Apresentação

 

O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos e a Coordenação do IX CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA têm o prazer de apresentar-lhes este décimo número das atas deste evento com um total de dezessete textos de vinte autores, que trataram, de forma bastante diversificada, dos problemas e das técnicas de construção do texto e de seu ensino.

O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos e a Coordenação do IX CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA têm o prazer de apresentar-lhes este décimo primeiro número do IX volume dos Cadernos do CNLF que contém os textos das atas deste evento relativos, direta ou indiretamente, à ANÁLISE DO DISCURSO, num total de quinze textos de dezoito autores.

Alertamos para o fato de que outros textos sobre o tema foram apresentados no congresso, mas não estão reunidos neste número, como são, por exemplo, os artigos “Sujeito da enunciação e construções concessivas em textos midiáticos” de Lúcia Helena Martins Gouvêa; “Compromisso ou programa? - A construção do enunciador no contrato de comunicação em anúncios para relação amorosa ou sexual” de Wagner Alexandre dos Santos Costa e Lucineide Lima de Paulo; “Charges e quadrinhos: construindo identidades” de Eliana Maria Borges e Sérgio Arruda de Moura e “A Charge em sala de aula” de Daniele de Barros Macedo Silva.

Foram selecionados para comporem este número os autores seguintes Ana Cristina Pelosi Silva de Macedo (116-131), Antonia Valdelice de Sousa (116-131), Clara Araujo Vaz (181-190), Helena Gryner (69-79), Ilana da Silva Rebello (46-57), Ivone da Silva Rebello (144-162), Joana D’arc O. Canônico (23-34), Lucineide Lima de Paulo (132-143), Luiz Fernando Matos Rocha (58-68), Manoel Pinto Ribeiro (163-173), Maria Elias Soares (116-131), Pablo Soares Ribeiro (69-79), Paulo de Tarso Galembeck (80-92), Renata da Silva de Barcellos (93-103), Rosane Santos Mauro Monnerat (9-22), Sandra Bernardo (174-180), Sérgio Nascimento de Carvalho (35-45) e Vilson de Oliveira (104-115).

Esses autores trataram do discurso na publicidade (principalmente na publicidade escrita), na gramática, no jornal impresso e na informatividade em geral, nas entrevistas e nos programas de debate, na poesia e no discurso poético e em diversas outras situações.

Foram tratados mais detidamente alguns recursos utilizados com objetivos mais específicos, como, por exemplo, as construções de incerteza em narrativas, o contraste semântico-pragmático e seus respectivos marcadores, as marcas de persuasão em mais de uma situação no ensino e na leitura e várias situações peculiares que não cabe aqui referenciar de forma cabal.

Esperamos que a leitura desses trabalhos lhe traga novas luzes sobre o tema aqui tratado e que, mais do que isto, abra mais alguns leques para as suas observações sobre o discurso e sobre a análise do discurso.

Agradecido a Deus e aos amigos por me manterem à frente dos trabalhos do CiFEFiL e das causas lingüísticas e filológicas brasileiras, não poderia deixar de lhe pedir que nos apresente suas proveitosas e sempre bem-vindas críticas e sugestões para a correção e aperfeiçoamento dos trabalhos que desenvolvemos.

Rio de Janeiro, 01 de dezembro de 2005.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos