Cadernos da ABF, volume IV, número 1

APRESENTAÇÃO

A Academia Brasileira de Filologia apresenta, neste primeiro número do quarto volume dos Cadernos da ABF, os textos produzidos para o Seminário Superior de Literatura Portuguesa, ocorrido nas dependências do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 14 a 18 de junho de 2004.

Os objetivos desses Cadernos da ABF são os de disponibilizar de uma forma mais organizada o material produzido pela ABF em seus eventos para evitar que as folhas soltas fotocopiadas em cima da hora se percam e os resultados dos trabalhos cuidadosamente preparados por nossos acadêmicos desapareçam definitivamente em poucos dias ou meses.

Infelizmente, alguns dos textos não puderam ser impressos neste número por dificuldade ou por opção justificada de seus autores, que serão reapresentadas oralmente no momento oportuno.

Uma edição comercial demandaria muito mais tempo e cuidados técnicos e não poderia estar disponibilizada para os seminaristas na mesma semana do Seminário nem ao preço que a Academia Brasileira de Filologia consegue.

As dificuldades para a edição dos Cadernos da ABF não provêm apenas da falta de tempo e de recursos, mas são sempre aqueles obstáculos quase insuperáveis que mais nos incitam a continuar com os nossos planos de trabalho em prol do desenvolvimento e do engrandecimento da Filologia.

Há os que buscam a perfeição ao extremo e, para não mostrar suas deficiências (que todos temos), reduzem ao máximo sua produção, deixando de brindar a humanidade com o saldo positivo que a exposição de suas habilidades intelectuais lhe deixaria, se viessem a lume para serem aperfeiçoadas por outros em ocasião mais propícia.

Nascidos com a II Semana Nacional de Língua Portuguesa, os Cadernos da ABF serão um instrumento de grande utilidade para nós e para os estudantes e profissionais de Letras em geral, sem qualquer pretensão a um acabamento perfeito e a uma revisão e editoração definitiva em sua primeira edição.

Para os que desejarem, podemos anunciar que os números correspondentes ao II, ao III e ao IV Seminário Superior de Língua Portuguesa ainda podem ser adquiridos durante os eventos promovidos pela Academia Brasileira de Filologia.

O número correspondente à II Semana Nacional de Língua Portuguesa e ao I Seminário de Literatura Brasileira estão esgotados, mas o da III Semana Nacional de Língua Portuguesa pode ser adquirido através do Acadêmico Manoel Pinto Ribeiro, assim como os números I e II da Revista da Academia Brasileira de Filologia.

Durantes os eventos da Academia, todos esses periódicos podem ser adquiridos por apenas R$ 10,00 (dez reais) através da secretaria do evento.

Todas as críticas e sugestões que nos forem apresentadas serão recebidas e utilizadas com a maior atenção possível para que a segunda edição seja, caso ocorra, bem mais próxima da perfeição, inclusive aquelas das quais discordarmos.

Rio de Janeiro, junho de 2004.

...................................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos