-
‘Ahora’ marcador conversacional: sEu uso NA PRESEEA
– BUENOS AIRES
Claudia Boris
- carta de aceite -
-
“ASSIM”,
“TIPO” E “TIPO ASSIM”: UMA POSSIBILIDADE DE ABORDAGEM EM SALA DE AULA
Karine Lôbo Castelano
/ Eliana Crispim França Luquetti
- carta de aceite -
-
A crítica textual através
da edição crítica da Lírica de Camões de Leodegário A. de Azevedo
Filho
José Pereira da Silva
- carta de aceite -
-
A
construção do ethos no gênero crônica da mídia jornalística
Vanessa
Barros de Lima de Melo
- carta de aceite -
-
A CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE DO
DISCURSO NO ENSINO DO ESPANHOL/LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO MÉDIO
Daniela
Balduino de Souza Vieira / Thatiane
de Souza Medeiros Monteiro/ Sergio Arruda
- carta de aceite -
-
A
contribuição PIBID/Pedagogia A Linguagem e o Processo de ensino
Liz
Daiana Tito Azeredo
/ Eliana Crispim França Luquetti
- carta de aceite -
-
A DISCIPLINA LIBRAS NOS
CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Márcio Arthur Moura Machado Pinheiro / Maria José Nélo
-
carta de aceite -
-
A
gramaticalização do verbo estar na locução verbal estar + gerúndio: a
importância da análise da língua em situações reais de comunicação para o
processo de ensino-aprendizagem Da Língua Portuguesa
Daniela
Balduino de Souza Vieira /Elaine Dias
Moreira Junjer
-
carta de aceite -
-
A
gramaticalização dos articuladores Agora, Só Que, Já como concorrentes do Mas adversativo
Elane Calmon Silva
- carta de aceite -
-
A
IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Maria
Francisca da Silva
/ Maria Mercedes Riveiro Quintans
Sebold
- carta de aceite -
-
A IDEOLOGIA
NO ENREDO DO FILME TROPA DE ELITE
Andréia Cristina de Souza
- carta de aceite -
-
A IDEOLOGIA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS
DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Monique
Teixeira Crisóstomo / Eliana
Crispim França Luquetti
- carta de aceite -
-
A
INTENCIONALIDADE NA PRODUÇÃO DO DISCURSO DE ARIEL VERSUS ACE
Andréia Cristina de Souza
- carta de aceite -
-
A LINGUAGEM COMO CONSONÂNCIA
DO QUIETO
Ataíde
José Mescolin Veloso
- carta de aceite -
-
A METONÍMIA CONCEPTUAL NA FORMAÇAO
DE PALAVRAS: UM ESTUDO DOS PADRÕES METONÍMICOS COMO ROTAS DE ASSOCIAÇÃO
Marcela
Cockell
- carta de aceite -
-
A NEGAÇÃO POLÊMICA APLICABILIDADE
AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Camila
Antonia da Silva Santos / Antonio José dos
Santos Junior
-
carta de aceite -
-
A novo
ortografia e a velha ortografia
Afrânio
da Silva Garcia
- carta de aceite -
-
A
Pesquisa Historiográfica no Brasil
Ricardo
Cavaliere
- carta de aceite -
-
A
POBREZA VOCABULAR EM TEXTOS OFICIAIS
Deonísio da Silva
- carta de aceite -
-
A PRÁTICA DISCURSIVA E A
CONSTRUÇÃO DO ETHOS EM DISCURSOS INDÍGENAS EM VEICULAÇÃO NA ALDEIA TUPINIQUIM
DE PAU-BRASIL – ES
Adriana
Recla e Jarbas Vargas Nascimento
- carta de aceite -
-
A
questão da argumentação no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio
Irismalha Marques da Silva
(UENF) /
Irismalha Marques da Silva (UENF)
- carta de aceite -
-
A
QUESTÃO GRÁFICA NOS MANUSCRITOS DO FUERO JUZGO ENTRE A PRESCRIÇÃO E A
CONFORMIDADE NORMATIVA
Manuel Rivas Zancarrón
- carta de aceite -
-
A REALIZAÇÃO DO /S/ POSVOCÁLICO NA
FALA DO TERESINENSE: UMA ANÁLISE VARIACIONISTA
Lucirene da Silva carvalho /
Cyntia Raquel de Sousa Lopes
- carta de aceite -
-
A RELAÇÃO DA
METAFÍSICA COM AS TEORIAS ESTRUTURALISTAS DA LINGUAGEM: NUANCES
HISTORIOGRÁFICAS
Jesiel Soares Silva
- carta de aceite -
-
A TRADUÇÃO DE DOCUMENTOS
RELATIVOS AO BRASIL CONSERVADOS NOS ARQUIVOS PÚBLICOS ESPANHÓIS (XVI-XIX)
Eliabe
dos Santos Procopio / Fabricio Paiva Mota
- carta de aceite -
-
A visão
de Ong sobre “a cultura escrita e o passado oral”
José
Mario Botelho
- carta de aceite -
-
AFETIVIDADE E ESCRITA: VENCENDO BARREIRAS
NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Karla
Branco Figueiredo de Lima
- carta de aceite -
-
ANÁLISE DO DISCURSO E INTERAÇÃO NA
WEB ATRAVÉS DA REDE SOCIAL FACEBOOK: COMENTÁRIOS UTILIZADOS PARA FINS DE
CONVERSAÇÃO
Roberta
Kerr dos Santos
- carta de aceite -
-
ANÁLISE
DO DISCURSO PUBLICITÁRIO PRESENTE EM UM EPISÓDIO DE BOB ESPONJA SOB A
PERSPECTIVA SEMIOLINGUÍSTICA
Glayci Kelli
Reis da Silva Xavier
-
carta de aceite -
-
ANÁLISE
FUNCIONALISTA DOS GÊNEROS TEXTUAIS E SUA IMPORTANCIA NO ENSINO DE LÍNGUA
MATERNA
Maria Ilma Vieira de Araújo
- carta de aceite -
-
AS
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
–TICs PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Anete
Araci do Espirito Santo / Bianka Pires André
- carta de aceite -
-
AS CRENÇAS DE LEITURA DE ALUNOS DA
GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UFV
Fernanda
Maria Reis Brandão
/ Adriana da Silva
- carta de aceite -
-
COLAR DE CONTOS PREMIADOS: UM OLHAR
CRÍTICO GENÉTICO
Moema
Rodrigues Brandão Mendes
- carta de aceite -
-
CONSCIÊNCIA
METASSEMÂNTICA E ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Alexandre Batista da Silva
- carta de aceite -
-
COOCORRÊNCIA
DOS PRONOMES TU/VOCÊ EM BELÉM E MARABÁ
Lairson Costa / Marilúcia
Oliveira
- carta de aceite -
-
Corpus: A variação
linguística referente às localidades da Região Norte Fluminense
Gelson Caetano Paes Júnior / Dhienes
Charla Ferreira / Eliana Crispim França
Luquetti
- carta de aceite -
-
CRENÇA NA
NATIVIDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE O MITO DO FALANTE NATIVO
Thami Amarilis
Straiotto Moreira
-
carta de aceite -
-
CRÍTICA TEXTUAL E EDIÇÃO DE TEXTOS
José
Pereira da Silva
- carta de aceite -
-
DADOS DO PROJETO NURC DA
CIDADE DE SALVADOR NAS DÉCADAS DE 70 E 90
SOBRE O USO E A VARIAÇÃO DE NÓS E
A GENTE
Carina
Sampaio Nascimento
/ Marcela Moura Torres Paim
- carta de aceite -
-
Dêixis
e mesclagem: a expressão pronominalizada "a gente" como categoria
radial
Viviane
da Fonseca Moura
/ Lilian Ferrari
- carta de aceite -
-
Diferenciando
Tipos e Gêneros Textuais
Patrícia
de Oliveira Sousa / Fabíola de Jesus Soares Santana
- carta de aceite -
-
DISCURSO
E SITUAÇÃO DE RUA NA BAHIA
Petrina Moreira Nunes
/ Décio Bessa da Costa
- carta de aceite -
-
DISCURSO JORNALÍSTICO E
ACONTECIMENTO: IMERSÃO NOS GÊNEROS REPORTAGEM E NOTÍCIA
Nara
Maria Fiel de Quevedo Sgarbi / Vanessa Amin
-
carta de aceite -
-
DISCURSOS
E (DES)IDENTIFICAÇÃO: ANÁLISE DAS FALAS DE ALUNOS DA
EJA
Giselle
Almada Souto
- carta de aceite -
-
DISCUSSÃO
SOBRE O PORTUGUÊS BRASILEIRO: A BUSCA PELO RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE
SOCIOLINGUÍSTICA NACIONAL
Vinícius de Lacerda Mesquita / Vânia de Aquino Silva
- carta de aceite -
-
DOS "HYPOMNÉMATA" AO
TEXTO: A SEQUÊNCIA DE AMINADAB NO EVANGELHO DE LUCAS
Jacyntho José Lins Brandão
- carta de aceite -
-
ELEMENTOS
VERBAIS E NÃO VERBAIS NA ORGANIZAÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO
Francisco José Costa dos Santos
- carta de aceite -
-
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR
TRADUTORES INEXPERIENTES E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO NO DISCURSO
Duí Barroso Lima Farias
- carta de aceite -
-
EXPRESSÕES
LINGUÍSTICAS EM CRÔNICAS DO COTIDIANO SOBRE A IDENTIDADE CULTURAL DO
BRASILEIRO
Polyana Ribeiro Matos / Débora Pinheiro da Silva /
Maria
José Nélo
- carta de aceite -
-
FUNCIONALISMO E ENSINO: A
ORDENAÇÃO DOS ADVERBIAIS DE TEMPO EM TEXTOS ORAIS E ESCRITOS NA REGIÃO
NORTE-NOROESTE FLUMINENSE
Giselda Maria Dutra
Bandoli / Eliana Crispim
França Luquetti
- carta de aceite -
-
¿HUBO UNA POLÍTICA
LINGÜÍSTICA EN LA CASTILLA DEL SIGLO XIII?
José
María García Martín
- carta de aceite -
-
IDEOLOGIA E PERSUASÃO NO
DISCURSO DOS SIGNOS ASTROLÓGICOS
Raísa Cristine Rodrigues de Araújo /
Brena Souza Ferreira / Isabela Santos
Braga / Júlia Maués
-
carta de aceite -
-
IMPASSES NA
SALA DE AULA: A DELICADA PRESENÇA DA CULTURA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE
LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Thami Amarilis
Straiotto Moreira
- carta de aceite -
-
Internetês:
um dialeto escrito na vida e na escola
Tadeu
Rossato Bisognin
- carta de aceite –
-
Jogos como meio de aquisição de LE
Luana
Dangelo
- carta de aceite –
-
LINGUÍSTICA
E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
João Victor Maciel dos Santos Fiuza / Eliana Crispim França
Luquetti
-
carta de aceite -
-
Linguística e Letramento: a
fala dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Campos dos
Goytacazes
Rachel Alice Mendes da Silva Dias / Eliana Crispim França Luquetti
-
carta de aceite -
-
LOLITA
DE VLADIMIR NABOKOV, COMO PERCURSORA DE NEOLOGISMO E INTERAÇÃO SOCIAL
Brena Souza Ferreira /
Raisa Cristine Rodrigues de Araújo
- carta de aceite -
-
MAS E EMBORA: ARGUMENTAÇÃO E
ESTILO SOB UMA PERSPECTIVA FUNCIONAL
Leandro
Santos de
Azevedo
- carta de aceite -
-
MORTE E VIDA: ASPECTOS FILOLÓGICOS
DOS TERMOS HEBRAICOS PÃO E GUERRA
Sonia
Sirtoli Färber
- carta de aceite -
-
NEOLOGISMO E SINTAXE - A
INDETERMINAÇÃO
Antônio
José dos Santos Júnior
- carta de aceite -
-
Nos bastidores da
orientação: representações ideológicas no discurso do professor-orientador sob
o enfoque da ACD
Silvia
Adelia Henrique Guimarães e Gisele de
Carvalho
- carta de aceite -
-
O Ensino de
Língua Materna: atual situação
Maria
Lucia Mexias Simon
-
carta de aceite -
-
O ESTUDO DAS
CONJUNÇÕES POSIÇÃO ADOTADA POR GRAMÁTICOS DO SÉCULO XX
Charleston De Carvalho Chaves / Claudio Cezar Henriques
- carta de aceite -
-
O Humanismo
renascentista português e francês e suas confluências no Brasil
Leonardo
Ferreira Kaltner
- carta de aceite -
-
O
MANUSCRITO GREGO DA BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO (CÓD. 2437),
ASPECTOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS
Maria
Olívia de Quadros Saraiva / César Nardelli Cambraia
- carta de aceite -
-
O PROCESSO
DE SUBSTITUÇÃO DE SEGMENTOS CONSONONTAIS NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO
PORTUGUÊS COMO LINGUA MATERNA
Susana Silva de Souza
- carta de aceite -
-
O SOFTWARE HOT POTATOES COMO
FERRAMENTA NO AUXILIO DO ENSINO DE LÍNGUAS
Alexandre Alves Santos /
Jesiel
Soares Silva
- carta de aceite -
-
ONTOLOGIA DA POSSIBILIDADE -
RESGATE FILOLÓGICO-FILOSÓFICO DA ONTOLOGIA HEBRAICA
Paulo
Cabral da Silva Junior
- carta de aceite -
-
OPERADORES
ARGUMENTATIVOS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
Giselle
Maria Sarti Leal Muniz Alves / Lúcia Helena Martins
Gouvêa
- carta
de aceite -
-
ORALIDADE E PRODUÇÃO TEXTOS
NA ESCOLA: CONTOS DE FADAS NOS ANOS INICIAIS
José
Ricardo Carvalho da Silva
- carta de aceite -
-
OS DESAFIOS
DE NAVEGAR: A FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES DE LÍNGUA MEDIANTE AS
NOVAS TECNOLOGIAS
Jesiel Soares Silva
- carta de aceite -
-
Os
usos das preposições na Língua Falada e Escrita da região Norte-Noroeste
FlumiNense
Andreia
Silva de Assis
/ Eliana Crispim França Luquetti
- carta de aceite -
-
PADRÕES DE INTERAÇÃO INTERPESSOAL
NO ENSINO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS
Jamille
Antas Padilha
/ José Carlos Gonçalves
- carta de aceite -
-
PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO ENSINO
DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS CURRÍCULO, FORMAÇÃO
DE PROFESSORES E OS ASPECTOS METODOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS
Márcio
Arthur Moura Machado Pinheiro / Maria José Nélo
-
carta de aceite -
-
POSTURA EPISTÊMICA E POSSIBILIDADE
DIFERENCIAL DE PARÁFRASE EM CONDICIONAIS
Priscila
Mattos Monken
/ Gilberto Lourenço Gomes
- carta de aceite -
-
PRESSUPOSTOS
EPISTEMOLÓGICOS NAS GRAMÁTICAS DE ERNESTO CARNEIRO RIBEIRO
Ednei de Souza Leal
- carta de aceite -
-
PRODUÇÃO
TEXTUAL COM BASE EM GÊNEROS TEXTUAIS
Renata
dos Reis Vasques
/ Lygia Maria Gonçalves Trouche
- carta de aceite -
-
PROJETO DE EDIÇÃO E ESTUDO DO
CÓDICE MEDIEVAL CASTELHANO FUERO JUZGO
Manuel Rivas Zancarrón / José María García Martín
-
carta de aceite -
-
PROPOSTA DE EDIÇÃO DO CÓDICE
132
Rafael
Marques Ferreira
/ Alícia Duhá Lose
- carta de aceite -
-
RECURSOS LINGUÍSTICOS NA
COMPREENSÃO DE ENUNCIADOS NA ESCOLA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA
CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS E DISCURSIVAS
Luzia
Forte Figueiredo
- carta de aceite -
-
Relações
retóricas estabelecidas por orações adverbiais reduzidas de gerúndio em um
corpus
do português arcaico
Maria Regina Pante
- carta de aceite -
-
RETÓRICA,
FILOSOFIA E ESTILÍSTICA SENEQUIANAS NO DE BREUITATE VITAE
Jorge Henrique Nunes Pinto
- carta de aceite -
-
SELVA SELVAGEM E AMAZONAS
PÁTRIA DA ÀGUA: UMA APROXIMAÇÃO INTERTEXTUAL ENTRE JOSÉ CASEMIRO BORGES E
THIAGO DE MELLO
Eliana
da Cunha Lopes
/ Ivone da Silva Rebello
- carta de aceite -
-
SOBRE OS CRITÉRIOS DE TRADUÇÃO
USADOS NA VERSÃO ROMANCE DO FUERO JUZGO
José María García Martín
- carta de aceite -
-
TEXTOS JORNALÍSTICOS E LITERÁRIOS
COMO SUPORTE DE ATIVIDADES DE CRIAÇÃO LINGUÍSTICA
Arquimimo Gomes de Mattos Novaes
- carta de aceite -
-
UMA NOVA PERSPECTIVAPARA O
ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAISE INTERTEXTUALIDADE NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Jaqueline Maria de Almeida
/ Eliana Crispim França Luquetti
- carta de aceite -
-
UMA PROPOSTA
DE ENSINO DE GRAMÁTICA SOB A PERSPECTIVA FUNCIONALISTA: O USO DO ELEMENTO BEM
Karina Pereira Detogne / Eliana Crispim
França Luquetti
- carta de aceite -
-
VARIAÇÃO E ENSINO: QUESTÕES SINTÁTICAS
Edila Vianna da Silva
- carta de aceite -