MEDIEVALISMO NO RIO DE JANEIRO

Maria do Amparo Tavares Maleval (UERJ)

 

A tradição em medievalística nas universidades cariocas é uma realidade reconhecida internacionalmente. Basta lembrar, para ficarmos só no campo da Filologia, nomes como os de Augusto Magne e Celso Cunha, que deram contribuição importantíssima à fixação de textos medievais. O primeiro, com as suas edições do Castelo perigoso (1942), da versão portuguesa da Demanda do Santo Graal (MEC/INL,1944 e 1955), do Boosco deleitoso solitário, vol. I (MEC/INL, 1950), da primeira parte de De Vita Christi em lingoagem português (MEC/Casa de Rui Barbosa, 1957-1968), além das cantigas de Afonso Sanches (Revista de Filologia e História, 1931) e de algumas cantigas de Santa Maria (Revista de Língua Portuguesa, 1944), etc. O segundo, com as edições do Cancioneiro de Joan Zorro (1949) e do Cancioneiro de Maritn Codax (1956), além de Estudos de poética trovadoresca (MEC/INL, 1961) e outros estudos medievalistas, o último dos quais intitulado Significância e movência na poesia trovadoresca (Tempo Brasileiro, 1953). Mais recentemente, Leodegário A. de Azevedo Filho, embora primacialmente camonista, também enriqueceu o acervo das edições críticas de fontes primárias medievas, com a criação da Coleção Oskar Nobiling, assim nomeada por ter fornecido o seu titular, que lecionou em São Paulo, o modelo ecdótico a ser seguido, através da sua tese de Doutorado na Universidade de Bonn, As cantigas de D. Joan Garcia de Guilhade (publicada em Erlangen, 1907). A coleção, infelizmente há tempos interrompida, conta com os seguintes títulos: As cantigas de Pero Meogo, por Leodegário A de Azevedo Filho (Gernasa, 1974; Tempo Brasileiro/INL, 1981), cuja terceira edição foi publicada em Santiago de Compostela, pela Editora Laiovento, em 1995; e As cantigas de Pero Mafaldo, por Segismundo Spina (Tempo Brasileiro, 1983). Pedimos licença para incluir, ainda, o nosso próprio trabalho, que já deu títulos como Rastros de Eva no Imaginário Ibérico - séculos XII a XVI, publicado em Santiago de Compostela pela Laiovento (1995); “Do Cancioneiro de Marin Moxa”, in Vozes do Trovadorismo galego-português, dirigido por Lênia Márcia de Medeiros Mongelli e publicado em São paulo pela Editora Íbis (1995); Peregrinação e poesia, publicado no Rio de Janeiro pela Ágora da Ilha (1999). Atualmente preparamos novas publicações, relacionadas com o Projeto de pesquisa Atualizações da Idade Média, que desenvolvemos no Instituto de Letras da UERJ, com o Programa de Estudos Galegos da UERJ e com o Núcleo de Estudos galegos da UFF, ambos criados e dirigidos por nós, com a imprescindível ajuda, na UFF, do Prof. Dr. Fernando Ozório; e na UERJ, dos colegas do Setor de Literatura Portuguesa e da Leitora de galego, professora Beatríz Gradaílle.

Feitas essas preliminares no campo das Letras, gostaríamos de destacar o trabalho do Programa de Estudos Medievais (PEM) do IFCS/UFRJ, dirigido pelas professoras Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva e Leila Rodrigues da Silva (de História Medieval), com importante produção e eventos abertos à interdisciplinariedade. Compõem conosco, e mais alguns outros colegas das áreas de Letras e História, de várias instituições de Ensino Superior, o Grupo de Pesquisa inscrito no CNPq sob o título A Península Ibérica e a sua inserção no mundo medieval e renascentista.

Essa parceria com as colegas de História da UFRJ, bem como a nossa participação na criação e diretoria da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais), com sede na USP até julho de 2001, tem facilitado a realização de eventos como os que a seguir relataremos.

 

III ENCONTRO INTERNACIONAL

DE ESTUDOS MEDIEVAIS DA ABREM

Realizado na UERJ, de 07 a 09 de julho de 1999, teve como objetivos gerais:

Reunir os pesquisadores, professores e demais interessados, do Brasil e do exterior, na Idade Média, propiciando-lhes um fórum de debates e um espaço de intercâmbio de experiências de caráter multi- e transdisciplinar.

Contribuir para a formação de novas gerações de medievalistas, buscando motivar o interesse dos não-especialistas pela riqueza da cultura medieval, destacando-lhe a importância fundadora no processo cultural do Ocidente.

Aproximar os medievalistas das várias regiões brasileiras, da América e da Europa e promover a reflexão, tão atual, sobre as relações entre o local e o global, bem como sobre o diálogo do presente com o passado.

Levando em conta que 1999 foi o último ano jacobeu do século XX, o III EIEM teve como objetivo específico homenagear a cidade de Santiago de Compostela, no último ano xacobeu (ano santo, de indulgências plenas, em que o dia consagrado ao Apóstolo cai num domingo) do século e do milênio. A homenagem se justifica pelo que representou a peregrinatio na Idade Média e pelo que representa hoje enquanto atualização do passado.

A conferência de abertura foi proferida por José Eduardo López Pereira, da Universidade da Corunha e Diretor Geral das Universidades Galegas, uma das maiores autoridades no assunto. A ela, seguiu-se o concerto dos conjuntos Longa Florata e Música Antiga da UFF, com repertório exclusivamente composto por cânticos medievais do Caminho de Santiago ou com ele relacionados, como é o caso de algumas cantigas alfonsinas de Santa Maria. O III Encontro, cujo tema foi "Verdade e ficção no Códice Calixtino" - sem dúvida o principal documento do culto ao Apóstolo Tiago Maior na época do seu apogeu medieval -, reuniu várias comunicações que abordaram temas jacobeus e também incluiu no rol das homenagens o concorrido minicurso sobre "História e Arte em torno do Caminho de Santiago", ministrado pelo professor Francisco Singul, grande especialista e divulgador oficial da cultura em torno da peregrinatio, disso encarregado pela Conselheria de Cultura da Galiza, além de publicações expostas ou lançadas na ocasião, como o CD Annua Gaudia - A música do Caminho de Santiago, do Conjunto Longa Florata e o livro O Caminho de Santiago - A peregrinação ocidental na Idade Média, de Francisco Singul.

A característica interdisciplinar do evento permitiu a reunião de trabalhos das áreas de Artes, Direito, Filosofia, História, Letras, Teologia e estudos afins, incluindo os que analisam a apropriação da tradição medieval, em lugares e épocas diversos. Foram 220 comunicações inscritas e 150 efetivamente apresentadas, em 53 sessões organizadas por temas comuns, além de relatos e conferências que propiciaram importante interação entre essas áreas do conhecimento.

Além dos temas jacobeus acima referidos, outras questões foram abordadas nas demais conferências, a saber: “Entre o figo e a maçã: hesitações medievais quanto à concepção de fruto proibido” (de Hilário F. Júnior - USP); “A Teologia como Ciência para Duns Scotus” (de Luiz Alberto de Boni - PUC/RS); “O texto medieval, suas misérias e desaventuras” (de Giuseppe Tavani - Univ. Sapienza, lida pelo presidente da sessão, professor Evanildo C. Bechara - UERJ); “El Rey Sabio y los nobles rebeldes - La poética del escarnho” (de Vicente Beltrán - Univ. Barcelona); “A eterna questão da autoria nos estudos de Literatura Medieval” (de Ria Lemaire - Univ. Poitiers).

Destacamos ainda a importância das duas mesas-redondas realizadas em sessões plenárias sobre os “Estudos Medievais na atualidade”: a primeira formada pelos professores Cybelle Crosseti de Almeida (UFRS), Maria Eurydice de Barros Ribeiro (UFB) e Renan Friguetto (UFPR), sob a presidência de Celso Péricles F. Thompson (UERJ); e a segunda, pelos professores Ângela Vaz Leão (PUC/MG), Célia Marques Telles (UFBA), Leodegário A. de Azevedo Filho (UERJ/UFRJ), Maria do Carmo Parente Santos (UERJ) e Maurice J. F. van Woensel (UFPB), sob a presidência de Lênia Márcia de Medeiros Mongelli.

As línguas oficiais foram o português, o espanhol e o galego - nelas se expressaram todos os congressistas, à exceção do professor Klaus Militzer, que teve a sua comunicação traduzida simultaneamente do inglês para o português pelo professor Geraldo Ramos Pontes Júnior (UERJ), procedimento que se verificou também nos debates.

Lembramos, ainda, dentre as atividades culturais realizadas, a apresentação da peça “Enganado, surrado e contente”, pela Companhia de Teatro Medieval (Prêmios Moliére e Coca-Cola) com os atores Evandro Melo, Lúcio Mauro Filho, Márcia Frederico e Rogério Freitas.

Para terminar, registramos a colaboração recebida para a realização do evento, da Reitoria da UERJ, inclusive prestigiando a sessão de abertura, que contou com a presença do Magnífico Reitor, Antônio Celso Alves Pereira, e da Sub-Reitora de Extensão, Maria Therezinha Nóbrega; da Reitoria da UFF, também presente na sessão de abertura, através do Vice-Reitor, Antônio José dos Santos Peçanha; da Diretoria da ABREM, particularmente através da sua Secretária Geral, Lênia Márcia de Medeiros Mongelli; das colegas do PEM (Programa de Estudos Medievais da UFRJ) já mencionadas, Andréia Cristina L. Frazão da Silva e Leila Rodrigues Roedel; das professoras Dalma Nascimento (UFRJ) e Luzia de Maria (UFF); do professor de História Medieval Celso Péricles F. Thompson (UERJ); do Diretor do Centro de Educação e Humanidades da UERJ, José Ricardo da Silva Rosa; do Diretor e da Vice-Diretora do Instituto de Letras, Claudio Cezar Henriques e Maria Aparecida Andrade Salgueiro; do Setor de Literatura Portuguesa e do Departamento LIPO, chefiado pela Professora Nadiá Paulo Ferreira; dos alunos da UFF e da UERJ, que muito colaboraram na organização do evento; e, principalmente, da Professora Fátima Grandin Armond, Secretária-Geral do evento, nosso braço-direito, sem a qual os trabalhos certamente não teriam chegado a bom termo.

 

SEMINÁRIO ATUALIZAÇÕES DA IDADE MÉDIA

Realizado na UERJ, nos dias 28 e 29 de julho de 2000, O Seminário inscreveu-se num conjunto de atividades propostas no Projeto de Pesquisa homônimo, de nossa responsabilidade, subsidiadas pelo FAP (Fundo de Apoio à Pesquisa) da FAPERJ, através de iniciativa do PROCIÊNCIA da UERJ. A primeira etapa do Projeto, Trovadorismo galego-português e Neotrovadorismo galego, português e brasileiro, foi primeiramente submetida ao CNPq, sendo “recomendada quanto ao mérito”, mas não patrocinada por motivo de “restrições orçamentárias”. Posteriormente, contando com a adesão de colegas Procientistas da UERJ - professores Beatriz Helena A. M. da Silva, Flora Simonetti Coelho, Gustavo Bernardo G. Krause, Ítalo Moriconi, Jorge Eduardo F. de O Wanderley, José Pereira da Silva, Nadiá Paulo Ferreira e Orlando de Barros - que dialogam interdisciplinarmente com o nosso Projeto através das suas próprias pesquisas, foi apresentada ao FAP-FAPERJ, obtendo então o necessário apoio financeiro para o desenvolvimento das seguintes iniciativas:

Montagem de um Laboratório informatizado de pesquisa e editoração, que já se encontra em funcionamento na sala 11.131 F, no setor de Pós-Graduação.

Criação do Mestrado em Literatura Portuguesa, que, direcionado para os estudos comparatistas, terá duas linhas de pesquisa, “Literatura Portuguesa e outras Literaturas” e "Literatura Portuguesa e outros campos de saber", privilegiando o diálogo dessa Literatura principalmente com a História e a Psicanálise.

Efetivação do Projeto Editorial Raízes, incorporado pela Editora Ágora da Ilha, já contando com a publicação de dois títulos: Peregrinação e poesia (1999), ensaios de Maria do Amparo Tavares Maleval, e Poesia barroca (2000), antologia organizada por Nadiá Paulo Ferreira, com estudo introdutório de sua autoria.

Impulso e ampliação do Grupo de Pesquisa interinstitucional A península Ibérica e a sua inserção no Mundo Medieval e Renascentista, inscrito no CNPq sob a liderança de Maria do Amparo Tavares Maleval .

Interação com a Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM), com sede na USP até julho de 2001.

Realização do Seminário Atualizações da Idade Média, com a participação de colegas procientistas, pesquisadores convidados de outras universidades brasileiras e escritores.

O Seminário, fazendo coro ao Projeto de Pesquisa no qual se insere, teve objetivos gerais análogos ao do III EIEM, embora suas pretensões fossem menos amplas por seu âmbito mais restrito, nacional:

Reunir pesquisadores procientistas da UERJ e medievalistas de outros centros de excelência universitária brasileira, bem como escritores, propiciando-lhes um fórum de debates e um espaço de intercâmbio de experiências nos estudos sobre a Idade Média e suas atualizações, de caráter multi e transdisciplinar.

Promover a oportuna reflexão sobre as relações entre o local e o global e, principalmente, sobre o diálogo do presente com o passado, destacando a importância do saber e da cultura medievais na formação do processo cultural do Ocidente.

Homenagear Jorge Eduardo F. de O. Wanderley, colega de Projeto falecido em novembro de 1999, que se dedicara à análise e tradução, em nível de excelência, da poesia de Dante Alighieri (1265-1321), um dos maiores poetas da Idade Média, transitando da tradição occitana à inovação da poesia, adequando-a aos interesses da crescente burguesia de Florença. O tributo in honorem foi prestado pelos professores Márcia Cavendish Wanderley (UFF) e Carlos Lima (UERJ), sob a coordenação da professora Carlinda Fragale P. Nunez

A sessão de abertura contou com a participação da Sub-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UERJ, Maria Andréa Loyola; do Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Roberto Acízelo Quelha de Souza; da Diretora do Instituto de Letras, Maria Aparecida F. de Andrade Salgueiro; da Secretária e da Vice-Diretora da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM), Lênia Márcia de Medeiros Mongellli (USP) e Maria do Amparo Tavares Maleval (UERJ), respectivamente; e da Coordenadora do Programa de Estudos Medievais (PEM) da UFRJ, Leila Rodrigues Roedel.

Durante o Seminário, houve sessões compostas por painéis, organizados em torno dos temas "Saber, cultura e religião na Idade Média", com as professoreas Andréa Cristina L. Frazão da Silva (UFRJ), Flora Simonetti Coelho (UERJ) e Leila Rodrigues da Silva (UFRJ); "Imaginário medieval: provérbios, fabliaux e milagres", com os professores Ângela Vaz Leão (PUC/MG), Álvaro A. Bragança Jr. (UFRJ) e José Rivair de Macedo (UFRGS); "Filologia, Filosofia e Teoria da Literatura", com os professores Gustavo Bernardo Krause (UERJ), José Pereira da Silva (UERJ) e Victor Hugo A. Pereira (UERJ); "Temas medievais na tradição artístico-literária", com as professoras Lênia Márcia de Medeiros Mongelli (USP), Maria do Amparo Tavares Maleval (UERJ), Nadiá Paulo Ferreira (UERJ), Suely Reis Pinheiro (UFF) e Sérgio Nazar David (UERJ).

Um dos momentos marcantes do evento foi a inauguração do Laboratório de Pesquisa e Editoração (sala 11.131 - Bloco F), quando ocorreu a palestra “Possibilidades da utilização da Internet nos Estudos Medievais”, proferida pela professora Beatriz Helena A. M. da Silva (UERJ). Reservaram-se também na programação horários para depoimentos dos escritores Iremar Maciel de Brito (UERJ), Maria Filomena da C. Coelho (UPIS-DF) e Stella Leonardos (ACL), para o concerto do conjunto Longa Florata, que apresentou cânticos medievais do Caminho de Santiago e cantigas dos trovadores galaico-portugueses, e para a Vin d'honeur, Feira de Livros e Discos, com os lançamentos e relançamentos de livros dos participantes.

Portanto, na esteira do III EIEM, o Seminário Atualizações da Idade Média deu continuidade à tradição medievalística no Rio de Janeiro e ofereceu como resultado acadêmico o lançamento (já ocorrido) do livro do Seminário, com todos os textos apresentados e debatidos durante o evento.