Ano 4 - No  21 - Rio de Janeiro, maio-jun de 2000. Publicação bimestral
Bem, colegas, estamos perto dum recesso escolar que costumamos chamar de férias, se bem que, com a quantidade e qualidade dos eventos da área de Letras e Lingüística programados para os próximos meses, teremos pouco ou nenhum tempo para lazer, a não ser os que consideramos lazer essas atividades. Não podemos deixar de falar do IV Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, realizado pelo CiFEFiL, mas que este ano conta com o honroso aval da Academia Brasileira de Filologia. Será realizado na UERJ, de 28 de agosto a 1O de setembro. Vejam informe nesta edição e não demorem em se inscrever. Também informamos a respeito de outros eventos da área, quando temos conhecimento deles.

Ainda o IV Congresso

Se ainda não se inscreveu para o nosso Congresso, não se demore. Já há muitos inscritos, inclusive alguns do exterior, logo você não pode faltar. Não espere mais. Informe-se sobre o que ainda pode fazer. Os dados estão aqui, a seguir:

 

iv congresso nacional de lingüística e filologia

Em homenagem a antonio houaiss

CiFEFiL – Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos

28 de agosto a 1o de setembro de 2000

Informações e inscrições:

Home page www.filologia.org.br 

Pelo correio tradicional:

Coordenação Geral do IV CNLF.

A/C de José Pereira da Silva.

Rua Visconde de Niterói, 512/97.

20943-000 – Rio de Janeiro – RJ.

Pessoalmente:

Centro Filológico Clóvis Monteiro

Instituto de Letras da UERJ

Por e-mail: pereira@uerj.br

Por tel. ou fax, com a Secretária:

(021) 569-0276 ou (021) 9619-6114

Peça o folder e/ou o cartaz. Divulgue!

Ex abundantiā cordis enim os loquitur

LEXICOGRAFIA E LITERATURASNO MUNDO LUSOFÔNICO

Este Congresso é organizado pela Academia Brasileira de Filologia, pelo Instituto de Letras da UERJ e pela Sociedade Brasileira de Língua e Literatura. Terá lugar no Instituto de Letras da UERJ, nos dias 17-21/07 de 2000. Informações:

Leodegário A. de Azevedo Filho.

Av. Epitácio Pessoa, 2094/112 Lagoa

20471-000 – Rio de Janeiro - RJ

FILOLOGIA VIRTUAL
Está sendo discutida a possibilidade de ensino de Filologia pela Internet. Para isso o Prof. José Pereira convida a todos os interessados a participar, inscrevendo-se em filologia@e-groups.com. Basta mandar um e-mail, solicitando a inscrição, porém, ao mandar um e-mail para um determinado membro, devemos usar seu e-mail particular, para que o filologia@egroups  não o redistribua a todos, como já tem ocorrido.

REVISTA PHILOLOGUS
Depois de algum atraso, agora está atualizada a Revista Philologus. Os números 15 e 16 acabam de ser publicados e estão cada vez melhores, tanto em conteúdo, como em apresentação gráfica. O número 17, correspondente ao quadrimestre maio-agosto de 2000, já está no prelo e será distribuído no IV Congresso.

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE 

O CAMPESINATO NA HISTÓRI A

Nos dias 16-20 de outubro de 2000 será celebrada na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) uma semana intitulada O Campesinato na História. As inscrições também podem ser feitas no Rio de Janeiro. Informações e inscrições com o Prof. Ricardo da Costa: e-mail: ricardo.costa@montreal.com.br.

Ridendo castigat mores

XIV CONGRESSO NACIONAL DE LÍNGUA, LINGÜÍSTICA E LITERATURA

Este Congresso será realizado nos dias 10-14 de julho de 2000 no Centro Universitário Augusto Motta, Av. Paris, 73 – Bonsucesso Rio de Janeiro – RJ

Informações:

(021) 564-2244 – Ramal 260

Um dos organizadores deste Congresso é o Diretor da Revista Philologus, do CIFEFiL, Prof. Nataniel dos Santos Gomes. Também participam com apresentação de comunicações outros membros do CiFEFiL.

ANAIS DOS CONGRESSOS
Foram publicados os Anais do I e II Congressos de Lingüística e Filologia do CiFEFiL. Os do III Congresso, realizado em 1999, estão sendo editados em quatro volumes e deverão ser entregues a quem apresentou trabalho nesse congresso, na ocasião da realização do IV Congresso, em agosto próximo. A publicação dos Anais, assim como a da Revista Philologus e outras publicações do CiFEFiL, devem-se, em grande parte, ao esforço e dedicação do Diretor-Presidente do CiFEFiL, Prof José Pereira, pois todos sabemos das grandes dificuldades encontradas na realização desse tipo de trabalho.

AGENDA
Anote para não esquecer:
1. A renovação da anuidade do CiFEFil para este ano termina impreterivelmente no dia 31/07/00

2. O prazo da entrega de resumos para apresentação de trabalhos no IV Congresso do CiFEFiL já se encerrou, contudo, comunique-se com o Prof. José Pereira antes de desistir. Talvez ainda possa. Quem sabe?
 

NOVO DICIONÁRIO DE ESPANHOL

Foi lançado em Madri o Diccionario del español actual. Seus autores são três conhecidos filólogos: Manuel Seco (foto), Olimpia Andrés e Gabino Ramos. Esta obra demorou trinta anos na sua elaboração. Ela pretende registrar tudo o que se vem falando e escrevendo na Espanha desde o início dos anos 50. Foi publicado pela conhecida editora Aguilar, em dois volumes, com um total de 4.670 páginas, com 75.000 entradas e 141.000 acepções. Segundo os autores, foram consultados 1.600 livros e umas 600 publicações periódicas. Seu preço na Espanha e de 16.000 pesetas (cerca de R$ 180,00). 

Fonte: El País, 05/10/99

Manuel Seco apresenta seu novo dicionário

CRÍTICA TEXTUAL E EDIÇÃO DE TEXTOS

Desde há tempo se luta pela edição de textos brasileiros e portugueses que já deveriam estar publicados, mas que carecem de uma edição crítica à altura. Agora está formado um grupo, no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil dedicado à Crítica Textual e Edição de Textos. O grupo é liderado pelos doutores José Pereira da Silva e Edwaldo Machado Cafezeiro. Dele também fazem parte os doutores Ruy Magalhães Araujo, Terezinha Gonçalves Quelhas, Alfredo Maceira Rodríguez, Maria Alice Cardoso de Aguiar, Ricardo Stavola Cavallere e Maria do Amparo Tavares Maleval.

ejercicios de español

TRADUÇÃO PARA O ESPANHOL

Texto do número 19 (Repetimos aqui)

Eleições

Daqui a pouco tempo haverá eleições municipais para prefeito, vice-prefeito e vereadores. Os partidos políticos já estão compondo as chapas para concorrer a esses cargos. Este ano estão proibidas as pichações em muros, ou em qualquer logradouro. Os cartazes só podem ser colados nos lugares destinados a esse fim. Se o fizerem, serão multados. Quando chegar o período de propaganda, podem fazer palestras e divulgar seu programa de governo. Também podem distribuir folhetos, mas sem sujar a rua. Os candidatos apresentarão seu currículo e farão um relatório de suas atividades principais. Assim, os eleitores ficarão bem informados.

Traducción

Elecciones

Dentro de poco tiempo habrá elecciones municipales para alcalde, teniente de alcalde y concejales. Los partidos políticos ya están componiendo las listas electorales para concurrir a esos puestos. Este año están prohibidas las pintadas en muros o en cualquier paraje público. Los carteles sólo pueden ser pegados en los sitios destinados para ello. Si lo hacen, serán multados. Cuando llegue el período de propaganda, pueden hacer conferencias y divulgar su programa de gobierno. También pueden distribuir folletos, pero sin ensuciar la calle. Los candidatos presentarán su currículo y harán un informe de sus actividades principales. Así, los electores quedarán bien informados.

 

Para o próximo (Não deixe de fazer)

Uso do computador

Ontem de manhã liguei o computador, peguei o mouse, cliquei no browser, abri meu e-mail e encontrei varias mensagens, entre elas, um convite para um chat. Também havia oferta de músicas para download. Respondi algumas mensagens e deletei as que não me interessavam. Fiz links com outras home pages, depois saí e trabalhei off-line. Pus um disquete no drive e redigi na tela um texto de várias linhas. Enquanto digitava, podia ouvir algumas canções que tinha baixado quando estava on-line. Salvei o meu trabalho no disco rígido e no disquete porque, como se costuma dizer, seguro morreu de velho e é melhor confiar desconfiando.

CiFEFiL - Círculo Fluminense de Estudos Filológicos Lingüísticos
Rua Visconde de Niterói, 512 / 97  CEP: 20943-000 Rio de Janeiro -RJ 
Tel./Fax.: (021) 569-0276  e-mail: pereira@uerj.br 

Diretor-Presidente: José Pereira da Silva
Vice-Diretor: Maria Lúcia Mexias Simon
1o Secretário: Alfredo Maceira Rodríguez
2o Secretário: Ruy Magalhães de Araújo
Diretor Cultural: Aileda de Mattos Oliveira
Vice-Diretor Cultural: Cristina Alves de Brito
Diretor Financeiro: Salatiel Ferreira Rodrigues
Diretor de Relações Públicas: Afrânio da Silva Garcia
Vice-Diretor de R. Públicas: Álvaro Alfredo Bragança Júnior
Diretor da Revista Philologus: Nataniel dos Santos Gomes
Vice-Diretor da R. Philologus: Alessandra Almeida da Rocha

 _____O FILÓLOGO DE PLANTÃO_____
Redator: Alfredo Maceira Rodríguez
Rua Brasilina, 34/204 - Cascadura
CEP: 21350-060- Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (021) 593-1960 e-mail: www.alfredo.ntg@terra.com.br 
homepage: www.filologia.org.br/alfredo