APRESENTAÇÃO

A Academia Brasileira de Filologia apresenta, neste segundo número do segundo volume dos Cadernos da ABF, os textos produzidos para o III Seminário Superior de Língua Portuguesa, ocorrido nas dependências do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 16 a 20 de fevereiro de 2004.

Os objetivos desses Cadernos da ABF são os de disponibilizar de uma forma mais organizada o material produzido pela ABF em seus eventos para evitar que as folhas soltas fotocopiadas em cima da hora se percam e os resultados dos trabalhos cuidadosamente preparados por nossos acadêmicos desapareçam definitivamente em poucos dias ou meses.

Uma edição comercial demandaria muito mais tempo e cuidados técnicos e não poderia estar disponibilizada para os seminaristas na mesma semana do Seminário nem ao preço que a Academia Brasileira de Filologia consegue.

As dificuldades para a edição dos Cadernos da ABF não provêm apenas da falta de tempo e de recursos, mas são sempre aqueles obstáculos quase insuperáveis que mais nos incitam a continuar com os nossos planos de trabalho em prol do desenvolvimento e do engrandecimento da Filologia.

Há os que buscam a perfeição ao extremo e, para não mostrar suas deficiências (que todos temos), reduzem ao máximo sua produção, deixando de brindar a humanidade com o saldo positivo que a exposição de suas habilidades intelectuais lhe deixaria, se viessem a lume para serem aperfeiçoadas por outros ou noutra ocasião.

Nascidos com a II Semana Nacional de Língua Portuguesa, os Cadernos da ABF serão um instrumento de grande utilidade para nós e para os estudantes e profissionais de Letras em geral, sem qualquer pretensão a um acabamento perfeito e a uma revisão e editoração definitiva em sua primeira edição.

Todas as críticas e sugestões que nos forem apresentadas serão utilizadas com a maior atenção possível para que a segunda edição seja, esta sim, bem mais próxima da perfeição, inclusive aquelas das quais discordarmos.

Rio de Janeiro, fevereiro de 2004.