Apresentação

 

O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos e a Coordenação do IX CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA têm o prazer de apresentar-lhe este décimo terceiro número do volume IX dos Cadernos do CNLF, que contém as atas desse evento com um total de dezesseis textos dos trabalhos apresentados em agosto próximo passado, de treze autores, organizado tematicamente como “Lingüística e Filologia nas Letras Clássicas”.

Participaram deste número os seguintes professores-autores, com um ou mais de um texto: Amós Coêlho da Silva (130-137), Calina Miwa Fujimura (9-16), Carlinda Fragale Pate Nuñez (123-129), Cosimo Bartolini Salimbeni Vivai (154-160), Eliana da Cunha Lopes (46-55), Fernando Rodrigues Junior (68-79), Luís Carlos Lima Carpinetti (100-113, 17-30 e 93-99), Maria Cristina Martins (161-179), Maria Fernanda Garbero de Aragão (138-147), Maria Helena de Carvalho Dockhorn (56-67), Mariza Mencalha de Souza (31-45), Nestor Dockhorn (114-122 e 148-153) e Ulysses Maciel (80-92).

Pode-se observar, pela temática, por exemplo, que os três trabalhos apresentados pelo Professor Doutor Luís Carlos Lima Carpinetti são uma espécie de desdobramentos de sua pesquisa de tese, aproveitando-se a riqueza do material a que teve acesso naquela oportunidade.

Também o Professor Nestor não deixou de nos brindar com dois trabalhos que refletem a sua preocupação com o ensino das letras clássicas e sua metodologia, assim como com o latim cristão.

A maior parte dos autores se preocupou em apresentar estudos específicos relativos a textos bem conhecidos, como a Aulularia de Plauto, as Carmina Burana, o Jambo I de Calímaco, De Vulgari Eloquentia de Dante Alighieri, a Medéia de Eurípides, a Antígona de Sófocles, o Prometeu Acorrentado de Ésquilo, a Poética de Aristóteles etc.

A Filosofia foi preocupação dos autores, não somente nos trabalhos específicos como o que reflete sobre a Poética de Aristóteles, sobre o conceito grego de hamartia e sobre os filósofos materialistas, mas também em diversos detalhes das reflexões de quase todos eles.

Por fim, um tema extremamente caro aos romanistas, a Profa. Dra. Maria Cristina Martins reflete sobre elementos caracterizadores da língua vulgar plebéia em comparação com a língua vulgar urbana da latinidade, filosofando lingüisticamente num texto que traz importante contribuição para novas refleções sobre o tema.

Agradecido a Deus e aos amigos por me manterem à frente dos trabalhos do CiFEFiL e das causas lingüísticas e filológicas brasileiras, não poderia deixar de lhe pedir que nos apresente suas proveitosas e sempre bem-vindas críticas e sugestões para a correção e aperfeiçoamento dos trabalhos que pretendemos contiuar desenvolvendo.

Rio de Janeiro, 9 dezembro de 2005.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos