RESUMOS

_______ VOLUME COMPLETO _______

  1. ‘Ahora’ marcador conversacional: sEu uso NA PRESEEA – BUENOS AIRES
    Claudia Boris
    - carta de aceite -

  2.  “ASSIM”, “TIPO” E “TIPO ASSIM”: UMA POSSIBILIDADE DE ABORDAGEM EM SALA DE AULA
    Karine Lôbo Castelano / Eliana Crispim França Luquetti
     - carta de aceite -

  3. A crítica textual através da edição crítica da Lírica de Camões de Leodegário A. de Azevedo Filho
    José Pereira da Silva
     - carta de aceite -

  4. A construção do ethos no gênero crônica da mídia jornalística
    Vanessa Barros de Lima de Melo
     - carta de aceite -

  5. A CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE DO DISCURSO NO ENSINO DO ESPANHOL/LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO MÉDIO
    Daniela Balduino de Souza Vieira
    / Thatiane de Souza Medeiros Monteiro/ Sergio Arruda
     - carta de aceite -

  6. A contribuição PIBID/Pedagogia A Linguagem e o Processo de ensino
    Liz Daiana Tito Azeredo / Eliana Crispim França Luquetti
     - carta de aceite -

  7. A DISCIPLINA LIBRAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
    Márcio Arthur Moura Machado Pinheiro
    / Maria José Nélo
     - carta de aceite -

  8. A gramaticalização do verbo estar na locução verbal estar + gerúndio: a importância da análise da língua em situações reais de comunicação para o processo de ensino-aprendizagem Da Língua Portuguesa
    Daniela Balduino de Souza Vieira /Elaine Dias Moreira Junjer
    - carta de aceite -

  9. A gramaticalização dos articuladores Agora, Só Que, Já como concorrentes do Mas adversativo
    Elane Calmon Silva
     - carta de aceite -

  10. A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
    Maria Francisca da Silva / Maria Mercedes Riveiro Quintans Sebold
     - carta de aceite -

  11. A IDEOLOGIA NO ENREDO DO FILME TROPA DE ELITE
    Andréia Cristina de Souza
     - carta de aceite -

  12. A IDEOLOGIA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
    Monique Teixeira Crisóstomo / Eliana Crispim França Luquetti
    - carta de aceite -

  13. A INTENCIONALIDADE NA PRODUÇÃO DO DISCURSO DE ARIEL VERSUS ACE
    Andréia Cristina de Souza
     - carta de aceite -

  14. A LINGUAGEM COMO CONSONÂNCIA DO QUIETO
    Ataíde José Mescolin Veloso
     - carta de aceite -

  15. A METONÍMIA CONCEPTUAL NA FORMAÇAO DE PALAVRAS: UM ESTUDO DOS PADRÕES METONÍMICOS COMO ROTAS DE ASSOCIAÇÃO
    Marcela Cockell
     - carta de aceite -

  16. A NEGAÇÃO POLÊMICA APLICABILIDADE AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
    Camila Antonia da Silva  Santos / Antonio José dos Santos Junior
    - carta de aceite -

  17. A novo ortografia e a velha ortografia
    Afrânio da Silva Garcia
    - carta de aceite -

  18. A Pesquisa Historiográfica no Brasil
    Ricardo Cavaliere
    - carta de aceite -

  19. A POBREZA VOCABULAR EM TEXTOS OFICIAIS
    Deonísio da Silva
     - carta de aceite -

  20. A PRÁTICA DISCURSIVA E A CONSTRUÇÃO DO ETHOS EM DISCURSOS INDÍGENAS EM VEICULAÇÃO NA ALDEIA TUPINIQUIM DE PAU-BRASIL – ES
    Adriana Recla e Jarbas Vargas Nascimento
     - carta de aceite -

  21. A questão da argumentação no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio
    Irismalha Marques da Silva (UENF) / Irismalha Marques da Silva (UENF)
    - carta de aceite -

  22. A QUESTÃO GRÁFICA NOS MANUSCRITOS DO FUERO JUZGO ENTRE A PRESCRIÇÃO E A CONFORMIDADE NORMATIVA
    Manuel Rivas Zancarrón
     - carta de aceite -

  23. A REALIZAÇÃO DO /S/ POSVOCÁLICO NA FALA DO TERESINENSE: UMA ANÁLISE VARIACIONISTA
    Lucirene da Silva carvalho / Cyntia Raquel de Sousa Lopes
    - carta de aceite -

  24. A RELAÇÃO DA METAFÍSICA COM AS TEORIAS ESTRUTURALISTAS DA LINGUAGEM: NUANCES HISTORIOGRÁFICAS
    Jesiel Soares Silva
     - carta de aceite -

  25. A TRADUÇÃO DE DOCUMENTOS RELATIVOS AO BRASIL CONSERVADOS NOS ARQUIVOS PÚBLICOS ESPANHÓIS (XVI-XIX)
    Eliabe dos Santos Procopio / Fabricio Paiva Mota
    - carta de aceite -

  26. A visão de Ong sobre “a cultura escrita e o passado oral”
    José Mario Botelho
    - carta de aceite -

  27. AFETIVIDADE E ESCRITA: VENCENDO BARREIRAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
    Karla Branco Figueiredo de Lima
    - carta de aceite -

  28. ANÁLISE DO DISCURSO E INTERAÇÃO NA WEB ATRAVÉS DA REDE SOCIAL FACEBOOK: COMENTÁRIOS UTILIZADOS PARA FINS DE CONVERSAÇÃO
    Roberta Kerr dos Santos
    - carta de aceite -

  29. ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO PRESENTE EM UM EPISÓDIO DE BOB ESPONJA SOB A PERSPECTIVA SEMIOLINGUÍSTICA
    Glayci Kelli Reis da Silva Xavier
    - carta de aceite -

  30. ANÁLISE FUNCIONALISTA DOS GÊNEROS TEXTUAIS E SUA IMPORTANCIA NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
    Maria Ilma Vieira de Araújo
     - carta de aceite -

  31. AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO –TICs PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
    Anete Araci do Espirito Santo / Bianka Pires André
     - carta de aceite -

  32. AS CRENÇAS DE LEITURA DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UFV
    Fernanda Maria Reis Brandão / Adriana da Silva
    - carta de aceite -

  33. COLAR DE CONTOS PREMIADOS: UM OLHAR CRÍTICO GENÉTICO
    Moema Rodrigues Brandão Mendes
    - carta de aceite -

  34. CONSCIÊNCIA METASSEMÂNTICA E ESTRATÉGIAS DE LEITURA
    Alexandre Batista da Silva
     - carta de aceite -

  35. COOCORRÊNCIA DOS PRONOMES TU/VOCÊ EM BELÉM E MARABÁ
    Lairson Costa / Marilúcia Oliveira
     - carta de aceite -

  36. Corpus: A variação linguística referente às localidades da Região Norte Fluminense
    Gelson Caetano Paes Júnior
    / Dhienes Charla Ferreira / Eliana Crispim França Luquetti
     - carta de aceite -

  37. CRENÇA NA NATIVIDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE O MITO DO FALANTE NATIVO
    Thami Amarilis Straiotto Moreira
     - carta de aceite -

  38. CRÍTICA TEXTUAL E EDIÇÃO DE TEXTOS
    José Pereira da Silva
    - carta de aceite -

  39. DADOS DO PROJETO NURC DA CIDADE DE SALVADOR NAS DÉCADAS DE 70 E 90
    SOBRE O USO E A VARIAÇÃO DE NÓS E A GENTE

    Carina Sampaio Nascimento / Marcela Moura Torres Paim
    - carta de aceite -

  40. Dêixis e mesclagem: a expressão pronominalizada "a gente" como categoria radial
    Viviane da Fonseca Moura / Lilian Ferrari
    - carta de aceite -

  41. Diferenciando Tipos e Gêneros Textuais
    Patrícia de Oliveira Sousa / Fabíola de Jesus Soares Santana
    - carta de aceite -

  42. DISCURSO E SITUAÇÃO DE RUA NA BAHIA
    Petrina Moreira Nunes
    / Décio Bessa da Costa
     - carta de aceite -

  43. DISCURSO JORNALÍSTICO E ACONTECIMENTO: IMERSÃO NOS GÊNEROS REPORTAGEM E NOTÍCIA
    Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi / Vanessa Amin
    - carta de aceite -

  44. DISCURSOS E (DES)IDENTIFICAÇÃO: ANÁLISE DAS FALAS DE ALUNOS DA EJA
    Giselle Almada Souto
     - carta de aceite -

  45. DISCUSSÃO SOBRE O PORTUGUÊS BRASILEIRO: A BUSCA PELO RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE SOCIOLINGUÍSTICA NACIONAL
    Vinícius de Lacerda Mesquita / Vânia de Aquino Silva
     - carta de aceite -

  46. DOS "HYPOMNÉMATA" AO TEXTO: A SEQUÊNCIA DE AMINADAB NO EVANGELHO DE LUCAS
    Jacyntho José Lins Brandão
     - carta de aceite -

  47. ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS NA ORGANIZAÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO
    Francisco José Costa
    dos Santos
     - carta de aceite -

  48. ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR TRADUTORES INEXPERIENTES E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO NO DISCURSO
    Duí Barroso Lima Farias
    - carta de aceite -

  49. EXPRESSÕES LINGUÍSTICAS EM CRÔNICAS DO COTIDIANO SOBRE A IDENTIDADE CULTURAL DO BRASILEIRO
    Polyana Ribeiro Matos / Débora Pinheiro da Silva / Maria José Nélo
     - carta de aceite -

  50. FUNCIONALISMO E ENSINO: A ORDENAÇÃO DOS ADVERBIAIS DE TEMPO EM TEXTOS ORAIS E ESCRITOS NA REGIÃO NORTE-NOROESTE FLUMINENSE
    Giselda Maria Dutra Bandoli
    / Eliana Crispim França Luquetti
     - carta de aceite -

  51. ¿HUBO UNA POLÍTICA LINGÜÍSTICA EN LA CASTILLA DEL SIGLO XIII?
    José María García Martín
    - carta de aceite -

  52. IDEOLOGIA E PERSUASÃO NO DISCURSO DOS SIGNOS ASTROLÓGICOS
    Raísa Cristine Rodrigues de Araújo / Brena Souza Ferreira / Isabela Santos Braga / Júlia Maués
    - carta de aceite -

  53. IMPASSES NA SALA DE AULA: A DELICADA PRESENÇA DA CULTURA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
    Thami Amarilis Straiotto Moreira
     - carta de aceite -

  54. Internetês: um dialeto escrito na vida e na escola
    Tadeu Rossato Bisognin
     - carta de aceite –

  55.  Jogos como meio de aquisição de LE
    Luana Dangelo
     - carta de aceite –

  56. LINGUÍSTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
    João Victor Maciel dos Santos Fiuza / Eliana Crispim França Luquetti
     - carta de aceite -

  57. Linguística e Letramento: a fala dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Campos dos Goytacazes
    Rachel Alice Mendes da Silva Dias
    / Eliana Crispim França Luquetti
     - carta de aceite -

  58. LOLITA DE VLADIMIR NABOKOV, COMO PERCURSORA DE NEOLOGISMO E INTERAÇÃO SOCIAL
    Brena Souza Ferreira / Raisa Cristine Rodrigues de Araújo
     - carta de aceite -

  59. MAS E EMBORA: ARGUMENTAÇÃO E ESTILO SOB UMA PERSPECTIVA FUNCIONAL
    Leandro Santos de Azevedo
    - carta de aceite -

  60. MORTE E VIDA: ASPECTOS FILOLÓGICOS DOS TERMOS HEBRAICOS PÃO E GUERRA
    Sonia Sirtoli Färber
    - carta de aceite -

  61. NEOLOGISMO E SINTAXE - A INDETERMINAÇÃO
    Antônio José dos Santos Júnior
    - carta de aceite -

  62. Nos bastidores da orientação: representações ideológicas no discurso do professor-orientador sob o enfoque da ACD
    Silvia Adelia Henrique Guimarães e Gisele de Carvalho
     - carta de aceite -

  63. O Ensino de Língua Materna: atual situação
    Maria Lucia Mexias Simon
    - carta de aceite -

  64. O ESTUDO DAS CONJUNÇÕES POSIÇÃO ADOTADA POR GRAMÁTICOS DO SÉCULO XX
    Charleston De Carvalho Chaves / Claudio Cezar Henriques
     - carta de aceite -

  65. O Humanismo renascentista português e francês e suas confluências no Brasil
    Leonardo Ferreira Kaltner
    - carta de aceite -

  66. O MANUSCRITO GREGO DA BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO (CÓD. 2437), ASPECTOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS
    Maria Olívia de Quadros Saraiva / César Nardelli Cambraia
    - carta de aceite -

  67. O PROCESSO DE SUBSTITUÇÃO DE SEGMENTOS CONSONONTAIS NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS COMO LINGUA MATERNA
    Susana Silva de Souza
     - carta de aceite -

  68. O SOFTWARE HOT POTATOES COMO FERRAMENTA NO AUXILIO DO ENSINO DE LÍNGUAS
    Alexandre Alves Santos
    / Jesiel Soares Silva
     - carta de aceite -

  69. ONTOLOGIA DA POSSIBILIDADE - RESGATE FILOLÓGICO-FILOSÓFICO DA ONTOLOGIA HEBRAICA
    Paulo Cabral da Silva Junior
    - carta de aceite -

  70. OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
    Giselle Maria Sarti Leal Muniz Alves / Lúcia Helena Martins Gouvêa
    - carta de aceite -

  71. ORALIDADE E PRODUÇÃO TEXTOS NA ESCOLA: CONTOS DE FADAS NOS ANOS INICIAIS
    José Ricardo Carvalho da Silva
    - carta de aceite -

  72. OS DESAFIOS DE NAVEGAR: A FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES DE LÍNGUA MEDIANTE AS NOVAS TECNOLOGIAS
    Jesiel Soares Silva
     - carta de aceite -

  73. Os usos das preposições na Língua Falada e Escrita da região Norte-Noroeste FlumiNense
    Andreia Silva de Assis / Eliana Crispim França Luquetti
     - carta de aceite -

  74. PADRÕES DE INTERAÇÃO INTERPESSOAL NO ENSINO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS
    Jamille Antas Padilha / José Carlos Gonçalves
    - carta de aceite -

  75. PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS ASPECTOS METODOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS
    Márcio Arthur Moura Machado Pinheiro / Maria José Nélo
    - carta de aceite -

  76. POSTURA EPISTÊMICA E POSSIBILIDADE DIFERENCIAL DE PARÁFRASE EM CONDICIONAIS
    Priscila Mattos Monken / Gilberto Lourenço Gomes
    - carta de aceite -

  77. PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS NAS GRAMÁTICAS DE ERNESTO CARNEIRO RIBEIRO
    Ednei de Souza Leal
     - carta de aceite -

  78. PRODUÇÃO TEXTUAL COM BASE EM GÊNEROS TEXTUAIS
    Renata dos Reis Vasques / Lygia Maria Gonçalves Trouche
     - carta de aceite -

  79. PROJETO DE EDIÇÃO E ESTUDO DO CÓDICE MEDIEVAL CASTELHANO FUERO JUZGO
    Manuel Rivas Zancarrón
    / José María García Martín
     - carta de aceite -

  80. PROPOSTA DE EDIÇÃO DO CÓDICE 132
    Rafael Marques Ferreira / Alícia Duhá Lose
     - carta de aceite -

  81. RECURSOS LINGUÍSTICOS NA COMPREENSÃO DE ENUNCIADOS NA ESCOLA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS E DISCURSIVAS
    Luzia Forte Figueiredo
    - carta de aceite -

  82. Relações retóricas estabelecidas por orações adverbiais reduzidas de gerúndio em um corpus do português arcaico
    Maria Regina Pante

     - carta de aceite -

  83. RETÓRICA, FILOSOFIA E ESTILÍSTICA SENEQUIANAS NO DE BREUITATE VITAE
    Jorge Henrique Nunes Pinto
     - carta de aceite -

  84. SELVA SELVAGEM E AMAZONAS PÁTRIA DA ÀGUA: UMA APROXIMAÇÃO INTERTEXTUAL ENTRE JOSÉ CASEMIRO BORGES E THIAGO DE MELLO
    Eliana da Cunha Lopes / Ivone da Silva Rebello
    - carta de aceite -

  85. SOBRE OS CRITÉRIOS DE TRADUÇÃO USADOS NA VERSÃO ROMANCE DO FUERO JUZGO
    José María García Martín
    - carta de aceite -

  86. TEXTOS JORNALÍSTICOS E LITERÁRIOS COMO SUPORTE DE ATIVIDADES DE CRIAÇÃO LINGUÍSTICA
    Arquimimo Gomes de Mattos Novaes

     - carta de aceite -

  87. UMA NOVA PERSPECTIVAPARA O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAISE INTERTEXTUALIDADE NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
    Jaqueline Maria de Almeida
    / Eliana Crispim França Luquetti
     - carta de aceite -

  88. UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GRAMÁTICA SOB A PERSPECTIVA FUNCIONALISTA: O USO DO ELEMENTO BEM
    Karina Pereira Detogne / Eliana Crispim França Luquetti
     - carta de aceite -

  89. VARIAÇÃO E ENSINO: QUESTÕES SINTÁTICAS
    Edila Vianna da Silva
     - carta de aceite -