A AFRO-BRASILIDADE EM SALA
DE AULA: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Juliano Dumani (UVA) e Maria Cristina
Prates (UVA)
Carta de Aceite
A ATUAÇÃO DE PREPOSIÇÕES
COMPLEXAS COMO APONTAMENTO DE RETOMADA DE OBJETOS DE DISCURSO
Marcos Luiz Wiedemer (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
A CULTURA FRANCESA AOS OLHOS
DE DOIS PORTUGUESES
Francine
Nogueira Lamy Garcia Pinho (UENF) e Silvia Alicia Martínez (UENF)
Carta de Aceite
A
DIFERENCIAÇÃO DO AGENTE EM DOCUMENTOS DO SÉCULO XIX
Patrick Pereira Campos Brito (UESB) e Cristiane Namiuti (UESB)
Carta de Aceite
A DUPLA
CHAMA: O AMOR E O EROTISMO NA CONSTRUÇÃO POÉTICA CONTEMPORÂNEA
Elder Gonçalves Freitas (UERR) e Iris Anita
Fabián Ramirez (UERR)
Carta de Aceite
A ERRÂNCIA NO EMPREGO DA VÍRGULA
Daniela Jaqueline
Tôrres Barreto (UFT)
Carta de Aceite
A
FEMINILIZAÇÃO E ETNICIZAÇÃO DA POBREZA: REFLE-XÕES SOBRE AS ESCREVIVÊNCIAS DE
CAROLINA MARIA DE JESUS EM QUARTO DE DESPEJO
Pauline
Ildefonso (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)
e Gizelya da Silva Morais (IFF)
Carta de Aceite
A GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO
INCENTIVO À LEITURA INFANTIL
Pablo Mozer de Pinho (SEEDUC) e Giulia Silva
de Almeida Pinho (FAFIMA)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM
COMO ATRIBUTO ESSENCIAL PARA A EXISTÊNCIA HUMANA
Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Eliana
Crispim França Luquetti (UENF), Edilaine da Silva Freitas (UENF), Roberta Santana Barroso (UENF) e Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF)
Carta de Aceite
A
IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A ESCRITA COMO
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Davi Pereira Gomes (UFT), Cláudia Lucia Coelho Lopes (UFT) e Márcio Araújo de
Melo (UFT)
Carta de Aceite
A INDIVIDUAÇÃO: UMA REFLEXÃO ONTOLÓGICA
ACERCA DA LÍNGUA EM MEIO ÀS NOÇÕES DE FORMA E INFORMAÇÃO
Carlos Eduardo Herculano Jardim (UFT)
Carta de Aceite
A INTERAÇÃO FAMILIAR: UMA
COMUNICAÇÃO DEFINIDA PELA COGNIÇÃO E LINGUAGEM
Ieda Tinoco Boechat (UENF), Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF) e Leila
Maria Tinoco Boechat Ribeiro (UENF)
Carta de Aceite
A AULA PRÁTICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM ENFASE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA REVISÃO DA
LITERATURA
Luciana de Oliveira Silva (UENF), Roberta Aparecida de Sales (UENF) e Enderson Tadeu de Assis (UENF)
Carta de Aceite
A AUTONOMIA FEMININA NOS POEMAS “AVISO DA
LUA QUE MESTRUA” E “SAFENA”, DE ELISA LUCINDA
Brenda da Silva Dias (UEMASUL), Rute Maria Chaves Pires (UEMASUL) e Luana Gonçalves da Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
(BNCC) E AS INTERSECÇÕES LINGUÍSTICO-CULTURAIS
DOS ESTUDOS LÉXICO-TOPO -NÍMICOS
NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rodrigo Vieira do Nascimento (UFT), Suiane
Francisca da Silva (UFT) e Carla Bastiani (UFT)
Carta de Aceite
A BNCC E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA – REFLEXÕES
SOBRE ESTRATÉGIAS, METODOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS
Moacir dos Santos da Silva (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)
Carta de Aceite
A
CARTINHA COM OS PRECEITOS E MANDAMENTOS DA SANTA MADRE IGREJA, DE JOÃO
DE BARROS 91539), SOB A ÓTICA DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Viviane Lourenço Teixeira (UFF)
Carta de Aceite
A CLASSE MÉDIA DE GRAMÁTICA
NOS COLÉGIOS DA COMPANHIA DE JESUS: UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO LINGUÍSTICO JESUÍTICO
Janaina
Fernanda de Oliveira Lopes
(UFF)
Carta de Aceite
A CONCEPÇÃO INTERACIONISTA
SOCIODISCURSIVA DO TEXTO: A INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS NA ESCOLA
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ)
Carta de Aceite
A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA
EM SUJEITOS DIASPÓRICOS NO CONTO “NO SEU PESCOÇO”, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE
Ana Gabriella Ferreira da Silva Nóbrega (UERN), Francisca
Ramos-Lopes (UERN) e João Batista da
Costa Junior (UERN)
Carta de Aceite
A CULTURA FRANCESA AOS OLHOS DE DOIS
PORTUGUESES
Francine Nogueira Lamy Garcia Pinho (UENF) e Silvia Alicia Martínez (UENF)
Carta de Aceite
A DESNATURALIZAÇÃO DO PRECONCEITO
ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: CAMINHOS POSSÍVEIS
Francisca Maria de Souza Ramos Lopes (UERN)
Carta de Aceite
A DIÁSPORA E OS SEUS EFEITOS
NA IDENTIDADE DOS PERSONAGENS DO CONTO “OS CASAMENTEIROS”, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE
Ana Gabriella Ferreira da Silva Nóbrega (UERN)
Carta de Aceite
A DIFERENCIAÇÃO DO AGENTE EM DOCUMENTOS DO
SÉCULO XIX
Patrick
Pereira Campos Brito
(UESB) e Cristiane Namiuti (UESB)
Carta de Aceite
A DUPLA CHAMA: O AMOR E O EROTISMO NA CONSTRUÇÃO
POÉTICA CONTEMPORÂNEA
Elder Gonçalves Freitas (UERR) e Iris Anita Fabián Ramirez (UERR)
Carta de Aceite
A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA KRAHÔ NA
ALDEIA CAPITÃO DO CAMPO
Raquel Palmeira de Oliveira Karajá (UFT), Francisco Edviges Albuquerque (UFT) e Adriano Dias Gomes Karajá (UFT)
Carta de Aceite
A ESTATÍSTICA TEXTUAL E OS
NOVOS MÉTODOS DE COTEJAR ESTILO: UM ESTUDO QUANTIQUALITATIVO COM A OBRA “CRÔNICAS DE ALÉM-TÚMULO”
Ana
Paula Nunes de Sousa (UEMA) e Emanoel
César Pires de Assis (UEMA)
Carta de Aceite
A
FEMINILIZAÇÃO E ETNICIZAÇÃO DA POBREZA: REFLE-XÕES SOBRE AS ESCREVIVÊNCIAS DE
CAROLINA MARIA DE JESUS EM QUARTO DE DESPEJO
Pauline
Ildefonso (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF)
e Gizelya da Silva Morais (IFF)
Carta de Aceite
A FORMAÇÃO DE NOVOS ALUNOS ESCRITORES NO
CONTEXTO DIGITAL
Ana Carolina Alves de Lima Oliveira (UFT) e
Andrea Martins Lameirão Mateus (UFT)
Carta de Aceite
A GRAMMATICA PORTUGUEZA, DE JULIO RIBEIRO, À LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Cleide Bezerra de Melo (UFF) e Ricardo
Stavola Cavaliere (UFF)
Carta de Aceite
A HERANÇA DO LATIM NA LÍNGUA PORTUGUESA
Hadassa Batista Soares (UFPE) e Robson
Rodrigues Claudino (UFPE)
Carta de Aceite
A IMAGEM DA MULHER EM ANÚNCIOS DE CERVEJA:
UM ESTUDO SEMIÓTICO
Larissa Silva Pereira (UFMS)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM COMO
ATRIBUTO ESSENCIAL PARA A EXISTÊNCIA
HUMANA
Clodoaldo
Sanches Fofano (UENF), Eliana Crispim França Luquetti (UENF), Edilane da Silva Freita (UENF), Roberta Santana Barroso (UENF) e Sinthia Moreira Silva Ribeiro (UENF)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NAS AULAS DE
LÍNGUA PORTUGUESA: A ESCRITA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Davi Pereira Gomes (UFT), Cláudia Lucia Coelho Lopes (UFT) e Márcio Araújo de Melo (UFT)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO
SOCIOCULTURAL PARA A ADEQUAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA À CONCORDÂNCIA VERBAL DE 3ª
PESSOA DO PLURAL
Eliara Rodrigues Duarte (UESB) e Valéria
Viana Sousa (UESB)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ORALIDADE NO
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Raquel França Freitas (UENF), Sonia
Maria da Fonseca Souza (UENF) e Eliana
Crispim França Luquetti (UENF)
Carta de Aceite
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO
COM GÊNEROS PERMEADOS PELO TIPO TEXTUAL NARRATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA
ORALIDADE NA ESCOLA BÁSICA
Miliane Moreira Cardoso Vieira (UFT) e Juliana
Leal Facundes (UFT)
Carta de Aceite
A INDIVIDUAÇÃO: UMA REFLEXÃO ONTOLÓGICA
ACERCA DA LÍNGUA EM MEIO ÀS NOÇÕES DE FORMA E INFORMAÇÃO
Carlos Eduardo Herculano Jardim (UFT)
Carta de Aceite
A INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA
ESCRITA DE REDAÇÕES ARGUMENTATIVAS DE ALUNOS DO 9 ANO
Marcos
de Jesus Santa Barbara
(FFP-UERJ) e José
Mario Botelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
A INTERAÇÃO FAMILIAR: UMA COMUNICAÇÃO
DEFINIDA PELA COGNIÇÃO E LINGUAGEM
Ieda Tinoco Boechat (UENF), Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF) e Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro (UENF)
Carta de Aceite
A LEGITIMAÇÃO DO CONSTRUCTO
DO FALANTE NATIVO NO PROCESSO DE COMODITIZAÇÃO
DA LÍNGUA INGLESA
Allan Cordeiro da Silveira (UFF)
Carta de Aceite
A LEITURA DE CHARGES NA ESCOLA:
ESTRATÉGIAS DE INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO
Caroline Lourenço Monteiro (UVA) e Graziela Borguignon Mota (UVA)
Carta de Aceite
A LEITURA DO TEXTO IMAGÉTICO NAS AULAS
DE LÍNGUA PORTUGuESA
Felipe Gonçalves Carneiro (UFT) e Andreia
Nascimento Carmo (UFT)
Carta de Aceite
A LEITURA NA/ALÉM DA ESCOLA: PRÁTICAS DE
SIGNIFICAÇÃO DA REALIDADE
Francisca Maria de Souza Ramos Lopes (UERN), Cleber Luiz de Sousa Lima (Escolas da SME/SEE-RN) e Hely Cantalice Neto (Escolas da SME/SEE-CE)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM COMO ATRIBUTO ESSENCIAL
PARA A EXISTÊNCIA HUMANA
Edilaine
da Silva Freitas (UENF), Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Eliana
Crispim França Luquetti (UENF), Roberta Santana Barroso (UENF) e Sinthia Moreira Silva Rib)eiro (UENF)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM E O PROCESSO ENSINO–APRENDIZAGEM DE
ALUNO SURDO ATRAVÉS DE PORTFÓLIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA
ESTADUAL
Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF) e Renato Augusto DaMatta (UENF)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM EXPRESSIVA E SUA INTER-RELAÇÃO COM O CARNAVAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BARRA-RJ: BLOCO "IDIANOS"
Jhonatan da Silva Martins (UENF) e Lilian Sagio Cezar (UENF)
Carta de Aceite
A LINGUAGEM LÚDICA DO JOGO JUST DANCE COMO
ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA AULAS DE DANÇA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
FÍSICA
Priscilla Gonçalves De Azevedo (UENF), João Luiz Lima Marins (UENF) e Bianka Pires Andre (UENF)
Carta de Aceite
A LINHA E O CORTE: ANÁLISE DO POEMA “CASO
DO VESTIDO”, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Brenda da Silva Dias (UEMASUL) e Kátia Carvalho da Silva Rocha (UEMASUL)
Carta de Aceite
A LÍRICA E SEU LUGAR NA ANTIGUIDADE GREGA
Odi Alexander Rocha da Silva (UFT) e Roseli Bodnar (UFT)
Carta de Aceite
A LITERATURA INFANTIL E O LÚDICO NO
TRABALHO PEDAGÓGICO: A AQUISIÇÃO DA LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES NO CONTEXTO
PRÉ-ESCOLA
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF), Andrea Rose
Alves (UENF) e Caroline de Almeida Delgado (UENF)
Carta de Aceite
A LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA
Valdivina Telia Rosa de
Melian (UFT) e Andreia
Nascimento Carmo (UFT)
Carta de Aceite
A MAGIA E OS SABERES ANCESTRAIS MESTRE DIDI
Sílvia Nascimento dos Santos (UESB) e Filismina
Fernandes Saraiva (UESB)
Carta de Aceite
A MORTE DO DEUS-AUTOR: O USO DE METALINGUAGEM EM “CLUBE
DA LUTA 2”
Diane Nascimento de Oliveira (UNEB) e Thiago
Martins Prado (UNEB)
Carta de Aceite
A MÚSICA “CÁLICE” COMO
SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA POLÍTICA EM UM BRASIL
MARCADO PELA DITADURA: UMA ANÁLISE
CRÍTICO-DISCURSIVA
Thiago
Costa da Silva (UVA) e Cláudia
Cristina Mendes Giesel (UVA)
Carta de Aceite
A MULTIMODALIDADE E A
INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DOCENTES COM FOCO NA ORALIDADE E ESCRITA A PARTIR DAS MÍDIAS
DIGITAIS
Amaro Sebastião de Souza Quintino (UENF), Jackeline
Barcelos Corrêa (UENF), Aline Vilaça Peixoto
Dias (UENF) e Luiz Cláudio da Silva
Velasco (UENF)
Carta de Aceite
A NASALIDADE FONÉTICA DAS
VOGAIS ORAIS ATRAVÉS DE YOUTUBERS
CARIOCAS E PAULISTANOS
Letícia França Martins (UFRRJ) e Marli
Hermenegilda Pereira (UFRRJ)
Carta de Aceite
A PANDEMIA E O SABER LITERÁRIO: REFLEXÕES
EM TEMPOS DE ISOLAMENTO
Peterson Gonçalves Teixeira (UENF), Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF), Fabrizia Miranda de Alvarenga (UENF) e Moisés Pereira da Silva (UENF)
Carta de Aceite
A PERSPECTIVA DA LINGUAGEM
NÃO VERBAL NAS REDES SOCIAIS
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO), Luciano
Ribeiro da Silva (IFTO), Luciano de
Sousa Moraes (IFTO), Timóteo de Sousa
Lemos (IFTO) e Vilma Pinheiro de
Sousa (SEMED–Davinópolis–MA)
Carta de Aceite
A PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA: DESAFIOS E POSSIBIIDADES
Ana Luiza Barcelos Ribeiro (UENF), Thamires
Gomes da Silva Amaral Lessa (UENF) e Bianka Pires André (UENF)
Carta de Aceite
A PERSPECTIVAÇÃO CONCEPTUAL
DE ESCRAVO EM ANÚNCIOS DE UM JORNAL DO SÉCULO XIX
Luciel Pereira de Jesus (UNEB) e Elisangela
Santana dos Santos (UNEB)
Carta de Aceite
A PICHAÇÃO À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO:
UMA PROPOSTA DE LEITURA
Cristina Lúcia de Oliveira (UFRRJ)
Carta de Aceite
A PINTURA COMO TEXTO NA SEMIÓTICA
GREIMASIANA: PRINCÍPIOS GERAIS
Évelyn Coelho Paini Webber (UFMS)
Carta de Aceite
A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
2020 COMO ACONTECIMENTO ENUNCIATIVO: EFEITOS DE SENTIDOS DO DISCURSO POLÍTICO
DA EDUCAÇÃO IN(EX)CLUSIVA
Alliny Kássia da Silva (UFT) e Janete Silva dos Santos (UFT)
Carta de Aceite
A PRÁTICA DOCENTE E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - TDAH
Ana Luiza Barcelos Ribeiro (UENF) e Bianka Pires André (UENF)
Carta de Aceite
A REESCRITA DO TEXTO: UMA DIMENSÃO
DIALÓGICA DO DISCURSO COMO SUBSÍDIO À REDAÇÃO DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Eduarda dos Santos Damiqui (UENF), Sérgio Arruda de Moura (UENF), Gianne Badino
Brasiellas (UENF) e Laryssa Gonçalves dos Santos (UENF)
Carta de Aceite
A RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO E
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DA "SARS: COV-2"
Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA) e Ítalo Ramon Melo Lima (UEMA)
Carta de Aceite
A REPRESENTAÇÃO DAS CIÊNCIAS
HUMANAS NO DISCURSO DIGITAL
Matheus
Henrique Leandro Garcia (UEMS) e Aline Saddi Chaves (UEMS)
Carta de Aceite
A REPRESENTAÇÃO DO
FEMINISMO NO DISCURSO DA MULHER-MARAVILHA
Bruna Caroline
Fernandes Elias (UEMS) e Nataniel dos
Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
A REPRESENTAÇÃO FEMININA NAS OBRAS “A
MORENINHA”, DE JOAQUIM MANUEL, E “A MÃO E A LUVA”, DE MACHADO DE ASSIS:
ROMANTISMO VERSUS REALISMO
Maria da Conceição Castro de Jesus (UERR) e Iris Anita Fabián Ramírez (UERR)
Carta de Aceite
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MULHER NA
COZINHA DO MASTERCHEF BRASIL
Yasmim da Fonseca Wagner (UENF), Aline das Graças Monteiro Miranda Barros (UENF) e Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF)
Carta de Aceite
A RESSIGNIFICAÇÃO DA ATUAÇÃO
DO TILS NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE
PANDEMIA: POSSIBILIDADES E EXPERIÊNCIAS DA UFMS
Jessica
Rabelo Nascimento (UFMS) e Katicilayne Roberta de Alcântara (UFMS)
Carta de Aceite
A RETEXTUALIZAÇÃO NA SALA
DE AULA: TRABALHANDO GÊNEROS TEXTUAIS NO CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA
Thiago Wallace Rodrigues dos Santos Lopes (UFRRJ)
Carta de Aceite
A SEMÂNTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A SIGNIFICAÇÃO DOS RELATOS E
MAPAS MENTAIS DOS CATADORES DE AÇAÍ
Bruna Sousa dos Santos (UEMASUL), Sirley Cunha de Sousa (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)
Carta de Aceite
A SOCIOLINGUÍSTICA E A COMPREENSÃO DO AUTISMO
Vanessa Franco Neves (UENF), Karinna Steves de Oliveira Ramos (UENF) e Neiva do Amaral Lemos Haddad (UENF)
Carta de Aceite
A TEMÁTICA DO AMOR
HOMOSSEXUAL, NA 2A BUCÓLICA, DE VIRGÍLIO
Tobias Vilhena de Moraes (UERJ) e Marcio
Luiz Moitinha Ribeiro (FFP-UERJ e UERJ)
Carta de Aceite
A TOPONÍMIA COMO CONSTRUÇÃO HITÓRICO-CULTURAL
NOS BAIRROS DA ZONA LESTE DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA
Rainya Carvalho de Oliveira (UERR) e Alessandra dos Santos Sousa (UERR)
Carta de Aceite
A TOPONÍMIA RURAL NO
CONTEXTO CAFEICULTOR DA SERRA DO
CAPARAÓ
Jacqueline Helen de Lima (UFMG)
Carta de Aceite
A TRAJETÓRIA DE GRAMATICALIZAÇÃO DO ANTES
EM TEXTOS ACADÊMICOS
Carla Daniele Saraiva Bertuleza (UERN) e João Bosco Figueiredo Gomes (UERN)
Carta de Aceite
A TRANSITIVIDADE VERBAL PARA
ALÉM DA TRADIÇÃO GRAMATICAL: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL(ISTA)
Simara
Silva Pereira Carreiro (UESB) e Valéria Viana Sousa (UESB)
Carta de Aceite
A UTILIZAÇÃO DOS TERMOS DA INFORMÁTICA
NAS REDES SOCIAIS E O PROCESSO DE APORTUGUESAMENTO
Paulo Hernandes Gonçalves da Silva (IFTO), Luís
Alberto Libânio Lima (IFTO), Douglas
Ferreira Chaves (FAIARA), Marcondes
Coelho Feitoza (IFAM) e Pollyana
Vieira de Abreu (IFTO)
Carta de Aceite
A VARIAÇÃO NAS ESTRATÉGIAS
DE RELATIVIZAÇÃO NA NORMA URBANA CULTA DO RIO DE JANEIRO
Michelle
Silva dos Santos (UFF)
Carta de Aceite
A VIOLÊNCIA NA LITERATURA CABO-VERDIANA ESCRITA
POR MULHERES
Dina Salustio (Cabo
Verde)
Carta de Aceite
A VISIBILIDADE DA CULTURA MOÇAMBICANA EM EXPRESSÕES
IDIOMÁTICAS
Nancy A. Arakaki (PUC-SP e UPM)
Carta de Aceite
ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE
SEMÂNTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA 9° ANO ESCOLAS PÚBLICAS
PÚBLICAS EM IMPERATRIZ-MA
Elany Mirian da Silva dos Santos Aragão (UEMASUL) e Sônia
Maria Nogueira (UEMASUL)
Carta de Aceite
ABORDAGEM TOPONÍMICA NA LITERATURA
DOS VIAJANTES
Verônica Ramalho Nunes (IFTO) e Victor
Souza Barcelos da Silva (IFTO)
Carta de Aceite
ACONTECIMENTO DISCURSIVO E ENUNCIATIVO: AS
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO HÍBRIDO NO PÓS-PANDEMIA
Maria Sueneide da Silva Colares (UFT)
Carta de Aceite
ADMISSIBILIDADE E
JULGAMENTO: EFEITOS-SENTIDO DE UNIDADE E DE DESCONSTRUÇÃO
Thaiane Dutra Luz Costa (UESB), Milca Borges Luz (UESB),
Naiara Morena Sebadelhe Santos da Conceição (UESB) e Maria da
Conceição Fonseca-Silva (UESB)
Carta de Aceite
AGOSTINHO DE TAGASTE À
HIPONA: AS DECLINAÇÕES E CONJUGAÇÕES DE UM HOMEM
Renato
do Nascimento Alves (UFF) e Leonardo
Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL: UM RETRATO
DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO PANDÊMICO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS
GOYTACAZES-RJ
Ananda Dias Barcelos (UENF), Raquel França Freitas (UENF), Bianca Amaral Freitas (UENF) e Flávia Lopes Barbosa Siqueira (UENF)
Carta de Aceite
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES PARA UM ENSINO PROFÍCUO
Helena Sant’Ana dos Santos Ribeiro (UENF), Sinthia
Moreira Silva Ribeiro (UENF), Ana
Beatriz Gofredo de Souza
(UENF) e Marcella Manhães Volino (UENF)
Carta de Aceite
ANÁLISE ACERCA DO ADJETIVO
NA PEÇA “DE UMA NOITE DE FESTA”, DE JOAQUIM CARDOZO
Fernanda
Luis Nunes de Mattos (UERJ) e Éverton Barbosa Correia (UERJ)
Carta de Aceite
ANÁLISE ACÚSTICA DAS VOGAIS MÉDIAS PRÉ-TÔNICAS
PRODUZIDAS POR FALANTES COM T21
Lucrécia de Aquino Santos (UESB) (PAGO) e Marian Oliveira (UESB)
Carta de Aceite
ANÁLISE DA FALA E DA ESCRITA
DE SUJEITOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA DA SOCIOLINGUÍSTICA
Ailton Soares Lopes (UEMASUL), Márcia
Suany Dias Cavalcante (UEMASUL) e Alexandre
da Silva Sousa (UEMASUL)
Carta de Aceite
ANÁLISE DA VARIAÇÃO E MUDANÇA NA LIBRAS EM
REGISTROS DOS ANOS DE 1875 E 2017
Rayane Thaynara
Santos (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas
Lima (UFMT)
Carta de Aceite
ANÁLISE DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM FACHADAS COMERCIAIS COMO PROPOSTA DE LETRAMENTO
Roniela Almeida Moreira (UEMASUL), Beatriz Santana do
Carmo (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite
ANÁLISE DE POSTAGENS SOBRE
DROGAS NAS REDES SOCIAIS
Aline Correia Silva de Oliveira (IFTO), Israel
de Paula Maia (IFTO), Fernando
Gonçalves da Silva (Estácio de Sá), José
James Torres da Silva (IFTO) e Nahete
de Alcântara (IFTO)
Carta de Aceite
ANÁLISE DO DISCURSO
PUBLICITÁRIO E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NOS ANÚNCIOS DA EMPRESA AMERICANA COCA-COLA
Heloisa Guilherme da Silva (UERN), Alan
Eugênio Dantas Freire (UERN) e Teresa
D’Ávila Fernandes Gurgel de Azevedo (UERN)
Carta de Aceite
ANÁLISE DOS DISCURSOS
MÉDICOS NA IMPRENSA SOBRE A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS BRASIL
Renato da Silva (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
ANÁLISE ENTOACIONAL EM SANTA TERESA-RS
Priscilla Gevigi de Andrade Majoni (CEFET-ES)
Carta de Aceite
ANÁLISE VARIACIONISTA DO FONEMA /R/ NA
COMUNIDADE DE BURARAMA, INTERIOR DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES
Priscilla Gevigi de Andrade Majoni (CEFET-ES)
Carta de Aceite
ARTICULAÇÃO DE ORAÇÕES NO PORTUGUÊS EM PERSPECTIVA
FUNCIONALISTA
Ana Maria Costa de Araújo Lima (UFPE)
Carta de Aceite
ASPECTOS DISCURSIVOS DA
PUBLICIDADE DE INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS BRASILEIRAS NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA
Denise Durante (UNIP)
Carta de Aceite
AS CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA AO
ENSINO DE LÍNGUAS EM RORAIMA
Luzineth Rodrigues Martins (UFRR)
Carta de Aceite
AS DIMENSÕES DIALÓGICAS DA
MEDIAÇÃO DE LEITURA
Giltânia de Fátima Santos Nery (UFRRJ) e Dayhane
Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ)
Carta de Aceite
AS EXPERIMENTAÇÕES CÊNICAS
DE BERTOLT BRECHT
Roseli Bodnar (UFT) e Nivaldo
Monteiro Camilo da Silva Bodnar (UFT)
Carta de Aceite
AS HORAS DE AUGUSTO MATRAGA:
A JORNADA DO HERÓI ROSEANO
Daniella
Tavares Potrique (UVA) e Cimélio Senna Vasconcelos (UVA)
Carta de Aceite
AS
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA DE REDAÇÕES ARGUMENTATIVAS DE ALUNOS DO
8º ANO
Felipp
Pereira de Santana (FFP-UERJ e
SEEDUC-RJ) e José Mario Botelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
AS METODOLOGIAS ATIVAS
ALIADAS ÀS TDICS PARA POTENCIALIZAÇÃO DA INTERAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DE LÍNGUA
PORTUGUESA E COLABORAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Edilaine da Silva Freitas (UENF), Sérgio
Arruda de Moura (UENF), Roberta Santana
Barroso (UENF) e Vanessa Amaral Tinoco (UENF)
Carta de Aceite
AS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM:
UMA ABORDAGEM TEÓRICA
Lucas Capita Quarto (UENF), Fernanda
Castro Manhães (UENF), Sonia Maria
da Fonseca Souza (UENF) e Cristina de
Fátima de Oliveira Brum Augusto de Souza (UENF)
Carta de Aceite
AS MULHERES NO PAPEL: CORPOS
E EMOÇÕES NOS DIÁRIOS DE RUTH BUENO E MARIA HELENA CARDOSO
Mariana Lamenha Farinha de Oliveira (UNIGRANRIO) e Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
AS NÃO COINCIDÊNCIAS DO DIZER: ANÁLISE
ENUNCIATIVA DE UMA ENTREVISTA NO PROGRAMA RODA VIVA
Laiza Rodrigues Oliveira (UFT) e João de Deus Leite (UFT)
Carta de Aceite
AS POSTAGENS NAS REDES
SOCIAIS SOBRE O USO DE ÁLCOOL
Luciana
Pinto Fernandes (IFTO), Décio Dias dos Reis (IFTO), Eliane Mittelstad Martins de Souza
(IFTO), Luciano Ferreira Gomes (IFTO/UFT)
e Júlia Alves Rodrigues Carvalhal
(IFTO)
Carta de Aceite
AS RELAÇÕES ENTRE AS FORMAS DE ENSINAR ALUNOS
BRASILEIROS E VENEZUELANOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BOA VISTA-RR
Regina Moura Damaceno (IFRR)
Carta de Aceite
AS TRAMAS DA ARGUMENTAÇÃO:
AS CLÁUSULAS DE FINALIDADE E A MODALIDADE
DEÔNTICA
Amanda Heideich Marchon (UFF)
Carta de Aceite
AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS NA REGIÃO NORTE FLUMINENSE:
UMA PERSPECTIVA SOB O OLHAR DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA REDE DE ENSINO
DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
Ananda Dias Barcelos (UENF), Raquel França Freitas (UENF), Bianca Amaral Freitas (UENF) e Flávia Lopes Barbosa Siqueira (UENFF)
Carta de Aceite
ATITUDES LINGUÍSTICAS DE ALUNOS
VENEZUELANOS EM RELAÇÃO À LÍNGUA PORTUGUESA
Sidneia Alves do Carmo (UERR) e Elecy
Rodrigues Martins (UERR)
Carta de Aceite
ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL E
SUA INTERFACE LEXICOGRÁFICA
Sânia Fontoura Fernandes (UFMS) e Liliana
Paredes Moreno (UFMS)
Carta de Aceite
AUDIODESCRIÇÃO: RECURSO DE
ACESSIBILIDADE EM POSTS DE MARCAS DE COSMÉTICOS NO INSTAGRAM
Aline
das Graças Monteiro Miranda Barros (UENF), Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF) e Yasmim
da Fonseca Wagner (UENF)
Carta de Aceite
AULAS
DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
Graciane Martins da Silva (UFT) e Elem Kássia Gomes (UFT)
Carta de Aceite
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR,
TECNOLOGIAS DIGITAIS E LÍNGUA PORTUGUESA: UMA NOVA PROPOSTA PARA LEITURA E PRODUÇÃO
TEXTUAL
Beatriz Araujo de Rezende Neves (UENF), Cristiana Barcelos da Silva (UENF), Rackel Peralva Menezes Vasconcellos (UENF) e Poliana Campos Côrtes Luna (UENF)
Carta de Aceite
BASTIDORES DE UMA ESCRITA
LITERÁRIA: EDIÇÃO DO POEMA “TROVAS...”, DE EULÁLIO MOTTA
Maria
Rosane Vale Noronha Desidério
(UEFS) e Patrício
Nunes Barreiros (UEFS)
Carta de Aceite
BOOKTUBE:
UM OLHAR PARA OS GÊNEROS ADVINDOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Dayana Junqueira Ayres (UESB),
Marcia Helena de Melo Pereira (UESB)
e Ana Claudia Oliveira Azevedo
(FAPESB e UESB)
Carta de Aceite
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE:
A POESIA E A IMAGEM
Luciane Barros da Silva (UEMASUL) e Gilberto
Freire de Santana (UEMASUL)
Carta de Aceite
CARTOGRAFANDO OS NEOLOGISMOS
NA QUARENTENA: AMPLIANDO O VOCABULÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Haline Janaina Franco Almeida (UFT)
Carta de Aceite
CEGUEIRA DISCURSIVA III, A NÃO RESPOSTA EM
DISCUSSÕES POLÍTICAS NO WHATSAPP:
ESTUDO DE CASO
Marcello Riella Benites (UENF) e Sérgio Arruda de Moura (UENF)
Carta de Aceite
COMUNICAÇÃO MÉDICO E
PACIENTE SURDO SOB A PERSPECTIVA TRANSLÍNGUES: UM ESTUDO ETNOGRAFICO
Franceline
Bruschi Leal (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)
Carta de Aceite
CONCEITO DE LETRAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES LINGUÍSTICAS
Leila Cardoso Machado (UEMS) e Kátia Juliane Lopes (UEMS)
Carta de Aceite
CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROSA E O POEMA DE BARREIROS FILHO
Pedro Albeirice da Rocha (UFT)
Carta de Aceite
CONSIDERAÇÕES SOBRE FAKE NEWS NAS REDES SOCIAIS
Kairo Tavares Freire (IFTO), Raimundo
Pinho Gondinho (IFMA), Marcos
Gonçalves da Silva (IFRR), Patrícia Andrade
Figueira (IFTO) e Welmer Danilo Rodrigues
Rocha (IFTO)
Carta de Aceite
CONTATO LINGUÍSTICO
PORTUGUÊS–ESPANHOL: PERCEPÇÕES SOBRE A ESCRITA DE ALUNOS DO 5º ANO DE UMA ESCOLA
DA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA-RR
Janaina de Souza Pereira (UFRR) e Elecy Rodrigues
Martins. (UFRR)
Carta de Aceite
CONTRIBUIÇÕES
TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ENSI-NO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIENCIA DOCENTE
Davi
Pereira Gomes (UFT),
Antonia Aparecida Pereira Borges (UFT) e Eliane Cristina Testa (UFT)
Carta de Aceite
COVID-19 VERSUS EDUCAÇÃO AULAS REMOTAS: A NOVA LINGUAGEM
NAS ESCOLAS
Vanderson de Souza (UEMS) e Nataniel
dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
CRENÇAS DE PROFESSORES ACERCA DA ORALIDADE EM LÍNGUA
INGLESA: “O QUE OS PROFESSORES CONHECEM” E “O QUE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS APONTAM”
SOBRE O ENSINO–APRENDIZAGEM DA ORALIDADE EM AULAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRA
Maria Beatriz de Oliveira
Araújo (UERN), Leodécio Martins
Varela (UERN) e Miriam Gurgel da Silva (UERN)
Carta de Aceite
CRENÇAS SOBRE O ENSINO
/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS REFLEXÕES
Miliane Moreira Cardoso Vieira (UFT) e Maria
Dalva Vieira da Silva (UFT)
Carta de Aceite
CULTURA E CIÊNCIA NO NORTE FLUMINENSE: OS CAMINHOS DO MUSEU HISTÓRICO DE CAMPOS
DOS GOYTACAZES – MHCG
Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima (UENF) e Carlos
Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
EM FACHADAS COMERCIAIS COMO PROPOSTA DE LETRAMENTO
Roniela Almeida Moreira (UEMASUL), Beatriz
Santana do Carmo (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite
DE 2003 A 2006: DA POSIÇÃO-SUJEITO HERÓI À
POSIÇÃO-SUJEITO VILÃO
Quelle Taísa da Chaga Oliveira (UESB), Maria
da Conceição Fonseca-Silva (UESB) e Joseane Silva Bittencourt (UESB)
Carta de Aceite
DE FANÁTICOS A PROTAGONISTAS: A ESCRITA DE FÃ NA
SUBCULTURA REAL PERSON FIC
Beatriz Costa Garrido (UNEB) e Elizabeth Gonzaga de Lima (UNEB)
Carta de Aceite
DE IQUIQUE A CAMPO GRANDE –
A ROTA BIOCEÂNICA NUMA ABORDAGEM MULTISSEMIÓTICA EM QUADRINHOS
Katia
Juliane Lopes de Oliveira (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
DE NARRATIVA VISUAL E
POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES NA APROPRIAÇÃO DE ELEMENTOS MULTICULTURAIS
Luciana
Ribeiro Pinheiro (UFPR) e Luiz
Roberto Peel Furtado de Oliveira
(UFT)
Carta de Aceite
DEFESA DO TRABALHO INFANTIL NO BRASIL: ARGUMENTAÇÃO
E SENTIDOS
Florisbete de Jesus Silva (UNICAMP)
Carta de Aceite
DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA
LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR: UM ATO TÃO IMPRESCINDÍVEL QUANTO A ALFABETIZAÇÃO
Lohanna da Silva Azevedo (UNITIS) e Elem
Kássia Gomes (UNITIS)
Carta de Aceite
“DE REPENTE,
PROFESSOR DIGITAL”: PERCEPÇÕES DE PRO-FESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O ENSINO
REMOTO
Kessylen
Carvalho Cardoso Lopes de Souza (UENF) e Luciana da Silva Almeida (UENF)
Carta de Aceite
DESVENDANDO SENTIDOS À LUZ DA LINGUÍSTICA
DA ENUNCIAÇÃO: ANÁLISE DE DISPERSÕES POSSÍVEIS CONTIDAS NUM MESMO ENUNCIADO
Karine Nafaeli Sousa Lima (FAVALE), Rosélia Sousa Silva (UFT) e Priscila Venâncio Costa (UFT)
Carta de Aceite
DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
Antonio Carlos Silva Ribeiro (UFT)
Carta de Aceite
DIÁLOGO ENTRE FÁBULAS: A
AÇÃO UNITIVA DA PROSOPOPEIA ENTRE ESOPO E FABULISTAS JUVENIS DO SÉCULO XXI
Erika Romana Lacerda Barbosa da Silva (UFRRJ)
Carta de Aceite
“DIFERENTES
USOS DE UMA MESMA GRAMÁTICA”: O CASO DA ÊNCLISE NO TEATRO DE GIL VICENTE E NOS
SERMÕES DO PADRE ANTÓNIO VIEIRA
Raiana Cristina
Dias da Cruz (UESB), Cristiane Namiuti (UESB), Camila Bárbara Pereira da
Silva (UESB) e Wendell Nascimento Souza (UESB)
Carta de Aceite
DISCURSIVIDADES ACERCA DO GÊNERO ANÚNCIO
PUBLICITÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: EFEITOS DA DIDATIZAÇÃO
José de Alcântara Ribeiro da Silva (UFT) e João de Deus Leite (UFT)
Carta de Aceite
DISCURSIVIDADES ACERCA DO EIXO LEITURA ENTRE
AUTORES E AVALIADORES DO PNLD/2020
Marizane Magalhães de Oliveira (UFT) e Gislaine
de Paula Barbosa (UFT)
Carta de Aceite
DISCURSIVIDADES SOBRE A GRAMÁTICA
Janete Silva dos
Santos (UFT)
Carta de Aceite
DISCURSIVIZAÇÕES SOBRE O TEXTO NO EIXO DA
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Gislaine de Paula Barbosa (UFT) e Marizane
Magalhães de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
DISCURSO BIOGRÁFICO DE (RE)EXISTÊNCIA
NEGRA NA POÉTICA SONORA E IMAGÉTICA DE “A MULHER DO FIM DO MUNDO”, DE ELZA
SOARES
Lilian Castelo
Branco de Lima (UEMASUL) e Gabriela da
Conceição Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite
DISCURSOS CONSERVADORES E IDENTIDADES
NA SÉRIE SEX EDUCATION
Vitória Ranner Pinheiro Pereira (UERN), Guianezza
Mescherichia de Góis Saraiva Meira (UERN) e Joyce Caroline de Souza (UERN)
Carta de Aceite
DISCURSO, IDENTIDADE E
RESISTÊNCIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO POSICIONAMENTO DISCURSIVO DE PESSOA EM SITUAÇÃO
DE RUA
João Batista da Costa Junior (UFRN)
Carta de Aceite
DO LUGAR SIMBÓLICO DA “ARTE” EM
ARAGUAINA-TO: A CONSTRUÇÃO DO “ESPAÇO CULTURAL AGNALDO BORGES PINTO” E O ESPAÇO
URBANO
Maria Cilene Pires (UFT)
Carta de Aceite
DO
LATIM VULGAR AOS TEXTOS FUNDACIONAIS DA LÍNGUA PORTUGUESA
Paulo Osório (UBI-Portugal)
Carta de Aceite
DO LUGAR
SIMBÓLICO DA “ARTE” EM ARAGUAINA-TO:A CONSTRUÇÃO DO “ESPAÇO CULTURAL AGNALDO
BORGES PINTO” E O ESPAÇO URBANO
Maria Cilene
Pires (UFT)
Carta de Aceite
DO POEMA PARA A IMAGEM: AS DESSEMELHANÇAS
NA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA “O VESTIDO”
Tatiana Santos Oliveira (UEMASUL) e Kátia Carvalho da Silva Rocha (UEMASUL)
Carta de Aceite
EDIÇÃO FILOLÓGICA E ESTUDO DE MARCAS DE INABILIDADE
EM ESCRITA ALFABÉTICA EM CARTAS PESSOAIS BAIANAS DO SÉCULO XX
Patrícia Santos de Jesus Brito (UEFS) e Mariana Fagundes de Oliveira
Lacerda (UEFS)
Carta de Aceite
EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA
ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE APRENDIZAGEM: UM CONTEXTO DE SALA DE AULA
EM PERÍODO DE PANDEMIA
Christiana
Ribeiro Milito (UVA) e Silvara Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite
A
EDUCOMUNICAÇÃO CONFERINDO COAUTORIA AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
Edda Maria Peixoto Barreto (SEE-RJ) e Gerson Tavares do Carmo (UENF)
Carta de Aceite
EFEITOS DE SENTIDO NO PROCESSO DE
(RE)NOMEAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO MARANHÃO: UMA ABORDAGEM SOB O VIÉS DOS
ESTUDOS TOPONÍMICOS
Karylleila dos Santos Andrade (UFT), André da Silva Santos (UFT) e Deijeane Gomes Morais (UFT)
Carta de Aceite
EFEITOS METAFÓRICOS NA MÚSICA GOSPEL CONTEMPORÂNEA: UM ESTUDO A PARTIR
DA ANÁLISE DO DISCURSO DE LINHA FRANCESA
Rosileia de Oliveira Mundoco (UFT) e Karylleila dos Santos Andrade (UFT)
Carta de Aceite
EFEITO-SENTIDO DE HONESTIDADE NO JOGO
POLÍTICO-JURÍDICO
Leandro Chagas Barbosa (UESB), Joseane Silva Bittencourt (UESB)
e Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB)
Carta de Aceite
EMANCIPAÇÃO FEMININA E
MUDANÇAS SOCIOCULTURAIS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DA BATAVO À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
Danielle
Brito da Cunha (UERN) e Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira (UERN)
Carta de Aceite
ENSINO DA LINGUAGEM NA
EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS E A PRÁTICA LINGUÍSTICO-PEDAGÓGICA INCLUSIVA
Miliane Nogueira Magalhães Benício (FUG)
Carta de Aceite
ENSINO DE VOCABULÁRIO NA AULA DE LÍNGUA
PORTUGUESA: É POSSÍVEL?
Maria Auxiliadora Bezerra (UFCG)
Carta de Aceite
ENTRE O ECO DO BECO E A
IMENSIDÃO DO HORIZONTE: UMA COMPARAÇÃO ENTRE “POEMA DO BECO”, DE MANUEL BANDEIRA,
E “BECO”, DE SONY FERSECK
Mariana Alcantara Vilarinho de Andrade (UERR)
Carta de Aceite
ENTRE VERSOS E PROTESTOS: AS
PRODUÇÕES ARTÍSTICAS COMO RETRATO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DURANTE A DITADURA
MILITAR
Mércia Eloi da Silva (UEMASUL), Deivanira
Vasconcelos Soares (UEMASUL) e Jenaquiela Alvesde Souza (UEMASUL)
Carta de Aceite
ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS
COM AUTISMO NO BRASIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Mychelli de Oliveira Costa Dantas (UFAC)
Carta de Aceite
ESCRITA ACADÊMICA: A ARTE DE DIALOGAR COM A PALAVRA
DO OUTRO
Sulemi Fabiano Campos (UFRN)
Carta de Aceite
ENSINO
DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS
Carla Daniela
de Oliveira Regis Costa (UFCG)
Carta de Aceite
ESPAÇO DE LEITURA, CULTURA E CONHECIMENTO:
BIBLIOTECA DO COLÉGIO TÉCNICO DA UNIVERSIDADE RURAL/CTUR
Ana Paula Ferreira (UFRRJ)
Carta de Aceite
ESQUINAS DA RELIGIÃO EM
MADUREIRA: UM LEVANTAMENTO LEXICAL E CONTEXTUAL
Marcelo Vitor de Souza Paes (FRRJ) e Dayhane
Alves Escobar Ribeiro Paes (UFRRJ)
Carta de Aceite
ESTÍMULO À LEITURA ATRAVÉS DE UMA ATIVIDADE
GAMIFICADA
Pablo
Mozer de Pinho (SEEDUC)
e Giulia Silva de Almeida Pinho (FAFIMA)
Carta de Aceite
ESTRATÉGIAS DE FICÇÃO PARA UMA IMPRESSÃO
DO “REAL” ESQUIZOFRÊNICO: ANÁLISE FÍLMICA COMO ABORDAGEM DE ENSINO–APRENDIZAGEM
Talita da Silva Ernesto (UENF), Shayane Ferreira dos Santos (UENF) e Milena Ferreira Hygino Nunes (UENF)
Carta de Aceite
ESTUDO DE CASO: A EVASÃO ESCOLAR DO
CTUR/UFRRJ
Letícia Campos de Farias (UFRRJ) e Eulina
Coutinho Silva do Nascimento (UFRRJ)
Carta de Aceite
ESTUDO TOPONÍMICO DO SIGNIFICADO DO NOME
CUIABÁ
Ivanete Maria de Jesus (UFMT), Áurea Cavalcante Santana (UFMT) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)
Carta de Aceite
EVOLUÇÃO
DO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO
MARANHÃO (UFMA)
Márcia Antonia Guedes Molina (UFMA) e Raphaela
Abreu C. C. Moreina (UFMA)
Carta de Aceite
FAKE NEWS: O DISCURSO DE ÓDIO E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO
NAS FALAS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Davi Pereira Gomes (UFT), Cláudia
Lucia Coelho Lopes (UFT) e Márcio
Araújo De Melo (UFT)
Carta de Aceite
FICÇÃO INTERATIVA E O SABOR
DA LEITURA
Roberto Nunes Bittencourt (CMSJ-Barra)
Carta de Aceite
FIGURAÇÕES DE SILENCIAMENTO E COLONIALISMO EM MACHADO DE ASSIS E LÍLIA MOMPLÉ
Rogério Fernandes dos Santos (UEMASUL)
Carta de Aceite
FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA NA
ESCOLA
Leonardo Barros Medeiros (UFRRJ)
Carta de Aceite
FUNCIONAMENTO SEMÂNTICO-ENUNCIATIVO DE CONJUNÇÕES
COORDENATIVAS EM TEXTO JURÍDICO VIGENTE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Jaqueline Cunha Ribeiro (UESB), Graciethe
da Silva de Souza (UESB), Liliana de Almeida Nascimento Ferraz (UESB)
e Jorge Viana Santos (UESB)
Carta de Aceite
FUTURO E TRADIÇÃO: O SENTIDO DAS FIGURAS
DA TRADIÇÃO DOS POVOS ORIGINÁRIOS EM TEXTOS POÉTICOS DE JOVENS AUTORES NO
CONTEXTO DA CIBERCULTURA
Léo Daniel da Conceição Silva (UNITINS), Luama Socio (UNITINS) e Lohanna Silva Azevedo (UNITINS)
Carta de Aceite
GÊNEROS ESCRITOS E ORAIS NA
SALA DE AULA: ASPECTOS TEÓRICOS E SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO
PROFÍCUO
Sinthia Moreira Silva (UENF), Monique
Teixeira Crisóstomo (UENF) e Rhaísa
Sampaio Bretas Barreto (UENF)
Carta de Aceite
GRAMATICALIZAÇÃO E VARIAÇÃO
NA ESCOLA: A REALIZAÇÃO DO TEMPO VERBAL FUTURO
DO PRESENTE NAS MODALIDADES ORAL E ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Ramilda Viana Gomes da Silva (UESB) e Valéria
Viana Sousa (UESB)
Carta de Aceite
GRAMATICOGRAFIA LATINA: O
CONCEITO DE “GRAMÁTICA” DONATIANO, PRESENTE EM UM CÓDICE MEDIEVAL PORTUGUÊS
Stephanie Cunha dos Santos da Silva (UFF) e Leonardo
Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
GRUPO DE HABILIDADE DE VIDA:
O SUICÍDIO SOB UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR EM LINGUAGENS
Vanessa Cristina Alves da Silva (UEMS)
Carta de Aceite
HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ESTRATÉGIA PARA
ENVOLVIMENTO DO ALUNO NO PROCESSO EDUCACIONAL
Sergio Rafael Cortes de Oliveira (UENF) e Tanisse Paes Bóvio Barcelos Cortes (UENF)
Carta de Aceite
HUMANISMO, ADAPTABILIDADE E JESUÍTAS:
DISCURSOS INACIANOS EM MEIO AO NOVO MUNDO
Leandro Garcia Pinho (UENF)
Carta de Aceite
HUMOR E CRÍTICA NOS MEMES DA
PANDEMIA DE COVID-19
Milena
dos Reis Insfran (UEMS) e Aline
Saddi Chaves (UEMS)
Carta de Aceite
INDEFINIDOS NO
PORTUGUES CLÁSSICO: O ALGUM NA INVERSÃO NOMINAL
Fernanda Gusmão Silva
(UESB) e Cristiane Namiuti
(UESB)
Carta de Aceite
INFORMAÇÃO EM ÉPOCAS DE PANDEMIA: UM OLHAR
DO PONTO DE VISTA DA LINGUAGEM VOLTADA À COMUNICAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA
Sandro Omar de Oliveira Santos (UEMS) e Ruberval Franco Maciel (UEMS)
Carta de Aceite
INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES
SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR COM ALUNOS BRASILEIROS E VENEZUELANOS
Irlis Leide Luiz Pereira (UERR) e Cora Elena Gonzalo Zambrano (UERR)
Carta de Aceite
INTERFERÊNCIA LINGUÍSTICA EM
PRODUÇÕES TEXTUAIS E PROCESSO AVALIATIVO DE ALUNOS VENEZUELANOS DO 8° ANO DE
UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA VISTA–RR
Francinete
de Sousa Lima (UERR) e Elecy Rodrigues Martins (UERR)
Carta de Aceite
INTER-RELAÇÃO ENTRE AS
NARRATIVAS VERBAL E VISUAL NO LIVRO “O SILÊNCIO DAS ÁGUAS” E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA
EXPERIÊNCIA ESTÉTICA
Luciana
Ribeiro Pinheiro (UFPR) e Luiz
Roberto Peel Furtado de Oliveira
(UFT)
Carta de Aceite
“IPORÃ
DE LUJO”: UM OLHAR PARA A PRESENÇA TRANSLÍNGUE E SEUS REPERTÓRIOS LINGUÍSTICOS
EM JARDIM-MS
Florinda Ramona Jara dos Santos (UEMS) e Ruberval
Franco Maciel (UEMS)
Carta de Aceite
IRONIA E FÓRMULA DISCURSIVA
Monica Alvarez Gomes
(UFMS)
Carta de Aceite
JOÃO DO VALE: A VOZ DO
SERTÃO MARANHENSE
Gabriel Alves da Silva (UEMASUL) e Rute
Maria Chaves Pires (UEMASUL)
Carta de Aceite
JONATHAN SWIFT COM DESTINO
AO SUBÚRBIO CARIOCA: JORNADAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XXI
Priscila Prado dos Santos
Ferraz (UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite
JOSÉ PEREIRA DA SILVA E SEU LEGADO PARA AS
LETRAS
Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
KIM E MOWGLI: BREVE PASSEIO
PELO UNIVERSO DE KIPLING
Pedro Albeirice da Rocha (UFT)
Carta de Aceite
LEITURA
COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO
Dayane Pereira
Barroso de Carvalho (UEMASUL), Zanado Pavão Sousa Mesquita (UEMASUL)
e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite
LEITURA
DO GÊNERO CONTO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA LETRAMENTO
LITERÁRIO EM UMA TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Susineire
Afonso Guimarães (UESB)
Carta de Aceite
LEITURA E ESCRITA: A CAPTURA
DE UM OBJETO DE ENSINO
Altair Pivovar (UFPR)
Carta de Aceite
LEITURA, ESCRITA E
LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS E PRÁTICAS
Maria
Isaura Rodrigues Pinto
(FFP-UERJ) e
Maria Betânia Almeida Pereira (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
LETRAMENTO
DIGITAL NA TERCEIRA IDADE: O PAPEL DAS LINGUAGENS DIGITAIS NA QUALIDADE DE VIDA
DOS IDOSOS, NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ)
Lidiane Silva
Torres (UENF) e Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF)
Carta de Aceite
LETRAMENTO LITERÁRIO E
ENSINO: A PERSPECTIVAREGIONAL E IMAGÉTICA EM SALA DE AULA
Andreia dos Santos Marques Amorim (UEMASUL), Mariana
Soares dos Santos (UEMASUL) e Maria
da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite
LETRAMENTO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICA NO
ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
LITERÁRIOS COM A TEMÁTICA INDÍGENA
Lilian Castelo
Branco De Lima (UEMASUL) e Tammy Cristina Sousa Franco Oliveira (UEMASUL)
Carta de Aceite
LÉXICO, MEMÓRIA E ENSINO
Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)
Carta de Aceite
LÉXICO TOPONÍMICO DE ORIGEM
PORTUGUESA: IMPOSIÇÃO SISTEMÁTICA E REPERTÓRIO DE MEMÓRIA
Maria Célia Dias de Castro (UEMA) e Márcia
Suany Dias Cavalcante (UEMASUL)
Carta de Aceite
LÍNGUA ESTRANGEIRA, CURRÍCULO E MOTIVAÇÃO
DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ENSINO DE INGLÊS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Rackel Peralva Menezes Vasconcellos (UENF), Poliana Campos Cortes Luna (UENF), Beatriz de Araújo Rezende Neves (UENF) e Cristiana Barcelos da Silva (UENF)
Carta de Aceite
LÍNGUA PORTUGUESA E ENSINO MÉDIO: O QUE
MUDA COM A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Rysian Lohse Monteiro (UENF) e Luciana da Silva Almeida (UENF)
Carta de Aceite
LÍNGUA ÚNICA: O MITO QUE APRESENTA PRECONCEITO
LINGUÍSTICO NAS CLASSES SOCIAIS
Camila Tavares Barreto (UENF), Eliana
Crispim França Luquetti (UENF), Luiza Pontes Silva Almeida e Silva (UENF) e Ana Paula Jardim Curty de Souza (UENF)
Carta de Aceite
LINGUAGEM E AFASIA. MANIFESTAÇÕES LINGUÍSTICAS E SUAS INTERFERÊNCIAS NA COMUNICAÇÃO
Moniki Aguiar Mozzer Denucci (UENF)
Carta de Aceite
LINGUAGENS DIGITAIS NO ENSINO DE CRIANÇAS COM
AUTISMO
Ana Paula Borge de Souza (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
Carta de Aceite
LINGUAGEM E EDUCAÇÃO: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA COGNITIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Ademir Hilário
de Souza (UENF) e Rosalee Santos Crespo Istoe (UENF)
Carta de Aceite
LINGUAGEM, ENSINO E INCLUSÃO
Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite
LINGUAGENS
DIGITAIS NO ENSINO DE CRIANÇAS COM AUTISMO
Ana Paula Borge
de Souza (UENF) e Fernanda Castro Manhães (UENF)
Carta de Aceite
LINGUÍSTICA TEXTUAL E PRODUÇÃO DE
SUBJETIVIDADE: ANÁLISE DA INTENÇÃO PRAGMÁTICA CONTIDA EM ENUNCIADOS TÍPICOS E
COTIDIANOS DA/NA LINGUAGEM DE PROFESSORES
Karine Nafaeli Sousa Lima (FAVALE), Rosélia Sousa Silva (UFT) e Priscila Venâncio Costa (UFT)
Carta de Aceite
LINGUAGEM UNÍSSONA: O EMPODERAMENTO DE AUTISTAS
NA INTERNET
Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias (UENF)
Carta de Aceite
LITERATURA DE CORDEL: UM OLHAR SOBRE A
CULTURA E IDENTIDADE RORAIMENSE
Ana Thays Vieira Bonfim (UERR) e Maria Georgina dos Santos Pinho e Silva (UERR)
Carta de Aceite
LITERATURA DO TESTEMUNHO NO NORTE DO
BRASIL: AS MARCAS DA VIOLÊNCIA NA LITERATURA DO PARÁ
César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFT) e Jacielle da Silva Santos (UFT)
Carta de Aceite
LITERATURA E O ENSINO DA LÍNGUA
PORTUGUESA: O PENSAR DE UMA NOVA GERAÇÃO
Moisés Pereira da Silva (UENF), Crisóstomo Lima do Nascimento (UENF), Fabrizia Miranda de Alvarenga (UENF) e Peterson Gonçalves Teixeira (UENF)
Carta de Aceite
LITERATURA INDÍGENA: A PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS
ALUNAS DO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS CONTOS INDÍGENAS
TRABALHADOS EM SALA DE AULA PELOS/PELAS DOCENTES
Luciane
Barros da Silva (UEMASUL),
Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL) e Ilma Maria de Oliveira
Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite
LITERATURA INDÍGENA: DESCRIÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS
DOS CONTOS DE ETNIAS BRASILEIRAS ORGANIZADOS POR DANIEL MUNDURUKU
Tatiana Santos Oliveira (UEMASUL) e Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL)
Carta de Aceite
LITERATURAS INDÍGENAS: POÉTICAS
EM TERRAS DE SABERES ANCESTRAIS
Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL)
Carta de Aceite
LITERATURA INFANTIL: J. SARAMAGO, J. BORGES, O LAGARTO E O DEVIR-CRIANÇA
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT)
Carta de Aceite
LITERATURA NO
ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS
Penha Élida
Ghiotto Tuão Ramos (UENF) e Analice de Oliveira Martins (UENF)
Carta de Aceite
LIVRO DIDÁTICO E EDUCAÇÃO
INCLUSIVA: UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO MATERIAL E LIVRO
DIDÁTICO
Alliny Kássia da Silva (UFT) e Janete Silva dos Santos (UFT)
Carta de Aceite
MAKUNAÍMA NA SALA DE AULA: OS DESAFIOS DO ENSINO
DE LITERATURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA ESCOLA INDÍGENA
ÍNDIO MARAJÓ
Jeane Almeida da
Silva (UERR) e Maria do Socorro Melo Araújo (UERR
Carta de Aceite
MANUSCRITOS
JURÍDICOS DA BAHIA OITOCENTISTA: APROXIMAÇÕES ENTRE A HISTÓRIA E A FILOLOGIA
Fabrício
dos Santos Brandão
(UNEBR
Carta de Aceite
MECANISMOS DE CLASSIFICAÇÃO SEMÂNTICA: UM ESTUDO
NA TOPONÍMIA DE ACIDENTES HUMANOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE RIO NEGRO-MS
Letícia Reis de Oliveira (UFMS) e Aparecida Negri
Isquerdo (UFMS e FAALC)
Carta de Aceite
MEME E RACISMO RELIGIOSO: O DISCURSO SOBRE SI E SOBRE O OUTRO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA
Alan Eugênio Dantas Freire (UERN)
Carta de Aceite
METÁFORAS CONCEPTUAIS NO GÊNERO DISCURSIVO MEMES EM REDES SOCIAIS DE EDITORIA
POLÍTICA
Vanessa Ferreira Camilo (UERR) e Isabella Coutinho (UERR)
Carta de Aceite
METODOLOGIAS ATIVAS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA
João Luiz Lima Marins (UENF), Priscilla Gonçalves de Azevedo (UENF) e Bianka Pires André (UENF)
Carta de Aceite
METODOLOGIA DO ENSINO DE
LITERATURA NA PERSPECTIVA VIGOTSKYANA
Sara Maria Souza Nogueira (UEG)
Carta de Aceite
METODOLOGIAS ATIVAS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA
João Luiz Lima Marins (UENF), Priscilla
Gonçalves de Azevedo (UENF) (PAGO) e Bianka Pires André (UENF)
Carta de Aceite
MICROTOPONÍMIA IMPERATRIZENSE: OS TOPOS
COMO FERRAMENTA DE RESGATE DA HISTÓRIA LOCAL
Raquel de Oliveira Lima (UEMASUL), Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL) e Luana Gonçalves da Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite
MICROTOPONÍMIA
IMPERATRIZENSE: OS TOPOS COMO FERRAMENTA DE RESGATE DA HISTÓRIA LOCAL
Raquel
de Oliveira Lima (UEMASUL),
Márcia Suany Dias Cavalcante (UEMASUL) e Luana Gonçalves da Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite
MULTIMODALIDADE E
MULTILETRAMENTO EM DISCURSO: POSSIBILIDADES CONTEMPORÂNEAS
Neiva Maria Machado Soares (UEA)
Carta de Aceite
NARRATIVAS DE INSUBMISSÃO E ESPERANÇA EM
CONCEIÇÃO EVARISTO
Eronilde dos Santos
Cunha (UEMASUL)
Carta de Aceite
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE
INGLÊS SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS
FORMADORAS NO EXTERIOR
Edna Sousa Cruz (UEMASUL)
Carta de Aceite
NARRATIVAS DIGITAIS POR MEIO DA FERRAMENTA
STOP MOTION: UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA DE APRENDIZAGEM
Paula Jucá de Sousa (IFTO), Fernando Morais Rodrigues (IFTO) e Mirian Nichida (IFTO)
Carta de Aceite
NARRATIVAS HISTÓRICAS E
REPRESENTAÇÕES SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI
EM HQS
Yara Karolina Santana de Mattos Messias (UFMS)
Carta de Aceite
NÚMEROS, TEXTOS E DESENHOS: ENQUADRANDO O
ENSINO DE MATEMÁTICA
Vanuza Camargo Durães (UFMS) e Larissa Beatriz Molgora (UFGD)
Carta de Aceite
O ASPECTO VERBAL NO SISTEMA
LATINO-PORTUGUÊS
Jacqueline Helen de Lima (UFMG)
Carta de Aceite
O CONCEITO DE GRAMÁTICA NA
OBRA DE JOÃO DE BARROS (1540) À LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
O DESENVOLVIMENTO DA LIBRAS PARA O SURDO E AS CONTRIBUIÇÕES DO TIILSP
Jessica Rabelo Nascimento (UFMS)
Carta de Aceite
O DESENVOLVIMENTO E A EVOLUÇÃO DA ESCRITA:
O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
Camila do Rosario Silva Barreto (UENF), Clodoaldo Sanches Fofano (UENF), Nayara Felicíssimo Amaral (UENF e, Sibele Souza Rodrigues (UENF)
Carta de Aceite
O DIREITO À LITERATURA EM UMA UNIDADE
PRISIONAL MASCULINA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES: PRÁTICAS EM PROL DA CIDANIA E
TRANSFORMAÇÃO PESSOAL
Caroline de Almeida Delgado (UENF), Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UEF) e Lucas Simão da Silva Manhães (UENF)
Carta de Aceite
O
DISCURSO INTERATIVO DE GILBERTO FREYRE EM CENAS DO MODERNISMO BRASILEIRO: UMA
ANÁLISE LINGUÍSTICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO
Marcela
Coitinho de Aquino e Castro (UVA), Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)
e Vitor de Carvalho Pinto (UVA)
Carta de Aceite
O DISCURSO POLÍTICO E A GARANTIA DAS
PARTURIENTES AO DIREITO DA PRESENÇA DE ACOMPANHANTE
Téssia Gomes Carneiro (UFT)
Carta de Aceite
O DISTANCIAMENTO DA ORALIDADE ACADÊMICA E
MARGINAL
Gabriel Ferreira Rangel (FAFIMA) e Giulia Almeida Pinto (FAFIMA)
Carta de Aceite
O ENEM E A REDAÇÃO
Maria Lucia Mexias-Simon (CiFEFiL)
Carta de Aceite
O ENSINO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA
POR MEIO DO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Thalitta Mascarenhas Custódio
Dias (UEMS) e Nataniel dos Santos
Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
O ENSINO DE GRAMÁTICA AINDA TEM ESPAÇO NA
ESCOLA!?
Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA) e
Josimar Carvalho Porto (UEMA)
Carta de Aceite
O ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA COMO LÍNGUA NÃO MATERNA PARA MIGRANTES EM RORAIMA SOB UMA PERSPECTIVA
INTERCULTURAL
Rafaela Tainan Silva de Carvalho (UERR) e Alessandra de Souza Santos (UERR)
Carta de Aceite
O ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA PARA ALUNOS VENEZUELANOS: UM
OLHAR PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Luciana Maria de Araújo Avelino (UERR)
Carta de Aceite
O ERRAR NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
Misleine
Andrade Ferreira Peel (UBI-Pt), Patrícia Damas Beites (UBI-Pt) e Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
(UFT)
Carta de Aceite
O ESCURO DA DANÇA DE SELMA
JEZKOVÁ
Dayane Pereira Barroso de Carvalho
(UEMASUL) e Gilberto
Freire de Santana (UEMASUL)
Carta de Aceite
O FAZER SOCIOLINGUÍSTICO EM TEMPOS DE
PANDEMIA: ADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS
Daniel Abud Marques Robbin (UFMS) e Rosangela Villa da Silva (UFMS)
Carta de Aceite
O GÊNERO DISCURSIVO PUBLIPOST: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DIGITAL NA REDE
SOCIAL INSTAGRAM
Kemylla Diniz Cunha Alves (UEMS) e
Aline Saddi Chaves (UEMS)
Carta de Aceite
O GÊNERO MULTIMODAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
COM ÊNFASE NOS INFOGRÁFICOS
Simone Geralda Isidório (FAFIMA) e Giulia Alexandre Silva de Almeida (FAFIMA)
Carta de Aceite
O HIBRIDISMO MEDIANTE O OLHAR DE BHABHA E A
QUESTÃO DA LINGUAGEM E IDENTIDADE NO PÓS-COLONIALISMO
Sandra Motta (UEMS)
Carta de Aceite
O JOGO
DO LEITOR DETETIVE – UM TRABALHO COM LEITURA LITERÁRIA PARA DESENVOLVER
HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA
Patrícia Peres
Ferreira Nicolini (UENF)
Carta de Aceite
O
LETRAMENTO INCLUSIVO DA LÍNGUA FRANCESA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO
Suzana Darlen dos
Santos Santaroni Teixeira (UVA)
Carta de Aceite
O LÉXICO INDÍGENA NO PORTUGUÊS DO BRASIL: A LÍNGUA COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA
Carmen Lúcia Reis Rodrigues (UFPA)
Carta de Aceite
O LITERÁRIO E O
CINEMATOGRÁFICO. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, O FAZENDEIRO DO AR
Fernanda
Suelen Freitas da Silva (UEMASUL) e Kátia Carvalho da Silva Rocha (UEMASUL)
Carta de Aceite
O MASSACRE DE MONTREAL: MASCULINIDADE HEGEMÔNICA
E TEXTOS JORNALÍSTICOS
Ana Carolina da Rocha (UNIGRANRIO), Daniele Ribeiro Fortuna
(UNIGRANRIO) e Rosane Cristina de Oliveira (UNIGRANRIO)
Carta de Aceite
O NASCIMENTO DO MONOLINGUISMO: UM PARTO
NADA NATURAL
Deise Luci Pinto (UFF)
Carta de Aceite
O PAPEL DA ESCOLA NA CONSCIENTIZAÇÃO EM
VENCER O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA SOCIEDADE
Rafaela Rangel Hazelman (UENF), João Batista da Silva Santos (UENF), Gabriela Taveira Da Silva Mello (UENF) e Mariana Nogueira Pereira (UENF)
Carta de Aceite
O PERCURSO DO SiGNO:
ESTUDO SEMIÓTICO DO CONTO “A TERCEIRA MARGEM DO RIO”, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA
Priscila Mattos Monken (IFF) e Fernanda
Renne Borges Sant’Ana de Menezes (IFF)
Carta de Aceite
O PLANO DE ESTUDOS DO
COLÉGIO DE GUIENA (1583): UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Melyssa Cardozo Silva dos Santos (UFF)
Carta de Aceite
O PODCAST COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA
ORAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Fernando Morais Rodrigues (IFTO), Paula Jucá de Sousa (IFTO) e Mirian Nichida (IFTO)
Carta de Aceite
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS PARA O ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Thalita Gomes Tavares Rangel (UENF), João
Batista da Silva Santos (UENF), Melyssa
Araújo Cabral da Rocha (UENF) e Júlia
Rodrigues Manhães
(UENF)
Carta de Aceite
O PROCESSO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO DO MEMES
ENQUANTO GÊNERO TEXTUAL: ENTRELAÇAMENTOS
Rafaela Sepulveda Aleixo Lima (UENF), Aline das Graças Monteiro Miranda Barros (UENF) e Yasmim da Fonseca Wagner (UENF)
Carta de Aceite
O PROCESSO DE ENSINO DA
LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA WAPICHANA EM RORAIMA
Naira Matias da Silva (UERR) e Maria do
Socorro Melo Araújo (UERR)
Carta de Aceite
O QUE DIZEM AS PESQUISAS
SOBRE O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO – PLAc
Elândia Gomes Araújo (UERR) e Cora
Elena Gonzalo Zambrano (UERR)
Carta de Aceite
O REFLEXO DO MÉTODO
POSITIVISTA NO ENSINO DE LITERATURA: O
ROMANCE EXPERIMENTAL DE ÉMILE ZOLA EM FOCO
Carlos Wiennery da Rocha Moraes (UFT)
Carta de Aceite
O TEXTO FICCIONAL E OS MUNDOS IMAGINÁRIOS
Ana Carolina Alves de Lima Oliveira (UFT) e Andrea
Martins Lameirão Mateus (UFT)
Carta de Aceite
O TÓPICO-SUJEITO
EXISTENCIAL: UMA CONSTRUÇÃO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Giovana Pereira Abranches (UFF) e Elaine
Alves Santos Melo (UFF)
Carta de Aceite
O TRATAMENTO DA CATEGORIA
SUJEITO NA 37ª EDIÇÃO DA MODERNA GRAMÁTICA
PORTUGUESA, DE EVANILDO BECHARA
Karoline Silva Angelici (UFF)
Carta de Aceite
O USO DAS INTERJEIÇÕES NO BANCO
CONVERSACIONAL DE NATAL: UMA ANÁLISE FUNCIONALISTA
Luana Járdila dos Santos Estevão (UERN)
Carta de Aceite
O USO DA MÁSCARA INCLUSIVA NOS TELEJORNAIS PARA
GARANTIR INFORMAÇÃO À POPULAÇÃO SURDA EM TEMPO DE PANDEMIA DA COVID-19
Liliane Barreto Alves (UENF)
Carta de Aceite
O USO DE ADVÉRBIOS NOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS
Clarise Cardoso Leal (UFT)
Carta de Aceite
“O VELHO QUE LIA ROMANCE DE
AMOR”: O LEITOR QUE SE ESFORÇA PELO PRAZER ESTÉTICO
Carlos Wiennery da Rocha Moraes (UFT)
Carta de Aceite
O VERBO
NA GRAMÁTICA BRASILEIRA: DE SOARES BARBOSA (SÉCULO XIX) A EVANILDO BECHARA (SÉCULO
XXI)
Márcia
Antonia Guedes Molina (UFMA)
Carta de Aceite
O VOCATIVO EM CARTAS RÉGIAS PORTUGUESAS: UMA
ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA
Liliana de Almeida
Nascimento Ferraz (UESB), Graciethe da Silva de Souza (UESB), Jaqueline
Cunha Ribeiro (UESB) e Jorge Viana Santos (UESB)
Carta de Aceite
OLIVER TWIST, DE CHARLES DICKENS, EM ADAPTAÇÕES PARA HISTÓRIAS EM
QUADRINHOS: UM PROJETO DIDÁTICO DE LEITURA LITERÁRIA PARA SOCIEDADES
MULTILETRADAS
Nathalia Arêa Leão Garcia de Souza
(UVA) e Silvana Moreli Vicente Dias (UVA)
Carta de Aceite
ORAÇÕES INTRODUZIDAS POR
ANTES DE: UMA ANÁLISE FUNCIONAL-CONSTRUCIONAL
Ivo da Costa do Rosário (UFF)
Carta de Aceite
ORALIDADE: APRENDER PARA ENSINAR, UMA
ANÁLISE DE CASO SOBRE O USO E A PRÁTICA DA ORALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA
Marcella Manhães Volino (UENF) e Jaqueline Maria de Almeida (UENF)
Carta de Aceite
ORALIDADE, LEITURA E
PRODUÇAO DE TEXTOS ESCRITOS NA LÍNGUA ESPANHOLA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO
CONTOS ATRAVÉS DE AULAS VIRTUAIS
Teresinha Fernandes da Silva UERR) e Iris Anita Fabián Ramírez (UERR)
Carta de Aceite
ORIENTAÇÕES SOBRE A ARTE DE
AMAR: A METÁFORA CONCEPTUAL AMOR É ARTE E AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NOS
RELACIONAMENTOS
Ana Paula Ferreira (CP II)
Carta de Aceite
OS DESAFIOS DO TRABALHO COM OS CLÁSSICOS
UNIVERSAIS NO ESTUDO DOS GÊNEROS LITERÁRIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE
EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO
Ana Lucia Lima da Costa Schmidt (UENF)
Carta de Aceite
OS DIFERENTES USOS ATRIBUÍDOS AO VERBO TER
NA FALA DE SERTANEJOS DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE
Mizilene Kelly de Souza Bezerra (UERN) e Luana
Járdila Dos Santos Estevão (UERN)
Carta de Aceite
OS IMPACTOS DA LINGUAGEM
NARRATIVA ILUSTRADA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
NO ENSINO DE QUÍMICA
Manoel
Garcia de Oliveira (UFMS), Moacir
Pereira de Souza Filho (UFMS) e Nayara
Fernanda Lisboa Garcia (UFMS)
Carta de Aceite
OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA
PRIMEIRA INFÂNCIA E AS LEITURAS LITERÁRIAS COMO IMPULSO EXPRESSIVO PARA A VIDA
Viviane da Silva Brandão Cruz (UFT)
Carta de Aceite
OS SETE TROVÕES EM “REINO DO
AMANHÔ, DE MARK WAID E ALEX ROSS: O SIGNO SIMBÓLICO NA BATALHA ÉPICA ENTRE SUPERMAN
E SHAZAM!
Vanderlis Legramante Barbosa (UEMS) e Eluiza
Bortolotto Ghizzi (UEMS)
Carta de Aceite
OS TEXTOS CONOTATIVOS E OS
DENOTATIVOS: CONTRIBUIÇÕES PERTINENTES ÀS PRÁTICAS DE LEITURAS E PRODUÇÃO DE
TEXTOS
Wandercy de Carvalho (UFT)
Carta de Aceite
OS USOS DE “VOCÊ” E “CÊ” NA
FALA POPULAR DE SALVADOR
Rosane Bispo dos Santos (UNEB) e Cristina
dos Santos Carvalho (UNEB)
Carta de Aceite
OUTROS JEITOS DE USAR A
BOCA, DE RUPI KAUR: UMA LEITURA OBJETIVA E SUBJETIVA
Vanessa Rita de Jesus Cruz (UFT) e Márcio Araújo de Melo (UFT)
Carta de Aceite
PANTERA NEGRA: FLUXO DISCURSIVO E O
DELÍRIO FIGURATIVO UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA
Bruno Aguinaldo Feitosa (UEMS)
Carta de Aceite
“PÁTRIA MINHA”: SENTIDOS DE BRASIL NO
LIVRO DIDÁTICO
Lorena Ferreira Mafra (UESB), Maria Alice Santos Ferraz (UESB), Júlia Bomfim Costa (UESB) e Adilson Ventura
(UESB)
Carta de Aceite
PELO “FACE” LENDO E DISCUTINDO “BOOK”:
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DA REDE SOCIAL NO
LETRAMENTO LITERÁRIO E NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL), Antonio Ismael Lopes de Sousa (UEMASUL) e
Walquiria Lima da Costa (UEMASUL)
Carta de Aceite
PERCURSO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: DA CHEGADA DOS ROMANOS À
PENÍNSULA IBÉRICA À INSTITUIÇÃO NA LÍNGUA PORTUGUESA
José Mario Botelho (FFP-UERJ)
Carta de Aceite
PERCEPÇÕES DE MUDANÇAS
LINGUÍSTICAS À LUZ DA GRAMÁTICA HISTÓRICA
Emerson Ribeiro da Silva do Nascimento (UEMS) e Adriana
Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)
Carta de Aceite
PERCEPÇÃO DE NASALIDADE DAS VOGAIS /AN/, /IN/ E
/UN/ DO PORTUGUÊS BRASILEIRO SEGUIDAS DE CONSOANTES OCLUSIVAS: RESULTADO DE
TESTES DE IDENTIFICAÇÃO
Maria das Graças
Amaral de Souza (UESB), Vera Pacheco (UESB) e Marian dos Santos Oliveira
(UESB)
Carta de Aceite
PERFIS FEMININOS NA PROSA DE JOSÉ
BEZERRA GOMES: MEMÓRIA, REPRESENTAÇÃO
E IDENTIDADE CULTURAL
Vilma Nunes da Silva Fonseca (UFT)
Carta de Aceite
PERSPECTIVAS DA ESCRITA DOS
ADOLESCENTES NAS REDES SOCIAIS
Wandson Mendes Pessoa (IFTO), Regina
Bastos Lima (UEMASUL), Andréia dos
Santos Paixão (IFTO), Elizeu de Souza
Farias (IFMA) e Eva Pereira da Costa
(IFTO)
Carta de Aceite
PERSPECTIVAS DO
FUNCIONALISMO LINGUÍSTICO
Vania
Cristina Casseb Galvao (UFG)
Carta de Aceite
PERSPECTIVAS DECOLONIAIS EM LINGUAGEM E ENSINO:
INTERSECCIONALIDADES EPISTEMOLÓGICAS ENTRE PEDAGOGIA CRÍTICA E LINGUÍSTICA
APLICADA
Edson Santos da Silva Júnior (UFF)
Carta de Aceite
PERSPECTIVAS
PEDAGÓGICAS A PARTIR DO ENSINO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS: CONTRIBUIÇÕES DA
LINGUÍSTICA APLICADA Bruno Gomes
Pereira (FACDO) e Nilsandra Martins de Castro (FACDO)
Carta de Aceite
PESQUISA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA: POSSIBILIDADES E ENCONTROS
Thami Amarilis Straiotto Moreira (UFRR)
Carta de Aceite
POESIA, CRÍTICA E
METACRÍTICA EM “O INTERIOR DA MATÉRIA”, DE JOAQUIM CARDOZO
E ROBERTO BURLE MARX
Yael Fernando Carvalho Torres (UERJ) e Éverton
Barbosa Correia (UERJ)
Carta de Aceite
POÉTICAS DA ILHA DE SÃO VICENTE NO RIO
ARAGUAIA E A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA
Luama Socio (UNITINS)
Carta de Aceite
POETRY SLAM E A FORÇA DA MULHER
Alessandra Marques da Silva Fagundes (UFRRJ)
Carta de Aceite
POLIFUNCIONALIDADE SINTÁTICO-SEMÂNTICA DO VERBO “HAVER”
EM PORTUGUÊS – UMA VISÃO FUNCIONAL
Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)
Carta de Aceite
POLISSEMIA E AMBIGUIDADE EM LIVRO DIDÁTICO
DO 3 º ANO, DO ENSINO MÉDIO, ADOTADO EM IMPERATRIZ-MA
Larissa
de Farias Silveira
(UEMASUL), Débora Silva Bastos Carvalho (UEMASUL), Isabel Delice Gomes Macedo (UEMASUL) e Sônia Maria Nogueira (UEMASUL)
Carta de Aceite
POSSIBILIDADES MULTIMODAIS
DO GÊNERO DIGITAL CHAT NO APLICATIVO WHATSAPP EM CONTEXTOS EDUCATIVOS DE
LETRAMENTO DIGITAL
Roberta Santana Barroso (UENF) e Vanessa Amaral
Tinoco (UENF)
Carta de Aceite
POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DAS AULAS PRÁTICAS
NO ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA:UMA REVISÃO DA LITERATURA
Luciana de Oliveira Silva (UENF), Roberta Aparecida de Sales (UENF) e Enderson Tadeu de Assis (UENF)
Carta de Aceite
PRÁTICAS DE ENSINO REMOTO EM TEMPOS PANDÊMICOS
Dayse Cristina de Moura Galdino (UERN) e Luma Virgínia de Souza Medeiros (UERN)
Carta de Aceite
PRÁTICAS DISCURSIVAS
E CONSTRUÇÃO DO MEDO EM PROGRAMAS ELEITORAIS DO PLEBISCITO
DE DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ
Carlos
Borges Júnior (UFT)
Carta de Aceite
PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE CORDÉIS
NUMA ESCOLA DA ZONA RURAL
Angelita Gomes
Fontenele Rodrigues da Cunha (UFT) e Eliane Cristina
Testa (UFT)
Carta de Aceite
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO E
LETRAMENTO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL BILÍNGUE PARA SURDOS DA CIDADE DE
IMPERATRIZ-MA
Zanado Pavão Sousa Mesquita (UEMASUL), Dayane Pereira Barroso de Carvalho (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite
PRECONCEITO DE MARCA VERSUS PRECONCEITO DE
ORIGEM: UMA ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE O CASO DE RACISMO ENVOLVENDO O JOGADOR
NEYMAR JR.
Raquel do Rosario Silva (UENF), Shirlena Campos de Souza Amaral (UENF), Camila do Rosario Silva Barreto (UENF) e Gabriela do Rosario Silva (UENF)
Carta de Aceite
PRECONCEITO,
INTOLERÂNCIA E RACISMO LINGUÍSTICO: PARADIGMAS SOCIOLINGUÍSTICOS REVISITADOS
Edson Santos da Silva
Júnior (UFT)
Carta de Aceite
PRESENÇA DE TOPÔNIMOS
LATINOS NAS ILHAS BRITÂNICAS
João Bittencourt de Oliveira (UERJ)
Carta de Aceite
PRODUÇÃO ORAL
Maria Beatriz de Oliveira Araújo (UERN), Leodécio Martins Varela (UERN) e
Miriam Gurgel da Silva (UERN)
Carta de Aceite
PRODUÇÃO TEXTUAL: GÊNESE E
PROCESSOS DE CRIAÇÃO
Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Carta de Aceite
PROFESSOR-VILÃO – SENTIDOS DE PROFESSOR NA
JUSTIFICATIVA DE UM PROJETO DE LEI DO PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO
Danilo Sobral de Souza (UESB), Lívia Cristina de Souza Sigliani (UESB), Lavínia Costa Sousa (UESB) e Adilson Ventura. (UESB)
Carta de Aceite
PRONOMES ÁTONOS- COMPARAÇÕES DE USO EM GÊNERO
TEXTUAL ACADÊMICO
Nelcicleia da Silva Tavares Honda (UERR)
Carta de Aceite
PROPAGANDA INSTITUCIONAL DA NOVA
PREVIDÊNCIA NO BRASIL E A PRODUÇÃO DE ACONTECIMENTO DISCURSIVO
Ana Claudia Martins de Oliveira (UFT) e Érica de Cássia Maia Ferreira (UFT)
Carta de Aceite
PROSÓDIA DE FALA E GESTOS EM
DIFERENTES GÊNEROS TELEVISIVOS: ANÁLISE DOS COMPORTAMENTOS VOCAIS E GESTUAIS DE
SANDRA ANNENBERG E FÁTIMA BERNARDES
Carmina Borges Rodrigues (UESB) e Vera Pacheco (UESB)
Carta de Aceite
PROSÓDIA DO PORTUGUÊS DE TIMOR-LESTE
COMPARADA COM AS DEMAIS VARIEDADES: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO
Davi Borges de Albuquerque (UFG) e Marco Barone
(UFPE)
Carta de Aceite
PROCESSOS DE ANDAIMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA EM UMA SALA DE AULA MULTILÍNGUE/MULTICUTURAL EM PACARAIMA-RR
Herica Maria Castro
dos Santos Paixão (UERR)
Carta de Aceite
PÚBLICO LGBT – DO AVANÇO DOS DIREITOS
EDUCACIONAIS À SALA DE AULA: UM CAMINHO POUCO PERCORRIDO
Deoclesionei Adriano Sanchez da Silva (UNILA)
Carta de Aceite
QUARTO DE DESPEJO: A ESCREVIVÊNCIA DE CAROLINA
MARIA DE JESUS SOB A ÓTICA DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
Nadja
Costa Linhares Fontes (UVA)
Carta de Aceite
REAL FORTE PRÍNCIPE DA
BEIRA: TRANSCRIÇÃO COMENTADA DE UM MANUSCRITO DE 1793
Camila Viais Leite (UFMT) e Carolina
Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)
Carta de Aceite
REDAÇÃO VESTIBULAR:
PROPOSTAS E ENTRAVES
Kerlly Karine Pereira Herênio (IFMA)
Carta de Aceite
REFLETINDO ACERCA DA PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODOS
DE CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM E TRANSFORMAÇÃO
Elda Hipólito Simiema Gouvêa (UFT) e Francisca Verônica Feitosa Andrade (UFT)
Carta de Aceite
REFLEXÕES ACERCA DOS NEOLOGISMOS PRESENTES
NA REVISTA VEJA E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Wilian Sousa dos Reis (UEMASUL), Beatriz Cabral Farias (UEMASUL) e Márcia Suany Dias Cavalcante
(UEMASUL)
Carta de Aceite
REFLEXÕES SOBRE A OCORRÊNCIA
DE REGRAS NÃO PADRÃO NA FALA/NA ORALIDADE DE ALUNOS DE OITAVO E DE NONO ANO DE
UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ
Jocicleia Morais Bezerra (UEMASUL) e Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite
REFLEXÕES SOBRE
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Luiz Cláudio da Silva Velasco (UENF), Amaro
Sebastião de Souza Quintino (UENF), Aline
Peixoto Vilaça Dias (UENF) e Jackeline
Barcelos Corrêa (UENF)
Carta de Aceite
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO
LÍNGUA DE ACOLHIMENTO SOB A ÓTICA DA INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM RORAIMA
Távine Cristina Ferreira Santos (UERR) e Cora Elena Gonzalo Zambrano (UERR)
Carta de Aceite
REFLEXÕES SOBRE O LETRAMENTO CIENTÍFICO EM
ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SEGUNDO O RELATÓRIO DO PISA 2018
Dayse Sampaio Lopes Borges (UENF) e Renato Augusto DaMatta (UENF)
Carta de Aceite
REFLEXÕES SOBRE O USO DE REGRAS
NÃO PADRÕES, DECORRENTES DA DIFERENÇA DIALETAL, NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8ª ANO DE
UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Matheus Carvalho Lima (UEMASUL) e Maria
da Guia Taveiro Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CURSO
PERCEPÇÕES, RIZOMAS E AFECTOS: AS FLUÊNCIAS DA EXPERIMENTAÇÃO GRAMATICAL EM
LÍNGUA PORTUGUESA
Priscila
Venâncio Costa (UFT), Layssa
de Jesus Alves Duarte (UFT), Rosélia
Sousa Silva (UFT) e Luiz
Roberto Peel Furtado de Oliveira
(UFT)
Carta de Aceite
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE
O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES INDÍGENAS KRIKATI: SABERES E
RECIPROCIDADE
Silvia Cristina Puxcwyj Krikati (UEMASUL) e Ilma
Mariade Oliveira
Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite
RELIGIÃO, FÉ E CULTURA
POPULAR EM “OS SERTÕES” E OUTRAS ESCRITAS
Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)
Carta de Aceite
REPRESENTAÇÕES DA MITOLOGIA AFRO-BRASILEIRA EM LÍDIA DE OXUM
Ediane dos Santos Novaes (UNEB) e Gildeci
de Oliveira Leite (UNEB)
Carta de Aceite
REPRESENTAÇÕES DE LAMPIÃO NA LITERATURA DE
CORDEL SOB UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA
Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da Cunha (UFT) e João de Deus Leite (UFT)
Carta de Aceite
RESISTÊNCIA HÁ QUASE UM SÉCULO: A
ASSOCIAÇÃO DE IMPRENSA CAMPISTA E SUA INFLUÊNCIA AO LONGO DO TEMPO NA
CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ETHOS JORNALÍSTICO LOCAL
Letícia Nunes Pessanha (UENF)
Carta de Aceite
RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DA
LÍNGUA MATERNA:O ENSINO DA NORMATIVIDADE
GRAMATICAL A PARTIR DOS TEXTOS DO LIVRO
DIDÁTICO DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO
MÉDIO
Eliane Miranda Machado (UFT)
Carta de Aceite
ROMENO E PORTUGUÊS: BREVE ABORDAGEM COMPARATIVA
Juan Rodrigues da Cruz (UFF)
Carta de Aceite
ROTA BIOCEÂNICA – BRASIL E PARAGUAI – NUMA
PROPOSTA TEXTUAL: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs) NAS POSSIBILIDADES DA
TRANSLINGUAGEM
Antonia Aparecida da Silva Lemes (UEMS) e Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)
Carta de Aceite
SABERES
E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE DIRECIONADA A INCLUSÃO
Ana Claudia de
Sousa Alves (FEST) e Francisca Melo Agapito (FEST)
Carta de Aceite
SABERES EM
LEITURA A PARTIR DO ESTUDO DOS DESCRITORES DO “SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE LÍNGUA
PORTUGUESA DO SisAPTO”: PERCURSO DE PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO TOCANTINS
NA CONSTRUÇÃO DE UNIDADES DID
Juliane Pereira
Sales (UFT)
Carta de Aceite
SENTIDOS DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA
MÍDIA: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA DE UMA MATÉRIA DA FOLHA DE S. PAULO
Marcelle Bittencourt Xavier (UESB), Adilson Ventura
(UESB), Érica Costa Rêgo (UESB) e Daniela Ribeiro de Jesus (UESB)
Carta de Aceite
SENTIDOS DE
MULHER NEGRA NOS DOMÍNIOS DA TEMPORALIDADE: UMA ESCRAVIDÃO AINDA POR FINDAR-SE?
Graciethe da Silva de Souza (UESB), Jorge Viana Santos (UESB), Jaqueline
Cunha Ribeiro (UESB), Liliana de Almeida Nascimento Ferraz (UESB)
Carta de Aceite
SER NEGRO NO BRASIL: POSSÍVEIS SENTIDOS DE
LEITURA NO POEMA “VOCÊ NUNCA ESTEVE DIANTE DO HORROR”, DE LUBI PRATES
Leomar Alves de Sousa (UFT) (PAGO) e Eliane Cristina Testa (UFT)
Carta de Aceite
SILÊNCIOS E AGRESSÕES: UMA PROPOSTA DE
TRABALHO SOBRE A IMAGEM NEGRA REPRODUZIDA NAS OBRAS LITERÁRIAS E SEUS IMPACTOS
NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO LEITOR-EDUCANDO
Natália Felix Amaral (UEMS)
Carta de Aceite
SOBRE LIVROS-TEXTO DE MEDICINA, VEJA E
PRECONCEITO: UMA ANÁLISE DOS TERMOS RELACIONADOS À SÍNDROME DE DOWN
Marian Oliveira
(UESB) PAGO), Gilsara Madeira de Souza
(UESB), Alaine G. Leite (UESB), Caio Carvalho Benigno (UESB) e Mirela C. Borges (UESB)
Carta de Aceite
SOBRE PALAVRAS E
(CON)TEXTOS: UM OLHAR FILOLÓGICO SOBRE UM SUMÁRIO DE ESTUPRO DE 1936
Daianna
Quelle da Silva Santos da Silva
(UEFS), Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz
(UEFS) e Aurelina Ariadne Domingues Almeida (UEFS)
Carta de Aceite
TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO:
DA PRÁTICA AO DISCURSO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
Polliana Bezerra Ramos Moraes (UFT) e Camila Rodrigues Viana (UFT)
Carta de Aceite
TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NA LITERATURA BRASILEIRA:
UMA REFLEXÃO DOS “MICRORROMANCES” PAMPA E BREJO EM “MÍNIMOS, MÚLTIPLOS, COMUNS”
Antonio Cilírio da Silva Neto (UEMA), Lílian do Socorro Bittencourt Amóras Pinto (UEMA) e Rute Maria Chaves Pires (UEMASUL)
Carta de Aceite
TECNOLOGIA,
CIBERESPAÇOS E LINGUAGEM: A COMUNICAÇÃO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
Priscilla Maria
Faraco Rosa (UENF) e Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)
Carta de Aceite
TEXTUALIDADE E GRAMÁTICA NO
ENSINO MÉDIO: A REINVENÇÃO DO USO DE FERRAMENTAS
ON-LINE NA PRODUÇÃO DE SABERES
GRAMATICAIS EM LÍNGUA PORTUGUESA
Alan
Eugênio Dantas Freire (UERN)
Carta de Aceite
TOPONÍMIA DE
COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS: TENDÊNCIAS
Nágila Kelli
Prado Sana Utinói (UFMS) e Aparecida Negri Isquerdo (UFMS)
Carta de Aceite
TOPONÍMIA URBANA DE CAMPO
GRANDE-MS: UM ESTUDO DOS MORFOTOPÔNIMOS E DOS GEOMORFOTOPÔNIMOS
Matheus Santos de Araujo (UFMS) e Aparecida
Negri Isquerdo (UFMS)
Carta de Aceite
TRADUÇÃO LATINA DO LIVRO DE ISAAC (CÓD.
PLUT.89 SUP.96 DA B.M.L): ASPECTOS HISTÓRICOS
Vanessa Oliveira Silva Gama (UFMG)
Carta de Aceite
TRAMAS DE SABERES & TRADIÇÃO: A
PERCEPÇÃO DE JOVENS LEITORES SOBRE A LITERATURA INDÍGENA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO
BÁSICA
Walquiria Lima da Costa (UEMASUL) e Lilian Castelo Branco de Lima (UEMASUL)
Carta de Aceite
TRAMAS FOLHETINESCAS DE
JORGE AMADO: INSCRIÇÕES DE GÊNERO
Márcia Rios da Silva (UNEB)
Carta de Aceite
TRANSGÊNEROS E O NOME: OS BASTIDORES
DA METAMORFOSE
Marcia Teshima (UEL) e Edina
Regina Pugas Panichi (UEL)
Carta de Aceite
TRANSCRIÇÃO E EDIÇÃO DE UMA
CARTA MANUSCRITA DO SÉCULO XVIII
Thaisa Maria Gazziero Tomazi (UFMT) e Carolina
Akie Ochiai Seixas Lima (UMT)
Carta de Aceite
TRANSDISCIPLINARIDADE: DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM
NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL
Jocirley de Oliveira (UFT) e Francisco Edviges Albuquerque (UFT)
Carta de Aceite
TRAVESSIAS PEDAGÓGICAS NO
ENSINAR E APRENDER LITERATURA NO ÂMBITO DAS
MÍDIAS DIGITAIS
Carlos Wiennery da Rocha Moraes (UFT)
Carta de Aceite
UM ESTUDO DE CASO: A EXCLUSÃO DOS ALUNOS
DO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA E SEUS ENTRAVES
Jackeline Barcelos Corrêa (UENF), Amaro
Sebastião de Souza Quintino (UENF), Aline Vilaça Peixoto Dias (UENF) e Luiz Cláudio da Silva Velasco (ISEPAM)
Carta de Aceite
UM ESTUDO DO PATHOS EM CAPAS
DO JORNAL MEIA HORA
Leticia Fionda Campos (UFRJ)
Carta de Aceite
UM EU TODO RETORCIDO: UMA
ANÁLISE SEMIÓTICA DO POEMA DE SETE FACES
Fernanda Martines de Araújo (UFMS) e Geraldo
Vicente Martins (UFMS)
Carta de Aceite
UM MENINO, SUA AMIGA, UM FICHÁRIO... E O
INCENTIVO À LEITURA: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO REMOTO
Rhaísa Sampaio Bretas Barreto (UENF), Priscila de Andrade Barroso Peixoto (UENF), Cínthia Pinheiro Lisbôa (UENF) e Edma Regina Barreto Caiafa Balbi (UENF)
Carta de Aceite
UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Manoel Garcia de Oliveira (UFMS), Fabiana
Rodrigues dos Santos (UFMS) e Fernanda Garcia de Oliveira (UFMS)
Carta de Aceite
UM PASSEIO PELO MANUSCRITO "MEMORIAL DE
AIRES", DE MACHADO DE ASSIS
Fabiana da Costa Ferraz Patueli Lima (UFF)
Carta de Aceite
UM SOLFIERI
EM “AMORTEAMO”: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO GOTICISMO FÚNEBRE PRESENTE NA PERSONAGEM
DE “NOITE NA TAVERNA” E EM GABRIEL, DA MINISSÉRIE TELEVISIVA
Kayron Kaic da Silva Sousa (UEMASUL), Gilberto Freire de Santana (UEMASUL) e Gabriel Alves da Silva (UEMASUL)
Carta de Aceite
UMA ANÁLISE DE RECORTES DA REDES
SOCIAIS E A VIOLÊNCIA PROVOCADA PELO CYBERBULLYING
Paulo Hernandes
Gonçalves da Silva (IFTO), Luciane Silva da Costa (IFTO), Rejane Marinho de Sousa (IFTO), Taísa Resende de Moraes Vieira (IFTO) e Locília de Jesus Silva Costa (IFMA)
Carta de Aceite
UMA ANÁLISE
DESCRITIVA DA INTERFERÊNCIA LINGUISTÍCA DO ESPANHOL EM TEXTOS ESCRITOS DA
LÍNGUA PORTUGUESA
Teresinha
Fernandes da Silva (UERR)
Carta de Aceite
UMA ANÁLISE DO CONTO “LA
PARURE”, DE GUY DE MAUPASSANT
Isadora Lima Santiago (UERR) e Maria Helena
Valentim Duca Oyama (UFRR)
Carta de Aceite
UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA
DA GRAMÁTICA HISTÓRICA DE M.
SAID ALI
Nayara
Pinto Friess (UFF) e Leonardo Ferreira Kaltner (UFF)
Carta de Aceite
UMA ANÁLISE SOCIAL E
LINGUÍSTICA DOS DISCENTES DA EJA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA VARIACIONISTA: UM
ESTUDO DE CASO
Jeffrey Marley da Silva Miranda (UEMASUL) e Gessica
Brenda Lima da Silva Coelho (UEMASUL)
Carta de Aceite
UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A
LITERATURA DE INDÍGENAS EM SALA DE AULA: O PODER HUMANIZADOR DA LITERATURA
Ivonete Nink Soares (UNIR)
Carta de Aceite
VARIAÇÃO DA PREPOSIÇÃO “A” COMO INTRODUTORA
DE ARGUMENTOS VERBAIS E DE CIRCUNSTANCIADORES LOCATIVOS NA ESCRITA JORNALÍSTICA
Jéssica Marques da Costa Tostes (UFF) e Marli Hermenegilda Pereira (UFRRJ)
Carta de Aceite
VARIAÇÃO DIATÓPICA: UMA
ANÁLISE A PARTIR DOS TRECHOS DAS MÚSICAS
DE LUIZ GONZAGA
Raniere
Nunes da Silva (UEMASUL), Gilberto
Freire de Santana (UEMASUL) e
Matheus Carvalho Lima (UEMASUL)
Carta de Aceite
VARIAÇÃO E GRAMATICALIZAÇÃO:
O CASO DE ESTÁ/TÁ NA FALA POPULAR SOTEROPOLITANA
Viviane Marcelina da Silva (UNEB) e Cristina
dos Santos Carvalho (UNEB)
Carta de Aceite
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO:
SUGESTÃO DE RUBRICA AVALIATIVA
Mayara Xavier Vito Pezarino (UNIFSJ), Joane Marieli Pereira Caetano (UNIFSJ), Igor Pereira Muniz (UNIFSJ) e Lorrane Estacio do Prado da Silva (UNIFSJ)
Carta de Aceite
VARIEDADE
LINGUÍSTICA, FORRÓ E GÊNEROS TEXTUAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM
BASE NO GÊNERO CANÇÃO
Marcela
Coitinho de Aquino e Castro (UVA) e Graziela
Borguignon Mota (UVA)
Carta de Aceite
VOCALISMO ÁTONO DO PORTUGUÊS DO BRASIL
Bismarck Zanco de Moura (UFRJ)
Carta de Aceite
VOZES FEMININAS DA ILHA DE
SÃO VICENTE: NARRATIVAS DE LUTA E RESISTÊNCIA
Edna Sousa Cruz (UEMASUL), Milene
Oliveira Assunção (UEMASUL), Bianca
de Sousa Torres (UEMASUL) e Larissa Sá Mota (UEMASUL)
Carta de Aceite
VOZES NEGRAS NA LITERATURA FEMININA
Edna Sousa Cruz (EUMASUL)
Carta de Aceite
VOZES QUE ECOAM, AS NEGRAS (R)EXISTEM : A
LITERATURA CONFESSIONAL DE ALICE WALKER E CAROLINA MARIA DE JESUS
Naiana Siqueira Galvao (UFT), Maria de Fátima Falcão (UFT) e Samantha Leite de Macedo (UFT)
Carta de Aceite
WOMANISM X UTOPIA: BREVE DIÁLOGO EM TORNO
DA PERSONAGEM CELIE EM A COR PÚRPURA DE ALICE WALKER
Naiana Siqueira Galvao (UFT) e Maria de Fátima Falcão (UFT)
Carta de Aceite
|