Ano 1 - No 0 - Rio de Janeiro, novembro de 1996. Sai quando pode. Preço: De acordo com a cara do leitor Diretor Responsável: Não tem. Diretor irresponsável: Também não. Procura-se um redator-chefe com bastantes talentos, no sentido etimológico do termo, acima de tudo. Você pode ajudar conseguindo assinantes e/ou anunciantes, dessa forma o jornal também será seu. É claro que vai crescer. No futuro será um ótimo negócio, já se pode prever. Mas, vamos às nossas matérias.

Revista Philologus

Você ainda não conhece essa revista? Não sabe o que está perdendo. É uma revista publicada Pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos (CiFEFiL). Não é preciso dizer que trata de assuntos relacionados com Lingüística e Filologia, principalmente com esta, embora ninguém consiga estabelecer com muita clareza os limites entre uma e outra, o que não tem a menor importância porque ambas tratam da comunicação lingüística falada e escrita, campo muito vasto e extremamente sedutor, no melhor sentido da palavra. Mas a revista supracitada já vai completar dois anos, estando para sair o sexto número, bem de acordo com a periodicidade programada. Os números que foram publicados até aqui contêm artigos bastante variados sobre latim, línguas românicas, particularidades da portuguesa, etc.

............................................................................................

 

FILÓLOGO DE PLANTÃO
Redator: Alfredo Maceira Rodríguez
Rua Brasilina, 34/204
CEP O 21350-060
? (021) 593-1960
Cascadura
Rio de Janeiro – RJ - BRASIL

Os temas são tratados seguindo as modernas normas de editoração e com o aproveitamento dos mais recentes métodos de pesquisa das ciências lingüísticas pela entusiasta equipe do CiFEFiL.

Até o autor destas mal traçadas comete suas incursões pelos meandros da intrincada selva em que nos encontramos os descendentes dos greco-romanos, sem quaisquer pretensões nobiliárquicas porque a pretendida pureza do sangue de longe se vem miscigenando com elementos germânicos (bárbaros, para os eruditos romanos), árabes, judeus, africanos, indígenas e sabe Deus quantos mais. Uma pesquisa genealógica de tal ordem referente a essas priscas eras deve produzir resultados pouco ou nada confiáveis.

Mas, voltando à vaca fria – perdão, ao assunto em pauta , se ainda não leu os números atrasados da Revista, não sabe o que está perdendo. Procure-os logo. Não corra, voe, ?porque estamos na era da Internet e precisa conscientizar-se (palavra bem atual, não é?) de que os cavalos de que fala a História há muito que não trotam nem galopam por aqueles decantados caminhos que iam dar todos a Roma.

Depois não diga que não recebeu o recado.

Homenagens
Nesta seção homenageamos em cada número algum filólogo ou cientista da linguagem. Hoje, nossa primeira homenagem vai para o Prof. Sílvio Elia, cuja fama já ultrapassou os restritos círculos lingüísticos no domínio da língua portuguesa. Também queremos homenagear a memória daquele que mais contribuiu para os estudos e a divulgação da língua portuguesa na Brasil, legando-nos vastíssima obra no gênero. É fácil concluir que nos referimos ao saudoso professor Serafim da Silva Neto.
Reunião do CiFEFiL
O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos (CiFEFiL) reunir-se-á no dia 12 de novembro, às 10h30, atendendo à convocação do Diretor-Presidente, Prof. Emmanuel Macedo Tavares, na UERJ para tratar da edição da Revista Philologus e de outros assuntos em pauta.
cursos
A Biblioteca Nacional realiza diversos cursos de curta duração sobre técnicas de redação, literatura, filologia, editoração, etc. Informes nos folhetos semestrais distribuídos pela Biblioteca.
noam chomsky * Um dos mais eminentes lingüis-tas da atualidade, o professor da Massachuttes University, Noam Chomsky, proferirá duas palestras em novembro na UFRJ. A primeira na Faculdade de Letras, dia 18, às 14 horas, intitulada: Novos horizontes no estudo da linguagem e da mente: Objetivos e expectativas do programa minimalista. A segunda ocorrerá no dia 19, às 14 horas, no Auditório da Coppe, bloco G 122, tem por
título O velho e o novo na ordem internacional. Ambas com tradução simultânea e entrada franca*
* Jornal AD UFRJ, novembro, 1996.
Miscelânea
Novo livro
Acaba de ser publicado pela Eduerj o Manual de Lingüística Românica de B. E. Vidos. A tradução deste
livro para o português foi feita pelo professor da UERJ, membro fundador do CiFEFiL, José Pereira da Silva.
  Mapa lingüístico *
O diretor geral da UNESCO, Frederico Mayor Zaragoza, propôs a elaboração de um grande mapa lingüístico dos quase cinco mil idiomas existentes na atualidade. Esta proposta foi feita em Vizcaya, no Seminário Internacional sobre Políticas Lingüísticas. O diretor da UNESCO alertou sobre o risco que nos próximos
vinte anos desapareçam do mundo mil idiomas e anunciou que a UNESCO apoiará a elaboração de uma declaração dos direitos lingüísticos, convidando os países membros a elaborar propostas para fomentar a cultura multilingüística.

* Revista ESPAÑA, 96, abril. No. 254. definição

Hápax. Substantivo. Do grego, pelo francês hapax “uma vez”.O topônimo Conservatória, distrito de Valença, RJ, atualmente muito freqüentado por suas serestas, é um hápax. Ver profunda pesquisa realizada pelo Prof. Álvaro Alfredo Bragança Júnior em Revista Philologus, 2.

Próximo número
Se tudo correr como previsto, O Filólogo de Plantão será publicado bimestralmente e o número 1 virá à luz na próxima reunião do CiFEFiL, dia 16 de dezembro, às 10h e 30min, no lugar costumeiro (andar térreo da UERJ), onde serão discutidos assuntos importantes para o futuro da entidade no próximo ano, particularmente sobre os novos rumos da Revista Philologus. Até lá contamos com suas críticas e sugestões. Serão sempre

bem-vindas. Não se omita.