Ano 7o No 37 - Rio de Janeiro, jan-fev de 2003. Publicação bimestral.

    Aqui estamos com o primeiro número de O Filólogo de Plantão de 2003. Como desculpa do atraso temos as férias e o carnaval, que ainda mal acabou. Que este ano seja de muito sucesso para todos nós! Está mais do que na hora de preparar seu trabalho para o VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia a ser realizado em no Instituto de Letras da UERJ em 25-29 de agosto vindouro. Pode informar-se em www.filologia.org.br/viicnlf. O programa já está elaborado, porém sem concluir. Ainda falta você. Não se demore a inscrever-se e anunciar sua participação!



A puro fonte defluit aqua pura.

De fonte limpa corre água limpa.


Gosta deste lugar para passar umas férias? É um dos muitos castelos medievais disponíveis para turistas na Europa.
Pagamento em euros.

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CiFEFiL

No dia 08 de fevereiro de 2003 realizou-se uma reunião extraordinária do CiFEFiL para tratar da realização do VII CNLF. Foram distribuídas diversas atribuições relativas às funções de cada membro, levando-se em conta a experiência obtida nos Congressos anteriores. Também foram indicados os conferencistas a serem convidados para o evento.

.

.

.

CONGRESSOS

Nota. Noticiamos aqui muito resumidamente os congressos relacionados com as Ciências da Linguagem em geral, desde que os comuniquem para:

alfredo.ntg@terra.com.br

VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia

Como vem sendo noticiado, este Congresso ocorrerá no Instituto de Letras da UERJ nos dias 25 a 29 de agosto de 2003. O programa já está elaborado, mas vem sendo completado com novas adesões.

Informações atualizadas em: www.filologia.org.br/viicnlf.
Inscrições:
pereira@uerj.br ou pelo Tel / Fax (21) 2569-0276 ou por correio para o Coordenador Geral, Prof. José Pereira da Silva:
R. Visconde de Niterói, 512 / 97.
20943-000 - Rio de Janeiro - RJ
-


V COSLE

Será realizado no Colégio Marista de Maringá (PN) nos dias 24 a 26 de julho de 2003 o V COSLE (Congresso Sul-brasileiro de Língua Espanhola). Informações:
www.tudomaringa.com.br/apennar
apennar@latinmail.com
Tel. (44) 3025-3308.


XIV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ASELE

Terá lugar na Universidade de Burgos (Espanha), no Departamento de Filologia da Faculdade de Humanidades e Educação. Este congresso tem como tema o ensino do espanhol como língua estrangeira. Será realizado de 10 a 13 de setembro de 2003. Informações:
congreso.asele@ubu.es
Tel. (34) 947 25 8788.
Boa árvore na dá ruim fruto.
Cão de caça vem de raça. (H. K.)


X CONGRESSO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE ESPANHOL

Este Congresso da ASPERN (Associação de Professores de Espanhol do Rio Grande do Norte) será realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica, em Natal (RN) nos dias 16 a 20 de setembro de 2003. Informações:
abcbarreto@digizap.com.br
Tel. / Fax: (84) 215 29 2934.


XV CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISPANISTAS

A AIH (Asociación Internacional de Hispanistas) realizará seu XV Congresso nos dias 19 a 24 de julho de 2003 no Instituto Tecnológico de Monterrey, em Monterrey (México). Inscrições até 15/06/03.
Informações:
http://www.dartmouth.edu~aih/
http://humanidades.mty.itesm..mx/congresoAIH


III CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS

O III Congresso Brasileiro de Hispanistas será realizado em 2004 em Florianópolis (SC). A data de sua realização ainda não está definida. Informaremos oportunamente. O site da ABH (Associação Brasileira de Hispanistas) é:
www.hispanista.com.br
Nota. Devemos esta informação e as demais referentes a eventos de espanhol à gentileza do Prof. Dr. Mario M. González, Presidente da ABH.


Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos. CiFEFiL

Rua Visconde de Niterói, 512 / 97.
CEP: 20943-000 Rio de Janeiro -RJ
Tel. /Fax. (021) 2569-0276
e-mail: pereira@uerj.br
Diretor-Presidente:
José Pereira da Silva
Vice-Diretor:
Vito César de Oliveira Manzolillo
1o Secretário:
Alfredo Maceira Rodríguez
2o Secretário:
Ruy Magalhães de Araújo
Diretor Cultural:
Rosalvo do Valle
Vice-Diretor Cultural:
Nataniel dos Santos Gomes
Diretor de Relações Públicas
Álvaro Alfredo Bragança Júnior
Vice-Diretora de Relações Públicas:
Flavia da Silva Pires
Diretor de Publicações:
Amós Coêlho da Silva
Vice-Diretor de Publicações:
Claudio Cezar Henriques
Diretora Financeira:
Cristina Alves de Brito
Vice-Diretora Financeira:
Maria Lúcia Mexias Simon
Domínio do CiFEFiL
www.filologia.org.br


O FILÓLOGO DE PLANTÃO
www.filologia.org.br/filologo

Redator: Alfredo Maceira Rodríguez
Rua Brasilina, 34 / 204.
21350-060 - Cascadura - Rio de Janeiro - RJ
Tel. (021) 2593-1960.
e-mail:
alfredo.ntg@terra.com.br
home page:
www.filologia.org.br/alfredo

 

88o CONGRESSO UNIVERSAL DE ESPERANTO

     O 88o Congresso Universal de Esperanto será realizado em Gotemburgo (Suécia), nos dias 26 de julho a 02 de agosto de 2003. Até o dia 20 de janeiro passado, estavam inscritas 1.100 pessoas de 55 países. Informações:
www.uea.org/esperanto/index.kongres.html

kongresoj@co.uea.org

Fonte: Revista Esperanto, Februaro.
Vorto dirita al la mondo apartenas, kaj neniam revenas.
A pedra e a palavra, não torna depois de lançada
. Fonte:
members.tripod.com.br/kocher/index.htm (Henerik Kocher)

 

 

 

III SEMINÁRIO SUPERIOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

     O III Seminário Superior de Língua Portuguesa será celebrado no Instituto de Letras da UERJ nos dias 25-29 de julho de 2003, das 14h às 18h, sob a presidência do Prof. Dr. Leodegário Amarante de Azevedo Filho, e com a coordenação do Prof. Dr. José Pereira da Silva.

Programação e informações:

www.filologia.org.br

pereira@uerj.br

 

 

novos doutores

Os professores da UCB (Universidade Castelo Branco) Valdemar Ferreira Valente Júnior e Francisco da Cunha e Silva Filho defenderam recentemente suas respectivas teses de Doutoramento em Literatura Brasileira, recebendo ambos a classificação de Excelente. Aos colegas e amigos doutores, os parabéns do redator de O Filólogo de Plantão.

 

A LÓGICA DA LÍNGUA
Resumo mnemônico

 

Muitos supõem que a língua, sobretudo a literária, obedece a um esquema coerente e lógico, e que há ou deve haver paralelismo entre o pensamento discursivo e a expressão lingüística. Tempo houve até em que essa concepção fez doutrina: a Gramática era pertence da Lógica e por isso seria possível estabelecer uma Gramática Geral. Diversas foram as gramáticas filosóficas compostas no século XVIII; numa delas, portuguesa, de Soares Barbosa, se lê isto: “A Gramática foi sempre reputada como uma parte da Lógica, pela íntima conexão que as operações do nosso espírito têm com os sinais que as exprimem”. E pouco adiante: “Porém [a Gramática] se reduzia a um sistema informe e minucioso de exemplos e regras, formuladas mais sobre analogias aparentes que sobre a razão, à qual só pertence inquirir e assinar as verdadeiras causas da linguagem e segundo elas ordenar a Gramática de qualquer língua particular”. (Prólogo).

Daí o apriorismo dos antigos gramáticos, continuando ainda na agonizante gramatiquice de nossos dias.

A verdade é que a língua não é lógica, porque não é expressão só do pensamento, nem principalmente do pensamento lógico. É expressão do homem todo, com suas paixões, suas aflições, seus anseios, seus impulsos, sua poesia. Por isso, e mediante o esquecimento etimológico, a braquiologia, o menor esforço, as associações de idéias, ou as atrações paronímicas, muitas e muitas expressões são alógicas, ilógicas, arbitrárias ou incoerentes.

A norma lingüística não pode ser objeto de dedução racional; é consuetudinária, e induz-se pela observação dos fatos ocorridos no tempo e em determinadas circunstâncias concretas.

MELO, Gladstone Chaves de. Iniciação à filologia e à lingüística portuguesa. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S. A, 1981. p. 183.

Tradução

Há dias, procurei o escritório de uma grande companhia aérea para reservar um vôo e falei com uma das moças no guichê de reservas. Seu rosto era jovem, contrastando de modo encantador com seu cabelo grisalho, preso num rabo de cabalo. No fim de nossa conversa, ela pediu-me para deixar meu endereço. Retirei de minha carteira um cartão de visitas e lhe entreguei.

No dia seguinte, verifiquei, surpreso, que na ocasião, deviam ter caído folhas soltas com números de telefones, umas folhas pequenas, retangulares, com linhas azuis atravessadas por uma linha vermelha.

KISHON, Efraim. Um reino por uma agenda. In: Como é duro ser pai e outras tragédias. São Paulo: Círculo do Livro, 1987.

(Fragmento)

Traducción

(Repetimos acima o texto do último número, por se você não o tem a mão.)

Hace días, busqué la oficina de una gran compañía aérea para reservar un vuelo y hablé con una de las chicas en la taquilla de reservas. Su rostro era joven, contrastando, de modo encantador con su pelo grisáceo, preso en un moño. Al final de nuestra conversación, me pidió que dejase mi dirección. Saqué de mi cartera una tarjeta y se la entregué.

Al día siguiente, verifiqué, sorprendido, que en la ocasión, debían haber caído hojas sueltas con números de teléfonos, unas hojas pequeñas, rectangulares, con líneas azules, cruzadas por una línea roja.