Ano 3 - No  16 - Rio de Janeiro, jul-ago de 1999. Publicação bimestral.

Ao receber este número você já se estará preparando para participar do III Congresso de Lingüística e Filologia do CiFEFiL. Não é demais insistir que o local do evento é o Instituto de Letras da UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524, 11o andar. Rio de Janeiro – RJ. A data é a de 16-20 de agosto de 1999. Outros informes estão aqui, nesta mesma edição. Não esperem mais. Já estamos ansiosos por estar em seu convívio. Os que vêm de fora não precisam de se preocupar quanto ao clima, pois embora oficialmente estejamos no inverno, o frio este ano parece que se esqueceu de comparecer.

Assembléia Ordinária do CiFEFiL
Realizou-se no dia 03 de julho, no Instituto de Letras da UFRJ, a 40a Assembléia Geral Ordinária do CiFEFiL. Entre outros assun-tos discutidos, teve prioridade o dos preparativos para o próximo III Congresso de Lingüística e Filologia. Foi relatado que tudo estava seguindo o cronograma proposto e que as perspectivas do Congresso eram melhores do que as dos anos anteriores. Como a próxima Assembléia Ordinária só está programada para o próximo mês de setembro, portanto depois do Congresso, o Diretor-Presidente, Prof. José Pereira, informou que deve convocar uma Assembléia Extraordinária antes do Congresso para tratar de assuntos relativos ao mêsmo.
domínio do cifefil na internet
http://www.filologia.org.br

Não deixe de divulgar este domínio porque está cada vez melhor. A equipe Mirage está melhorando seu conteúdo e aparência cada vez mais. Ali se podem encontrar os trabalhos publicados pelo CiFEFiL, tanto os de todos os números da Revista Philologus como os dos Anais do I Congresso. Em breve estarão disponíveis também os do II. Ali podem ser lidos todos os números deste seu Filólogo de Plantão, desde o número 0. Se preferir a edição em papel, queira solicitá-la e recebê-la-á gratuitamente. Além disso, nesse domínio você pode encontrar as homepages pessoais de alguns de seus membros.
Para acessá-las basta digitar o nome depois do domínio. Assim:
filologia.org.br/pereira
filologia.org.br/aileda
filologia.org.br/alfredo
filologia.org.br/alvaro
Outras estão sendo preparadas para breve. Nessas homepages estão disponíveis, além dos textos publicados pelo CiFEFiL, outros já publicados noutros órgãos ou inéditos. Na do Prof. Ruy Magalhães você pode conhecer sua obra pictórica; na do Prof. Álvaro Alfredo Bragança pode tomar conhecimento de suas andanças pela Alemanha, etc. Vale a pena entrar nessas casas. São todas de gente amiga.

Ainda o III Congresso
Se por algum motivo ainda agora resolveu participar no Congresso, não se desespere. Se não puder apresentar trabalho deve participar na mesma. Entrará no clima do Congresso e para o ano que vem tem mais. De qualquer maneira comunique-se com o Coordenador, Prof. José Pereira. Quem sabe ele não lhe procura algo interessante para fazer. Ele trabalha muito mas também gosta de ver os outros trabalhar.
Coordenação Geral do Congresso: José Pereira da Silva
Rua Visconde de Niterói, 512/97
20943-000- Rio de Janeiro-RJ.
pereira@uerj.br    (021) 569-0276

Agenor Geraldo daCunha
Temos a lamentar o falecimento, no dia 08/07, do conhecido dicionarista e lexicógrafo Antônio Geraldo da Cunha. Sócio honorário do CiFEFiL, participou co-mo conferencista no nosso I Congresso de Lingüística e Filologia e com uma comunicação no II Congresso. No III participaria na mesa-redonda da Profa. Aileda de Mattos Oliveira. Seu inesperado desaparecimento deixou um vazio na lexicografia nacional. À família enlutada os pêsames de O Filólogo de Plantão.
esperanto
O 35o Congresso Brasileiro de Esperanto está sendo realizado nos dias 12-16 de julho, em Campo Grande – MS.
O 84o Congresso Universal de Esperanto será realizado nos dias 31de julho a 07 de agosto, em Berlim (Alemanha).Espera-se a participação de cerca de 2.600 congressistas de 60 países.
brasil – 500 anos de língua portuguesa
Revista Philologus -13
Acaba de sair o número 13 da Revista Philologus, correspondente ao quadrimestre janeiro-abril de 1999, logo entra em seu quinto ano ininterrupto quase em dia. Neste número podemos ler os seguintes artigos:
A filologia como disciplina, de José Pereira da Silva;
A querela entre lingüistas e filólogos, de Antônio Martins de Araújo;
Algumas observações sobre a língua Tupinambá, de Nataniel dos Santos Gomes;
Considerações acerca da fraseologia, sua conceituação e aplicabilidade na Idade Média, de Álvaro Alfredo Bragança Júnior;
Filologia, verbete da Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.;
O discurso argumentativo no Sermão de Vieira, de Carla da Penha Bernardes; e,
Rumos da gramaticalização no português oral do Brasil, de Vanda de Oliveira Bittencourt. Como vê, com artigos tão interessantes e variados não se pode perder. Se não recebeu seu exemplar ou quer mais, comunique-se com o redator de O Filólogo de Plantão.

salve, santo isidoro!
Acabamos de ler na imprensa que Santo Isidoro de Sevilha foi indicado pelo Papa para Patrono da Internet. Ficamos muito satisfeitos porque nós já o tínhamos eleito Patrono do CiFEFiL, tendo sido proposto pelo então Diretor-Presidente da entidade, Prof. Emmanuel Macedo Tavares. A proposta foi aprovada e está registrada em ata. Foi entronizado no dia 4 de abril de 1998, aniversário de sua morte. (Veja no número 9 de O Filólogo de Plantão). Isidoro (560?-636) foi arcebispo de Sevilha e talvez o homem mais culto de seu tempo. Preservou a cultura greco-latina em sua vasta enciclopédia denominada Etimologias. O CiFEFiL congratula-se com os internautas por ficar sob a proteção de um patrono de tanto prestígio. Veja opiniões na Internet, entre outros sites em St. Isidore.

CiFEFiLCírculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos

Rua Visconde de Niterói, 512 / 97
CEP: 20943-000 Rio de Janeiro –RJ
Tel./Fax.: (021) 569-0276
e--mail: pereira@uerj.br
 Diretor-Presidente: José Pereira da Silva
Vice-Diretor: Maria Lúcia Mexias Simon
1o Secretário: Alfredo Maceira Rodríguez
2o Secretário: Ruy Magalhães de Araújo
Diretor Cultural: Aileda de Mattos Oliveira
Vice-Diretor Cultural: Cristina Alves de Brito
Diretor Financeiro: Salatiel Ferreira Rodrigues
Diretor de Relações Públicas: Afrânio da Silva Garcia
Vice-Dir de Relações Públicas: Álvaro A. Bragança Júnior
Diretor da Revista Philologus: Darcília Marindir Simões
Vice-Diretor da Revista Philologus: Flavio García
Domínio do CiFEFiL http://www.filologia.org.br

O FILÓLOGO DE PLANTÃO
Redator: Alfredo Maceira Rodríguez
Rua Brasilina, 34/204 - Cascadura
CEP: 21350-060- Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (021) 593-1960
e-mail: alfredo@netgate.com.br
homepage: filologia.org.br/alfredo

Exercício de Espanhol
Passe para o espanhol. Tradução no próximo número. A namorada de meu irmão mora num beco perto da rua principal. Não fica longe da estrada. Pode-se ir pela rodovia Rio-São Paulo. O beco é estreito e a rua também não é muito larga, porém é muito comprida e quase não tem calçadas. O ponto de ônibus é coberto porque, quando chove, fica tudo alagado e o guarda-chuva não resolve. O melhor é ir de carro ou esperar que a chuva passe. Na sexta-feira passada era dia do aniversário da moça e ele lhe levou um bonito presente. Ainda bem que não choveu nesses dias.
Finis coronat opus

 Congresso Internacional
A Academia Brasileira de Filologia, o Instituto de Letras da UERJ e a Sociedade Brasileira de Língua e Literatura reuniram-se para realizar talvez o maior evento cultural no Brasil, como homenagem aos 500 anos do Descobrimento.
O Congresso será realizado de 26 a 30 de julho de 1999, no Instituto de Letras da UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524, 11o andar. Já existe um grande número de inscritos do Brasil e do exterior, entre eles destacadas figuras das letras em língua portuguesa.

Texto Galego
Oración do sapo
Señor que estás nun reculliño de sombra, e andas sempre por camiños de noite, e cantas a cada hora e cando queres o teu cantar, sem que ninguén se mofe de Ti.
Líbranos, Señor,
das cousas que andan a correr.
Dos pucheiros cheos de auga, nas hortas,
e da boca das cobras,
e da roda dos carros,
e de tódolos bichos maos.
Dádenos, Señor,
un alpendre de sombra e de luar
para cantar.
E un carreiriño de vagalumes
polas hortas vizosas do teu reino.
Aquilino Iglesia Alvariño
In: Cómaros verdes