Ano 5 - No 26 - Rio de Janeiro, mar-abr de 2001. Publicação bimestral.

Este número 26 sai um pouco atrasado por absoluta falta de tempo do redator, porém esperamos que o próximo não demore, para permanecer na periodicidade prevista. Desejamos que aqui encontre algo interessante e, como sempre, estamos à espera de sua participação. Sugestões, críticas e quaisquer comentários são sempre bem-vindos. Lembre-se de que o jornalzinho também é seu. Mande seu evento lingüístico (congresso, simpósio, jornada, etc.) para ser aqui divulgado. Pode usar a internet. Os endereços estão na 2a página. Não se esqueça de se inscrever no V CNLF. Não deixe para a última hora.

 

ENCONTRO NACIONAL CON A FILOLOGIA

Será realizado na Academia Brasileira de Letras, Rua Presidente Wilson, 203 (Centro), no Auditório José de Alencar, entre os dias 21 a 25 de maio, o I Encontro Nacional con a Filologia. O evento está sendo organizado pelas professoras. Aileda de Mattos Oliveira e Cristina Alves de Brito, sob os auspícios do CiFEFiL. Participarão como conferencistas os professores Amós C. da Silva, Bruno F. Bassetto, Nataniel S. Gomes, Emmanuel M. S. T. J. Santos, Afrânio S. Garcia, Edwaldo M. Cafezeiro, Leodegário Amarante A. F., Evanildo Bechara, Maria Lúcia Mexias Simon e José Pereira da Silva.

Entrada franca, mas pode se inscrever para receber certificado. Não deixe de comparecer.

Informações no CiFEFiL ou em aileda@openlink.com.br



OUTROS EVENTOS
IV CONGRESSO DA ASSEL-RIO

Sob o tema Linguagens, será realizado na PUC-Rio, de 9 a 11 de outubro de 2001, o XI Congresso da ASSEL-Rio.

Informações:
Tel.: (21) 259-7048
E-mail: asselrio@puc-rio.br



Aproxima-se o inverno. Que tal ir treinando para se divertir com a neve.
Aprenda a fazer o seu boneco.

ºººººººººººººººººººººººººººººººº

Algumas diferenças lexicais

Italiano Francês Esp. Port
cugino cousin primo
fratello frère hermano irmão
nipote neveu sobrino sobrinho
volere vouloir querer
mangiare manger comer
cercare chercher buscar
sera soir tarde
letto le lit cama

SILVA NETO, Serafim da. História da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Presença, 1986. P. 121


UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ
(UESC) – Ilhéus - Bahia

XV Seminário Nacional do Projeto Ensino de Inglês Instrumental em Universidades e Escolas Técnicas Federais juntamente com o III Seminário de Línguas Instrumentais, na UESC - BA nos dias 10 a 14 de setembro de 2001. Informações:

Tel.: (73) 680-5088 / 680-5094
www.webserver.uesc.br/ingles
E-mail: lneto@nuxnet.com.br


 

ENTREGA DE TRABALOS PARA O V CNLF

Comunica-nos o Coordenador do V CNLF que as inscrições para submissões de trabalhos podem ser feitas até o final deste mês (maio). Então, não se esqueça! Pode-se inscrever na página www.filologia.org.br/vcnlf/ ou pelo tel.: (0xx21) 569-0276/

E-mail: pereira@uerj.br

As informações gerais estão aqui, a seguir:

V CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA

EM HOMENAGEM A SERAFIM DA SILVA NETO

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos

27 a 31 de agosto de 2001

Informações e inscrições:

Home page www.filologia.org.br

Pelo correio tradicional:
Coordenação Geral do V CNLF.
A/C de José Pereira da Silva.
Rua Visconde de Niterói, 512/97.
20943-000 – Rio de Janeiro – RJ.

Pessoalmente:

Centro Filológico Clóvis Monteiro
Instituto de Letras da UERJ

Por e-mail: pereira@uerj.br

Por tel. ou fax, com a Secretária:
(21) 569-0276 

www. filologia.org.br      Visite!


 

CONGRESSOS DE ESPERANTO

Será realizado em Brasília o 37o Congresso Brasileiro de Esperanto de 17 a 20 de julho de 2001. Na ocasião será eleita a nova diretoria da Liga Brasileira de Esperanto. Mais informações:www.capitaldoesperanto.org.br

Nos dias 21 a 28 de julho de 2001 terá lugar em Zagreb (Croácia) o 86o Congresso Universal de Esperanto. Informações:www.uea.org    uea@inter.nl.net

V SEMANA DE ESTUDOS MEDIEVAIS

Evento programado para 14 a 18 de maio de 2001, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Destina-se à apresentação de trabalhos de graduados e pós-graduados em História, Letras, Filosofia e áreas afins aos estudos medievais.www.ifcs.ufrj.br/~pem


CiFEFiL - Círculo Fluminense de Estudos Filológicos Lingüísticos

Rua Visconde de Niterói, 512 / 97
CEP: 20943-000 Rio de Janeiro -RJ
Tel./Fax.: (021) 569-0276
e-mail: pereira@uerj.br

Diretor-Presidente :
José Pereira da Silva
Vice-Diretor:
Maria Lúcia Mexias Simon
1o Secretário:
Alfredo Maceira Rodríguez
2o Secretário:
Ruy Magalhães de Araújo
Diretor Cultural:
Aileda de Mattos Oliveira
Vice-Diretor Cultural:
Cristina Alves de Brito
Diretor Financeiro:
Amós Coêlho da Silva
Vice-Diretor Financeiro:
Salatiel Ferreira Rodrigues
Diretor de Relações Públicas:
Afrânio da Silva Garcia
Vice-Diretor de Relações Públicas:
Álvaro Alfredo Bragança Júnior
Diretor da Revista Philologus:
Nataniel dos Santos Gomes
Vice-Diretor da Revista Philologus:
Vito César de Oliveira Manzolillo

Domínio do CiFEFiL
http://www.filologia.org.br


O FILÓLOGO DE PLANTÃO

Redator:
Alfredo Maceira Rodríguez

Rua Brasilina, 34 / 204
21350-060 - Cascadura - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (0XX21) 593-1960
e-mail: alfredo.ntg@terra.com.br
Home Page:
www.filologia.org.br/alfredo

 

X-TUDO 

Entre os casos curiosos de etimologia popular que se podem observar no cotidiano, chamou-nos a atenção, por ser facilmente verificável na escrita, a evolução que sofrem alguns empréstimos vocabulares que passam a ter uso popular. Como exemplo, em carrocinhas que vendem sanduíches (empréstimo já incorporado à língua), adotou-se para hambúrguer uma forma simplificada: burguer Mas as grandes multinacionais do fast food, (empréstimo menos conhecido), popularizaram cheese [tƒiz] (queijo), cuja pronúncia passou a ser grafada simplesmente X, pois parece que é assim que é ouvida. Para a combinação de queijo com hambúrguer, as multinacionais criaram o termo cheeseburguer, que logo apareceu nas carrocinhas da rua como X-burguer. Ao entrarem outros ingredientes, além do queijo e do hambúrguer, os das carrocinhas e de outros pontos de venda menos sofisticados acharam uma forma simples de anunciar esse produto: X-tudo. É claro que alguns tentam reproduzir, ao menos aproximadamente, a grafia original e há os que fazem bem, mas também entre as diversas tentativas, encontramos chess, que é palavra inglesa sim, mas pronuncia-se [tƒєz] e significa xadrez.


GLOSAS DE REICHENAU

O Vice-Diretor de Relações públicas do CiFEFiL, Prof. Álvaro Bragança Júnior, participará de 03 a 18 de setembro de 2001 de um seminário em Viena (Áustria), no que terá acesso para estudo às famosas Glosas de Reichenau.
Sucesso e boa viagem!

Nihil est in intellectu quod non prius fuerit in sensu

 

OPINIÕES SOBRE LIVROS

Tudo o que a humanidade tem sido, feito, pensado ou lucrado encontra-se como que magicamente preservado nas páginas dos livros.
Carlyle
(1795-1881), Os heróis e o culto dos heróis.

Um livro necessita de tanto tempo quanto um feto. Obra que se escreve rapidamente, em poucas semanas, em mim desperta desconfiança contra o autor. Mulher honesta não pare antes dos nove meses.
Heine (1797-1856), O fantasma sem castelo.

Apud RÓNAI, Paulo. Dicionário Universal de Citações. São Paulo: Círculo do Livro, 1985.


Tradução ao espanhol

O fumante

Conheço um homem já de certa idade que tem muitas qualidades, mas também um grande defeito: É um fumante inveterado. Segundo me disse, começou fumando um cigarro de brincadeira, com os amigos, mas quando se deu conta já estava fumando um maço por dia. O pior é que não parou aí. Do cigarro passou à cigarrilha, desta ao charuto e não parou mais. Qualquer tipo de fumo lhe serve. Pode ser de cachimbo, de piteira ou o que vier. Só não pode parar de fazer fumaça. Campanhas como O fumo faz mal à saúde não tem efeito para ele. Sabe as doenças que o fumo pode causar, mas acha que isso só acontece com os outros. Para ele, a vida sem cigarro não vale a pena.


El fumador

Conozco un hombre ya con cierta edad que tiene muchas cualidades buenas, pero también un gran defecto: Es un fumador inveterado. Según me dijo, empezó a fumar cigarrillos como broma, con los amigos, pero cuando se dio cuenta ya estaba fumando una cajetilla por día. Lo peor es que no ha parado ahí. Del cigarrillo pasó a la cigarrilla, de ésta al puro y nunca ha parado. Cualquier tipo de tabaco le sirve. Puede ser de pipa, de boquilla o de lo que haya. Lo que no puede es dejar de echar humo. Campañas como El tabaco es malo para la salud no le hacen efecto. Conoce las enfermedades que el tabaco puede causar, pero se cree que eso sólo le acontece a los demás. Para él, la vida sin cigarrillo no vale nada.