SOBRE A INEXISTÊNCIA DE ORAÇÕES SEM SUJEITO NO PORTUGUÊS

 

Afrânio da Silva Garcia

 

Mestre e Doutor em Letras Vernáculas pela UFRJ e Professor Adjunto da UERJ 

 

A gramática tradicional insiste em classificar determinadas orações do português como orações sem sujeito ou, numa escolha de palavras extremamente infeliz, como orações com sujeito inexistente (parece-nos extremamente ocioso dizer que uma oração tem sujeito inexistente: soa tão ridículo quanto dizer que uma carteira contém dinheiro inexistente ou que um deserto tem água inexistente). Ao mesmo tempo, a gramática tradicional mantém a classificação do sujeito como um dos termos essenciais da oração, ao lado do predicado, ou seja, como um dos termos imprescindíveis a toda e qualquer oração. Se considerarmos que o sujeito é um dos termos essenciais, imprescindíveis da oração, o simples fato de admitirmos a existência de orações sem sujeito constituiria um paradoxo.

A lingüística inglesa e norte-americana cunhou uma frase bastante pitoresca para definir a função do sujeito: “the subject is the peg where we hung the information ” (traduzindo, “o sujeito é o cabide onde penduramos a informação”), querendo com isso dizer que a comunicação humana se realiza, basicamente, por meio da escolha de um sintagma nominal (o sujeito, o elemento que suporta e justifica aquilo que se vai dizer) acerca do qual se tece algum tipo de consideração ou se fornece algum tipo de informação (o predicado, aquilo que é dito sobre o sujeito). Ora, se tivermos no português orações sem sujeito, como apregoa a gramática tradicional, teremos extratos de informação “pendurados” no vazio, afirmações e considerações feitas, literalmente, sobre o nada.

Se observarmos mais atentamente as orações ditas sem sujeito, constataremos que todas elas, sem exceção, têm sujeito, só que o sujeito não vem expresso, quer porque a norma lingüística assim o determina, quer para evitar redundâncias absolutamente desnecessárias. Analisaremos agora, uma a uma, as razões que justificam a existência desse tipo de oração sem sujeito expresso.

Em primeiro lugar, temos as orações com o verbo haver no sentido de existir e seu correlato popular, as orações com o verbo ter com o mesmo sentido. A gramática tradicional afirma serem essas orações sem  sujeito, visto não haver concordância entre sujeito e verbo, ao contrário do que ocorre com o verbo existir. Essa afirmação decorre de um velho hábito arraigado nos nossos estudiosos do português de considerar o geral como inevitável. Existem muitas situações que justificam a ausência de concordância entre sujeito e verbo, existindo mesmo casos em que o correto (ainda que os profundíssimos gramáticos não aceitem) é o verbo não concordar com o sujeito. Tome-se, por exemplo, uma situação corriqueira de sala de aula em que uma professora zelosa, não querendo omitir nenhum de seus alunos na hora da chamada, pergunte à classe: “Falta alguém na lista de chamada?”, recebendo como resposta de algum aluno cujo nome não tenha sido incluído na pauta: “Falta eu”. A professora não acharia nem um pouco estranha a resposta do seu aluno, ainda que ele não tivesse feito a concordância entre o verbo faltar e o sujeito posposto eu. Acharia estranhíssimo, isto sim, se ele respondesse com a concordância “correta”: “Falto eu”. Outro bom exemplo poderia ser dado por um casal em colóquio amoroso, em que um dos apaixonados se virasse para o outro e dissesse, sem atentar para a concordância: “No mundo, só existe eu e você”.  Essa declaração soaria muito melhor do que a mesma sentença com a concordância “:correta”: “No mundo, só existimos eu e você”; outra versão desta mesma sentença, também com a concordância correta, seria a monstruosidade lingüística “No mundo, só existo eu e você”. Como sujeito simples, então, a concordância do verbo existir com sujeito eu é francamente inaceitável (imagine-se um megalômano que falasse “No mundo, só existo eu” em vez de “No mundo, só existe eu”; causaria espanto não apenas pelo conteúdo delirante de sua declaração, como também pela forma inusitada em que ela foi proferida), embora seja “correta” de acordo com a gramática tradicional.

A razão dessa sensação de estranheza diante da concordância de determinados verbos com seus sujeitos pospostos deriva do fato desses verbos estarem sendo usados como verbos de apresentação, isto é, como verbos que introduzem um novo elemento, uma nova entidade, num relato ou numa conversação. Nesses casos, para garantir o suspense ou pelo próprio imediatismo do texto falado, a concordância do verbo com o sujeito que o acompanha não é realizada, ficando o verbo na “pessoa geral”, ou seja, aquela na qual flexionamos o verbo quando não sabemos ou não queremos explicitar quem seja o seu sujeito, que vem a ser a terceira pessoa do singular. Note-se, por exemplo, que o infinitivo, quando substantivado, sempre concorda com verbo na terceira pessoa do singular e que o “erro” de concordância do português falado consiste, geralmente, na concordância de verbos de outras pessoas verbais com a terceira pessoa do singular e não o contrário, daí encontrarmos pessoas falando “Nós vai” ou “Tu é” muito freqüentemente, mas nunca (ou quase nunca) encontrarmos alguém falando “Ele vou” ou “Ela és”.

Assim sendo, os verbos haver e ter no sentido de existir teriam por norma, visto tratarem-se de verbos apresentadores, serem flexionados na “pessoa geral”(terceira pessoa do singular), ainda que seus sujeitos sejam da primeira ou segunda pessoas do discurso ou que estejam no número plural. O verbo existir faria a concordância normalmente por não ser, costumeiramente, usado como verbo de apresentação.

Ainda com respeito ao verbo haver (e seu equivalente popular ter), um segundo argumento em defesa da existência de sujeito nesses casos seria o fato de ele ser usado em sentenças absolutamente sinônimas daquelas com o verbo existir, como é o caso de “Há muitas pessoas na sala” e “Existem muitas pessoas na sala”. A gramática tradicional afirma que a primeira sentença não possui sujeito, sendo o sintagma muitas pessoas o objeto direto do verbo haver, enquanto na segunda o sintagma muitas pessoas seria o sujeito. Consideramos absolutamente inaceitável duas sentenças sinônimas, com todos os elementos idênticos, à exceção do verbo, e apresentados na mesma ordem, serem sintaticamente tão distintas ao ponto de uma ter sujeito e não ter objeto, ao passo que a outra tem objeto mas não tem sujeito. Ou ambas têm sujeito, ou ambas têm objeto! Como decididamente a segunda sentença tem sujeito, mais uma vez fica comprovada a existência de sujeito com o verbo haver no sentido de existir.

O segundo caso em que a gramática tradicional nega a existência do sujeito seriam as orações com verbos que expressam fenômenos meteorológicos ou climáticos, tais como “Chove” ou “Está ventando”. Nesses casos, a omissão do sujeito se dá não devido ao fato de ele não existir, mas ao fato de ele ser demasiadamente óbvio e redundante. O sujeito do verbo chover é normalmente chuva, assim como o sujeito do verbo ventar é normalmente vento; então, por que explicitá-lo? É importante notar, todavia, que se o sujeito não for aquele que se espera, se ele não for óbvio ou redundante, ele virá expresso, como em “Choveu tiro na birosca” ou “Está chovendo granizo”.

O terceiro caso de orações ditas sem sujeito são aquelas que expressam tempo decorrido, como “É tarde” ou “São dez horas”. Na verdade, temos aí um sujeito contextual, um dos sujeitos mais freqüentes de nossa língua: o aqui-e-agora da situação. Infelizmente, como a maioria quase absoluta dos sujeitos é constituída por expressões substantivas, os gramáticos tradicionais recusam terminantemente a possibilidade de ocorrência de sujeitos adverbiais. Esse não é o caso do professor Evanildo Bechara, que afirma textualmente, em seu compêndio “Lições de português pela análise sintática”, que existem sujeitos de base adverbial. Aceitar essa realidade é essencial para se entender uma vasta gama de sentenças portuguesas como “Hoje é dia de rock!” ou “Agora é tarde!”. Se não aceitarmos que hoje na primeira frase e agora na segunda são sujeitos, teríamos frases em que um verbo intransitivo ligaria nada (o primeiro elemento) a coisa alguma (o último elemento), mas que tanto nada como coisa alguma seriam absolutamente indispensáveis para a estrutura sintática da frase. Um pouco demais, não acham?! Nas frases anteriormente aludidas, É tarde” e “São dez horas”, o sujeito é o aqui-e-agora da situação, não sendo citado porque nunca se diz que algo está ocorrendo neste-lugar-e-neste-tempo-em-que-nos-encontramos; é óbvio demais!

A mesma explicação sobre a ociosidade de se expressar o sujeito que indica o aqui-e-agora de uma situação serve para outros exemplos de oração ditas sem sujeito, como “Parece noite” ou “Ficou frio de repente”. Assim sendo, pode-se dizer que decididamente não existem orações sem sujeito no português; o que existe são orações em que o sujeito não vem expresso, quer porque a norma lingüística do português assim o determina (no caso dos verbos de apresentação), quer porque o sujeito é por demais óbvio para vir expresso (todos os outros casos).