O CONHECIMENTO PRÉVIO DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
como requisito básico para o ingresso nos cursos de letras
(português-língua
estrangeira), em confronto com o suporte teórico
de Howard Gardner,
que apresenta uma atenuada solução
através das inteligências múltiplas

Antônio Elias Lima Freitas (UFRJ, FSC e UFF)

 

Howard Gardner, no seu processo criativo da Teoria das Inteligências Múltiplas promoveu ainda mais dinamização no ato de facilitar a aquisição do conhecimento onde o professor tem a oportunidade de apresentar oito vezes mais chances de oferta de aprendizado ao aluno e ele, é estimulado por oito portais diferentes em seu processo de aprendizagem.

As pessoas não são dotadas apenas de uma única inteligência mas sim, de um conjunto de inteligências diversas que estão interligadas. Se determinadas áreas do cérebro são mais exercitadas por contingências de trabalho, de atividades acadêmicas ou por rotina doméstica, certas inteligências serão estimuladas e como conseqüência, o indivíduo, antes inapto para certas funções passa a demonstrar acentuada habilidade ou aptidão para desenvolver determinadas tarefas. Da mesma forma, a inversão do processo pode ocorrer quando um determinado indivíduo passa a ter uma inatividade de caráter intelectual ou físico. Tal fato pode ser focalizado na área da inteligência lógico-matemática, exemplificando uma situação em que o indivíduo nunca em sua existência apresentou habilidades ou inclinações para resolução de problemas matemáticos, cálculos ou situações onde a matemática poderia ser colocada em destaque. Durante décadas, vestiu o rótulo de ser improdutivo e inoperante em questões relativas àquela disciplina e assim, nunca se prestou a exercitar coisa alguma que pudesse estar relacionada à ela. Por questões profissionais e financeiras, em determinado momento da vida teve que liderar um grupo de trabalho totalmente voltado ao cálculo, à contabilidade e à estatística. A princípio, foi luta e sacrifício no labor diário mas a seguir, passou a ser uma rotina tolerável e sustentável onde aquele ator passava a exercitar a prática mental lógico-matemática de expansão daquela inteligência específica.

Gardner, médico neurologista e educador, além das experiências pedagógicas, observações em ambientes escolares nas atividades individuais e coletivas, desenvolveu também, uma ampla pesquisa na área de estudos do cérebro humano. Estudando os hemisférios direito e esquerdo através de estímulos diversos, observando as ocorrências de lesões no cérebro e os infinitos tipos de comportamentos após a identificação e localização das lesões, Gardner abriu espaço para os estudos relacionados à fisiologia do cérebro e sua relação com as inteligências. Gardner acrescentou aos estudos neurológicos, pesquisas no campo da aprendizagem mapeando os portais de inteligências no ser humano como produto das observações e teses em escolas do nordeste norte-americano liderando assim, um intrínseco e harmonioso envolvimento da educação com as ciências médicas.

A teoria das Inteligências Múltiplas é uma reação contrária àquela teoria dos testes de Q. I., de Binet que aferiam apenas habilidades nos campos lingüístico e matemático. Nada mais além de tais áreas era pontuado, testado ou levado em consideração. Se o indivíduo testado não apresentava segura habilidades em um campo ou outro, tornava-se um sujeito inexistente para o convívio social ou escolar. Os testes de Q. I. perderam a credibilidade ao passar dos anos e , Gardner apresentou seus estudos sobre o pluralismo nas inteligências e por patrocinar uma nova era de oportunidades no processo de ensino-aprendizagem.

 

Um dos problemas cruciais no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira nos cursos de graduação reside no fato da heterogeneidade reinante nas turmas, no que tange ao conhecimento da língua estrangeira de estudo. Acredita-se que o aluno que tenha a predisposição para o estudo de uma língua estrangeira traga para o ambiente universitário uma certa bagagem de conhecimentos lingüísticos para que seja compartilhado pelo grupo.

Legalmente, ter um bom conhecimento de matemática (cálculo, logaritmo ou geometria), não forma uma base de pré-requisitos mínimos para concorrer a uma vaga no curso de licenciatura em matemática; ter um suposto domínio de disciplinas do tipo citologia, anatomia ou instrumentação cirúrgica também, não forma a base para o ingresso aos cursos da área médica. Diferentemente dos exemplos apresentadas porém, dentro da legislação em vigor, os cursos de licenciatura em música, apresentam pré-requisitos básicos para ingresso na graduação como provas de habilitação específica em instrumentos ou canto, além de prova de teoria musical.

No caso específico de línguas estrangeiras, a legislação não apresenta impedimentos em questões de conhecimento prévio da língua (prior knowledge) e assim, iguala os cursos de licenciatura em Português-Língua Estrangeira aos demais cursos sem habilitação específica prévia, o que permite ao concorrente, quando escolhe Letras, definir o seu futuro profissional por vezes, tendo apenas uma vaga noção daquela disciplina (alemão, espanhol, francês, grego, italiano, japonês, latim ou outra).

O processo seletivo de ingresso a uma instituição de ensino superior é aberto ao público em geral desde que o concorrente reúna os padrões mínimos exigidos. Como resultado, os professores dos cursos de Letras e, especificamente aqueles de línguas estrangeiras defrontam-se com uma calamitosa realidade nas classes de estudo: uma situação de completa heterogeneidade. Alunos possuidores de perfeito domínio, ou aqueles apontados como tendo apenas um satisfatório conhecimento da língua estrangeira em questão, passam a conviver com outros que estampam conhecimento cotados apenas como rudimentar e remanescente dos ensino fundamental e médio.

Uma experiência tendo por base a Teoria das Inteligências Múltiplas foi desenvolvida na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil, na instituição de ensino superior por FEUDUC, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias,no curso de Letras (Português/Inglês), noturno.

A população analisada para a pesquisa era composta por alunos dos sétimo e oitavo períodos de Letras (Português-Inglês). Todo o grupo caracterizava-se por estar economicamente ativo porém, de forma geral, com remuneração baixa em suas especificações trabalhistas e sindicais. Buscava os bancos universitários procurando ascensões nas áreas profissional e financeira dentro do magistério público (estadual ou municipal), do qual 50% do grupo é efetivo ou tem contratos temporários. O grupo ilustrava um quadro surpreendente em relação ao delineamento do ensino médio pois, apresentava a seguinte configuração :o percentual de alunos do grupo que era originário de cursos de formação de professores perfazia um total de 78%; 8%, de cursos de auxiliar de contabilidade; 10% de ensino médio sem profissionalização e, 4%, de cursos supletivos.

No que tange ao conhecimento da língua estrangeira (inglês), o grupo apresentou o seguinte resultado: 0,25% (um aluno) apresentou um excelente conhecimento prévio não sistemático (por vivência em país estrangeiro); 21% apresentou um conhecimento prévio mediano do inglês; 50%, um conhecimento de mediano a não satisfatório e, 21,75%, apenas, conhecimento rudimentar voltado para os ensinos fundamental e médio.

De uma forma geral, a população pesquisada declarou ter moradia distante do local de trabalho e distante também, do local de estudo, a FEUDUC. Declarou também, que despendem horas de seu dia nos transportes metropolitanos, por vezes atravessando três ou mais cidades da Baixada em um dia em direção ao trabalho ou ao campus universitário. Foram observados casos em que determinados alunos somente retornavam à casa, após a faculdade, aos primeiros instantes do dia seguinte à saída para o trabalho devido ao distanciamento entre a casa, o local de trabalho e a faculdade além, de um deficitário sistema de transporte. Alunos com residências nas localidades de Japeri, Engenheiro Pedreira e Paracambi estão registrados em tal caso.

A clientela da instituição, de uma forma geral, chega à sala de aula exaurida e estressada após o acúmulo de horas de trabalho e insatisfação quanto aos meios de transportes urbanos e por vezes, apresentando deficiências na estrutura alimentar. A capacidade de absorção de conhecimentos e de produção acadêmica do corpo discente chega a um padrão previsto de comprometimento que em certos casos, chegam até a improdutividade decorrentes das condições físicas e mentais dos universitários quando chegam à instituição.

Além de todos os problemas acima explicitados, o professor de a língua Estrangeira é surpreendido por um grupo de total heterogeneidade convivendo no ambiente acadêmico. Técnicas, métodos, abordagens e filosofias diversas permearam as salas de aulas buscando uma solução plausível para amenizar tal situação. Método direto, métodos audiovisuais diversos, métodos comunicativos, métodos envolvendo tradução-gramática, laboratório de línguas, sistemas com vídeo e lingualism, total physical response, suggestopedia e outros foram utilizados e desenvolveram as habilidades requisitadas para o curso porém, não aproximaram os alunos através de um processo de dissolvência de heterogeneidades no conhecimento especifico da língua estrangeira isto é, os alunos fracos desenvolveram o seu curso graduação de forma cruelmente fraca, aqueles que chegaram ao curso com conhecimento mediano apresentaram picos de desenvolvimento porém, terminaram o curso de forma não brilhante dentro de uma expectativa pouco ambiciosa ou ousada. As técnicas, métodos, abordagens e filosofias desenvolveram somente aqueles que detinham um bom conhecimento prévio da língua.

Com o objetivo de democratizar o ensino de Línguas Estrangeiras oferecendo oito vezes mais chances de aprendizado ao educando e exercitando as diversas inteligências inerentes ao ser humano, a Teoria da inteligências Múltiplas de Gardner surgiu naquela ocasião, 2000, no Departamento de Línguas estrangeiras Modernas da FEUDUC, no sentido de pesquisar os resultados advindo do estímulo de diversos portais ou inteligências. A diferença entre a teoria de Gardner e os demais sistemas, filosofias e métodos anteriores reside no fato de que as pesquisas de Gardner surgira inicialmente em laboratórios, hospitais e centros neurológicos. O estudo do cérebro era a grande partida para os seus estudos e embasamento teórico.

Todo o Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas criou acessos mais amplos para abrigar uma nova filosofia que era instalada de forma experimental. A eficiência e a rapidez nas respostas aos objetivos propostos, tendo por base as Inteligências Múltiplas no ensino de Línguas Estrangeiras, fez com que o departamento incorporasse de forma definitiva a teoria em sua área de trabalho e ampliando assim, as múltiplas formas de instrumentação filosófica. Pesquisas e atividades diversas passaram a ganhar espaço à cada semestre, naquilo que relacionava-se ao desenvolvimento da linha de pesquisa ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, at-campus e off-campus.

Tendo como suporte as bases teóricas das inteligências Múltiplas, as aulas adquiriram mais dinamismo e foram estruturadas de modo a estimular as inteligências lingüístico-verbal, visual-espacial, lógico-matemática, corporal-cinestésico, musical, interpessoal, intrapessoal e naturalista com a finalidade de desenvolver áreas diversas dos portais de inteligências em cada universitário adulto do curso de Português/Inglês da FEUDUC, na Baixada Fluminense.

O trabalho educacional passou a ser realizado em grande parte, através de projetos de pesquisa visando criar melhores condições de estudo e envolvimento e as turmas passaram a ser divididas em grupos de estudo, de pesquisa e de produtividade. Diversos projetos foram desenvolvidos durante os semestres e cada turma apresentou diferentes resultados na computação final de objetivos.

Os resultados quantificados ao término de cada projeto realizado sob o suporte teórico da Inteligências Múltiplas de Gardner confirmaram a hipótese de que a utilização daquela teoria em ambientes universitários noturnos dinamizam o trabalho educacional além de promover a viabilização r de forma natural, a motivação para a produção acadêmica em instâncias diversas.

O suporte teórico desenhado por Gardner, atende plenamente as populações de estudantes contidas nas mais adversas situações culturais e sócio-econômicas. O seu modelo metodológico apresenta verdadeiramente uma pluralidade na forma de transmitir o conhecimento e produz uma verdadeira explosão de democracia no ensino.

Durante o processo de execução dos projetos, foram observadas formas diversas de expressão que foram afloradas nos alunos através de exercícios criativos para o desenvolvimento do projeto. Diferentes portais ou áreas cerebrais foram despertadas de forma sutil e sem que os alunos fossem previamente notificados para tal fato.

 

Bibliografia

BELL, Judith. Doing Your Research Project. 2nd ed. Buckingham: Open University Press,1998.

BERMAN, Michael. A Multiple Intelligences Road to an ELJ Classroom. Crown House Publishing Limited Carmarthen, 1998

BROWN, H. Douglas. Teaching by Principles - An Interactive approach to Language Pedagogy.White Plains: Longman, 1994.

BUILDING ON CHILDRENS STRENGHS: The experience of project spectrum (Project Zero Frameworks for Early Chilhood Education,vol.1. New York: Teachers College Press, 1998.

CADERNOS DA TV ESCOLA - Múltiplas Inteligências na Prática Escolar. Secretaria de Educação à Distância/ MEC, Brasília: 1999.

CADERNOS DO CENTRO DE LÍNGUAS / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/ Universidade de São Paulo, n.1. São Paulo: Humanitas/FFLC/USP,1997.

CAMPBELL, Collin & Kryszewska. Learner-Based Teaching. New York: Oxford University Press, 1998.

CAMPBELL, Linda & CAMPBELL, B. Multiple Intelligences and students achievement: sucess stories from six schools. Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development, 2000.

CAMPBELL, Linda; Campbell, Bruce; Dee, Kirkmson. Ensino e Aprendizagem por Meio das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre:Ed.Artes Médicas Sul Ltda, 1990.

CELCE, Mariane Murcia (editor). Teaching English as a Second or Foreign Language. 2nd ed. Boston:Heinle & Heinle Publishers, 1991.

COOPER, Colin. Intelligence and Abilities - Psychology Focus.London: Routledge, 1999.

DANIEL, Mark. Self-scoring Emotional Intelligence Tests.New York: Barnes& Noble Books, 2000.

DEBOOER, George E. A History of Ideas in Science Education-Implications for Practice. New York: Teachers College Press, 1991.

EDGE, Julian & Richards, Keith. Teachers Develop Teachers Research.East Lillbride: Heinemann, 1993.

ELIAS, Nobert Mozart: Sociologia de um Gênio. Rio de Janeiro:Jorge Zahar Editor, 1997.

FREITAS, Antonio Elias Lima. How many students be qualified in English Language with Howard Gardner’s Support on The Multiple Intelligences. Boston: Framingham State College, 2001.

GARDNER, H. Creating minds. New York: Basic Books, 1994.

––––––. Frames of minds: The theory of Multiple Intelligences/ 10th ed. New York: Basic Books, 1993.

––––––. Intelligences reframed: Multiple intelligences for the 21th century. New York: Basic Books, 1999.

––––––. Mentes Extraordinárias. Rio de Janeiro: Rocco,1999.

––––––. Multiple Intelligences: The theory in practice. New York: Basic Books, 1993.

––––––. Reflections on multiple intelligences: Myths and messages. Phi Delta Kappan, 198-209, 1995.

––––––. The Disciplined Mind. New York: Penguin Books, 2000.

––––––. The unschoolled mind. New York: Basic Books, 1991.

––––––. To Open Minds. New York: Basic Books 1989.

––––––. To open minds: Chinese clues to the dilemma of comtemporary education. New York: Basic Books, 1989.

––––––; Feldman, D. H. & Krechevsky, M. (Eds). Project Spectrum: Early learning activities (project Zero Frameworks for early Childhood Education, vol 2) New York: Teachers College Press, 1998.

––––––; –––––– & ––––––. Project Spectrum: Preschool assessment handbook (project Zero Frameworks for Early Childhood Education, vol 3). New York: Teachers College Press, 1998.

HOERR, T. R. Becoming a multiple intelligences school. Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development, 2000.

KAGAN, Spencer & KAGAN, Miguel. Multiple Intelligences. The Complete Multiple Intelligences Book. San Clemente, CA: Kagan Cooperative Learning, 1998.

KEVIN, Ryan & COOPER, James M. Kaleidoscope: Readings in Education. Boston:Houghton Miffin,1998.

LEWIS, Catharine C. Educating Hearts and Minds. New York: Cambridge University Press, 1995.

MACHIAVELLI, Niccolò. The prince. 2nd edt. New York: w.w. Norton & Company, 1992.

MARGULIES, N. Mapping inner space: Learning and teaching mind mapping. Tucson, AZ: Zephyr Press, 1991.

PARKAY, Forrest W, Hass, Glen. Curriculum Planning.7th edt. Needham Heights: Allyn & Bacon, 2000.

SILVER, H. Strong, R. & Perini, M. Integrating Learning Styles and Multiple Intelligences. Educational Leardership, 55(1), 22-29, 1997.

WILLIAMS, W. M.; BLYTHE, T.; WHITE, N.; LI, J., Stemberg. R. J. & Gardner, H. Pratical intelligence for school. New York: Harper Collins College Publishers, 1996.