Ano 3 - No 12 - Rio de Janeiro, novembro-dezembro de 1998. Publicação bimestral. 
  Já estamos chegando ao fim do ano, porém ainda temos atividades pela frente. O II Congresso de Lingüística e Filologia já foi realizado, por sinal com muito sucesso, mas não ficamos cansados, pois no dia 04 de dezembro próximo já realizaremos a I Jornada Nacional de Filologia, na UERJ. É claro que contamos com sua presença. No dia 12 do mesmo mês haverá reunião do CiFEFiL para tratar de assuntos muito importantes para a entidade. Vide notas nesta edição. Depois disso só nos resta desejar-lhes FELIZ NATAL e BOAS ENTRADAS de 1999.
 SUCESSO DO II CONGRESSO
   O II Congresso Nacional de  Lingüística e Filologia realizou-se de  05 a 09 de outubro passado, na  Faculdade de Letras da UFRJ,  conforme tinha sido anunciado. O  sucesso foi muito grande não só pelo  grande número de congressistas de  diversas partes do Brasil como pela  diversidade dos temas apresentados  e discutidos, abordando inúmeros  aspectos da ciência da linguagem. O  programa foi cumprido em sua  quase totalidade. Realizaram-se  todas as palestras, mesas-redondas,  minicursos, comunicações e até as  atividades artísticas.
    A organização parece que funcionou  a contento. Foi entregue todo o  material pertinente, com o que  puderam ser acompanhadas todas  as atividades que se estavam  realizando, tal era a quantidade que,  infelizmente, não se podia assistir a  todas. Os participantes  manifestavam sua satisfação e nós  também. No encerramento só se  falava da realização do III Congresso,  esperando com ansiedade o novo  encontro do próximo ano.          Obrigado  congressistas! Nós já estamos com  saudades de vocês.
  SALVE 1999! Muitos presentes para você!.

REVISTA PHILOLOGUS - 11
Está sendo distribuído o número 11 da Revista Philologus. É o número mais bonito de quantos se têm
 publicado. Isso se deve ao capricho de nossa editora responsável, Profa. Darcília Simões. Seus trabalhos estão cada vez melhores. Neste número vo-cê encontra artigos de Josehp Ildefonso de Araujo, Maria Antônia da Costa Lobo, Alfredo Maceira
Rodríguez, Hélder Júlio Soares de Carvalho, José Pereira da Silva, Celina Márcia de Souza Abbade, Ruy Magalhães de Araújo e Lígia Maria Campos Imaguire. Não perca.

VOVÔ
O nosso Diretor-Presidente, José Pereira, e sua família estão felicíssimos. Acaba de chegar Ítalo, o primeiro neto do casal. Quem sabe  não será um futuro filólogo? Os membros do CiFEFiL dão os parabéns aos pais e aos avós e desejam tudo de bom ao querido pimpolho.

ANAIS DO I CONGRESSO
Já foram publicados os Anais do I  Congresso Nacional de Lingüística e  Filologia, realizado na FFP de São  Gonçalo (UERJ), em 1997. Pode pedir  seu exemplar ao CiFEFiL ou adquiri-lo  na livraria da UERJ. Vale a pena.
jornada nacional de filologia
Será realizada no dia 04/123/98, a  Primeira Jornada Nacional de  Filologia. As atividades terão início às  9:00 horas e prolongar-se-ão por boa  parte do dia. Haverá palestras e  mesas-redondas pa-ra discutir os  problemas da Filologia no Brasil e no
 mundo, definir seu objeto de estudo e  pleitear seu reconhecimento e seu  lugar no âmbito das ciências da  linguagem. Não há pagamento de taxa  nem necessidade de inscrição nem  de apresentar trabalho escrito, mas  se quiser apresentá-lo poderá ser
 publicado na Revista Philologus ou  em outra publicação similar. À tarde,  antes do encerramento, será  realizada uma Assembléia Plenária,  que produzirá um relatório a respeito  das resoluções tomadas. Sua  participação é muito importante. Não  deixe de comparecer.
A Jornada Nacional de Filologia será  realizada anualmente, cada ano em  um estado do Brasil.

CiFEFiL : Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos
Rua Visconde de Niterói, 512/97

Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20943-000
Tel./Fax.: (021) 569-0276
 pereira@uerj.br
Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva
Vice-Presidente:
Maria Lúcia Mexias Simon
1o Secretário:
Alfredo Maceira Rodríguez
2o Secretário:
Ruy Magalhães de Araujo
Site do CiFEFiL: www.filologia.org.br

O FILÓLOGO DE PLANTÃO
Redator: Alfredo Maceira Rodríguez
Rua Brasilina, 34/204 - Cascadura
CEP: 21350-060- Rio de Janeiro - RJ
Tel./Fax: (021) 593-1960
E-mail: alfredo@netgate.com.br
Encontro esperantista No dia 11/10/98 realizou-se em Petrópolis o V Encontro de Esperanto do Grande Rio. Durante quase todo esse dia, cerca de uma centena de esperantistas reuniram-se no Centro de Cultura Tristão de Athayde, perto do Museu Imperial, para debater  problemas da língua internacional Esperanto, ressaltando-se a nova fase de desenvolvimento que essa língua atravessa devido à sua participação na Internet.

Reunião do CiFEFiL
No dia 09/10/98, depois do encerramento do II Congresso, conforme estava programado, realizou-se a Assembléia do CiFEFiL para avaliar o desempenho do Congresso, definir o do próximo ano escolher a Diretoria da entidade para o biênio 1998-2000.
Compareceu grande número de sócios e discutiram-se vários assuntos, entre eles ficou decidida a  realização de uma Assembléia
 Extraordinária na Faculdade de Letras da UERJ (Maracanã), no dia 12/12/98,  às 10:00 horas, para discutir a reforma de alguns artigos dos Estatutos do  CiFEFiL, com a finalidade de reformar  e ampliar sua diretoria, tendo em vista  a ampliação do quadro social. Foi lavrada Ata da reunião, que está à  disposição de todos os sócios. A diretoria do CiFEFiL 1998-2000
Na última assembléia do CiFEFiL ficou  eleita para o biênio 1998-2000 a  seguinte Diretoria:

                                                                Diretor-Presidente:
                                                                Prof. Dr. José Pereira da Silva
                                                                Vice-Diretor:
                                                                Profa. Dra. Maria Lúcia Mexias Simon
                                                                Primeiro Secretário:
                                                                Prof. Dr. Alfredo Maceira Rodríguez
                                                                Segundo Secretário:
                                                                Prof. Dr. Ruy Magalhães de Araújo

SYLVIO EDMUNDO ELIA
   No dia 16/11/98 faleceu o Prof. Sílvio Elia. Não é preciso comentar a enorme perda para a Filologia e Lingüística do Brasil, pois sua obra é sobejamente conhecida nos meios universitários e em todos os círculos que se interessam pela ciência da haveria o menor sentido de fazê-lo. Apenas cada uma ara o seu terreno, que, mesmo quando comum, é linguagem. Mencionaremos aqui
apenas dois de seus livros: Sociolingüística, de 1987, e Preparação à Lingüística Românica,  já com várias edições. Quanto a seu  pensamento com relação às ciências  lingüísticas, o melhor é reproduzir suas próprias palavras (apud Rosalvo do Valle, na Apresentação da 2a ed.  de Preparação à Lingüística Românica): "a Filologia não se exaure na atualidade efêmera dos coloquialismos. Ela é presente, sem dúvida, mas presente vinculado que aflora como ponta de lança do passado a varar um futuro que já bosqueja... A Filologia não arremete,  pois contra a Lingüística    Moderna, que não tem como adversária e sim como colaboradora. Nem passível de tratamentos diferentes".
   O CiFEFiL lamenta a perda de seu  ilustre sócio honorário, sempre disposto a participar nas nossas atividades. No Congresso do ano  passado proferiu a conferência intitulada As unidades lexemáticas, já publicada nos Anais, e neste ano, pouco antes de sua morte, brindou os participantes do II Congresso com a conferência A redação e seu ensino. Será publicada sem conseguirmos o original. À sua família enviamos nossas condolências e a promessa de continuar divulgando sua obra e seguindo seus esclarecedores ensinamentos. Seu nome sempre terá um lugar de honra no CiFEFiL e permanecerá na memória de todos os que tivemos a felicidade de conhecê-lo.

Português x espanhol
Por falta de espaço, deixamos para o  próximo número a tradução do texto de espanhol. 
BOAS FESTAS! ¡FELICES  NAVIDA-DES! PROSPERAN NOVAN JARON!