferreira
Mafra (UESB), Júlia Bomfim Costa (UESB), Maria
Alice Santos Ferraz (UESB/bolsa UESB) e Adilson Ventura (UESB)
PANTERA NEGRA:
FLUXO DISCURSIVO E O DELÍRIO FIGURATIVO, UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA
Bruno Aguinaldo Feitosa (UEMS)
PELO “FACE” LENDO E
DISCUTINDO “BOOK”: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO
USO DA REDE SOCIAL NO LETRAMENTO LITERÁRIO E NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL), Antonio Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL) e Walquiria Lima da Costa (UEMASUL)
PERCEPÇÃO DE NASALIDADE DAS VOGAIS /aN/, /iN/ e /uN/ DO PORTUGUÊS BRASILEIRO, SEGUIDAS DE CONSOANTES OCLUSIVAS:
RESULTADO DE TESTES DE IDENTIFICAÇÃO
Maria das Graças Amaral de Souza (UESB), Vera Pacheco (UESB) e Marian dos Santos Oliveira (UESB)
PERSPECTIVAS
DA escrita dos adolescenTES NAS REDES SOCIAIS
Wandson Mendes
Pessoa (IFMA),
Regina Bastos Lima (UEMASUL), Andréia dos Santos Paixão (IFTO), Elizeu
de Souza Farias (IFMA) e Eva Pereira da Costa (IFTO)
PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DO ENSINO DOS GÊNEROS
DISCURSIVOS: CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA
Bruno Gomes Pereira (IFTO) e Nilsandra Martins de Castro (FACDO)
POÉTICAS DA ILHA
DE SÃO VICENTE NO RIO ARAGUAIA E A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA
Luama Socio (UNITINS)
POETRY SLAM E A FORÇA DA MULHER
Alessandra Marques da Silva Fagundes (UFRRJ)
POLIFUNCIONALIDADE
SINTÁTICO-SEMÂNTICA DO VERBO HAVER EM
PORTUGUÊS – UMA VISÃO FUNCIONAL
Bismarck Zanco de
Moura (UFRJ)
POLISSEMIA E AMBIGUIDADE EM LIVRO DIDÁTICO DO 3º ANO, DO ENSINO MÉDIO, ADOTADO EM IMPERATRIZ-MA
Larissa de Farias Silveira (UEMASUL), Débora Silva Bastos Carvalho (UEMASUL), Isabel Delice Gomes Macedo (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)
Possibilidades multimodais do gênero digital Chat
no aplicativo WhatsApp em contextos educativos de letramento digital
Roberta Santana Barroso (UENF), Eliana
Crispim França Luquetti (UENF), Edilaine
da Silva Freitas (UENF) e Vanessa Amaral Tinoco (UENF)
POSTURA EPISTÊMICA DOS CONDICIONAIS LINGUÍSTICOS
Priscila Mattos Monken (UENF) e Gilberto Gomes (UENF)
POTÊNCIA DE VOZES NEGRAS NA
LITERATURA FEMININA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Edna Sousa Cruz (UEMASUL), Eronilde dos Santos Cunha (UEMASUL) e Rute Maria Chaves Pires (UEMASUL)
PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE CORDÉIS EM UMA ESCOLA DA ZONA
RURAL
Angelita Gomes
Fontenele Rodrigues da Cunha (UFT) e Eliane Cristina Testa (UFT)
PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL BILÍNGUE PARA
SURDOS
Zanado Pavão Sousa Mesquita (UEMASUL), Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL)
e Maria da Guia Taveiro Silva
(UEMASUL)
PRECONCEITO DE MARCA VERSUS PRECONCEITO DE ORIGEM: UMA ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE O CASO DE RACISMO ENVOLVENDO
O JOGADOR NEYMAR JR.
Raquel do Rosario
Silva (UENF), Camila
do Rosario Silva Barreto (UENF), Gabriela
do Rosario Silva (UENF) e Shirlena
Campos de Souza Amaral (UENF)
PRESENÇA
DE TOPÔNIMOS LATINOS NAS ILHAS BRITÂNICAS
João Bittencourt de Oliveira (UERJ e BRATHAIR)
PRODUÇÃO TEXTUAL: GÊNESE E
PROCESSOS DE CRIAÇÃO
Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Danilo Sobral de
Souza (UESB), Lívia Cristina de Souza Sigliani
(UESB), Lavínia Costa Sousa (UESB) e Adilson Ventura (UESB)
PRONOMES
ÁTONOS – COMPARAÇÕES DE USO EM GÊNERO TEXTUAL ACADÊMICO
Nelcicleia
da Silva Tavares Honda (UERR)
PROSÓDIA DE FALA E GESTOS EM DIFERENTES SUBGÊNEROS
TELEVISIVOS: ANÁLISE DOS COMPORTAMENTOS VOCAIS E GESTUAIS DE SANDRA ANNENBERG E
FÁTIMA BERNARDES
Carmina Borges Rodrigues (UESB) e Vera Pacheco (UESB)
PROSÓDIA DO PORTUGUÊS DE TIMOR-LESTE COMPARADA COM AS DEMAIS VARIEDADES: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO
Davi Borges de Albuquerque (UFG) e Marco Barone (UFPE)
PÚBLICO LGBT – DO AVANÇO DOS DIREITOS EDUCACIONAIS À SALA DE
AULA: UM CAMINHO POUCO PERCORRIDO
Deoclesionei
Adriano Sanchez da Silva
(UDC)
“QUARTO DE DESPEJO”: A
ESCREVIVÊNCIA DE CAROLINA MARIA DE JESUS SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DE DISCURSO
CRÍTICA
Nadja Costa
Linhares Fontes (UVA)
REAL FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA: TRANSCRIÇÃO
COMENTADA DE UM MANUSCRITO DE 1793
Camila Viais Leite (UFMT)
e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)
REFLETINDO ACERCA DA PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODOS DE
CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM E TRANSFORMAÇÃO
Elda Hipólito Simiema Gouvêa (UFT) e Francisca Veronica Feitosa Andrade (UFT)
Wilian Sousa dos
Reis (UEMASUL), Beatriz Cabral Farias (UEMASUL) e Márcia
Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DE DOIS
LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DOS PCN
Letícia
Guedes Pimentel (UVA) e Graziela Borguignon Mota (UVA)
REFLEXÕES
SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO SOB A ÓTICA DA
INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM RORAIMA
Távine
Cristina Ferreira Santos (UERR) e Cora Elena Gonzalo Zambrano (UERR)
REFLEXÕES SOBRE O USO DE REGRAS NÃO PADRÃO, DECORRENTE DA
DIFERENÇA DIALETAL, NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO
FUNDAMENTAL
Matheus Carvalho Lima (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
RELATO DE EXPERIÊNCIA
SOBRE O CURSO PERCEPÇÕES, RIZOMAS E
AFECTOS: AS FLUÊNCIAS DA EXPERIMENTAÇÃO GRAMATICAL EM LÍNGUA PORTUGUESA
Layssa de Jesus Alves
Duarte (UFT), Priscila
Venâncio Costa (UFT) e Rosélia Sousa
Silva (UFT)
RELIGIÃO, FÉ E CULTURA POPULAR EM “OS SERTÕES” E OUTRAS ESCRITAS
Gildeci de Oliveira
Leite
(UNEB)
REPRESENTAÇÕES DA MITOLOGIA AFRO-BRASILEIRA EM "LÍDIA DE OXUM"
Ediane
dos Santos Novaes
(UNEB) e Gildeci de Oliveira Leite
(UNEB)
REPRESENTAÇÕES DE LAMPIÃO NA LITERATURA DE CORDEL SOB UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA
Angelita Gomes Fontenele
Rodrigues da Cunha (UFT) e João de Deus Leite (UFT)
RESISTÊNCIA HÁ QUASE UM SÉCULO: A ASSOCIAÇÃO DE
IMPRENSA CAMPISTA E SUA INFLUÊNCIA AO LONGO TEMPO NA CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DO ETHOS JORNALÍSTICO LOCAL
Letícia Nunes
Pessanha (UENF)
RESSIGNIFICAÇÃO
DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: O ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL A PARTIR DOS
TEXTOS DO LIVRO DIDÁTICO DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Eliane Miranda Machado (UFT)
ROMENO E PORTUGUÊS: BREVE ABORDAGEM COMPARATIVAL
Juan Rodrigues da Cruz (UFF)
ROTA
BIOCEÂNICA – BRASIL E PARAGUAI – NUMA PROPOSTA TEXTUAL: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
(HQs) NAS POSSIBILIDADES DA TRANSLINGUAGEM
Antônia
Aparecida da Silva Lemes (UEMS) e Nataniel
dos Santos Gomes (UEMS)
SABERES EM
LEITURA A PARTIR DO DESCRITORES DO “AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SisAPTO”
Juliane Pereira Sales (UFT)
SENTIDOS DE MULHER
NEGRA NOS DOMÍNIOS DA TEMPORALIDADE: UMA ESCRAVIDÃO AINDA POR FINDAR-SE (?)
Graciethe
da Silva de Souza (UESB), Jaqueline Cunha Ribeiro (UESB), Liliana
de Almeida Nascimento Ferraz (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)
SER NEGRO
NO BRASIL: POSSÍVEIS SENTIDOS DE LEITURA NO POEMA “VOCÊ NUNCA ESTEVE DIANTE DO
HORROR”, DE LUBI PRATES
Leomar
Alves de Sousa (SEDUC-TO) e Eliene Cristina Testa (UFT)
SILÊNCIOS
E AGRESSÕES: UMA PROPOSTA DE TRAO SOBRE A IMAGEM NEGRA REPRODUZIDA NAS
OBRAS LITERÁRIAS E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO LEITOR-EDUCANDO
Natália Felix
Amaral (UEMS)
SOBRE PALAVRAS E (CON)TEXTOS: UM
OLHAR FILOLÓGICO SOBRE UM SUMÁRIO DE
ESTUPRO DE 1936
Daianna Quelle da Silva Santos da
Silva (UEFS), Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz (UEFS) e Aurelina Ariadne Domingues (ILUFBA)
TECNOLOGIAS
DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: DA PRÁTICA AO DISCURSO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
Camila Rodrigues Viana (UFMA) e Polliana Bezerra Ramos Moraes
(SEMED-MA)
TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NA LITERATURA BRASILEIRA:
UMA REFLEXÃO DOS “MICRORROMANCES” “PAMPA” E “BREJO” EM “MÍNIMOS, MÚLTIPLOS,
COMUNS”
Antonio Cilírio da Silva
Neto (UEMA), Lílian do
Socorro Bittencourt Amóras Pinto (SEDUC-MA) e Rute Maria Chaves Pires (UEMASUL)
TRADUÇÃO
LATINA DO LIVRO DE ISAAC (CÓD. PLUT.89 SUP.96 DA M.B.L): ASPECTOS HISTÓRICOS
Vanessa Oliveira
Silva Gama (UFMG)
TRAMAS DE SABERES & TRADIÇÃO: A PERCEPÇÃO DE
JOVENS LEITORES SOBRE A LITERATURA INDÍGENA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Walquiria
Lima Costa (UEMASUL) e Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL)
TRAMAS FOLHETINESCAS DE JORGE AMADO: INSCRIÇÕES DE
GÊNERO
Márcia Rios da Silva (UNEB)
TRANSCRIÇÃO
E EDIÇÃO DE UMA CARTA MANUSCRITA DO SÉCULO XVIII
Thaisa Maria Gazziero Tomazi (UFMT)
e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)
TRANSDISCIPLINARIDADE: DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL
Jocirley de Oliveira (UFT) e Francisco Edviges Albuquerque (UFT)
TRANSGÊNEROS E O NOME: OS
BASTIDORES DA METAMORFOSE
Marcia Teshima (UEL) e Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
TRAVESSIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINAR E APRENDER LITERATURA NO ÂMBITO DAS MÍDIAS DIGITAIS
Carlos Wiennery da Rocha Moraes (UFT)
UM
ESTUDO DE CASO: A EXCLUSÃO DOS ALUNOS DO ENSINO
MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA E SEUS ENTRAVES
Jackeline Barcelos Corrêa (UENF), Amaro
Sebastião Quintino (UENF), Aline Peixoto Vilaça Dias (UENF) e Luiz
Cláudio da Silva Velasco (ISEPAM)
UM
ESTUDO SOBRE A
POLARIDADE NEGATIVA DE INDEFINIDOS NA LÍNGUA PORTUGUESA EM PERSPECTIVA DIACRÔNICA
Fernanda
Gusmão Silva (UESB) e Cristiane Namiuti (UESB)
UM
EU TODO RETORCIDO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO POEMA DE SETE FACES
Fernanda Martines de Araujo (UFMT)
UM MENINO, SUA AMIGA, UM FICHÁRIO... E O INCENTIVO À LEITURA: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO REMOTO
Rhaísa Sampaio Bretas Barreto (UENF), Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF) e Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa Balbi (UENF)
UM OLHAR SOBRE A
PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Fernanda
Garcia de Oliveira (UFMS),
Manoel Garcia de Oliveira (UFMS) e Fabiana Rodrigues dos Santos (UFMS)
UM PASSEIO PELO MANUSCRITO "MEMORIAL DE AIRES", DE MACHADO DE ASSIS
Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima (UFF)
UM SOLFIERI EM
“AMORTEAMO”: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO
GOTICISMO FÚNEBRE PRESENTE NA PERSONAGEM DE “NOITE NA TAVERNA” E EM GABRIEL, DA
MINISSÉRIE TELEVISIVA
Kayron Kaic da
Silva Sousa
(UEMASUL), Gabriel Alves da Silva
(UEMASUL) e Gilberto Freire de Santana
(UEMASUL)
UMA ANÁLISE DE RECORTES DAS REDES SOCIAIS E A VIOLÊNCIA
PROVOCADA PELO cyberbullyIng
Luciane
Silva da Costa (IFTO), Rejane Marinho de
Sousa (IFTO), Taísa Resende de Moraes Vieira (IFTO),
Locília de Jesus Silva Costa (IFMA) e Paulo Hernandes
Gonçalves da Silva (IFTO e UFT)
UMA
ANÁLISE DESCRITIVA DA INTERFERÊNCIA LINGUISTÍCA DO ESPANHOL EM TEXTOS ESCRITOS
DA LÍNGUA PORTUGUESA
Teresinha
Fernandes da Silva
(UERR) e Elecy Rodrigues Martins (UERR)
UMA
ANÁLISE SOCIAL E LINGUÍSTICA DOS DISCENTES DA EJA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA
VARIACIONISTA – UM ESTUDO DE CASO
Gessica Brenda Lima da Silva Coelho (UEMASUL) e Jeffrey Marley da
Silva Miranda (UEMASUL)
UMA
REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A LITERATURA DE INDÍGENAS EM SALA DE AULA: O PODER HUMANIZADOR
DA LITERATURA
Ivonete
Nink Soares
(UFAC)
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO
HÍBRIDO NO PÓS-PANDEMIA: ACONTECIMENTO DISCURSIVO E ENUNCIATIVO
Maria
Sueneide da Silva Colrares (SEMED-TO)
VARIAÇÃO DIATÓPICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS TRECHOS
DAS MÚSICAS DE LUIZ GONZAGA
Raniere Nunes da
Silva (UEMASUL), Gilberto Freire de Santana (UEMASUL)
e Matheus Carvalho Lima (UEMASUL)
VARIAÇÃO E
GRAMATICALIZAÇÃO: O CASO DE ESTÁ/TÁ NA FALA POPULAR SOTEROPOLITANA
Viviane Marcelina da Silva (UNEB) e Cristina dos Santos Carvalho (UNEB)
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO
DIDÁTICO: SUGESTÃO DE RUBRICA AVALIATIVA
Mayara Xavier Vito Pezarino (UNIFSJ), Joane
Marieli Pereira Caetano (UENF), Igor Pereira Muniz (UNIFS) e Lorrane Estacio do Prado da Silva
(UNIFSJ)
VARIEDADE LINGUÍSTICA, FORRÓ E GÊNEROS
TEXTUAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM BASE NO GÊNERO
CANÇÃO
Marcela Coitinho de Aquino e Castro (UVA) e Graziela Mota (UVA)
VISLUMBRE DA PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Ana
Luiza Barcelos Ribeiro (UENF, UNESA e FAMESC), Thamires
Gomes da Silva Amaral Lessa (UFRJ) e Bianka Pires André (UENF)
VOCALISMO ÁTONO
DO PORTUGUÊS DO BRASIL
Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)
VOCATIVO EM
CARTAS RÉGIAS PORTUGUESAS: UMA ANÁLISE
SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA
Liliana de Almeida
Nascimento Ferraz (UESB), Graciethe
da Silva de Souza (UESB), Jaqueline
Cunha Ribeiro (UESB) e Jorge Viana
Santos (UESB)
VOZES FEMININAS DA ILHA DE SÃO VICENTE:
NARRATIVAS DE LUTA E RESISTÊNCIA
Edna Sousa Cruz (UEMASUL), Bianca de Sousa Torres (UEMASUL), Larissa Sá Mota (UEMASUL) e
Milene Oliveira Assunção (UEMASUL)
VOZES QUE ECOAM, AS NEGRAS (R)EXISTEM: A LITERATURA
CONFESSIONAL DE ALICE WALKER E CAROLINA MARIA DE JESUS
Maria de Fátima Falcão (UFT), Naiana Siqueira Galvão
(UFT) e Samantha Leite de Macedo
(UFT)
WOMANISM X UTOPIA: BREVE DIÁLOGO EM TORNO
DA PERSONAGEM CELIE EM A COR PÚRPURA DE ALICE WALKER
Maria de Fátima
Falcão
(UFT) e Naiana
Siqueira Galvão (UFT)
|