Ano 3 - No 8 - Rio de Janeiro, março de 1998. Publicação bimestral.
   Acabaram-se as férias. Agora toca a trabalhar e muito porque há muitas atividades previstas para este ano. Além disso temos a Copa do Mundo, eleições, etc., que, de alguma forma, afetam nossas atividades de estudo e pesquisa. Logo é bom aproveitar bem o tempo, o que certamente faremos depois de longas e proveitosas férias. Os programas de atividades estão aí para todo o ano, inclusive nosso Congresso, que este ano será realizado em outubro e promete. Mãos à obra! 
Revista Philologus
A Revista Philologus - 9 está para sair, embora com algum atraso. O formato será diferente e a edição será patrocinada pelo Prof. Afrânio Garcia. As coleções de 1995 e 1996 já saíram em formato de livro e estão à venda a R$ 10,00 cada uma. Têm excelente visual e facilidade de manipulação. A coleção de 1997 sairá em breve, incluindo os números 7, 8 e 9. O número 10, já correspondente a 1998, será um número temático, contendo trabalhos sobre geografia lingüística.
Homenagem
Homenageamos neste número os pioneiros dos estudos do comparativismo lingüístico. Entre eles Franz Bopp, Karl Verner, Jacob Grimm, Friedrich Diez e tantos outros que estabeleceram em bases científicas os estudos lingüísticos que até hoje não cessaram de desenvolver-se.

Reunião do CiFEFiL
   Teve lugar no dia 7/3 uma reunião extraordinária do CiFEFiL, convocada para esse dia porque a reunião ordinária programada para o 14/2 não teve quorum devido às férias escolares. À reunião do dia sete compareceu grande número de sócios e foi muito produtiva. Nela resolveu-se atualizar o cadastro dos sócios, convidando os atrasados a pagar sua anuidade, assim como os que têm trabalhos para serem publicados nos Anais do Congresso. Esta determinação torna-se extremamente necessária porque a caixa (ou o caixa?) da entidade está bem baixa (melhor dizendo, raspada) e as despesas de publicação não são nada complacentes. Então, se você se esqueceu, ponha-se em dia. Não perca a oportunidade de participar de nossas atividades e de receber as publicações do CiFEFiL. Envie um cheque cruzado para o Diretor-Presidente ou comunique-se com ele. O endereço está aí no quadro, na outra página. A anuidade para 1998 continua sendo a mesma: R$ 25,00. Moleza, né?   Que tal ir se preparando?!

Encontro Esperantista
Será realizado entre os dias 30 de abril e 3 de maio, no CIEP Tancredo Neves, Rua do Catete, 77, Catete, Rio de Janeiro, o Primeiro Encontro Esperantista do Sudeste. O tema do Encontro será O esperanto e a língua portuguesa no desafio da globalização. Já confirmaram sua participação vários estudiosos de línguas em geral e do esperanto em particular. O Prof. Evanildo Bechara será um dos palestrantes. É uma realização da Associação Esperantista do Rio de Janeiro. Rua Senador Dantas, 117/1341. Rio - RJ - Tel.: (021) 240-6119. Internet: aerj@infolink.com.br

Opiniões Sobre o Latim

"A abolição do latim como língua geral das pessoas cultas e a introdução do jeito pequeno-burguês das literaturas nacionais em seu lugar têm sido para a ciências na Europa, uma verdadeira desgraça."

Patrono
Por proposta de um dos fundadores, Prof. Emmanuel Macedo Tavares, foi aprovada na última reunião a entronização de Santo Isidoro de Sevilha como patrono do CiFEFiL. O motivo da escolha deveu-se a que Isidoro (560?-636), arcebispo de Sevilha, foi talvez o homem mais culto de seu tempo. Preservou a cultura greco-latina em sua vasta enciclopédia denominada Etimologias. A entronização se dará no dia 4 de abril, aniversário de sua morte. O CiFEFiL fará realizar uma cerimônia religiosa e outras atividades. 

Novos Livros 
Profa. Darcília Simões acaba de lançar um livro pequeno, mas com um título longo: Estudos fonológicos: a língua nos planos dos sons e da grafia. Nas suas poucas páginas, a autora aborda com agudeza aspectos fonético-fonológicos e gráficos do dia-a-dia da sala de aula. É imperdível para todos os que lidam com a língua portuguesa, o que confirma o dito popular que tamanho não é documento. No número anterior comentamos outro livro da autora: A estilística singular de I-Juca-Pirama, que também é imperdível, de um outro ponto de vista. Eu estou me enriquecendo culturalmente com a leitura dos dois. Já posso parodiar Gonçalves Dias dizendo: Meninos, eu li.
Informações e pedidos pelo Tel.: (021) 622-2270 ou pelo 
e-mail: darcilia@cruiser.com.br
   Outro livro que acaba de sair é do Prof. José Pereira da Silva. Trata-se de um trabalho sobre o Pe. José Monteiro de Noronha, tema em que o autor é especialista: Roteiro da viagem da Cidade do Pará até as últimas colônias dos domínios portugueses em os rios Amazonas e Negro. É uma edicão bem cuidada, de apenas 84 páginas, com algumas ilustrações de gravuras da época.
Informes com o autor. Seus dados estão aqui embaixo. É o nosso Diretor-Presidente.

 CiFEFiL - Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos
Rua Visconde de Niterói, 512/97
CEP: 20943-000 Rio de Janeiro - RJ
Tel./Fax.: (021) 569-0276
pereira@ infolink.com.br
pereira@uerj.br Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva Vice-Presidente:
Emmanuel Macedo Tavares 1o Secretário:
Álvaro Alfredo Bragança Júnior 2o Secretário:
Alfredo Maceira Rodríguez
Site do CiFEFiL: www.filolgia.org.br

O FILÓLOGO DE PLANTÃO
Redator: Alfredo Maceira Rodríguez
Rua Brasilina, 34/204 - Cascadura
CEP: 21350-060- Rio de Janeiro - RJ
Tel./Fax: (021) 593-1960
E-mail: alfredo@netgate.com.br

Lembrete
Comunique-se com o redator de O FILÓLOGO DE PLANTÃO. Envie comentários, críticas, sugestões e colaborações, principalmente sobre etimologia popular. Peça informes sobre o nosso livro Estudiemos español ou sobre o que quiser. Sua opinião é importante. Para todos vocês muitos :-) :-) :-) e [] [] [].

Schopenhauer. Sobre leitura e livros.
"Os estranguladores do latim são os descendentes dos que mandaram Lavoisier à guilhotina: ‘A Revolução não precisa de sábios." O latim forma o espírito científico muito mais que o espírito literário. Nossos melhores cientistas tinham estudado latim."
Paul Guth. Carta aberta aos futuros analfabetos.
"Nada iguala a dignidade da língua latina. Foi falada pelo povo-rei que lhe imprimiu esse caráter de grandeza única na história da linguagem humana, e que mesmo as línguas mais perfeitas nunca conseguiram alcançar. O termo majestade pertence ao latim... É a língua da civilização. Misturada à de nossos pais, os bárbaros, ela soube requintar, amaciar e, por assim dizer, espiritualizar esses idiomas grosseiros que se tornaram o que nós vemos."
Joseph de Maistre. Do Papa.
"Tanto peca o que diz frases latinas diante de quem as ignora, como o que as diz ignorando-as."
Miguel de Cervantes. Colóquio dos cães.
"A Senhora sabe latim? Não; e é por isso que me pergunta se prefiro Pope a Virgílio. Ah, minha Senhora, todas as nossas línguas modernas são secas, pobres e sem harmonia em comparação com aquelas que falaram nossos primeiros mestres, os gregos e os romanos. Somos apenas uns violinistas de aldeia."
Voltaire. Carta à Marquesa du Deffand. 10-V-1754.
"Primeiro é preciso saber bem o latim; depois é preciso esquecê-lo."
Montesquieu. Meus pensamentos.
"Mestre! ...não faleis latim, / que eu nunca fui estudante."
Francisco Manuel de Melo. O fidalgo aprendiz.
"Minhas noites estão cheias de Virgílio; / ter sabido e ter esquecido o latim / é uma possessão, porque o esquecimento / é uma das formas da memória, seu vago porão, / a outra cara secreta da moeda."
Jorge Luís Borges. Elogio da sombra.
(Apud RÓNAI, Paulo. Dicionário Universal de citações.)