A LÍNGUA ITALIANA NOS “CHATS”

Ana Carla Ziner Nogueira (UFRJ)
Ana Luíza Oliveira de Souza
(UFRJ)
Amarílis Gallo Coelho
(UFRJ)

A informatização é uma realidade indispensável aos dias modernos, por sua eficácia na comunicação, assim como em outros aspectos.

Nesta década, a Internet cresceu em importância e aplicabilidade, como veículo de comunicação de longo alcance, e contato com vários interlocutores ao mesmo tempo.

Por tratar-se de um processo comunicativo de grande abrangência, concluímos que a Internet leva à aquisição e à divulgação de conhecimentos especialmente úteis em situações educativas, razão pela qual não se pode deixar de refletir sobre sua utilização em métodos didáticos.

O nosso trabalho tem como objetivo analisar o repertório lingüístico italiano nos “chats”, tendo em vista a sua aplicação como método de apoio no ensino de italiano L2. Para tal, pesquisamos os seguintes aspectos:

· Se a língua, através do “chat” se apresenta em seu processo dinâmico, então, de que modo se dá esse processo?

· Até que ponto o “chat” pode ser útil no ensino de italiano L2?

· Qual a faixa etária e qual o nível sócio-econômico e cultural dos informantes?