I JORNADA NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos
Rio de Janeiro, 5 de novembro de 2006

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Programação

Livro de Resumos

Dando cumprimento à Lei Nº 11.310, de 12 de junho de 2006, que institui o Dia Nacional da Língua Portuguesa, o Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos cria a I Jornada Nacional de Lingüística e Filologia da Língua Portuguesa, em que esta será estudada e divulgada em todos os aspectos em que dela trate a Lingüística e a Filologia, em suas diversas especialidades.

Os detalhes de sua extensão serão aprimorados a partir de encontros e convênios com as diversas instituições públicas e particulares que desejarem integrar esta celebração de nosso idioma, entre as quais deverão estar a Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Faculdade Machado de Assis (de Santa Cruz – Rio de Janeiro), a Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a Faculdade de Letras da UnC de Santa Catarina, o Curso de Especialização em Linguagens da Universidade Federal de Tocantins, entre outras.

Estamos aguardando a confirmação de todas as instituições que já se mostraram interessadas em participar dessa festa em louvor da língua portuguesa, assim como esperamos a manifestação de outras que ainda não se decidiram.

Esperamos contar com a participação das instituições de ensino e pesquisa da língua portuguesa que atuam no Estado do Rio de Janeiro e em outras Unidades da Federação, cujos contatos não poderão ser posteriores ao final deste mês de setembro, pois não haveria tempo hábil de se fazer uma boa divulgação.

A sede da organização do evento para os fins de comunicação será a sede do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos (Rua Visconde de Niterói, 512 / 97 – Mangueira – 20943-000 – Rio de Janeiro – RJ), o endereço eletrônico para contato virtual será jornada@filologia.org.br e o telefone será (21)2569-0276.

A sede física e acadêmica dessa I Jornada será no Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rua Dr. Francisco Portela, 794 – Paraíso – 24435-005 – São Gonçalo – RJ), onde deverão ocorrer as seguintes atividades: Espetáculo musical com o Coral Arte do Canto, Minicursos, Palestras, Conferências, Comunicações, Painéis e Sessão de Lançamentos e Autógrafos.

A estrutura e demais detalhes do evento serão disponibilizados na página virtual da Jornada (www.filologia.org.br/ijnlflp), à proporção que forem se definindo em cada instituição que a ele aderir.

 

ESTRUTURA BÁSICA DO EVENTO

A proposta que se segue como sugestão deverá ser adaptada pela realidade de cada unidade acadêmica envolvida no evento.

A I Jornada Nacional de Lingüística e Filologia da Língua Portuguesa ocorrerá simultaneamente em diversas unidades acadêmicas em todo o Brasil, de modo que será bastante produtiva a interação de instituições diferentes que atuem em regiões próximas, de modo que os palestristas e conferencistas priorizem a apresentação fora de seu local de trabalho docente.

Caso pretenda apresentar trabalho, envie sua proposta (palestra, conferência, minicurso, comunicação, lançamento de livro etc.), com um resumo de até 250 palavras, em anexo de e-mail, para jornada@filologia.org.br logo que puder, sendo que o prazo para inscrição gratuita com apresentação de trabalhos deverá expirar no final de setembro.