PERSPECTIVAS E IMPASSES NO TRABALHO COM MANUSCRITOS LITERÁRIOS E NOTARIAIS: UM ESTUDO DE CASO

Maria Ionaia de Jesus Souza (UEFS)

 

1 INTRODUÇÃO

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) nasceu e cresceu dentro de um espaço histórico e social concreto, a cidade de Feira de Santana, localizada no Semi-Árido Baiano.

Uma Universidade, qualquer que seja, e principalmente as públicas, precisa estar compromissada com a comunidade na qual está inserida, com os seus problemas, as suas conquistas e as suas perspectivas. É na sociedade que está a razão do existir da Universidade. É a partir dessa relação Universidade+comunidade=cidadania que a Universidade terá que se programar para a produção e reprodução do conhecimento com significado social, através do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.

No que se refere a uma política de pesquisa, a UEFS vem se preocupando em apoiar alguns projetos, como verificamos na área de Letras, na linha de resgate de memória. Tais projetos estão voltados ao resgate da memória histórica, cultural, literária e lingüística do Semi-Árido e Recôncavo Baiano. Sabemos que os financiamentos destinados à pesquisa são insuficientes, principalmente para os projetos ligados à área de Ciências Humanas e de forma especial ao curso de Letras, entretanto, a UEFS está apoiando, ainda raquiticamente, atividades nesta direção, o que para nós é uma grande conquista. Como exemplo, temos o NELPRU (Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa Rural), coordenados pelas professoras Norma Lucia F. de Almeida e Zenaide Novais Carneiro, que integram diversos projetos distribuídos em dois sub-núcleos (1. Língua portuguesa no Semi-Árido Baiano; 2. A língua portuguesa no Recôncavo Baiano). Esses sub-núcleos têm por objetivo a formação de banco de dados fônicos e a análise lingüístico-histórica de comunidades rurais semi-isoladas do interior da Bahia.

Centrados nos estudos filológicos e literários, os Projetos de Pesquisa Documentos Pertencentes ao Arquivo Público de Santo Amaro da Purificação: leitura e estudo e Resgate da Memória Literária de Feira de Santana pretendem oferecer ao grande público edições diplomáticas comentadas (para os documentos notariais pertencentes ao século XIX) e antologias acompanhadas de notas filológicas (para os textos literários). São projetos voltados ao estudo de fontes manuscritas, recuperando as informações nelas contidas, no sentido de protegê-las e divulgá-las, ao mesmo tempo, fortalecer a conservação da memória coletiva (patrimônio cultural) das comunidades feirense e santamarense. Neste trabalho, pretendemos, tão somente, apresentar os objetivos principais dos projetos supracitados, as perspectivas e impasses presentes no cumprimento das metas traçadas e divulgar os trabalhos de pesquisa da UEFS, em especial do DLET (Departamento de Letras e Artes), uma vez que ótimos trabalhos são realizados e ficam no anonimato.

Conscientes da importância destas pesquisas, fomos motivados a escrever este trabalho. Para olharmos em direção ao passado é preciso uma releitura do ontem e a análise do hoje, no preenchimento do vazio cultural que se estende por muitas gerações. Pensando assim, apresentamos no V Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários, promovido pela UEFS, um pôster, intitulado: Arquivo Público de Santo Amaro e Museu Casa do Sertão/Uefs: contribuições para a história do trabalho com documentos notariais, resultado de pesquisa do projeto Documentos pertencentes ao Arquivo Público de Santo Amaro da Purificação: leitura e estudo.

 

 

2 DOS PROJETOS EM QUESTÃO: natureza e objetivos

 

Resgatar a memória histórico, cultural e lingüística de uma comunidade é uma tarefa na qual ainda encontramos barreiras várias. Não podemos contribuir com a construção da identidade de um povo se tal meta não for conquistada. O resgate de memória é uma preocupação constante entre os pesquisadores da área de Ciências Humanas. Esta preocupação faz surgir inúmeros projetos de pesquisa, entre vários, falaremos sobre dois, pertencentes ao DLET. Os projetos de pesquisa Documentos Pertencentes ao Arquivo Público de Santo Amaro da Purificação: leitura e estudo (doravante denominado de projeto A) e o projeto Resgate da Memória Literária de Feira de Santana, (doravante chamado de projeto B) beneficiarão a comunidade científica brasileira, particularmente as comunidades feirense e santamarense.

O projeto A, de autoria da professora Lucidalva Correia Assunção (UEFS), com duração prevista para dois anos, está voltado para o estudo de fontes manuscritas, prevê a seleção e uma edição diplomática de 100 (cem) documentos, acompanhada do estudo das lexias mais representativas para cada tipo de documento da época de sua escritura. Anterior à publicação da edição diplomática, pretende elaborar e divulgar um inventário dos documentos do período em questão, estendendo-se aos do início do século XX. Além disso, promoverá a realização de seminários sobre edição de textos, com a participação de graduandos e especialistas da área. Outro benefício do projeto será o acesso rápido às informações contidas nos documentos em estudo (através da edição, impedindo, assim, o manuseio constante dos manuscritos) como também a preparação de graduandos para o trabalho no campo da investigação científica, particularmente no campo dos estudos filológicos.

O Arquivo Público de Santo Amaro (APSA), local da pesquisa, foi recentemente fundado, em 1993. Encontra-se sob a direção do funcionário público municipal Sr. José Adriano Pinto Leite e comporta um acervo diversificado (vários livros de registro, inventários, periódicos, etc.). No APSA, podemos encontrar um considerável acervo de documentos notariais que apresenta documentos de compra e venda de escravos, petições, atas de reuniões da Câmara de Vereadores e muitos outros.

Já o projeto B, de autoria da professora Ana Angélica Vergne de Morais (UEFS) com co-autoria de Cristiane de Magalhães Porto (UEFS) e da professora Lucidalva Correia Assunção (UEFS), também com duração prevista para dois anos, pretende coletar dados e preparar um dossiê: testemunhos disponíveis no período de 1900-1950 de escritores feirenses, a fim de publicar antologias poéticas desses escritores, acompanhadas de notas filológicas e de ensaios crítico-literários, como também de estudos complementares ao conhecimento da obra e do escritor (dados biobliográficos, época literária, entrevista com amigos e familiares, fortuna crítica, glossário, quando necessário). Beneficiará, também, a comunidade acadêmica científica em geral, disponibilizando um banco de dados para uso de futuros pesquisadores (professores e estudantes bolsistas).

Os projetos A e B pretendem divulgar artigos nas revistas : A cor das Letras (revista do DLET) e Stientibus (revista geral da UEFS) e apresentar trabalhos em Seminários, Encontros e Congressos na área em foco. Em ambos, as cidades escolhidas possuem referencial histórico, justificando assim a sua escolha. Como local de pesquisa, o projeto A escolheu o município de Santo Amaro da Purificação, cidade ligada historicamente ao ciclo da cana-de-açúcar, pertencente ao Recôncavo Baiano, onde se concentravam grandes engenhos e número de escravos. Hoje é um centro turístico, com área de pescaria e um artesanato riquíssimo. Em Santo Amaro encontra-se um acervo documental composto por manuscritos notarias da época da escravidão legal, localizado no Arquivo Público de Santo Amaro, e como lá funciona o Campus Avançado I da UEFS, foi inevitável a oportunidade.

O projeto B escolheu para pesquisa manuscritos e/ou impressos literários de escritores feirenses do período supracitado. Foram escolhidos, no primeiro momento, os escritores Aloísio Resende, Antonio Lopes e Honorato Bomfim Filho. Feira de Santana é uma cidade pertencente ao Semi-Árido Baiano, que se transformou em um centro de transição para boiadeiros viajantes, oriundos de outros estados, do Norte do Nordeste. Com uma população estimada em mais de meio milhão de habitantes, Feira de Santana é cruzada pelo maior entroncamento rodoviário do Norte/Nordeste do país, é a segunda cidade do Estado e a trigésima quinta do Brasil. Durante o período em questão, a cidade foi palco de grandes manifestações artísticas e culturais no Estado. Nela está situada a Universidade Estadual de Feira de Santana, promotora de importantes eventos na região, como exemplo, temos o Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários, tendo o último ocorrido em maio/2000.

 

 

3 IMPASSES E PERSPECTIVAS

 

Embora os projetos aqui apresentados visem à publicação e divulgação dos resultados de suas pesquisa e, assim, beneficiar toda a comunidade científica e em especial as comunidades santamarense e feirense, através do resgate de parte de sua memória cultural e histórica, muitos fatores negativos interferem na realização dos objetivos propostos pelos projetos. Faltam-lhes, em muitos momentos, material mínimo e básico à execução de suas tarefas, como: lupas, luvas, aventais, pincéis, computador para armazenar dados da pesquisa e um local adequado (ambiente físico). Estes pequenos problemas, às vezes, atrasam o cumprimento, no tempo previsto, das atividades.

Uma dificuldade encontrada pelo projeto A está sendo as condições desfavoráveis de funcionamento do Arquivo Público de Santo Amaro. Os funcionários do APSA são receptivos e nos auxiliaram na medida do possível, entretanto, a parte física deixa-nos a desejar (paredes úmidas e local com pouca ventilação, favorecendo a proliferação de agentes nocivos à saúde dos documentos, dos funcionários e dos pesquisadores).

O projeto B encontrou uma grande barreira, além da falta de material, os pesquisadores contam apenas com um arquivo de uso público, o arquivo do Museu Casa do Sertão/UEFS, na coleta, no Jornal Folha do Norte, de poemas e dados históricos sobre o período. Poemas inéditos e demais testemunhos referentes aos escritores e sua produção artística encontram-se em acervos particulares, e o acesso a estes quase sempre é uma tarefa difícil de ser executada. O projeto realizou um levantamento prévio desses acervos particulares, indicando a situação de cada um, como também a possibilidade de sua utilização e o planejamento estratégico de acesso aos referidos acervos, algo, ainda, não muito fácil de ser concretizado.

O projeto mencionado acima tem como pontos de referência as dissertações de mestrado intituladas A obra inacabada de Arthur de Salles: os Rincões Patrícios e outros escritos, Sant’Anna dos Olhos D’Água, e Uma Poética da Mnemosyne: Feira de Santana 1940-1945.

Tanto os pesquisadores professores, quanto os estagiários dos projetos já apresentaram trabalhos em eventos acadêmicos, em forma de pôster e/ou comunicações. Os pesquisadores ministraram um mini-curso durante a realização da IV Jornada Universitária da UEFS/99, e, apesar das dificuldades elencadas, estão organizando um seminário para o final de outubro/2000, comemorativo aos 100 (cem) anos do escritor Aloísio Resende, e na ocasião será lançada a primeira antologia (Aloísio Resende: a musa afro no parnaso feirense). Os pesquisadores pretendem também divulgar a literatura local nos colégios da região de Feira, despertando, assim, o interesse do alunado. O projeto A publicará em dezembro/2000 o inventário dos manuscritos do século XIX e início do XX pertencentes ao APSA.

 

 

4 CONCLUSÃO

 

Em uma época em que o avanço tecnológico vem ocupando espaço decisivo e os paradigmas estão em crise, nos vemos obrigados, dentro e fora das academias, a rever historicamente a relação dos grupos sociais e culturais em contextos plurais e mais amplos. O exercício da releitura ou da evocação constante da memória acumulada em forma de experiências cotidianas faz-se necessário.

Pensando assim, esperamos ter contribuído, mesmo que a grosso modo, para a divulgação e valorização dos projetos de pesquisa existentes na UEFS, em especial os desenvolvidos no DLET. Esperamos que o tema seja retomado adiante para um estudo mais profundo no qual todos possam ter acesso aos resultados parciais e finais das pesquisas.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Avaliação institucional em processo: primeiro relatório-síntese e o auto-retrato da UEFS/ Universidade Estadual de Feira de Santana, Grupo de Trabalho da Avaliação Institucional - GTAI, coordenação de Eloi Barreto de Jesus. Feira de Santana, 1997.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 4 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CALMON, Pedro. História da literatura baiana. 2 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1949.

ORLANDI, Eni Puccinelii (Org.). Discurso fundador: formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas; S. Paulo: Pontes, 1993.

SAMPAIO, Gastão. Feira de Santana e o Vale do Jacuípe. Salvador - Ba: Bureau Gráfica e Editora LTDA.