Ano 2 - No 2 - Rio de Janeiro, março de 1997. Publicação bimestral.

Bem, colegas, as férias já terminaram. Espero que as tenham sabido aproveitar, assim como o carnaval, que as tornou mais compridas. Agora não há mais desculpa. Toca a trabalhar com disposição porque os estudos lingüísticos entre nós ainda deixam muito a desejar. Não acham? Vejam como os colegas de outras áreas participam de eventos científicos internacionais, pesquisam, navegam e até surfam na Internet, publicam trabalhos interessantes sobre suas respectivas especialidades, etc. E nós? Vamos permitir que nos digam que a Ciência da Linguagem não é ciência? Se não reagirmos, trabalhando e estudando seriamente, é claro que ficamos com a cara lá no chão.


NATAL

Do lat. natale- (natalis, is) Adj. Relativo a nascimento. Subst. Dia do nascimento. Relativo ao nascimento de Jesus Cristo (25 de dezembro)

EPIFANIA

Do gr. epiphanei, pelo lat. epiphania- (ephiphania, ae). Aparição ou manifestação divina. Comemoração da manifestação de Jesus Cristo aos gentios e, particularmente, da adoração dos Reis Magos. Dia de Reis (6 de janeiro)

ENTRUDO

Do lat. introitu- (introitus, us). Entrada. Lugar por onde se entra. Começo. O mesmo que carnaval.

A especialização do sentido para carnaval parece ter-se verificado apenas na Hispânia. (P). Pouco usado no Brasil. (A).

CARNAVAL

Do ital. Carnevale < carnelevale, alteração de carnelevare, composto de carne e levare (tirar a carne), por ser o começo do jejum da Quaresma. (C).

QUARESMA

Abrev. do lat. Quadragesima dies, pela duração de 40 dias deste período religioso. Quarentena.

PINHATA

Do esp. piñata. Festa dançante que se realiza no primeiro domingo da Quaresma (CA), ou do ital. pignatta (panela) derivado de pinha, pela semelhança que as antigas panelas tinham com as pinhas. A designação de Domingo de Pinhata deve-se ao costume de quebrar nesse dia uma panela cheia de doces (P). Não está registrado em A.

PÁSCOA

Do hebr. pesach, (passagem) pelo gr. páscha. Festa judaica celebrada todos os anos em comemoração da saída do Egito, no 14o dia da lua depois do equinócio da primavera. O lat. eclesiástico Pascha sofreu cruzamento com o lat. vulgar pascua (alimento, pasto) e passou a designar a festa cristã em honra da Ressurreição de JesusCristo. (P), (CA), (A).

Homenagem

Prestamos hoje homenagem a Carolina Michaëlis de Vasconcelos, uma das mais eminentes filólogas da língua portuguesa. Nascida em Berlim em 1851, dedicou-se ao estudo de línguas e literaturas clássicas, românicas, eslavas e semíticas. Sócia honorária do Instituto de Línguas Vivas de Berlim e doutora honoris causa das universidades de Friburgo, Coimbra e Hamburgo. Em 1876, casou-se com o arqueólogo português Joaquim de Vasconcelos e lecionou Filologia Portuguesa na Universidade de Coimbra. Sua vasta obra inclui estudos lingüísticos, histórico-literários e de etnografia portuguesa. A ela se deve a edição crítica do Cancioneiro da Ajuda, publicada em 2 volumes em Halle (Alemanha), em 1904. Faleceu em 1925.


ETIMOLOGIA

Nesta época do ano, em que se celebram várias datas tradicionais, que tal verificar alguns de seus étimos correspondentes a estas festas religiosas ou profanas$. Sem intenção de fazer uma pesquisa profunda, consultamos apenas os dicionários mais usuais: Aurélio (A), Caldas Aulete (CA), Corominas (etim.) (C), Pedro Machado (etim.) (P), Torrinha (latim-português) (T).

NOVA DOUTORA

A professora Maria Antônia da Costa Lobo, acaba de tornar-se a mais nova doutora do CiFEFil. Defendeu tese no 25/02/97 na UFRJ/ Faculdade de Letras, na especialidade de Crítica Genética, com o título Chão de ferro: a gênese textual de uma obra de Pedro Nava.

Parabéns de todos os colegas!

Revista Philologus

Está em elaboração o n° 7 da REVISTA PHILOLOGUS, publicação quadrimestral do CiFEFil. Neste número há trabalhos de pesquisa de crítica genética, língua internacional e outros, na área de Filologia e Lingüística.

Não perca! Não se esqueça de enviar-nos notícias de eventos pertinentes, críticas e sugestões. Sempre serão bem-vindos.  

 

 
 

Reunião do CiFEFiL

Realizar-se-á em 13/03/97, às 10:h, na Rua Visconde de Niterói, 512 / 97, ( 208-0276, a reunião bimensal do CiFEFiL para tratar de diversos assuntos da entidade. Todos os associados estão convidados a comparecer.

 

 

49a reunião anual da SBPC

Será realizada em Belo Horizonte, na UFMG, a 49a Reunião Anual da SPBC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, entre os dias 03 e 18 de julho de 1997. As inscrições para apresentação de trabalhos encerram-se no dia 26 de março. Maiores informações: ( (011) 259-2766.

 

 

Cursos do CiFEFiL

Galego - Na Biblioteca da Faculdade de Letras da UFRJ, (Coleção Celso Cunha), terá lugar de 18 de março a 24 de junho, às terças-feiras, das 10h às 12h, o curso Introdução ao galego moderno - Módulo I, ministrado pelo Prof. Alfredo Maceira Rodríguez. O curso visa levar à comunidade acadêmica dos Cursos de Letras noções básicas do galego moderno, apresentando suas semelhanças e diferenças com o português do Brasil. Informações: ( (021) 590-0212 Ramal 219 / (021) 270-0352/ (021) 270-1696 Fax.

Português - Na Biblioteca Nacional, de 25 de março a 27 de maio, às terças-feiras, das 17h às 19h, terá lugar o curso Vídeos, gramática e exercícios, ministrado pelos Profes Emmanuel Macedo Tavares e Tárcio Saldanha Pereira. O curso pretende ampliar o léxico do português, estudando empréstimos vocabulares e processos formadores de palavras. Serão utilizados vídeos. ( (021) 262-8255 Ramal 333.

PALESTRA

No dia 26/02/97 teve lugar na Faculdade de Letras da UFRJ uma palestra proferida pela Profa Claire Bustarret, da Universidade de Paris e do ITEM (Institut des Textes et Manuscrits Modernes), intitulada A descrição dos manuscritos modernos franceses. A palestra foi ilustrada com amostras de rascunhos e manuscritos de alguns famosos literatos franceses