XV JORNADA




INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS


XV Jornada Nacional de Linguística e Filologia de Língua Portuguesa
Em comemoração do Dia Nacional da Língua Portuguesa e
Em homenagem ao Prof. Dr. José Pereira da Silva

em 5 de novembro de 2020 (Em todo o país)

em 4 de novembro de 2020 (na UENF)


 

Dando cumprimento à Lei Nº 11.310, de 12 de junho de 2006, que instituiu o "Dia Nacional da Língua Portuguesa, o Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos criou a Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, na qual esta será estudada e divulgada em todos os aspectos em que dela se trate linguística e/ou filologicamente em suas diversas especialidades.

Os detalhes de sua extensão serão aprimorados a partir de encontros e convênios com as diversas instituições públicas e particulares que desejarem integrar esta celebração de nosso idioma, entre as quais estará a FFP-UERJ polo principal do pool , esperando contar com as outras faculdades e Institutos de Letras que participaram nos anos anteriores e com todas as outras que tenham interesses semelhantes.

Estamos aguardando a confirmação das instituições que já se mostraram interessadas em participar dessa festa em louvor da língua portuguesa, assim como esperamos a manifestação das que ainda não se decidiram, em todas as Instituições Acadêmicas do país.

O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos fará o contato entre as diversas instituições que a ele se unirem e fornecerá os certificados de participação e frequência para todos os que se inscreverem até o dia 02 de novembro, assim como publicará o livro de resumos e os textos completos na página do Evento, e, mais tarde, como Suplemento da RPh 78, os textos completos com os seus resumos.

O endereço eletrônico para contato será eventos@filologia.org.br e o telefone será (21) 3368-8483. A FFP-UERJ ( Rua Dr. Francisco Portela, 1470 Patronato São Gonçalo-RJ, 24435-005) será a instituição acadêmica de ensino superior de Letras que, sob a Coordenação do Prof. Mario Botelho, servirá de núcleo principal do evento.

A estrutura e demais detalhes do evento serão disponibilizados na página virtual da XV JNLFLP à proporção que se definirem em cada instituição que a ele aderir.

Todos os participantes que se inscreverem pela página da Jornada receberão o Certificado do CiFEFiL.

 

ESTRUTURA BÁSICA DO EVENTO

A programação deverá ser adaptada à realidade de cada instituição envolvida no evento, pois a XV Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa ocorrerá simultaneamente, de forma virtual, em diversas partes, referentes às diversas unidades acadêmicas em todo o Brasil. Deste modo, será bastante produtiva a maior interação possível entre as instituições que atuam em quaisquer regiões do país, de maneira que os palestristas e conferencistas podem apresentar-se também fora de seu local de trabalho docente.


 

INSCRIÇÃO DE INSTITUIÇÃO PARA PARTICIPAR  DO EVENTO

      Num primeiro momento, recebemos inscrições de professores para atuar como Coordenador Local. Já estão inscritas as seguintes Instituições: CESA (Arcoverde-PE), FFP-UERJ (São Gonçalo-RJ), IFTO (Tocantins), UCP (Petrópolis-RJ), UECE (Fortaleza-CE), UEA (Manaus-AM), UEG (Morrinhos-GO), UEMASUL (Imperatriz-MA), UEMS (Campo Grande-MS), UENF (Campos-RJ), UERN (Natal-RN), UERR (Roraima-RR), UFAC (Acre-AC), UFCG (Campina Grande-PA), UFF (Niterói-RJ), UFMS (Campo Grande-MS), UFMT (Cuiabá-MT), UFRR (Roraima-RR), UFRRJ (Seropédia-RJ), UFSM (Santa Maria-RS), UFT (Tocantins-TO), UNIR (Porto Velho-RO) e UVA (Rio de Janeiro-RJ).

      Ainda estamos incluindo novos Coordenadores Locais (Basta informar por meio de e-mail a sua intenção de atuar como tal  para receber as orientações necessárias para a efetivação do evento.).

       Lembramos que o Coordenador Local não paga pela sua participação, já que é o responsável pela efetivação do evento em sua Instituição. O CiFEFiL recebe as inscrições, que são feitas on-line e informa os títulos das propostas inscritas para que o Coordenador Local elabore a sua Programação. O CiFEFiL também se responsabiliza pelos certificados e a publicação dos resumos e textos completos. Os Anais do Evento serão publicados no Suplemento de dezembro da Revista Philologus (Estrato B3), que recebeu Qualis A3 pela Capes em 2019 a ser confirmado na próxima divulgação da Avaliação da Capes.



INSCRIÇÃO DE PROPOSTAS DE TRABALHO

      As inscrições de Propostas de Trabalho para ser apresentado na XV JNLFLP podem ser feitas diretamente em: http://www.filologia.org.br/xv_jnlflp/inscricao.html ou acessando "INSCRIÇÃO" no índice, localizado ao topo da página do evento. Graduandos só podem inscrever suas Propostas em coautoria com um Professor Orientador. Somente Professores Doutores podem inscrever uma Palestra.