O
CONHECIMENTO
PRÉVIO
DE UMA
LÍNGUA
ESTRANGEIRA
como
requisito
básico
para
o
ingresso
nos
cursos
de
letras
(português-língua
estrangeira),
em
confronto
com
o
suporte
teórico
de Howard Gardner,
que
apresenta uma atenuada
solução
através
das
inteligências
múltiplas
Antônio Elias
Lima
Freitas (UFRJ, FSC e UFF)
Howard Gardner, no
seu
processo
criativo da
Teoria das
Inteligências
Múltiplas promoveu
ainda
mais
dinamização no
ato de
facilitar a
aquisição do
conhecimento
onde o
professor tem a
oportunidade
de
apresentar
oito
vezes
mais
chances de
oferta de
aprendizado ao
aluno e
ele, é
estimulado
por
oito
portais
diferentes
em
seu
processo de aprendizagem.
As
pessoas
não
são dotadas
apenas de uma
única
inteligência
mas
sim, de
um
conjunto de
inteligências
diversas
que estão
interligadas. Se determinadas
áreas do
cérebro
são
mais
exercitadas
por
contingências
de
trabalho, de
atividades
acadêmicas
ou
por
rotina
doméstica,
certas
inteligências
serão
estimuladas e
como
conseqüência,
o
indivíduo,
antes
inapto
para
certas
funções
passa a
demonstrar acentuada
habilidade
ou
aptidão
para
desenvolver determinadas
tarefas. Da
mesma
forma, a
inversão do
processo pode
ocorrer
quando
um
determinado
indivíduo
passa a
ter uma
inatividade de
caráter
intelectual
ou
físico.
Tal
fato pode
ser focalizado na
área da
inteligência
lógico-matemática, exemplificando uma
situação
em
que o
indivíduo
nunca
em
sua
existência
apresentou
habilidades
ou
inclinações
para
resolução de
problemas
matemáticos,
cálculos
ou
situações
onde a
matemática
poderia
ser colocada
em
destaque.
Durante
décadas,
vestiu o
rótulo de
ser
improdutivo e
inoperante
em
questões
relativas àquela
disciplina e
assim,
nunca se
prestou a
exercitar
coisa alguma
que pudesse
estar relacionada à
ela.
Por
questões
profissionais
e
financeiras,
em
determinado
momento da
vida teve
que
liderar
um
grupo de
trabalho
totalmente
voltado ao
cálculo, à
contabilidade
e à
estatística. A
princípio, foi
luta e
sacrifício no
labor
diário
mas a
seguir, passou a
ser uma
rotina tolerável e
sustentável
onde
aquele
ator passava a
exercitar a
prática
mental lógico-matemática
de
expansão
daquela
inteligência
específica.
Gardner,
médico
neurologista e
educador,
além das
experiências
pedagógicas,
observações
em
ambientes
escolares nas
atividades
individuais e
coletivas, desenvolveu
também, uma
ampla
pesquisa na
área de
estudos do
cérebro
humano.
Estudando os
hemisférios
direito e
esquerdo
através de
estímulos
diversos,
observando as
ocorrências de
lesões no
cérebro e os
infinitos
tipos de
comportamentos
após a
identificação
e
localização
das
lesões,
Gardner abriu
espaço
para os
estudos
relacionados à
fisiologia do
cérebro e
sua
relação
com as
inteligências.
Gardner acrescentou aos
estudos
neurológicos,
pesquisas no
campo da
aprendizagem mapeando os
portais de
inteligências
no
ser
humano
como
produto das
observações e
teses
em
escolas do
nordeste
norte-americano
liderando
assim,
um
intrínseco e
harmonioso
envolvimento da
educação
com as
ciências
médicas.
A
teoria das
Inteligências
Múltiplas é uma
reação
contrária
àquela
teoria dos
testes de Q.
I., de Binet
que aferiam
apenas
habilidades
nos
campos
lingüístico e
matemático.
Nada
mais
além de
tais
áreas
era
pontuado,
testado
ou
levado
em
consideração.
Se o
indivíduo
testado
não
apresentava
segura
habilidades
em
um
campo
ou
outro,
tornava-se
um
sujeito
inexistente
para o
convívio
social
ou
escolar. Os
testes de Q.
I. perderam a
credibilidade
ao
passar dos
anos e
aí, Gardner
apresentou
seus
estudos
sobre o
pluralismo nas
inteligências
e
por
patrocinar uma
nova
era de
oportunidades
no
processo de
ensino-aprendizagem.
Um dos
problemas
cruciais no
processo de
ensino-aprendizagem de uma
língua
estrangeira
nos
cursos de
graduação
reside no
fato da
heterogeneidade
reinante nas
turmas, no
que tange ao
conhecimento
da
língua
estrangeira de
estudo.
Acredita-se
que o
aluno
que tenha a
predisposição
para o
estudo de uma
língua
estrangeira
traga
para o
ambiente
universitário
uma
certa
bagagem de
conhecimentos
lingüísticos
para
que seja
compartilhado
pelo
grupo.
Legalmente,
ter
um
bom
conhecimento
de
matemática
(cálculo,
logaritmo
ou
geometria),
não
forma
uma
base
de
pré-requisitos
mínimos
para
concorrer
a uma
vaga
no
curso
de
licenciatura
em
matemática;
ter
um
suposto
domínio
de
disciplinas
do
tipo
citologia,
anatomia
ou
instrumentação cirúrgica
também,
não
forma
a
base
para
o
ingresso
aos
cursos
da
área
médica.
Diferentemente
dos
exemplos
apresentadas
porém,
dentro
da
legislação
em
vigor,
os
cursos
de
licenciatura
em
música,
apresentam
pré-requisitos
básicos
para
ingresso
na
graduação
como
provas
de
habilitação
específica
em
instrumentos
ou
canto,
além
de
prova
de
teoria
musical.
No
caso
específico de
línguas
estrangeiras, a
legislação
não apresenta
impedimentos
em
questões de
conhecimento
prévio da
língua (prior
knowledge) e
assim, iguala
os
cursos de
licenciatura
em
Português-Língua
Estrangeira
aos
demais
cursos
sem
habilitação
específica
prévia, o
que permite ao
concorrente,
quando escolhe
Letras,
definir o
seu
futuro
profissional
por
vezes, tendo
apenas uma
vaga
noção daquela
disciplina (alemão,
espanhol,
francês,
grego,
italiano,
japonês,
latim
ou
outra).
O
processo
seletivo de
ingresso a uma
instituição de
ensino
superior é
aberto ao
público
em
geral
desde
que o
concorrente
reúna os
padrões
mínimos
exigidos.
Como
resultado, os
professores
dos
cursos de
Letras e,
especificamente
aqueles de
línguas
estrangeiras defrontam-se
com uma
calamitosa
realidade nas
classes de
estudo: uma
situação de
completa heterogeneidade.
Alunos
possuidores de
perfeito
domínio,
ou
aqueles
apontados
como tendo
apenas
um
satisfatório
conhecimento
da
língua
estrangeira
em
questão, passam a
conviver
com
outros
que estampam
conhecimento
cotados
apenas
como
rudimentar e
remanescente dos
ensino
fundamental e
médio.
Uma
experiência
tendo
por
base a
Teoria das
Inteligências
Múltiplas foi
desenvolvida
na
Baixada
Fluminense,
Rio de
Janeiro,
Brasil, na
instituição de
ensino
superior
por FEUDUC,
Faculdade de
Filosofia,
Ciências e
Letras de
Duque de
Caxias,no
curso de
Letras (Português/Inglês),
noturno.
A
população
analisada
para
a
pesquisa
era
composta
por
alunos
dos
sétimo
e
oitavo
períodos
de
Letras
(Português-Inglês).
Todo
o
grupo
caracterizava-se
por
estar
economicamente
ativo
porém,
de
forma
geral,
com
remuneração
baixa
em
suas
especificações
trabalhistas e sindicais. Buscava os
bancos
universitários
procurando ascensões nas
áreas
profissional
e
financeira
dentro
do
magistério
público
(estadual
ou
municipal), do
qual
50% do
grupo
é
efetivo
ou
tem
contratos
temporários.
O
grupo
ilustrava
um
quadro
surpreendente
em
relação
ao delineamento do
ensino
médio
pois,
apresentava a
seguinte
configuração
:o
percentual
de
alunos
do
grupo
que
era
originário
de
cursos
de
formação
de
professores
perfazia
um
total
de 78%; 8%, de
cursos
de
auxiliar
de
contabilidade;
10% de
ensino
médio
sem
profissionalização e, 4%, de
cursos
supletivos.
No
que
tange ao
conhecimento
da
língua
estrangeira
(inglês),
o
grupo
apresentou o
seguinte
resultado:
0,25% (um
aluno)
apresentou
um
excelente
conhecimento
prévio
não
sistemático
(por
vivência
em
país
estrangeiro);
21% apresentou
um
conhecimento
prévio
mediano
do
inglês;
50%,
um
conhecimento
de
mediano
a
não
satisfatório
e, 21,75%,
apenas,
conhecimento
rudimentar
voltado
para
os
ensinos
fundamental
e
médio.
De uma
forma
geral, a
população
pesquisada declarou
ter
moradia
distante do
local de
trabalho e
distante
também, do
local de
estudo, a
FEUDUC. Declarou
também,
que despendem
horas de
seu
dia
nos
transportes
metropolitanos,
por
vezes
atravessando
três
ou
mais
cidades da
Baixada
em
um
só
dia
em
direção ao
trabalho
ou ao
campus
universitário.
Foram observados
casos
em
que
determinados
alunos
somente retornavam à
casa,
após a
faculdade, aos
primeiros
instantes do
dia
seguinte à
saída
para o
trabalho
devido ao
distanciamento
entre a
casa, o
local de
trabalho e a
faculdade
além, de
um deficitário
sistema de
transporte.
Alunos
com
residências
nas
localidades de
Japeri,
Engenheiro
Pedreira e Paracambi estão
registrados
em
tal
caso.
A
clientela da
instituição,
de uma
forma
geral,
chega à
sala de
aula exaurida
e estressada
após o
acúmulo de
horas de
trabalho e
insatisfação
quanto aos
meios de
transportes
urbanos e
por
vezes,
apresentando
deficiências
na
estrutura
alimentar. A
capacidade de
absorção de
conhecimentos
e de
produção
acadêmica do
corpo
discente
chega a
um
padrão
previsto de
comprometimento
que
em
certos
casos, chegam
até a
improdutividade decorrentes das
condições
físicas e
mentais dos
universitários
quando chegam
à
instituição.
Além de
todos os
problemas
acima
explicitados, o
professor de a
língua
Estrangeira é
surpreendido
por
um
grupo de
total
heterogeneidade convivendo no
ambiente
acadêmico.
Técnicas,
métodos,
abordagens e
filosofias
diversas permearam as
salas de
aulas buscando
uma
solução
plausível
para
amenizar
tal
situação.
Método
direto,
métodos
audiovisuais
diversos,
métodos
comunicativos,
métodos
envolvendo tradução-gramática,
laboratório de
línguas,
sistemas
com
vídeo e
lingualism,
total
physical response, suggestopedia e
outros foram
utilizados e desenvolveram as
habilidades
requisitadas
para o
curso
porém,
não
aproximaram os
alunos
através de
um
processo de dissolvência
de heterogeneidades no
conhecimento
especifico da
língua
estrangeira
isto é, os
alunos
fracos
desenvolveram o
seu
curso
graduação de
forma
cruelmente
fraca,
aqueles
que chegaram
ao
curso
com
conhecimento
mediano
apresentaram
picos de
desenvolvimento
porém,
terminaram o
curso de
forma
não
brilhante
dentro de uma
expectativa
pouco
ambiciosa
ou
ousada. As
técnicas,
métodos,
abordagens e
filosofias
desenvolveram
somente
aqueles
que
já detinham
um
bom
conhecimento
prévio da
língua.
Com o
objetivo de
democratizar
o
ensino de
Línguas
Estrangeiras oferecendo
oito
vezes
mais
chances de
aprendizado ao
educando e
exercitando as diversas
inteligências
inerentes ao
ser
humano, a
Teoria da
inteligências
Múltiplas de Gardner surgiu naquela
ocasião, 2000,
no
Departamento de
Línguas
estrangeiras Modernas da FEUDUC, no
sentido de
pesquisar os
resultados
advindo do
estímulo de
diversos
portais
ou
inteligências.
A
diferença
entre a
teoria de
Gardner e os
demais
sistemas,
filosofias e
métodos
anteriores
reside no
fato de
que as
pesquisas de
Gardner surgira
inicialmente
em
laboratórios,
hospitais e
centros
neurológicos. O
estudo do
cérebro
era a
grande
partida
para os
seus
estudos e
embasamento
teórico.
Todo o
Departamento de
Línguas
Estrangeiras Modernas criou
acessos
mais
amplos
para
abrigar uma
nova
filosofia
que
era instalada
de
forma experimental. A
eficiência e a
rapidez nas
respostas aos
objetivos
propostos, tendo
por
base as
Inteligências
Múltiplas no
ensino de
Línguas
Estrangeiras, fez
com
que o
departamento incorporasse
de
forma
definitiva a
teoria
em
sua
área de
trabalho e ampliando
assim, as
múltiplas
formas de
instrumentação filosófica.
Pesquisas e
atividades
diversas passaram a
ganhar
espaço à
cada
semestre,
naquilo
que
relacionava-se ao
desenvolvimento
da
linha de
pesquisa
ensino-aprendizagem de
línguas
estrangeiras, at-campus e off-campus.
Tendo
como
suporte as
bases teóricas
das
inteligências
Múltiplas, as
aulas
adquiriram
mais
dinamismo e
foram estruturadas de
modo a
estimular as
inteligências
lingüístico-verbal, visual-espacial, lógico-matemática, corporal-cinestésico,
musical,
interpessoal,
intrapessoal e naturalista
com a
finalidade de
desenvolver
áreas diversas
dos
portais de
inteligências
em
cada
universitário
adulto do
curso de
Português/Inglês
da FEUDUC, na
Baixada
Fluminense.
O
trabalho
educacional
passou a
ser realizado
em
grande
parte,
através de
projetos de
pesquisa
visando
criar
melhores
condições de
estudo e
envolvimento e as
turmas
passaram a
ser divididas
em
grupos de
estudo, de
pesquisa e de
produtividade.
Diversos
projetos foram
desenvolvidos
durante os
semestres e
cada
turma apresentou
diferentes
resultados na
computação
final de
objetivos.
Os
resultados
quantificados ao
término de
cada
projeto
realizado
sob o
suporte
teórico da
Inteligências
Múltiplas de Gardner confirmaram a
hipótese de
que a
utilização daquela
teoria
em
ambientes
universitários
noturnos
dinamizam o
trabalho
educacional
além de
promover a
viabilização r
de
forma
natural, a
motivação
para a
produção
acadêmica
em
instâncias
diversas.
O
suporte
teórico
desenhado
por Gardner,
atende
plenamente as
populações de
estudantes
contidas nas
mais adversas
situações
culturais e sócio-econômicas. O
seu
modelo metodológico
apresenta verdadeiramente uma
pluralidade na
forma de
transmitir o
conhecimento e
produz uma verdadeira
explosão de
democracia no
ensino.
Durante o
processo de
execução dos
projetos,
foram observadas
formas
diversas de
expressão
que foram
afloradas
nos
alunos
através de
exercícios
criativos
para o
desenvolvimento
do
projeto.
Diferentes
portais
ou
áreas
cerebrais
foram despertadas de
forma
sutil e
sem
que os
alunos fossem
previamente notificados
para
tal
fato.
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