Ano 4 - No  20 - Rio de Janeiro, mar-abr de 2000. Publicação bimestral.

Chegamos ao número 20, sem qualquer atraso significativo. Não parece muito, mas para uma publicação que conta apenas, quase exclusivamente, com o redator, já significa algo.
O que nos move a continuar são algumas opiniões elogiosas e o gosto que temos pelos estudos lingüísticos. Não deixem de se manifestar, opinando e colaborando. Todos temos pouco tempo, mas a falta de tempo é muitas vezes uma das muitas desculpas para justificar-nos a nós mesmos, portanto, espero sua participação. Nosso e-mail agora é: alfredo.ntg@terra.com.br e o tel.: (0XX21)-593-1960. Não se esqueçam do IV Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, que será realizado na UERJ, de 28 de agosto a 1O de setembro. Vejam informe, a seguir, nesta edição. Contamos com sua participação. Acorram em massa!

iv congresso nacional de lingüística e filologia

Em homenagem a 
antonio houaiss

CiFEFiL – Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos

28 de agosto a 1o de setembro de 2000

Informações e inscrições:Home page www.filologia.org.br

Pelo correio tradicional:Coordenação Geral do IV CNLF.

A/C de José Pereira da Silva. Rua Visconde de Niterói, 512/97.

20943-000 – Rio de Janeiro – RJ.

Pessoalmente: Centro Filológico Clóvis Monteiro

Instituto de Letras da UERJ - Por e-mail: pereira@uerj.br

Por tel. ou fax, com a Secretária: (021) 569-0276 ou (021) 9619-6114

Peça o folder e/ou o cartaz. Divulgue!

CiFEFiL

O Diretor Financeiro do CiFEFiL, Prof. Salatiel Ferreira Rodrigues, participou no programa de Jô Soares, da TV Globo, para apresentar um livro de sua autoria, de temática sexual. Comunica-nos que também participará no Programa Livre da SBT, no dia 02 de julho próximo. Informa-nos também que está escrevendo um livro de poemas na mesma linha. Desejamos muito sucesso ao caro colega. Vendas e informações diretamente com ele, pelo telefone (021) 273-9899.

Novo Círculo na Bahia

Acaba de ser criado na Bahia um círculo de Estudos Filológicos e Lingüísticos, semelhante ao CiFEFiL. Seu coordenador é o professor da UNEB, Ricardo Tupiniquim, também nosso associado. O CiFEFiL, por intermédio de O Filólogo de Plantão, deseja-lhe muito sucesso.

CiFEFiL - Círculo Fluminense de Estudos Filológicos Lingüísticos
Rua Visconde de Niterói, 512 / 97
CEP: 20943-000 Rio de Janeiro -RJ 
Tel./Fax.: (021) 569-0276
e-mail: pereira@uerj.br 
Diretor-Presidente: José Pereira da Silva
Vice-Diretor: Maria Lúcia Mexias Simon
1o Secretário: Alfredo Maceira Rodríguez
2o Secretário: Ruy Magalhães de Araújo
Diretor Cultural: Aileda de Mattos Oliveira
Vice-Diretor Cultural: Cristina Alves de Brito
Diretor Financeiro: Salatiel Ferreira Rodrigues
Diretor de Relações Públicas: Afrânio da Silva Garcia
Vice-Diretor de R. Públicas: Álvaro Alfredo Bragança Júnior
Diretor da Revista Philologus: Nataniel dos Santos Gomes
Vice-Diretor da R. Philologus: Alessandra Almeida da Rocha
Domínio do CiFEFiL http://www.filologia.org.br
 _____O FILÓLOGO DE PLANTÃO_____
Redator: Alfredo Maceira Rodríguez
Rua Brasilina, 34/204 - Cascadura
CEP: 21350-060- Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (021) 593-1960
e-mail: www.alfredo.ntg@terra.com.br 
homepage: www.filologia.org.br/alfredo 

Congresso de Esperanto

Será celebrado em Petrópolis, (RJ), pela Liga Brasileira de Esperanto, o 36o Congresso Brasileiro de Esperanto, nos dias 12 – 16 de julho de 2000, no Colégio Princesa Isabel, quase em frente ao Quitandinha. Algumas atividades ocorrerão em outros lugares, no centro da cidade. Informações e inscrições com  Fernando Marinho:

Tel.: (24) 225-1635

e-mail:  marinho@npoint.com.br

Semana de Letras

Realiza-se nos dias 15-18 de maio, na UCB (Universidade Castelo Branco), Unidade de Realengo, a Semana de Letras, de seu Departamento de Letras. Além de palestrantes convidados, participam ativamente alunos e professores da Instituição.

Novo Círculo na Bahia

Acaba de ser criado na Bahia um círculo de Estudos Filológicos e Lingüísticos, semelhante ao CiFEFiL. Seu coordenador é o professor da UNEB, Ricardo Tupiniquim, também nosso associado. O CiFEFiL, por intermédio de O Filólogo de Plantão, deseja-lhe muito sucesso.


Novos Imortais

Salve o CiFEFiL! Faz poucos meses, seu Diretor-Presidente, José Pereira da Silva, ingressou como membro da Academia Brasileira de Filologia. Agora, mais dois membros acabam de ser recebidos nessa entidade: a Profa. Dra. Maria Emília Barcelos da Silva e o Prof. Dr. Amós Coelho da Silva. Nossos Parabéns!

Nosso Padroeiro

Faz algum tempo, por proposta do ex-diretor do CiFEFiL, Prof. Emmanuel Macedo Tavares, foi escolhido como padroeiro da entidade Santo Isidoro de Sevilha (c. 560 – 636). O motivo da escolha foi por ter publicado Etymologiae, uma enciclopédia de 20 volumes, obra ciclópica para o seu tempo. O Vaticano designou-o Doutor da Igreja, título criado em 1722, pelo papa Inocêncio XIII. Seu aniversário é o dia 04 de abril. Como também foi escolhido padroeiro da Internet, a escritora Ângela Carneiro escreveu uma oração, aprovada pela Santa Sé, que transcrevemos a seguir.

Oração de Santo Isidoro

Deus eterno e todo-poderoso, que nos criou à sua imagem e semelhança e nos fez procurar tudo o que é bom, verdadeiro e belo, especialmente na divina pessoa de Seu Filho unigênito, Nosso Senhor Jesus Cristo, permita-nos que, através da intercessão de Santo Isidoro, bispo e doutor, durante nossas jornadas pela Internet, nós dirijamos nossas mãos e olhos apenas ao que é agradável a Vós e tratemos com caridade e paciência todas as almas que encontremos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

A autora recomenda o site da Internet  <http://isidoro.ourfamily.com/>

Fonte: O Globo, 03/04/00.

Opiniões sobre dicionários
“Os dicionários são como os relógios; o pior é melhor do que nenhum, e nem do melhor se pode esperar que seja totalmente exato.”

Samuel Johnson (1709-1784)

“A vida é nosso dicionário. Os anos foram bem gastos quando os demos aos trabalhos de campo, ou a comércio, às manufaturas, às relações sinceras com grande número de homens e mulheres... isto com o único fim de apreender em todas as suas realidades uma linguagem capaz de ilustrar e de encarnar as nossas percepções. A pobreza ou a riqueza do discurso de quem fala me ensina imediatamente em que medida ele viveu.” 

Emerson (1803-1882)

“Maliciosa invenção literária para refrear o crescimento de uma língua e torná-la dura e inflexível.”

Ambroise Bierce (1842-1914?)

“O dicionário, em certos meios, é tão desconsiderado como os palavrões obscenos que a crítica pudibunda repele. Contudo não poderíamos trabalhar sem ele, como não poderíamos trabalhar sem couro ou tijolos se fôssemos sapateiros ou pedreiros.”

Graciliano Ramos (1892-1953)

“Um dicionário deve ser um ser vivo, uma súmula de vida, mais um instrumento de aprendizagem que um objeto de luxo. O Chamado ‘pai dos burros’, da expressão do povo, tem de ser mesmo paternal, simples, dando-nos o valor e o significado das coisas, sem pretensões, capaz da mais franca intimidade, generoso, probo, fácil.”

José Lins do Rego (1901-1957)

“Diccionario, no eres / tumba, sepulcro, féretro, / túmulo, mausoleo, / sino preservación, / fuego escondido, / plantación de rubíes, / perpetuidad viviente / de la esencia, / granero del idioma.” 

Pablo Neruda (1904-1973)

“O dicionário é o pai dos inteligentes: os burros dispensam-no.”

Mário da Silva Brito (1910)

“O dicionário pode ser o ‘pai dos burros’, mas só pessoas inteligentes o consultam.”

Júlio Camargo

Fonte: RÓNAI, Paulo. Dicionário universal de citações. São Paulo: Círculo do Livro, 1985.


No próximo número apresentaremos a tradução para o espanhol do texto Eleições, do número 19. Escreva!