A ESCRITA E AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS
EM MENSAGENS DE UM CHAT ESPANHOL

Greice da Silva Castela (UFRJ e UERJ)

 

Introdução

Esse minicurso, fruto de dissertação de mestrado em Língua Espanhola na UFRJ, objetiva: (1) expor as estratégias e recursos empregados na interação em uma sala de bate-papo espanhola; (2) discutir o sistema escrito utilizado apresentando as variações ortográficas ocorridas na representação gráfica das palavras, dos sons, do espaçamento interlexical e da divisão dos enunciados e (3) mostrar os recursos tipográficos referentes a emoticons, excesso de sinais de pontuação e diagramação das mensagens.

Em primeiro lugar, tecemos algumas considerações a respeito do Chat:

§                     Institui uma situação social simétrica, devido ao anonimato todos os participantes possuem um nível hierárquico igual no canal;

§                     Requer novas estratégias e recursos para chamar a atenção do interlocutor e iniciar e/ou manter a interação;

§                     Modifica o sistema de escrita constituído ao longo da história;

§                     Possibilita o intercâmbio intercultural a um custo relativamente baixo, permitindo aos estudantes o contato com a língua alvo através de interações escritas autênticas;

§                     Constitui um novo gênero discursivo que possui como finalidade a interação e funciona como uma conversação escrita em tempo quase ‘real’.

Em seguida expomos as estratégias e recursos empregados na interação em uma sala de bate-papo espanhola:


 

Estratégias e recursos da interação no Chat

Estratégias associadas ao ethos

Consideramos o ethos, ou seja, a construção da imagem de si próprio, como uma estratégia interacional e constitutiva deste gênero, já que a construção da imagem discursiva do sujeito influencia no tipo de mensagens que o participante do canal recebe e no modo como constrói seu discurso.

O nick além de funcionar como o referente do usuário na tela, integra seu ethos, “o nick define e pode chegar a determinar o conteúdo social e identificador do personagem” (Mayans 2002: 206) sendo, portanto, significativo na interpretação do discurso.

Em muitos casos, o nick está associado à identidade do sujeito ou a que se quer assumir neste contexto interacional, a partir de uma característica que deseja ressaltar como atributos (beleza, idade) ou gosto (literário, musical, artístico).

a) Uso de nick:

§                     nick curioso ou chamativo:

[19:49] vicio birrabirrabirrabirrabirrabirrabirrabirrabirrabirrabirrabirrabirrabirrabirrabirraesto es un viciooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

[19:51] vicio y creo que he bebida mas de 40 cervezas hoyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy

§                     mudança de nick:

[10:08] NICKAndy ahora se llama Mary

§                     nick de usuário que saiu do canal a poucos instantes:

[09:30] QUITJosu abandona el chat: Client exited

[09:31] NICKu37624987 ahora se llama José

§                     mudança de gênero:

[09:26] NICKMORENAZO ahora se llama kalentora

[09:36] NICKkalentora ahora se llama jose

[09:36] NICKjose ahora se llama BEA

§                     nomes de pessoa:

‘SERGIO’, ‘beth’, ‘david’, ‘Marta’, ‘RAUL’,

§                     atributos:

‘Guapa’, ‘rubia’,‘morenazo19’, ‘caramalo’

§                     nome de personagem ou personalidade:

[18:46] DINIO por la mañana hasiendo el amor

§                     origem:

‘CORDOBESA’, ‘madrile’, ‘Gallego16’, ‘brasile’

§                     número de ICQ:

u19589120 e u94110482

§                     nick em inglês:

Mary’, ‘Andy’,‘Boy’ e ‘Frank’

 

b) A cortesia:

Algumas maneiras de atenuar ou maximizar a ameaça à face do outro:

§                     desculpas:

[08:59] milene PERDON

§                     agressividade:

[09:27] nova busta pelotudo

§                     ironia:

[09:42] KEVIN RONALDINHA DIGO MANTIS LO LEISTES

§                     chantagem:

[10:07] ZORRO SOLO ME VOY, SI VIENES CONMIGO, ANNAKALIIIIII


 

Estratégias que se relacionam
à organização espontânea do discurso:

a) estratégias de reforço:

§                     repetição:

[09:32] Boy Alguien para privados

[09:33] Boy Alguien para privados

§                     paráfrase:

[09:33] rubia no me ves boy???

[09:33] rubia eres ciego????

§                     feedback:

[08:51] rubia soy de brasil

[08:52] vero L L L L L L

 

b) estratégias de correção:

Procedimentos como a repetição e a correção auxiliam na compreensão dos enunciados dando pistas de leitura ao interlocutor (Barros, 1998).

§                     autocorreção auto-iniciada:

[09:00] wiss alli en vrasil

[09:01] wiss bueno brasil

§                     correção iniciada pelo outro:

[10:04] ZORRO ANNAKALI,ERESSABORSA, CALIENTE

[10:04] AnnaKali KE SI SOY KE

[10:04] AnnaKali REPITE

[10:04] ZORRO DIGO SABROSA

§                     correção iniciada pelo outro e feita pelo outro:

[09:16] Grazi Hola loco

[09:16] LOKITA LOCA

 

Estratégias de leitura

Revelam o processo de (in) compreensão leitora nessa interação:

a)                  scanning:

[10:11] Jes IGNOREMOSSSSSSSS AIDA

[10:12] MANTIS NO ME IGNORES TB JES

b)                  interativa:

[09:00] kalika lANCELLOTE, cABALLERO?

c)                   inferência:

[09:12] kalika DONDE ESTAS BOY

[09:12] boy estoy en el trabajo

d)                  coesão e coerência:

[09:51] Anita tienes novia?

[09:51] boliche no quieres ser tu

[09:52] boliche dame tu movil y quedamos

[09:52] Anita que lástima... ya lo tengo...

[09:55] boliche que

[09:56] Anita perdón... yo ya tengo un novio...

e)                   ambigüidade e mal-entendidos:

[10:08] Leo hago facultad de letras (filologia).. estudio español y portugués

[10:09] kolega19 Y TENGO 19 AÑOS

[10:09] Leo tengo 20 años

[10:09] kolega19 INTERESANTE

[10:09] kolega19 LO DE FILOLOGIA JEJE

 

Estratégias relacionadas à interação escrita
com funcionamento conversacional

Consideramos que no canal do Chat não se processa nem uma conversação nem uma simulação de conversação, mas uma interação escrita com funcionamento conversacional.

a) saudações:

§                     abertura: [09:35] flor hola a todo@s

§                     fechamento: [10:10] francis ADIOSSSSS A TODOSSSSSS

b) falsas despedidas:

[09:30] SOL ME VOY A IR YAAAAAAAAAAAAAA

[10:06] SOL eNGa aHoRa Si Q Me VoYYY aTa MaÑaNa a ToSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

[10:08] SOL eNGa aioSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

[10:14] SOL SPERMAAAAA JUER

 

O sistema escrito no Chat

Como está caracterizado o sistema escrito em espanhol empregado no Chat?

§                     escrita espontânea com funcionamento de conversação coloquial;

§                     não corresponde totalmente à tradição escrita assentada ao longo da história da língua castelhana;

§                     reativa recursos e estratégias vigentes anteriormente em outras línguas;

§                     adapta fenômenos da oralidade a fim de representar as variantes apagadas pela escrita estándar;

§                     cria recursos que ao mesmo tempo caracterizam este gênero e se adaptam às necessidades da interação e às limitações impostas pelo suporte.

No Chat, as variações da norma ortográfica estándar podem ser associadas a um descuido, à falta de domínio lingüístico e à intenção de chamar a atenção de outro (s) participante (s). Além disso, as modificações ortográficas podem ter finalidade expressiva ou lúdica, servindo como um desafio de originalidade e inteligência aos participantes da interação.

 

Estratégias relacionadas ao sistema escrit
empregado no gênero Chat

Ortografia e unidades de segmentação da escrita:

Mayans (2002b) ressalta que as variações ortográficas presentes nas salas de ‘bate-papo’ são intencionais, não se devem nem a descuidos nem à ignorância do código normativo. Para esse autor, o uso transgressor do código escrito possui como causas: (a) funcionar como uma fonte de humor, cujo principal modelo é o registro oral coloquial e (b) constituir um dos fatores identitários e individualizadores utilizados no Chat para construir discursivamente o usuário. Por tanto, “a tão freqüente ‘incorreção normativa’ que observamos nos chats é, na realidade, uma de suas características mais genuínas e não, de nenhum modo, um defeito” (Mayans, 2002b: 8). Por outro lado, Noblia (2004: 375) considera que os participantes dos Chats não seguem as normas convencionais da escrita devido à rapidez exigida pela interação e aos recursos alternativos que se seus usuários utilizam “para garantir o controle interacional e discursivo”.

Consideramos como variações ortográficas a ausência de acentos gráficos, a não utilização de maiúsculas no inicio de enunciados ou nomes próprios, a omissão de sinais de pontuação e a supressão ou troca de grafemas em um vocábulo.

a) ‘variações ortográficas’:

§                     acentuação: [09:52] boliche dame tu movil y quedamos

§                     maiúscula: [09:54] AIDA no me estreses mary

§                     pontuação: [09:32] Boy como te llamas

§                     alternância de ‘b’ e ‘v’:

[10:05] AnnaKali LO KE NOS FALTAVA

[11:12] SERGIO AVER SI TE BIENES UNA TEMPORAITA POR QUI

§                     oscilação de ‘k’, ‘qu’, ‘c’: [09:31] AIDA "\". no entiendo por ke la gente se konecta al chat para decir las frases komo las ke dice mary

§                     troca de ‘i’ por ‘y’ ou de ‘y’ por ‘i’:

[09:20] ANTON estas por hay

[09:04] vero NO Q ESTO VA MUI RAPIDO

§                     uso de ‘x’ por ‘ch’: [09:23] Fernandito muxas gracias

§                     apagamento do grafema ‘h’: [09:01] Fernandito nunka abia ablado kon nadie

§                     ‘fuga das vogais’: [09:06] Diablo como ers rubia??

§                     leísmo: [09:22] ANTON q les tengo abandonados

§                     estrangeirismo: [10:15] kolega19 PORQUE TTE OUSITE ESE NIK

 

b) ‘grafia fonética’:

§ Æ ou ‘w’ por ‘b’, ‘d’, ‘g’: [10:33] kampa enga wapa

§  ‘s’ por ‘c’, ‘z’: [11:10] SERGIO YA ME GUSTARIA CONOSERTE

§ ‘z’ por ‘s’: [09:11] Diablo pozi

§ ‘y’ por ‘ll’: [09:22] Vampira JAJAAJ AIDA YA ESTA INTENTANDO PIYAR ALGO

§ Æ por ‘r’: [10:02] AnnaKali JOEEE

§ ‘r’ por ‘l’: [08:36]Afroditacomotoermundotata

§ repetição de letra: [08:56] CIEZANO27 SUPERRRRRRRRRR RUBIAAAAAAAAAA

§ repetição de consoante inicial: [10:17] kolega19 ERA PA OTRO `PPPPRIBI PERO BUENO JEJE

§ queda de vogal pré-tônica: [08:45] ELEKTRA YA TAMOS TOS

 

c) abreviações:

[09:18] Superman RUBIA CNT AL PRIVI

[08:56] mj27 Q TAL X AKI

[09:43] JAYDEE PA JODER NA MAS

 

d) A ausência de espaçamento entre palavras:

[08:29]Afroditaelektra,estaaprendiendoaescribir

 

e) A divisão de um enunciado em mais de uma mensagem:

[09:16] boy como solo pones mi nick

[09:17] boy creia q pasaba algo

 

‘Recursos lexicais’

Os recursos lexicais englobam expressões que se referem ao espaço físico, ao corpo e ao som, tentando (re) construí-los na interação síncrona escrita. Como há um novo posicionamento do indivíduo em relação ao outro, se reorganizam os enunciados na comunicação verbal de modo a suprir a ausência desses aspectos extraverbais na interação.

a)  expressões referentes ao espaço físico virtual:

[10:31] MAT bueno pero podemos seguir hablando aqui ?


 

b) expressões referentes ao corpo:

[08:45]SOLBeSaa{{,1eLeKTRa}}}eNLaSMeJiLLaS

CoMouNBueNaMiGo

 

c)  expressões referentes ao som:

[09:23] jb toc toc toc se puedeeeeeeeeeee

 

Os recursos tipográficos no Chat

Os recursos tipográficos sugerem uma interpretação para o (s) enunciado (s) que acompanham. Consideramos como tais recursos: a introdução de ícones na escrita alfabética (emoticons) , o excesso de pontuação e a diagramação das mensagens.

a) emoticons

Além de conduzirem a interpretação do enunciado que deve ser atribuída às mensagens no canal do Chat, podendo confirmar ou modificar o sentido da mensagem que acompanham, consideramos que os emoticons desempenham a função de feedback na interação do Chat, posto que expressam, entre outras coisas, sentimentos e reações do interlocutor diante dos enunciados. A seguir apresentamos os emoticons utilizados durante as interações analisadas, separando-os de acordo com o que representam:

§                     tristeza: [08:52] vero L L L L L L

§                     resfriado: [09:26] SOL VaMPiRaaaaaaaaaaaaaaaaaa QQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQ

§                     risos: [09:48] SOL DDDDDDDDDDDDDDDD

§                     paixão: [09:57] HOLANDA:*

§                     mostrar a língua: [09:51] SOL <@ zorro @>· Tu Q CReeS Q SoY PPPPPPPPPPPPPPPPPPPP

§                    beijos: [09:31] SOL <@ KAMPA @>· aioS WeNoRRoo ooooooooooooooooooooo**************************

§                     sorriso: [10:28] LOKKO_DJ:)

§                     monotonia: [11:40] LEIDY16 dormirdormirdormirdormirdormir

§                     surpresa: [10:36] tata_16 si??? :o

§                     ficar sem graça: [10:37] ^XaRNNiTa^ (xarnni se ha quedado asi: :_))

§                     piscada de olho: [10:02] Angie propro si!!!!!!! ;)

§                     enviar flores: [10:36] MiKiTrOnIk ! '-<<--<@ eeeeeeeiiiiiiiiii @>-->>-' !i

§                     outros aspectos: [09:50] shanaya:$:$:$:$:$:$:$

 

b) Excesso de pontuação:

No Chat, a finalidade da pontuação não é guiar a leitura em voz alta, mas conduzir a interpretação dos enunciados. Diferentemente do que sugere Hilgert (2001: 42) a repetição de um sinal de pontuação não é uma tentativa de conseguir “impressões da interação face a face, dificilmente traduzíveis por escrito”, seu emprego é, principalmente, um comportamento ostensivo e intensificador.

[09:44] flopflop aparte de la musica...el futbol....la juerga...

[10:02] nana alguien m lee?????????????????

[11:23] Zelipe me caso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

c) enunciado ostensivo:

Nestas mensagens não importa o significado de cada letra, ícone ou número, já que o sentido dado pelo conjunto independentemente da ordem em que aparecem é ostensivo e somente é relevante no contexto interacional deste suporte. No Chat qualquer mensagem funciona para manter o canal de comunicação funcionando neste espaço, é informativa o suficiente para mostrar que alguém está no canal com a finalidade de interagir com outros usuários.

[09:22] pK jhgdjfyrbjhgdsuyrbfchsdf

 

d) diagramação:

Consideramos como diagramação a repetição de letras no final das palavras, o uso de caixa alta, cores, negrito, itálico e sublinhado. Esses recursos suprem as funções de traços prosódicos e de qualidade da voz e/ou expressam um comportamento ostensivo no Chat.

§                     a utilização de caixa alta:

[09:44] Andy NOOOOOOOOOOOO

§                     o emprego de cores, negrito, itálico ou sublinhado:

[10:33] LOKKO_DJ rubia eres el ama de la fiesta

 

Referências bibliográficas

ALI GAGO, Ismael & LUNA LOMBARDI, Raúl. Internet Chat: charlas en la red. Madrid: Anaya Multimedia, 1998.

CASTELA, Greice da Silva. Estratégias de interação em sala de ‘bate-papo’: espanhol escrito com funcionamento conversacional. Dissertação de mestrado em Língua Espanhola. UFRJ – Faculdade de Letras, 2005.

CHAVES, Gilda Maria Monteiro. Interação on-line: Análise de interações em salas de chat. In: OLIVEIRA E PAIVA, Vera Lúcia Meneses de. (org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2001, p. 37-73.

CRYSTAL, David. El lenguaje e Internet. Madrid: Cambridge University Press, 2002.

FONSECA, Lorena. Alocação de turnos em salas de Chat e em salas de aula. In: OLIVEIRA E PAIVA, Vera Lúcia Menezes de. (org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2001, p. 74-85.

GARCÍA TERÁN, Marta. Cómo escriben en Internet: Los adolescentes crearon un extraño lenguaje para chatear. Argentina: La Nación. 25 de julho de 2004, p. 22-23.

GAZETA, Sonia Maria Mastrocola. A interação na Internet: a influência de novas tecnologias na constituição de novos gêneros textuais. Dissertação de mestrado em Lingüística Aplicada. UNICAMP, 2000.

HILGERT, José Gaston. A construção do texto “falado” por escrito: a conversação na Internet. In: PRETI, Dino (org.). Fala e escrita em questão. 2ª ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2001, p. 17-55.

LARA, Luis Fernando. La escritura como tradición y como instrumento de reflexión: El surgimiento del español escrito. In: FERREIRO, Emilia (Org.). Relaciones de (in) dependencia entre oralidad y escritura. Barcelona: Gedisa, 2002, p. 53-65.

LÓPEZ QUERO, Salvador. El lenguaje de los ‘chats’: aspectos gramaticales. Granada: Port-Royal, 2003.

MADEIRA LOURENÇO, Fábio Fernandes. A comunicação em língua estrangeira mediada pelo computador: o impacto na precisão. Dissertação de Lingüística Aplicada. Unicamp – Instituto de Estudos da Linguagem, 2001.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (orgs.). Hipertexto e Gêneros Digitais: novas formas de construção dos sentidos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004, p. 13-67.

MAYANS I PLANELLS, Joan. Genero chat o como la etnografia puso un pie en el ciberespacio. Barcelona: Gedisa, 2002.

––––––. De la incorrección normativa en los chats. In: Revista de Investigación Lingüística, nº 2, vol. V, 2002b, p. 101-106.

PEREIRA, Ana Paula M. S.; MOURA, Mirtes Zoé da Silva. A construção do discurso em salas de bate-papo virtuais: formas e características processuais. In: Anais do V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. Ouro Preto: CEDU, 2001, p 1-20.

YUS, Francisco. Ciberpragmática: El uso del lenguaje en Internet. Barcelona: Ariel, 2001.


 

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos