Ano 2 - No 6 - Rio de Janeiro, novembro de 1997. Publicação bimestral.
Chegou a hora  do Congresso Nacional de Lingüística e Filologia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, patrocinado pelo CiFEFiL. A Direção da FFP de São Gonçalo e o Departamento de Letras estão ansiosos para receber os congressistas. O que dizer então dos membros do CiFEFiL? Venham visitar-nos e partilhar conosco suas experiências no campo lingüístico . Esperamos que tenham uma alegre e produtiva permanência entre nós e que levem boas recordações destes dias de convivência. Sejam bem-vindos, caríssimos colegas!
Revista Philologus
Os números anteriores da Revista Philologus, estão sendo publicados num volume em for-mato de livro. Boa oportunidade para ter toda a coleção, pois alguns números já estavam esgotados. Além do mais, ficam mais fáceis de manusear.
Homenagem
Por motivo da realização de nosso primeiro congresso não podemos deixar de pensar em dois grandes batalhadores das ciências lingüísticas no Brasil. As dificuldades que nós encontramos ainda seriam maiores sem a obra que nos deixaram esses pioneiros, que sempre devemos tomar como exemplo. É claro que nos referimos a Joaquim Mattoso Câmara Júnior e a Serafim da Silva Neto. Para eles nossa singela homenagem de hoje.

O FILÓLOGO DE PLANTÃO
Redator: Alfredo Maceira Rodríguez
Rua Brasilina, 34/204 - Cascadura
CEP: 21350-060- Rio de Janeiro - RJ
Tel./Fax: (021) 593-1960
alfredo@netgate.com.br

Falando de Beleza
Os cânones de beleza sempre foram muito discutidos e é bem sabido que variam com o tempo e com outras circunstâncias. Diderot, o famoso enciclopedista francês do séc. XVIII, não estava alheio a essas discussões. Pois agora já temos oportunidade de saber algo sobre seu pensamento a respeito de estética, lendo o livreto Ensaio sobre o belo, traduzido por J. Pereira da Silva, com introdução e notas de Francisco Venceslau. Li tudo de um só vez. Não consegui parar. Eta obrinha gostosa!
Congresso do CiFEFiL
Como podemos deixar de falar dele? O programa é variadíssimo. As conferências, comunicações, minicursos e mesas-redondas a-bordam uma infinidade de temas referentes a Lingüística, Filologia e ciências lingüísticas em geral. Não posso aqui nem dar uma pálida idéia, mas felizmente já está pronto o Livro de Resumos e Programação, que o Prof. José Pereira conseguiu aprontar em tempo, em que pese o esquecimento ou atraso de alguns participantes. Ainda assim ficou muito bom. Será o nosso guia durante todo o Congresso.
Maiúsculas
Quem não é assaltado pela dúvida em certas ocasiões a respeito do uso de inicial maiúscula? Acho que só quem não escreve, mas console-se porque o problema também é dos outros. Herri Meier escreveu um interessante estudo sobre o tema.
"Questões debatidas e rebatidas nas Academias, no Ensino, na Imprensa, os problemas da Ortografia são um pouco a gata borralheira da Filologia e da Lingüística propriamente ditas. Parece que o que tanto o mundo oficial das reformas e o da polêmica, perde de atrativo para o pensamento teórico."
O autor estende-se por 28 páginas, demonstrando a complexidade do problema.
Herri Meier. In: Ensaios de filologia românica, I. Rio: Grifo / MEC, 1973
Dessertões
O que têm a ver as terras nordestinas com o Rio de Janeiro? Quem pensa que nada, precisa ler Dessertões, do poeta emergente Francisco Venceslau:
no ryo de janeyro, em belo[horizonte city me desvencilho de cipós e [marmeleiros da conquista enfrento matagais sem fadas, entre [porcos e galinhas. viajo de automóvel piroga no asfalto [entre corredeiras paro en velhos estacionamentos [pântanos como em bares bodegas sanduíches

Etimologia Popular
A etimologia popular surge do desconhecimento de uma palavra ou expressão nova para o ouvinte que, por não conhecer seu significado, procura associá-la a outra, que lhe é conhecida e tem pronúncia semelhante. É uma falsa interpretação popular, comum em todas as línguas. Mário Barreto, num longo e documentado estudo, apresenta muitos exemplos, alguns já dicionarizados e com abonações literárias. Entre estes: vagamundo, por vagabundo (no português e no espanhol); esgatanhar por esgadanhar (arranhar com os gadanhos); ressonhar, por ressonar; praiamar, por preamar; camapé, por canapé; hipólita, por hipócrita; são cristão, por sacristão; mulheres adultas... ou indultas, por mulheres adúlteras, etc. O latim usado até há pouco na igreja foi fonte das mais curiosas etimologias. É também de M. Barreto a seguinte versão popular de Necessitas caret lege - Ö tempora! O mores! ficou como: A necessidade tem cara de heregeros - Ó tempo dos mouros!
Envie para o Filólogo de Plantão tudo o que observar sobre etimologia popular. Se não se opuser, sua contribuição poderá ser publicada aqui ou noutro lugar. Participe!
A expressão inglesa for all foi adaptada pelos nordestinos para forró, assim como snooker virou sinuca, entre muitas outras contribuições do inglês para o português.Casos de etimologia popular podem ser observados no dia a dia, basta apurar o ouvido.

Fórum de Produção do DL
Realizou-se no dia 13/10/97, no auditório da FFP, o I Fórum de Produção e Pesquisa do Departamento de Letras desta faculdade, coordenado por seu chefe, Prof. Francisco Venceslau dos Santos. Professores do D.L e alguns alunos apresentaram seus trabalhos de pesquisa à comunidade acadêmica, que prestigiou o evento com sua presença e interesse.
Tarde de Autógrafos
Na sexta-feira, 14, você terá a manhã livre para fazer compras, visitar amigos, conhecer S. Gonçalo e adjacências, enfim, fazer tudo a que tem direito. Porém, a partir das 14:00 horas, começa a reunião do CiFEFiL e uma tarde de autógrafos dos autores membros que têm livros recém-publicados ou para lançar. Aproveite esta oportunidade para confraternizar e enriquecer sua biblioteca com as novidades recentes.

CiFEFiL - Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos

Rua Visconde de Niterói, 512/97
Rio de Janeiro - RJ
Tel./Fax.: (021) 569-0276
pereira@uerj.br 
Diretor-Presidente
José Pereira da Silva 
Vice-Presidente
Emmanuel Macedo Tavares 
1o Secretário
Álvaro Alfredo Bragança Júnior 
2o Secretário
Alfredo Maceira Rodríguez
CiFEFiL - www.filologia.org.br 

Ainda sobre o o Congresso
Local: FFP da UERJ
Reitor: Antônio Celso Alves Pereira
Vice-Reitora: Nilcéia Freire
Diretora: Nadir Rocha de Oliveira. Vice-Diretora:Maria Alice Pires Cardoso de Aguiar
Departamento de Letras
Chefe: Francisco Venceslau dos Santos. Subchefe: Regina Michelli Ferreti. Coordenador do Congresso:
José Pereira da Silva.

Piruleta, por pirueta; o via dutra, por o viaduto, entre muitos outros. Os nomes dos logradouros, principalmente quando homenageiam personagens desconhecidos do grande público, dão origem a etimologias curiosas. A rua da Tijuca, que homenageia o herói da Guerra do Paraguai, Mariz e Barros, virou na fala popular Rua Nariz de Barro. Assim, já podemos imaginar o que acontece com nomes de outras línguas.
Deixando de lado o aspecto curioso e até divertido das decodificações populares, o estudo dessas realizações pode ser muito útil, sobretudo para a variação e mudança lingüística.