Ano 3 - No 13 - Rio de Janeiro, janeiro-fevereiro de 1999. Publicação bimestral.
Pois bem, já estamos em 1999. Espero que todos tenham passado uma festas maravilhosas e que sejam felizes no decorrer do ano, superando os problemas com que todos nos defrontamos. Espero que aproveitem bem o que resta das férias. No CiFEFiL não temos muita folga porque já estamos ocupados com a realização do III Congresso de Lingüística e Filologia a ser realizado entre os dias 16 e 20 de agosto deste ano. Vamos confraternizar neste verão?
domínio do cifefil na internet
Confeccionada pelo grupo mirage

Não deixe de DIVULGAR  este domínio. Aqui você também pode se comunicar com qualquer um de nós. Esperamos sua correspondência. 

 CiFEFiL – Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos
Rua Visconde de Niterói, 512/97
CEP: 20943-000 Rio de Janeiro –RJ
Tel./Fax.: (021) 569-0276
E-mail: pereira@uerj.br  
Diretor-Presidente José Pereira da Silva Vice-Diretor: Maria Lúcia Mexias Simon 
1o Secretário: Alfredo Maceira  Rodríguez 
2o Secretário:Ruy Magalhães de Araujo
Domínio do CiFEFiL:http://www.filologia.org.br

defesa de tese
O sócio do CiFEFiL, Álvaro Alfredo Bragança Júnior, que participa ativamente das atividades do Círculo, vai defender sua tese de doutorado sobre fraseologia latina medieval, no dia 13/01/99. Levando em conta sua dedicação e competência, não temos dúvida quanto à sua aprovação. Em breve teremos um novo doutor.
Votos de muito sucesso de O Filólogo de Plantão.

O FILÓLOGO DE PLANTÃO
Redator: Alfredo Maceira Rodríguez
Rua Brasilina, 34/204 - Cascadura
CEP: 21350-060- Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (021) 593-1960
E-mail: alfredo@netgate.com.br  

Associe-se ao CiFEFiL
Estamos no início do ano, portanto na hora de renovar sua adesão ao CiFEFiL. Pode copiar o Boletim de Adesão no domínio de Filologia e remetê-lo com um cheque nominal e cruzado em carta registrada ao Prof. José Pereira ou a mim, no valor de R$ 30,00 (trinta reais) e logo receberá o recibo. Pode procurar outros meios de pagamento. Se ainda não é sócio, não espere mais. Mande seus dados junto com o pagamento. Queremos contar com sua participação. Todos temos muito a ganhar. Lembre-se de que, pelos novos Estatutos, os graduados de Letras também podem e devem associar-se. 

 I Jornada de Filologia
Realizou-se em 04/12/98, no Instituto de Letras da UFRJ a I Jornada de Filologia do CiFEFil. Além dos membros do CiFEFil, compareceram vários convidados interessados em Filologia, entre eles um representante da Academia Brasileira de Filologia. Ficou resolvido que a II Jornada ocorrerá em abril de 1999 em São Paulo e a III será realizada em Salvador- BH, no ano 2000.

Assembléias do cifefil
No dia 12 de dezembro passado teve lugar no Instituto de Letras da UERJ a última Reunião Ordinária do CiFEFiL de 1998. Entre os assuntos constantes da pauta destacava-se a reforma dos Estatutos da entidade. O tema foi amplamente discutido e aprovado pela unanimidade dos presentes. Entre as modificações in-troduzidas destaca-se a admissão de graduados em Letras e a ampliação da Diretoria, com vistas ao crescimento da entidade
Também foi marcada uma Reunião Extraordinária para o dia nove de janeiro próximo, para tratar do Congresso de Lingüística e Filologia. Também foram marcadas as datas das reuniões ordinárias de 1999. Todas terão lugar, salvo algum imprevisto, no Instituto de Letras da UERJ, às 10 horas. As datas das reuniões ordinárias deste ano são: dia 13 de março, 15 de maio, 03 de julho, 18 de setembro e 13 de novembro.   

Sobre o III Congresso
O CiFEFiL realizará seu III Congresso de Lingüística e Filologia mais cedo este ano (16-20 de agosto). O local será O Instituto de Letras da UERJ, no Rio, local excelente e de fácil acesso. Na Assembléia Extraordinária do dia 9 de janeiro serão traçados os planos e distribuídas as tarefas para a boa realização do Congresso, levando em conta que já temos a experiência dos dois anteriores. Mantenha-se informado para participar. Inscreva-se o mais rápido possível, envie o resumo de seu trabalho, se for o caso, etc. Informações nos endereços que pode encontrar aqui. 

Gentílicos Brasileiros
Numa passagem rápida pelos gentílicos brasileiros dos estados, assim como das cidades mais importantes, verificamos que o sufixo mais produtivo é –ense: amazonense, amapaense, catarinense, fluminense, maranhense, paraense, etc. Segue-se em produção o sufixo –ano: baiano, paraibano, goiano, alagoano, sergipano, pernambucano, etc. Parece que o único caso com o sufixo –eiro refere-se a Minas Gerais: mineiro. O sufixo –ista aplica-se aos naturais de pelo menos um estado (São Paulo): paulista, e aos de uma cidade (Campos – RJ): campista. O sufixo –ino encontramo-lo em be-lo-horizontino (Belo Horizonte – MG), garibaldino (Garibaldi – RS), palmarino (União dos Palmares – AL), além de outras localidades menos conhecidas. Os naturais de alguns estados são mais conhecidos por algum adjetivo que corresponde a um Termo indígena. Os rio-granden-ses-do-norte também são potiguares (do tupi poti’wuar = comedor de camarão), assim como os rio-grandenses-do-sul se denominam gaúchos (do espanhol platino gaucho, com mudança prosódica). Da mesma forma, o espírito-santense se denomina capixaba (do tupi kapi’xawa = terra de plantação, sítio, roça), no entanto, o natural da capital, Vitória, atualmente é conhecido co-mo vitoriano. O natural do município do Rio de Janeiro é carioca (do tupi kari’oka = casa de branco), mas o do antigo Estado do Rio é fluminense (do latim flumen = rio, de acordo com a crença dos descobridores de que a Baía da Guanabara era um grande rio). Paulista é o natural do Estado de São Paulo, também chamado de bandeirante, porém o da capital é paulistano. Paulistense é o natural de duas cidades com o nome de Paulista, uma na Paraíba e outra em Pernambuco. Alguns gentílicos estão em variação livre com os sufixos –ense ou –ano:
rondoniano, rondoniense; sergipano, sergipense; aracajuano, aracajuense. Outros apresentam apenas alteração fonética: fortalezense, fortalexiense.Os adjetivos gentílicos derivados de nomes compostos formam-se de diversas maneiras. Os naturais de Três Corações (MG) são tricordianos (do latim tri + cordi + ano), já os de Passa Quatro são denominados passa-quatrenses.
Os naturais de João Pessoa (PB) são pessoenses; os de Santa Catarina, catarinenses, mas os de Boa Vista (RR) são boa-vis-tenses e os de São Luís (MA), são-luisenses. Os naturais de S Luís possuem ainda a denominação erudita de ludovicenses, assim como os de Salvador (BA), salvadorenses, também podem ser chamados soteropolitanos. 

Ejercicio de Español – no 11
Una joven rubia caminaba por la acera y al pasar dos o tres manzanas entró en la primera bocacalle y se puso a mirar los escaparates donde había calzado femenino y bolsos. Entró en la tienda, se acercó al mostrador y habló com un dependiente. Éste se puso a bajar cajas de zapatos y ella se probó algunos y escogió un par azul com cordones rojos. Salió y se fue a ver otras tiendas donde podría comprar vestidos, faldas y otras prendas porque dijo que todavía no había empezado a comprar lo que deseaba.
Tradução
.
Uma jovem loura caminhava pela calçada e ao passar dois ou três quarteirões entrou na primeira transversal e pôs-se a olhar as vitrines onde havia calçado feminino e bolsas. Entrou na loja, aproximou-se ao balcão e falou com um vendedor. Este pôs-se a descer caixas de sapatos e ela experimentou alguns e escolheu um par azul com cadarços vermelhos. Saiu e foi ver outras lojas onde poderia comprar vestidos, saias y outras peças porque disse que ainda não tinha começado a comprar o que desejava.