Ano 6 - No 33 - Rio de Janeiro, maio-junho de 2002. Publicação bimestral.

Se ainda não se inscreveu para o VI Congresso Nacional de Lingüística Filologia, não espere mais. O número de participantes inscritos já supera de longe o dos anos anteriores. Informações nos endereços abaixo ou em www.filologia.org.br/vicnlf. Contamos com você!!!

reunião ordinária do Cifefil

Será realizada no dia 06/07/2002, a reunião ordinária do CiFEFiL. Esta reunião será a que precede ao VI CNLF (VI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia), que terá lugar no Instituto de Letras da UERJ, nos dias 26-30 do próximo mês de agosto. Serão tomadas as últimas decisões relativas ao Congresso. Todos os sócios do CiFEFiL estão convidados a comparecer. In-formações com o Diretor-Presidente da entidade, Prof. José Pereira da Silva. Rua Visconde de Niterói, 512 / 97 - Mangueira. Tel.: 2569-0276.
E-mail pereira@uerj.br

VI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia

Aproxima-se VI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia: 26 a 30 de agosto vindouro. É o mais importante evento anual do CiFEFiL e você não pode deixar de participar. Se ainda não se inscreveu para participar, não demore. Para apresentar trabalhos, o prazo já está encerrado, mas, se esse é seu caso, comunique-se com o Prof. José Pereira porque talvez ainda haja lugar para mais um. O pagamento pode ser feito na conta número 40.4900X, agência 0658, do Banco do Brasil, enviando cópia do recibo, explicando a finalidade, para:

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos.
A/C de José Pereira da Silva ou Amós Coêlho da Silva.
Rua Visconde de Niterói, 512 / 97.
20943-3000 - Mangueira - RJ

Também pode enviar cheque nominal e cruzado a nome de um deles ou ainda fazer a inscrição com um dos membros da Diretoria do CiFEFiL que tenha talão de recibos. Ainda me restam alguns. Estou na UCB (Universidade Castelo Branco).


II SEMINÁRIO SUPERIOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Será realizado nos dias 15 a 19 de julho de 2002, das 14h às 18h, o II Seminário Superior de Língua Portuguesa. O evento é promovido pela Academia Brasileira de Filologia e pelo Instituto da Palavra da Universidade Estácio de Sá, em convênio com o Jornal A Folha Dirigida e terá lugar na Rua São José, 45, 15 andar, no Auditório da Universidade Estácio de Sá. Centro - Rio de Janeiro - RJ. As palestras serão proferidas pelos professores doutores Maria Emília Barcelos, Manoel Pinto Ribeiro, Eneida Monteiro Bonfim, Cilene Cunha Pereira, Evanildo Cavalcante Bechara, Cleonice Berardinelli, José Pereira da Silva, Leodegário A. de Azevedo Filho e Gilberto Mendonça Teles.

Informações: Tel.: 2563-0000
E-mail: elianamoreno@estacio.br

www.filologia.org.br/iisslp

III ENCUENTRO INTERNACIONAL DE PROFESSORES DE ESPAÑOL COMO LENGUA ESTRANJEIRA

O III Encontro Internacional de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira será realizado de 27 a 30 de novembro de 2002.

Facultad de Lenguas Extranjeras
Universidad de la Habana
19 de Mayo No 14, Plaza
Tel.: (537) 3359030
E-mail: eventos@flex.uh.cu

O aventureiro americano Steve Fasset e o balão com que acaba de dar a volta ao mundo sem escalas em 14 dias, partindo do estado australiano de Queesland e retornando a perto do ponto de partida em 03/07/02.

≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈

87o Congresso Universal de Esperanto

Será realizado em Fortaleza (Ceará) o 87o Congresso Universal de Esperanto, nos dias 03-10 de agosto vindouro. Neste evento, que é realizado cada ano num país diferente, participam esperantistas de quase todos os países do mundo. Já existem mais de mil participantes inscritos. Informações sobre este congresso e o Esperanto em geral:

Liga Brasileira de Esperanto.
Caixa Postal 03625
CEP 70084-970 - Brasília (DF)
Tel.: (0xx61) 226-1298
E-mail: bel@esperanto.org.br
www.esperanto.org.br
Universala Esperanto Asocio.
E-mail: uea@inter.nl.net
www.uea.org

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos.

Rua Visconde de Niterói, 512 / 97

CEP: 20943-000 Rio de Janeiro -RJ

Tel./Fax.: (021) 2569-0276

e-mail : pereira@uerj.br

Diretor-Presidente :

José Pereira da Silva

Vice-Diretor:

Maria Lúcia Mexias Simon

1o Secretário:

Alfredo Maceira Rodríguez

2o Secretário:

Ruy Magalhães de Araújo

Diretor Cultural:

Aileda de Mattos Oliveira

Vice-Diretor Cultural:

Cristina Alves de Brito

Diretor Financeiro:

Amós Coêlho da Silva

Vice-Diretor Financeiro:

Salatiel Ferreira Rodrigues

Diretor de Relações Públicas:

Afrânio da Silva Garcia

Vice-Diretor de Relações Públicas:

Álvaro Alfredo Bragança Júnior

Diretor da Revista Philologus:

Nataniel dos Santos Gomes

Vice-Diretor da Revista Philologus:

Vito César de Oliveira Manzolillo

Domínio do CiFEFiL

http://www.filologia.org.br


O FILÓLOGO DE PLANTÃO

Redator: Alfredo Maceira Rodríguez

Rua Brasilina, 34 / 204

21350-060 - Cascadura - Rio de Janeiro - RJ

Tel.: (021) 2593-1960

e-mail : alfredo.ntg@terra.com.br

home page : www.filologia.org.br/alfredo

Lingüística, filologia e gramática

Se é realmente fácil, para qualquer pessoa medianamente esclarecida, delimitar os territórios cobertos pela pintura, de um lado, e a literatura de outro, nem sempre é fácil, ainda mesmo para pessoas afeitas ao trato dos fenômenos apresentados pelas línguas, estabelecer os limites entre ciências tão afins quanto a Lingüística, a Filologia e a Gramática. Sob um certo prisma é possível dizer que a Filologia constitui uma modalidade e uma etapa histórica da Lingüística (Lingüística Diacrônica). Mas, se ambas as disciplinas se interessam pelo mesmo “objeto formal”, isto é, pelo seu particular ângulo de enfoque.

O primeiro interesse do filólogo não coincide como o primeiro interesse do lingüista. Aquele busca encontrara num texto antigo (documento escrito) o seu significado, à luz dos conhecimentos daquela etapa cultural. Mas o lingüista antepõe ao estudo da modalidade escrita de um idioma o estudo da sua modalidade oral e (embora julguemos mais que discutível a legitimidade desse desideratum) pode antepor, igualmente, ao estudo do significado a investigação exclusiva da forma de expressão desse idioma.

De modo análogo, o lingüista não vê por que deva estudar, com a exclusividade do gramático, a norma culta de uma única língua.

Parece-nos sensato observar que não cabe ao lingüista ser contra a normatividade, ou a favor dela: o que lhe compete é insistir no fato de que a problemática da gramaticalidade (não confundir com o problema da correção ou do purismo da linguagem) é matéria legitimamente lingüística, porque:

(a) as línguas são um produto das convenções e dos valores sociais, de onde derivam as regras que tornam compreensíveis as intercomunicações dos indivíduos e asseguram a sobrevivência e coesão das sociedades.

(b) Qualquer utilização da língua por um falante tem de ser por ele planejada para que sua mensagem atinja determinados objetivos, com exclusão de outros.

Daí a dupla perspectiva que torna necessária a regra: no seu aspecto social, as regras lingüísticas são regras de comportamento social dos indivíduos e, sob esse título, fazem parte da tábua de valores que uma geração transmite àquela que a sucede; de outro lado, no seu aspecto individual, ou o falante se conforma às regras indispensáveis à consecução dos objetivos que pretende alcançar, ou deverá resignar-se a conseqüências imprevisíveis que fatalmente derivarão de uma mensagem equivocada.

LOPES, Edward. Fundamentos da lingüística contemporânea. São Paulo: Cultrix, 2000. P. 25-27

falecimento

Foi com grande pesar que soubemos do falecimento do Prof. Dr. Othon Moacyr Garcia, autor do conhecido livro didático Comunicação em prosa moderna. No dia 22/06/2002, a Academia Brasileira de Filologia realizou uma sessão em homenagem póstuma a seu ilustre membro.


Tradução

Passe ao espanhol. Confira no próximo número com a nossa tradução.

Lapa

Juca voltou do quintal poucos minutos depois, a escova de dentes e o sabonete na mão, o cabelo caindo na testa, procurando a toalha.

- Por que não levou antes, criatura! Já não chega a porcariada que as crianças fazem, vem você também! Arre, que inferno, minha nossa Senhora! A escola já não dá mais nada! Os pais estão tirando os filhos! Que você não sabe ensinar, que você não liga, que a escola é um relaxamento. Só ficam os que não pagam. A gente que viva de brisa! E eu que me arrume, se não quiser que as crianças morram de fome! Só me falta sair por aí pedindo esmola!

LESSA, Orígenes. O feijão e o sonho. (fragmento).

☼ ☼☼ ☼☼ ☼☼ ☼☼ ☼☼ ☼☼ ☼☼

Si fuĕris Romæ, Romano vivĭto more; si fuĕris alĭbi, vivĭto sicut ibi.

(Santo Ambrósio, Conselho a Santo Agostinho ).