UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOLOGIA
A
DISTÂNCIA

José Pereira da Silva (UERJ)

 

É lamentável tal constatação, mas nenhuma universidade brasileira tem em seu quadro o número de filólogos suficiente para propor a realização regular de um curso de pós-graduação, lato sensu ou stricto sensu, de Filologia, de modo que seja oferecida uma carga horária razoável de aulas teóricas e práticas e orientação eficiente de monografias, dissertações e teses.

Por isto, no ano 2000, quando o governo do Estado do Rio de Janeiro criava o CEDERJ (Consórcio Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro), fizemos uma pesquisa sobre a conveniência e possibilidade de se criar o curso de pós-graduação a distância em Filologia.

Colhemos grande número de manifestações de apoio a nossa proposta, mas não conseguimos implementá-la porque o CEDERJ foi demasiadamente lento em sua implantação, que foi feita através do CECIERJ (Centro de Ciência e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) e nos levou a desistir de utilizar sua estrutura para a implantação do curso, naquela oportunidade, sendo que a sua precariedade a levou a não implantar qualquer curso de pós-graduação, mas apenas cursos de graduação e de extensão.

Naquela primeira investida, pensávamos no curso dentro da universidade pública, através do consórcio que incluía todas as universidades públicas do Rio de Janeiro, integrantes do CEDERJ: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com o que teríamos a qualidade acadêmica e o suporte técnico e tecnológico necessário para implementar o curso sem dificuldade estrutural em todas as modalidades de pós-graduação.

Como se pode ver, o CEDERJ optou por oferecer apenas cursos de graduação e de extensão, deixando de fora todos os cursos de pós-graduação propriamente ditos, inclusive os de atualização e especialização, sendo que, somente agora foi aprovado o primeiro, proposto pela UFF e ainda não implementado. Esperamos que o próximo seja o nosso.

Em nosso anteprojeto, propusemos o seguinte, que deverá ser a base para um projeto definitivo que deverá ser concretizado a partir do IV ENCONTRO NACIONAL COM A FILOLOGIA, que deverá ocorrer em maio no Rio de Janeiro e terá como pólo de concentração O ENSINO E O ESTUDO DE FILOLOGIA A DISTÂNCIA, em que pelo menos cinco docentes apresentarão suas reflexões sobre o problema e proporão os encaminhamentos a serem feitos imediatamente.

 

ANTEPROJETO DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
EM FILOLOGIA A DISTÂNCIA

 

DISCIPLINAS:

0- METODOLOGIA DO ENSINO/APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA E SISTEMA DE AVALIAÇÃO (15 horas)[1]

1- FILOLOGIA: Conceito(s), história e métodos (60 horas)

2- CRITICA TEXTUAL: Conceito, história e métodos (teoria e prática – 60 horas)

3- CRÍTICA GENÉTICA – Uma interface entre a Filologia e a Crítica Literária[2] (30 horas)

4- DIALETOLOGIA E GEOGRAFIA LINGÜÍSTICA (30 horas)

5- LATIM VULGAR: A origem das línguas românicas (30 horas).

6- FILOLOGIA ROMÂNICA: Estudo comparativo das línguas românicas (60 horas)[3]

7- GRAMÁTICA HISTÓRICA DO PORTUGUÊSHistória interna da língua (60 horas) [4]

8- HISTÓRIA EXTERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA – Fatos não lingüísticos que interferiram na evolução da língua (60 horas) [5].

9- TÓPICOS ESPECIAIS DE FILOLOGIA (30 horas)[6]

11- TÓPICOS ESPECIAIS DE FILOLOGIA PORTUGUESA (30 horas)

 

Possíveis professores:

Álvaro Alfredo Bragança Júnior (UFRJ – Rio de Janeiro), Bruno Fregni Bassetto (USP – São Paulo), Ceila Maria Ferreira Batista Rodrigues Martins (UFF – Rio de Janeiro), Célia Marques Telles (UFBA – Salvador), Celina Márcia de Souza Abbade (UNEB – Salvador),  Cilene da Cunha Pereira (UFRJ – Rio de Janeiro), Elvo Clemente (PUC-RS – Porto Alegre), João Bortolanza (UFMS – Londrina), José Lemos Monteiro (UFC – Fortaleza), José Pereira da Silva (UERJ – Rio de Janeiro), Luisa Galvão Lessa (UFAC – Rio Branco), Maria Emília Barcellos da Silva (UFRJ – Rio de Janeiro), Maria Lúcia Mexias Simon (UVA e USS), Ruy Magalhães de Araujo (UERJ – Rio de Janeiro), Vanda de Oliveira Bittencourt (UFMG – Belo Horizonte) e Wilson Azevedo (AQUIFOLIUM – Rio de Janeiro), além de outros.

A bibliografia básica de cada disciplina será disponibilizada virtualmente, sem qualquer custo adicional.

A bibliografia complementar, quando não disponível em formato virtual, poderá ser adquirida via Internet, em livrarias ou bibliotecas indicadas.

O sistema de avaliação terá três fases:

A primeira, valendo 3 pontos na escala de 0 a 10, será feita com base na interação do aluno com os seus mestres e colegas, via Internet, pelos diversas formas que forem disponibilizadas;

A segunda constará de uma prova escrita, valendo 3 pontos na escala de 0 a 10, que será enviada ao professor da disciplina via correio eletrônico;

A terceira será feita através de uma monografia que servirá de base para a prova presencial, que será feita em data e lugar a ser combinado, de acordo com a legislação em vigor (que estará disponível a todos na página do curso).

O aluno aprovado receberá o certificado da Universidade em que estiver sediado o curso, desde que atinja média sete num conjunto de disciplinas que some 360 horas, pelo menos.[7]

 

OBJETIVOS DO CURSO

O curso é ESPECIALIZAÇÃO (pós-graduação lato sensu) EM FILOLOGIA terá como objetivo principal preparar docentes para o ensino superior de Letras nessa especialidade, visto que o mercado está carente de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) em Filologia.

O segundo objetivo é preparar pessoal para suprir a carência de editores críticos, visto que somente com edições confiáveis (edições críticas, edições diplomáticas etc.) se pode contar com estudos históricos, lingüísticos e literários seguros e bem fundamentados.

Ao concluir um curso de ESPECIALIZAÇÃO EM FILOLOGIA A DISTÂNCIA, os alunos deverão:

1) conhecer bem a diacronia da língua portuguesa (e, menos profundamente, a diacronia das demais línguas românicas);

2) distinguir facilmente um texto escrito nas diversas línguas românicas e conseguir interpretá-lo com ajuda de bibliografia de referência;

c) conhecer a história e os diversos métodos lingüístico-filológicos;

d) ser capazes de preparar uma edição crítica, edição diplomática, edição paleográfica, edição diplomático-interpretativa etc.

e) ser capazes de transmitir tais conhecimentos (como docentes de ensino superior) a alunos de graduação.

 

PERFIL DO PÚBLICO-ALVO

O PÚBLICO-ALVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FILOLOGIA é constituído de graduados em Letras ou áreas afins interessados em integrar-se no mercado da editoração científica (ou filológica) e/ou no mercado do ensino superior de Letras.

O aluno do Curso de Especialização em Filologia a Distância terá de ter acesso à Internet e interesse em pesquisa e/ou no magistério superior.

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FILOLOGIA será semipresencial, visto que deverá ser credenciado por uma universidade que fará uma avaliação final de cada aluno, que será questionado sobre os tópicos mais gerais do programa e sobre a sua monografia de final de curso.

Os alunos terão de comparecer uma vez apenas, ao final do curso, diante de uma banca que os examinará individualmente.

 

ESCOLHAS A FAZER E DECISÕES A TOMAR

MUITO MAIS DECISÕES A SEREM TOMADAS EM RELAÇÃO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FILOLOGIA do que decisões tomadas em caráter definitivo. Eis algumas:

1) Como o curso terá uma carga-horária de 360 horas-aula pelo menos, com 300 horas de disciplinas obrigatórias e 60 horas de disciplinas eletivas, não está fácil decidir quais delas deverão entrar numa ou noutra categoria;

2) Como os docentes deverão ser filólogos de reconhecida experiência profissional e ter um certo trato com o computador e com a Internet, talvez isto se torne possível com uma assessoria neste particular para um bom número dos docentes mais experientes do ensino superior de Filologia;

3) Como o curso será disponibilizado na Internet, ainda não conhecemos todos os mecanismos de segurança suficientes para nos garantir relativamente a perdas (de dados e de qualidade) e a informações exclusivas para o quadro de docentes e de discentes do curso.

4) Não foi feito um orçamento do curso, para que se possa planejá-lo de forma a se manter sem necessidade de socorro externo (bolsas, patrocínios etc.), caso não venha a ser assimilado por uma universidade pública

 

No ano 2000, quando o governo do Estado do Rio de Janeiro implantava o CEDERJ, abrimos umdebate sobre a criação de cursos de filologia a distânciaatravés do grupo virtual CiFEFiL, nos seguintes termos:

Ilustre Colega:

Está sendo criado o Centro Universitário de Ensino a Distância do Estado do Rio de Janeiro, através de um convênio que envolve, entre outros: a Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade Estadual do Norte Fluminense, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Federal Fluminense, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Universidade do Rio de Janeiro.

No caso específico, que nos interessa, esperamos "contribuir para o acesso ao ensino superior daqueles que não podem estudar no horário comercial" e/ou pelo sistema convencional e "aumentar a oferta de vagas em cursos de graduação e pós-graduação".

Pensamos em iniciar com a pós-graduação, visto que carência de professores pós-graduados em Filologia para satisfazerem a demanda dos CURSOS DE LETRAS, que assimilam em seu quadro grande massa de docentes não especializados.

Poderemos inscrever, logo na primeira etapa, para um CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM FILOLOGIA, evoluindo imediatamente para MESTRADO EM FILOLOGIA, DOUTORADO EM FILOLOGIA e, posteriormente, GRADUAÇÃO EM FILOLOGIA, visto que mercado de trabalho carente à disposição dos filólogos.

Por favor, escreva-nos, dando a sua opinião sobre o tema, para iniciarmos esse debate.

O debate foi produtivo e numerosos docentes participaram com importantes sugestões. No entanto, como dissemos no início, o CEDERJ não se interessou pela implantação dos cursos de pós-graduação.

Agora, dispostos a implantar o curso, mesmo que seja através de uma universidade particular, fizemos uma “únicapesquisa de opinião na Internet sobre o interesse pessoal de “participar de um curso de pós-graduação em filologia a distância” e 115 pessoas se manifestaram positivamente por e-mail, além de diversas outras pessoas que manifestaram suas dúvidas e outras que nos falaram pessoalmente ou por telefone, felizes por perceberem uma pequena possibilidade de verem esse projeto em vigor.

Como um curso é viável se houver público interessado, eis uma lista preliminar de possíveis candidatos, sendo que alguns atuam em atividades filológicas sem terem tido a oportunidade de fazer um curso da especialidade.

Aliás, com o alcance da Internet, é seguro que o número aqui registrado representa apenas uma pequena fração do conjunto ainda silencioso, principalmente porque nem tomaram conhecimento da enquete:

1.         Adelto Gonçalves marilizadelto@uol.com.br

2.         Adriana Silva adriquell@yahoo.com.br

3.         Adriana Zanella zannelli@bol.com.br

4.         Aldo Bizzocchi aldo@aldobizzocchi.com.br

5.         Alexandre José Cadilhe alexandre_cadilhe@hotmail.com

6.         Aline Barbosa Paiva alinebpaiva@uol.com.br

7.         Aline Barcellos Lopes barcelloslopes@bol.com.br

8.         Aline Bernar alinebernar@yahoo.com.br

9.         Aline Pomodoro Cabral pomodoro.cabral@bol.com.br

10.      Alvaro Calderón Rivera alvaro_calder65@hotmail.com

11.      Amanda Bastos. – amandabastos1987@yahoo.com.br

12.      Ana Almeida dos Reis cattleya.ana@uol.com.br

13.      Ana Lúcia hannalucy@bol.com.br

14.      Ana Maria Costa jalaraujolima@uol.com.br

15.      Ana Maria Furlanetto Pacheco anapacheco@gbl.com.br

16.      Ana Paula Araujo Silvaanap.araujos@uol.com.br

17.      Anália Maia ailana09@yahoo.com.br

18.      Anderson Cunha andersoncunha2003@yahoo.com.br

19.      Anderson Macleyves macleyves@ig.com.br

20.      André Luiz dos Passos andreluizdospassos@yahoo.com.br

21.      Ângela Alves liperio@uol.com.br

22.      Anna Lourdes de Araújo annaaraujo@uol.com.br

23.      ANÔNIMO alefreitass@ig.com.br

24.      ANÔNIMO vivimm1@ig.com.br

25.      ANTONIO ELIAS LIMA FREITAS aelfreitas@uol.com.br

26.      Aroldo Magno de Oliveira ongam16@yahoo.com.br

27.      Artarxerxes Modesto masterartax@yahoo.com.br

28.      Carlos Eduardo kadu_darrel@terra.com.br

29.      Carmem Praxedes simpson_praxedes@ig.com.br

30.      Carmen Branco carmenbranco@msn.com

31.      Celina Márcia Abbade celinabbade@ig.com.br

32.      Claudia Alice espanholanobre@hotmail.com

33.      Creusa Helena Dutra Lima emed@triang.com.br

34.      Criseida Lima cris_zambotto@hotmail.com

35.      Cristina Lopes cristinaflopes@terra.com.br

36.      CHRISTINE MINISTER – christineministher@bol.com.br

37.      Daiene Alves dos Santos smiley_santos@hotmail.com

38.      Daniele Cardona danielle.cardona@ig.com.br

39.      Elisângela elizangela.anjos@itelefonica.com.br

40.      Érica SANTOS SOARES DE FREITAS professora_erica@uol.com.br

41.      Érico ericobr@click21.com.br

42.      Everaldo J. Freire freire_everaldo@yahoo.com.br

43.      Fábio Moreira biofons@hotmail.com

44.      Fernanda Fontes Figueira Rodriguesnanda.figueira@ig.com.br

45.      Fernanda Maria nandamarinanda@ig.com.br

46.      Flavia Coutinho Ferreira Sampaio fcfs22@yahoo.com.br

47.      Glenda Scofield glenda_scofield@yahoo.com.br

48.      Iara Faria faria-iara@ig.com.br

49.      Isaias Neto isaiasnetto@bol.com.br

50.      Janeci danglei@terra.com.br

51.      Jessie sdcamargo6@yahoo.com.br

52.      João Marcello Silva joaomarcellosilva@yahoo.com.br

53.      Jorge Luiz Maya Vianna jorge.vianna@planejamento.gov.br

54.      José João de Carvalho Brasília delecto2001@yahoo.com.br

55.      José João de Carvalho delecto2001@yahoo.com.br

56.      José Miguel Alves miguel@ipam.org.br

57.      Josiane Henriques josihenriques@yahoo.com.br

58.      karina cavalcante da silva karinacavalcantes@yahoo.com.br

59.      Kelly de Moraes kellytarjano@yahoo.com.br

60.      Leila Moura leilahblume@yahoo.de

61.      Lilian Santana Ribeiro srlilian@bol.com.br

62.      Livia Sousa liviasousa_ap@yahoo.com.br

63.      Luana Sales luanabiblio@yahoo.com.br

64.      Luci Mary lmary@uol.com.br

65.      Luciana Gruber de Oliveira lucygo@ig.com.br

66.      Luciane Stefanato lucianef@sedu.es.gov.br

67.      Luís César Nunes radhakunda@indiadivine.com

68.      Luís Renato Cruz Vieira de Andrade vieira.sor@terra.com.br

69.      Luiz Claudio Valente Walker de Medeiros claudiowalker@ig.com.br

70.      Marceli Lobo kioshymarceli@msn.com

71.      Marcelo Alves silvamarcelo10@ig.com.br

72.      Marcelo Chilingue mchilingue@yahoo.de

73.      Márcia Bicalho marcia.bicalho@terra.com.br

74.      Márcia de Assis marcia-assis@uol.com.br

75.      Márcia de Souza Luz Freitas marcialf@fepi.br

76.      Margareth Lobato mclobato@hotmail.com

77.      MARIA Cristina Otálora otalora@iis.com.br

78.      Maria Franca Zuccarello mfrancazuccarello@ig.com.br

79.      Maria José maggam28@yahoo.com.br

80.      Maria Lúcia malu@cmp.viacabocom.com.br

81.      Maria Lúcia Mexias Simon maria-mexias@olimpo.com.br

82.      Maria Santos (Maria de Nazaré Pereira) maria.nazare@pop.com.br

83.      Mariana Inácio de Oliveira mariinacio@yahoo.com.br

84.      Marília Resende mariliapt2001@yahoo.com.br

85.      Marineide Furtado mafurca@bol.com.br

86.      Marli Pereira hpmarli@terra.com.br

87.      Marlise Nóbrega marlisenobrega@ig.com.br

88.      Martha González Sánchez lorenzag@montevideo.com.uy

89.      Maurícia Maciel mau.ma@ig.com.br

90.      Milena Campos milenacampos@uol.com.br

91.      miqueas santos miqueassantos@yahoo.com.br

92.      Natalia Roseira nataliaroseira@hotmail.com

93.      Nathália Morales nathaliamorales@bol.com.br

94.      Nauria Fontana fontana@uncnet.br

95.      Nubia Ramos nubia-ramos@ig.com.br

96.      Otenita Schwan otenita@bol.com.br

97.      Paulo Roberto Antunes paulomg@uai.com.br

98.      Rebeca Melo rebeca@cremerj.com.br

99.      Renata O. S. Barcellos osbarcellos@ig.com.br

100.    Robson do Boa Morte Garcez bobgarcez@uol.com.br

101.    Rodrigo Freire rod.freire@terra.com.br

102.    Rodrigo rodrigolet@bol.com.br

103.    Rose Mary Melgaço pmelgaco@uol.com.br

104.    Roseli Barros Cunha maros@uol.com.br

105.    Sandra Medeiros Vieira sandramedeiros2004@yahoo.com.br

106.    Sandro Drumond marciodrumond@yahoo.com.br

107.    Sergio Luiz de Deus selde@ig.com.br

108.    Simone Negrão sinegrabr@yahoo.com.br

109.    Simone Xavier de Lima simonelima@educacional.com.br

110.    Tatiana de Almeida Abrahim icbeeu@terra.com.br

111.    Vera Campos veraccampos@globo.com

112.    Vicente Martins vicente.martins@uol.com.br

113.    Victor Bravari B. vbravari@puc.cl

114.    Wagner Teixeira wagbarteixeira@yahoo.com.br

115.    Waldir Luiz Hellmann waldir@furb.br

 


 

[1] Não será computada nos créditos do curso, mas é pré-requisito para todas as disciplinas.

[2] Pré-requisito: CRÍTICA TEXTUAL..

[3] Pré-requisito: LATIM VULGAR.

[4] Pré-requisito: LATIM VULGAR.

[5] Pré-requisito: LATIM VULGAR.

[6] Os TÓPICOS ESPECIAIS serão oferecidos quando um filólogo altamente qualificado se dispuser a apresentar uma disciplina de 30 horas sobre um tema extremamente interessante e for aprovado pelo conjunto dos docentes responsáveis pelo curso.

[7] A média final do aluno que integralizar mais de 360 horas-aula no curso será calculada com a exclusão das disciplinas em que tiver obtido as menores notas.