BREVE HISTÓRICO DO CiFEFiL

 

A ideia de criação do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL) aconteceu a partir de tentativas anteriores.  Outra oportunidade se apresentou e o mentor intelectual do projeto, o então doutorando Emmanuel Macedo Tavares, em parceria com o doutorando Álvaro Alfredo Bragança Júnior, convidaram os Professores Doutores Ruy Magalhães de Araujo e José Pereira da Silva para, juntos, se aventurarem na organização do Círculo de Estudos. Estatutos redigidos, pôde-se registrar o Círculo como entidade sem fins lucrativos e com objetivos de promoção cultural e de intercâmbio com outros centros de estudos espalhados pelo Brasil.

A data oficial de nascimento da entidade passou a ser o dia 25 de outubro de 1994, data em que foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro o registro da fundação da entidade, tendo a sua primeira Diretoria se constituído com o Prof. Me Emmanuel Macedo Tavares, seu Diretor-Presidente, Prof. Me Álvaro Alfredo Bragança Júnior, seu Vice-Diretor, Prof. Dr. Ruy Magalhães de Araujo, seu 1º Secretário e o Prof. Dr. José Pereira da Silva, seu 2º Secretário. A primeira reunião para constituição do CiFEFiL ocorreu no dia 28 de setembro de 1994 e a constituição da diretoria foi decidida na segunda reunião, realizada no dia 28 de outubro do corrente ano.

Após a gestão de dois anos, em outubro de 1996, tomou posse a nova Diretoria, constituída pelo Prof. Dr. José Pereira da Silva, como Diretor-Presidente, Prof. Me Emmanuel Macedo Tavares, como Vice-Diretor, Prof. Me Álvaro Alfredo Bragança Júnior, como 1º Secretário e Prof. Me Alfredo Maceira Rodríguez, como 2º Secretário, para o biênio outubro/1996 – setembro/1998.  A terceira gestão foi constituída em outubro de 1998 pelo Prof. Dr. José Pereira da Silva como Diretor-Presidente, Profª Drª Maria Lúcia Mexias como Vice-Diretora, Alfredo Maceira Rodríguez como 1º Secretário e pelo Prof. Dr. Ruy Magalhães de Araujo como 2º Secretário.

A motivação da criação do CiFEFiL foi o desprestígio enfrentado pela Filologia na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, culminando no fechamento do curso de Filologia Românica no Mestrado e no Doutorado, e com a necessidade intelectual e cultural de seus amantes defensores de incrementar os estudos na especialidade. Em relação de coexistência e de atuação está a ciência Linguística, que, por ser mais nova, pode abrir generosos espaços nos meios acadêmicos para a informação e posterior formação de novos adeptos desses estudos.

O CiFEFiL promoveu cursos e semanas de estudos em Universidades públicas e privadas, além de editar e publicar para todo o Brasil a Revista Philologus, periódico quadrimestral, que já tem 73 edições e se encontra, atualmente, na preparação do seu septuagésimo sexto número, que está previsto para o final de agosto de 2020. Também publicamos em janeiro deste ano o Suplemento do número 75, com os Anais do XII JNLFLP, efetivada em novembro de 2019.

Em novembro de 1997 o Círculo promoveu o seu primeiro Congresso Nacional de Linguística e Filologia (I CNLF), na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em São Gonçalo-RJ. Em outubro de 1998 promoveu o II Congresso Nacional de Linguística e Filologia (II CNLF), na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro-RJ. Em dezembro de 1998 promoveu a I Jornada Nacional de Filologia, no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro. Em abril de 1999 promoverá a II Jornada Nacional de Filologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Em agosto de 1999 promoveu o III Congresso Nacional de Linguística e Filologia, no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro-RJ e, daí em diante, este evento se fixou neste local até 2013. Assim, foram efetivados no IL da UERJ catorze Congressos Nacionais (do III CNLF ao XVII CNLF) e o I Congresso Internacional de Linguística e Filologia (I CILF) em 2004, juntamente com o VIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia (VIII CNLF). Tal fato fez com que a comunidade acadêmica brasileira que vem participando assiduamente de nossos eventos – a comunidade cifefiliana – associando o Círculo à UERJ, considerasse o nosso Congresso de agosto um evento da UERJ. Porém, em agosto de 2014, o XVIII CNLF foi realizado na Universidade Estácio de Sá, Campus Nova América – Del Castilho –, que nos acolhera em abril do corrente ano, quando realizamos o VI Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos (VI SINEFIL), com o gentil apoio dos professores César Augusto Lotufo, André Luís Soares Smarra e Nataniel dos Santos Gomes, sob a Coordenação Geral do prof. Dr. José Mario Botelho. Também o XIX CNLF foi efetivado na Universidade Estácio de Sá, Campus Nova América – Del Castilho – em agosto de 2015. Em 2016, porém, o XX CNLF, juntamente com II Congresso Internacional de Linguística e Filologia (II CILF), foi realizado na Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Tijuca, o que representou a nossa volta às origens depois de 18 anos. Também foi realizado na Universidade Veiga de Almeida, campus Tijuca, em agosto de 2017, o XXI CNLF.

Em agosto de 2018, retornamos para o IL da UERJ e realizamos o XXII CNLF, com o gentil apoio da Profª Drª Magali Moura, Diretora do Instituto de Letras. No ano de 2019, também em agosto, realizamos o XXIII CNLF no IL da UERJ, com o mesmo entusiamo do ano anterior. Neste ano de 2020, também em agosto como é de praxe, realizaremos o XXIV CNLF no IL da UERJ, onde esperamos oferecer à comunidade cifefiliana os futuros congressos de agosto.

Assim, durante esses 26 anos de existência, o Círculo também promoveu outros eventos além dos 21 congressos nacionais, dos 2 congressos internacionais e das 2 jornadas nacionais. Também forão realizados 8 edições da Semana Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, em que acadêmicos de alto nível difundiram as suas pesquisas e compartilharam suas experiências em docência, contribuindo para o estabelecimento dos estudos em Filologia e em Linguística. A I SENEFIL se efetivou no Rio de Janeiro, na Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Tijuca, em 1995; a II SENEFIL ocorreu também no Rio de Janeiro-RJ, na Biblioteca Nacional; a III SENEFIL se deu na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); para a realização da IV SENEFIL, retornamos a São Gonçalos-RJ, na Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP-UERJ); também a V SENEFIL foi realizada na Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP-UERJ); a VI SENEFIL aconteceu no Rio de Janeiro-RJ, na Sociedade Universitária Augusto Mota (SUAM); e as duas últimas edições, a VII e VIII SENEFIL, foram realizadas no Instituto de Letras da UERJ. O grande mérito desses eventos foi o fato de terem eles motivado o surgimento de outros eventos semelhantes, os quais também tiveram o nome de "Semana Nacional", tendo, inclusive, a mesma estrutura com atividades que o Círculo denominou "Aula-Conferência".

Foram realizados, também, até este ano de 2019, 11 edições do Simpósios Nacionais de Estudos Filológicos e Linguísticos, que se caracteriza como um evento itinerante, podendo acontecer em qualquer Instituição de Ensino que nos dê a honra de sediar o evento. O I SINEFIL aconteceu em São Gonçalo-RJ, na Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP-UERJ), dos dias 3 a 7 de abril de 2008;  o II SINEFIL, no Rio de Janeiro-RJ, na Faculdade CCAA, entre 1º e 4 de abril de 2009; o III SINEFIL se efetivou novamente em São Gonçalo-RJ, na Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP-UERJ), de 1º a 4 de abril de 2010, em homenagem a José Venicius Marinho Frias; o IV SINEFIL se deu no Instituto de Letras da UFF, de 2 a 4 de abril de 2012, em homenagem a Antonio Geraldo da Cunha (Neste ano, pela primeira vez, condecoramos com a Medalha Santo Isidoro – Patrono do Círculo – os professores Doutores Evanildo Cavalcante Bechara, como destaque em Filologia, e Luís Antônio Marcuschi, como destaque em Linguística, dando início a uma série de condecorações, que deverão ocorrer durante a efetivação dos Simpósios Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos); o V SINEFIL aconteceu em Campo Grande-MS, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), entre 2 e 4 de abril de 2013, em homenagem a Adriano da Gama Kury (condecoramos com a Medalha Santo Isidoro as professoras Doutoras Cleonice Seroa da Motta Bernadinelli, como destaque em Filologia, e Ingedore Grunfeld Villaça Koch, como destaque em Linguística); o VI SINEFIL se deu no Rio de Janeiro-RJ, concomitantemente, no Instituto de Letras da UERJ e na Universidade Estácio de Sá (Campus Nova América), entre 2 e 4 de abril de 2014, em homenagem a Eneida do Rego Monteiro Bonfim (condecoramos com a Medalha Santo Isidoro os professores Doutores Célia Marques Telles, como destaque em Filologia, e Ataliba Teixeira de Castilho, como destaque em Linguística); para a realização do VII SINEFIL, voltamos a Campo Grande-MS, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), entre 2 e 4 de abril de 2015, em homenagem a Horácio Rolim de Freitas (condecoramos com a Medalha Santo Isidoro os professores Doutores Angela Tonelli Vaz Leão, como destaque em Filologia, e Nataniel dos Santos Gomes, como destaque em Linguística); o VIII SINEFIL se deu em Duque de Caxias-RJ, na Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), de 4 e 6 de abril de 2016, em homenagem a Maria Emília Barcellos da Silva (condecoramos com a Medalha Serafim da Silva Neto os professores Doutores Expedito Eloísio Ximenes, como destaque em Filologia, e Antonio Luciano Pontes, como destaque em Linguística); no IX SINEFIL, que ocorreu, mais uma vez, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de 3 e 5 de abril de 2017, o Círculo prestou homenagem a Miguél Eugênio Almeida e Aparecida Negri Isquerdo (condecoramos com a Medalha Serafim da Silva Neto os professores Doutores Patrício Nunes Barreiros, como destaque em Filologia, e Suzana Alice Marcelino Cardoso, como destaque em Linguística); para a realização do X SINEFIL, nos dias 3, 4 e 5 de abril de 2018, numa segunda homenagem a Horácio França Rolim de Freitas, retornamos à Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Tijuca (condecoramos com a Medalha Serafim da Silva Neto os professores Doutores Sandro Marcio Drumond Alves Marengo, como destaque em Filologia, e Raquel Meiter Ko Freitag, como destaque em Linguística); na última edição dessa série 11 eventos, o XI SINEFIL, deslocamo-nos para Campos dos Goytacazes-RJ, onde realizamos, nos dias 4 e 5 de abril de 2019, o evento em homenagem a Rosa Virgínia Barreto de Mattos e Silva (condecoramos com a Medalha Serafim da Silva Neto os professores Doutores Bruno Fregni Basseto, como destaque em Filologia, e Maria Helena de Moura Neves, como destaque em Linguística). Atualmente, estamos  nos últimos momentos de preparação para a realização do XII SINEFIL, que se realizará na UNEB (Universidade do Estado da Bahia) em Salvador-BA, nos dias 8 e 9 de abril do corrente ano.

Paralelamente a essas atividades acadêmicas, que se realizam em uma determinada Instituição, o Círculo vem também promovendo uma Jornada Nacional, que se caracteriza como um pool em diversas partes do país em um único dia. A referida jornada se efetiva com um Coordenador Local (um docente de uma Instituição Acadêmica do país) e sob a nossa coordenação (normalmenteo Diretor Cultural ou o Diretor-Presidente, que atua como Coordenador Geral), desde 2006, quando foi instituído o “Dia Nacional da Língua Portuguesa” (dia 5 de novembro). O CiFEFiL criou a Jornada Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos da Língua Portuguesa (JNLFLP), que deverá continuar todos os anos nessa data, reunindo profissionais e estudantes do Curso de Língua Portuguesa. Desde 2006 até os dias atuais, já foram realizada 14 edições da JNLFLP, que contaram com em média de 10 Instituições de todo o país.

Em relação à administração do Círculo, convém ressaltar que, no dia 12 de dezembro de 1998 foi alterado o Estatuto do CiFEFiL para que a sua Diretoria fosse constituída de (12) doze Associados e para que fosse ampliada a filiação a qualquer graduado das áreas de Linguística e Letras.

Por isto, a partir da reunião ordinária do dia 13 de março de 1999, a Diretoria do CiFEFiL passou a ser constituída dos seguintes cargos, que foram ocupados pelos membros abaixo relacionados durante o biênio 19982000, terceira gestão, que estava em andamento:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretora-Presidente:
Maria Lúcia Mexias Simon

Primeiro Secretário:
Alfredo Maceira Rodríguez

Segundo Secretário:
Ruy Magalhães de Araujo

Diretora Cultural:
Aileda de Mattos Oliveira

Vice-Diretora Cultural:
Cristina Alves de Brito

Diretora Financeiro:
Maria Antônia da Costa Lobo

Vice-Diretor Financeiro:
Salatiel Ferreira Rodrigues

Diretor de Relações Públicas:
Afrânio da Silva Garcia

Vice-Diretor de Relações Públicas:
Álvaro Alfredo Bragança Júnior

Diretora da Revista Philologus:
Darcilia Marindir Pinto Simões

Vice-Diretor da Revista Philologus:
Flavio García de Almeida


No biênio seguinte (20002002), manteve-se quase toda a Diretoria anterior, com pequenas alterações:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretora-Presidente:
Maria Lúcia Mexias Simon

Primeiro Secretário:
Alfredo Maceira Rodríguez

Segundo Secretário:
Ruy Magalhães de Araujo

Diretora Cultural:
Aileda de Mattos Oliveira

Vice-Diretora Cultural:
Cristina Alves de Brito

Diretor Financeiro:
Amós Coêlho da Silva

Vice-Diretor Financeiro:
Salatiel Ferreira Rodrigues

Diretor de Relações Públicas:
Afrânio da Silva Garcia

Vice-Diretor de Relações Públicas:
Álvaro Alfredo Bragança Júnior

Diretor da Revista Philologus:
Nataniel dos Santos Gomes

Vice-Diretor da Revista Philologus:
Vito Cesar de Oliveira Manzolillo


No biênio seguinte (20022004), a Diretoria passou a ter a seguinte constituição:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretor-Presidente:
Vito Cesar de Oliveira Manzolillo

Primeiro Secretário:
Alfredo Maceira Rodríguez

Segundo Secretário:
Ruy Magalhães de Araujo

Diretora Cultural:
Maria Lúcia Mexias Simon

Vice-Diretora Cultural:
Ilma Nogueira Motta

Diretor de Relações Públicas:
Álvaro Alfredo Bragança Júnior

Vice-Diretora de Relações Públicas:
Flavia da Silva Pires

Diretora Financeira:
Cristina Alves de Brito

Vice-Diretora Financeira:
Valdênia Teixeira de Oliveira Pinto

Diretor de Publicações:
Amós Coêlho da Silva

Vice-Diretor de Publicações:
Claudio Cezar Henriques


Nessa época, a Diretoria da Revista Philologus se transformou em Diretoria de Publicações, visto que a função, de fato, já era extensiva a outros periódicos do CiFEFiL, como são os Cadernos do CNLF e o Almanaque CiFEFiL.

Ampliando a Diretoria para fora do Estado do Rio de Janeiro, a Diretoria passou a dois membros que residem em São Paulo, onde se pretende estabelecer imediatamente mais intensa interação acadêmica, com vistas a ampliar essa atuação a todo o País.

Assim, a Diretoria do biênio 20042006 foi constituída dos seguintes cargos e membros:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretora-Presidente:
Maria Lúcia Mexias Simon

Primeiro Secretário:
Alfredo Maceira Rodríguez

Segunda Secretária:
Patricia Teresita Festini

Diretor Cultural:
Bruno Fregni Basseto

Vice-Diretora Cultural:
Ilma Nogueira Motta

Diretora de Relações Públicas:
Valdênia Teixeira de Oliveira Pinto

Vice-Diretora de Relações Públicas:
Maria Lucília Ruy

Diretora Financeira:
Cristina Alves de Brito

Vice-Diretor Financeiro:
Álvaro Alfredo Bragança Júnior

Diretor de Publicações:
Amós Coêlho da Silva

Vice-Diretor de Publicações:
Vito Cesar de Oliveira Manzolillo


Em 2006, com a criação do “Dia Nacional da Língua Portuguesa” no dia 5 de novembro, os  professores doutores José Pereira da Silva e José Mario Botelho, em nome do CiFEFiL, criaram a Jornada Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos da Língua Portuguesa (I JNLFLP), que deverá continuar todos os anos nessa data, reunindo profissionais e estudantes de Língua Portuguesa, com sede oficial no Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e núcleos de realização e várias instituições.

  A Diretoria do biênio 20062008 constituiu-se assim:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretora-Presidente:
Cristina Alves de Brito

Primeira Secretária:
Delia Cambeiro Praça

Segundo Secretário:
Sérgio Arruda de Moura

Diretor Cultural:
José Mario Botelho

Vice-Diretor Cultural:
Antônio Elias Lima Freitas

Diretora de Relações Públicas:
Valdênia Teixeira de Oliveira Pinto

Vice-Diretora de Relações Públicas:
Maria Lúcia Mexias Simon

Diretora Financeira:
Ilma Nogueira Motta

Vice-Diretora Financeira:
Carmem Lúcia Pereira Praxedes

Diretor de Publicações:
Amós Coêlho da Silva

Vice-Diretor de Publicações:
Alfredo Maceira Rodríguez


Com o desenvolvimento dos serviços virtuais na Internet, o Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos passou a ser uma instituição de bastante destaque na sua especialidade, fornecendo importantes serviços à comunidade acadêmica a partir do portal do domínio FILOLOGIA.ORG.BR.

  A Diretoria do biênio 20082010 constituiu-se assim:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretora-Presidente:
Cristina Alves de Brito

Primeira Secretária:
Delia Cambeiro Praça

Segunda Secretária:
Maria Lúcia Mexias-Simon

Diretor Cultural:
José Mario Botelho

Vice-Diretora Cultural:
Marilene Meira da Costa

Diretor de Relações Públicas:
Antônio Elias Lima Freitas

Vice-Diretor de Relações Públicas:
Eduardo Tuffani Monteiro

Diretora Financeira:
Ilma Nogueira Motta

Vice-Diretora Financeira:
Jônia Maria Souza Silva

Diretor de Publicações:
Amós Coêlho da Silva

Vice-Diretor de Publicações:
Alfredo Maceira Rodrígue


A Diretoria do biênio 20102012 constituiu-se assim:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretora-Presidente
Cristina Alves de Brito

Primeira Secretária
Delia Cambeiro Praça

Segunda Secretária
Regina Céli Alves da Silva

Diretor de Publicações
Amós Coêlho da Silva

Vice-Diretor de Publicações
José Mario Botelho

Diretora Cultural:
Marilene Meira da Costa

Vice-Diretor Cultural:
Adriano de Souza Dias

Diretor de Relações Públicas:
Antônio Elias Lima Freitas

Vice-Diretor de Relações Públicas:
Eduardo Tuffani Monteiro

Diretora Financeira
Ilma Nogueira Motta

Vice-Diretora Financeira
Maria Lúcia Mexias-Simon


Em 30 de agosto de 2012, após a realização do XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, foi eleita uma nova diretoria para gerir o Círculo até o ano de 2014, quando seria eleita nova diretoria.

A Diretoria do biênio 20122014 passou a ser a seguinte:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Primeira Secretária:
Regina Céli Alves da Silva

Segunda Secretária:
Anne Caroline de Morais Santos

Diretora Cultural:
Marilene Meira da Costa

Vice-Diretor Cultural:
Adriano de Souza Dias

Diretor de Relações Públicas:
Antônio Elias Lima Freitas

Vice-Diretor de Relações Públicas:
Luis Braga Benedito

Diretora Financeira:
Ilma Nogueira Motta

Vice-Diretora Financeira:
Maria Lúcia Mexias-Simon

Diretor de Publicações:
Amós Coêlho da Silva

Vice-Diretor de Publicações:
Eduardo Tuffani Monteiro


Após a realização do XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, em 29 de agosto de 2014, elegeu-se uma nova diretoria para gerir o Círculo até este ano de 2016.

A constituição da Diretoria do biênio 20142016 passou a ser assim:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Primeira Secretária:
Regina Céli Alves da Silva

Segunda Secretária:
Eliana da Cunha Lopes

Diretor Cultural:
Adriano de Souza Dias

Vice-Diretora Cultural:
Agatha Nascimento dos Santos Dias

Diretor de Relações Públicas:
José Enildo Elias Bezerra

Vice-Diretora de Relações Públicas:
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

Diretora Financeira:
Marilene Meira da Costa

Vice-Diretora Financeira:
Maria Lúcia Mexias-Simon

Diretora de Publicações:
Anne Caroline de Morais Santos

Vice-Diretora de Publicações:
Naira de Almeida Velozo


Em 2 de setembro de 2016, ao finalizarmos o XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, uma nova diretoria para gerir o Círculo até o ano de 2016 foi eleita. E para o biênio 20162018, a Diretoria passou a ser a seguinte:

Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva

Vice-Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Primeira Secretária:
Regina Céli Alves da Silva

Segundo Secretário:
Eliana da Cunha Lopes

Diretora Cultural:
Agatha Nascimento dos Santos Dias

Vice-Diretora Cultural:
Luane da Costa Pinto Lins Fragoso

Diretora de Relações Públicas:
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

Vice-Diretora de Relações Públicas:
Renata da Silva Barcellos

Diretora Financeira:
Marilene Meira da Costa

Vice-Diretor Financeira:
Adriano de Souza Dias

Diretora de Publicações:
Anne Caroline de Morais Santos

Vice-Diretora de Publicações:
Maria Lúcia Mexias-Simon


Como em dezembro de 2017, o Prof. Dr. José Pereira da Silva solicitou afastamento do cargo de Diretor-Presidente, por razões particulares, o Prof. Dr. José Mario Botelho passou a assumir as funções como Diretor-Presidente Interino.

No último dia de atividades do XXIII CNLF, em 30 de agosto de 2018, foi eleita a diretoria para biênio 20182020, que assim se constitui:

Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Vice-Diretora:
Anne Caroline de Morais Santos

Primeiro Secretário:
Eliana da Cunha Lopes

Segundo Secretário:
Aline Salucci Nunes

Diretor Cultural:
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

Vice-Diretor Cultural:
Vago

Diretora de Relações Públicas:
Renata da Silva Barcellos

Vice-Diretora de Relações Públicas:
Adriano de Souza Dias

Diretora Financeira:
Marilene Meira da Costa

Vice-Diretora Financeira:
Marcos da Silva Machado

Diretor de Publicações:
José Pereira da Silva

Vice-Diretor de Publicações:
Maria Lúcia Mexias-Simon


Para o cargo de Diretor Cultural fora eleito o Prof. Me Jefferson E. do Nascimento, que não pôde assumir, deixando o cargo vago. O Prof. Dr. José Mario Botelho, atual Diretor-Presidente, passou a assumir as funções como Diretor Cultural Interino.

Em janeiro de 2020, o Círculo adquire uma sala comercial de 28m2 no Centro da cidade do Rio de Janeiro e sua sede funcional passa a ter endereço fixado na Rua da Alfândega, 115, Sala: 1008 Centro 200070-003Rio de Janeiro-Rj, Brasil.

Em 8 e 9 de abril de 2020, quando deveria ser efetivado, em Salvador-BA, o XII SINEFIL (VII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos), a Reitoria da UNEB (que seria a sede do Evento) se manifestou de maneira positiva em relação ao Decreto do Governo Estadual da Bahia, de 16 de março de 2020, e suspendeu todas as suas atividades desde aquela data por causa da Pandemia do Covid-19, o que obrigou o Círculo a cancelar o nosso tradicional Simpósio de abril. Porém, publicamos na Revista Philologus 76 Supl. os Anais daquele XII SINEFIL. O evento seria em homenagem a Bruno Fregni Bassetto (condecoramos com a Medalha Serafim da Silva Neto os professores Doutores Celina Márcia de Souza Abbade, como destaque em Filologia, e Maria Helenice Araújo Costa, como destaque em Linguística).

O também tradicional Congresso Nacional de Linguística e Filologia, de agosto,  porém,  foi afetado por essa Pandemia e teve que ser cancelado.  Logo, pela primeira vez ao longo desses 24 anos, o Círculo deixa de efetivar o que seria o XXIV CNLF, que estava agendado para os dias 24, 25 e 26 de agosto de 2020 no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O dia 8 de junho de 2020 incide sobre a família cifefiliana uma grande tristeza com a notícia do falecimento do nosso querido Prof. Dr. José Pereira da Silva, que fora um dos quatro fundadores do Círculo e Diretor-Presidente desde a segunda gestão de 1996 a 2018. Logo, durante praticamente toda a existência do Círculo. O Prof José Pereira deixa o cargo de Diretor de Publicações vago e uma grande lacuna nas atividades do Círculo.

Em 26 de setembro de 2020, em Assembleia Geral, foi aprovada a reformulação do Estatuto do CiFEFiL de 2012, passando a valer a partir daquela data como Estatuto do CiFEFiL de 2020. Nesta mesma data, 26 de setembro de 2020, elegeu-se, segundo o Novo Estatuto, uma nova Diretoria para um quadriênio 20202024, composta de 7 (sete) Membros.

Contudo, o cargo de Diretor Cultural, para o qual fora eleito o Prof. Dr. Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, ficou vago, já que o Colega eleito não pôde assumir. O Prof. Dr. Leonardo Ferreira Kaltner, atual Secretário, passa a assumir as funções como Diretor Cultural Interino. Logo, a nova composição é a seguinte:

Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Vice-Diretora-Presidente:
Anne Caroline de Morais Santos

Secretário:
Leonardo Ferreira Kaltner

Direto Cultural:
Vago

Diretora Financeira:
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

Diretor de Publicações:
Aline Salluci Nunes

Vice-Diretor de Publicações:
Maria Lúcia Mexias-Simon


Em 5 de novembro de 2020, ocorreu a nossa XIII Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa (XIII JNLFLP), já que o Círculo promove, tradicionalmente no dia 5 de novembro, em que se comemora o Dia Nacional da Língua Portuguesa, uma homenagem em nível nacional. Esse evento, que é um pool formado por diferentes Instituições de todo o país, ocorreu neste ano pela primeira vez de forma virtual por causa da Pandemia do Corona Vírus e acabou sendo um mega evento ben sucedido. E isso nos dá o incentivo para a efetivação também virtual do XIII SINEFIL em abril e do XXIV CNLF, que fora cancelado em 2020.

No dia 20 de março do corrente, em Reunião Extraordinária, os seis Membros da Diretoria elegeram como Secretário o Prof. Me Juan Rodrigues da Cruz, que assume o cargo em substituição ao Prof. Dr. Leonardo Ferreira Kaltner, que passa ao cargo de Diretor Cultural em exercício. Assim, a nova composição passa a ser a seguinte:

Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Vice-Diretora-Presidente:
Anne Caroline de Morais Santos

Secretário:
Juan Rodrigues da Cruz

Diretor Cultural:
Leonardo Ferreira Kaltner

Diretora Financeira:
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

Diretor de Publicações:
Aline Salluci Nunes

Vice-Diretor de Publicações:
Maria Lúcia Mexias-Simon


O XIII SINEFIL (XIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos), que ocorreu de forma virtual nos dias 7 e 8 de abril deste 2021 na UNEB, embora tivesse sido preparado para se efetivar em formato híbrido, foi um verdadeiro sucesso. Como a Pandemia ainda se desenvolve, preferimos não correr o risco de facilitarmos a aglomeração e, consequentemente, a transmissão do vírus. Para essa edição, tivemos um número de inscrições elevado e superamos as espectativas que tínhamos durante a sua preparação: foram 112 apresentações e não tivemos nenhum problema mal resolvido, pois contamos com uma Equipe de Trabalho muito competente e o savoir faire dos nossos Organizadores.

No momento, estamos nos preparativos finais para o XXIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia (XXIV CNLF), que também deverá ocorrer no formato virtual nos dias 24, 25 e 26 de agosto do corrente, e esperamos que essa versão remota do XXIV CNLF também seja um grande sucesso.

Porém, nem tudo é alegria entre nós da Diretoria do Círculo, pois no último dia 13 de abril  veio a falecer a nossa estimada Profª Drª Maria Lúcia Mexias Simon, vítima de uma parada cardíaca após sofrer um infarto no dia 9 de abril. A Profª Mexias, que já fora Vice-Diretora-Presidente na terceira gestão do Círculo de 1998 a 2000 , ocupava até o momento a Vice-Diretoria de Publicações, que fica vaga, sob a responsabilidade do Prof. Mario Botelho, que passa a exercer a função de Vice-Diretor Interino de Publicações até a eleição de um novo Membro.

Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Vice-Diretora-Presidente:
Anne Caroline de Morais Santos

Secretário:
Juan Rodrigues da Cruz

Diretor Cultural:
Leonardo Ferreira Kaltner

Diretora Financeira:
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

Diretor de Publicações:
Aline Salluci Nunes

Vice-Diretor de Publicações:
Vago

No último dia 15 de julho, em uma Reunião Extraordinária, especialmente para a eleição de um novo Vice--Diretor de Publicações, a Diretoria do Círculo aceitou a indicação do Prof. Dr. Ricardo Tupiniquim Ramos, elegendo-o por unanimidade. Logo, o referido professor Ricardo passa a exercer a função de Vice-Diretor de Publicações a partir da presente data. Assim, a nova composição da diretoria para o quadriênio 20202024 passa a ser a seguinte:

Diretor-Presidente:
José Mario Botelho

Vice-Diretora-Presidente:
Anne Caroline de Morais Santos

Secretário:
Juan Rodrigues da Cruz

Diretor Cultural:
Leonardo Ferreira Kaltner

Diretora Financeira:
Dayhane Alves Escobar Ribeiro Paes

Diretor de Publicações:
Aline Salluci Nunes

Vice-Diretor de Publicações:
Ricardo Tupiniquim Ramos


O XXIV CNLF (XXIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia), que ocorreu de forma virtual nos dias 24, 25 e 26 de agosto deste 2021, como já esperávamos, foi um verdadeiro sucesso. A Pandemia do Coronavírus não nos causou nenhum empecilho e a nossa competente Equipe de Trabalho, com o savoir faire dos nossos Organizadores, conseguiu efetivar um excelente Evento. Para essa edição virtual, tivemos um número expressivo de inscrições e superamos as espectativas que tínhamos durante a sua preparação: foram 333 Congressistas inscritos com 221 propostas de trabalho, e não tivemos nenhum problema mal resolvido.

Estamos agora recebendo inscrições para a XVI Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa (XVI JNLFLP), que ocorrerá no próximo dia 5 de novembro também em formato virtual. O Círculo promove, tradicionalmente no dia 5 de novembro, em que se comemora o Dia Nacional da Língua Portuguesa, um dia de Jornada em homenagem à língua portuguesa em nível nacional. Esse evento, que é um pool formado por diferentes Instituições de todo o país, será a nossa segunda versão on-line ainda por causa da Pandemia do Coronavírus, o que nos dá a esperança de que faremos um ótimo Evento.


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos