TRABALHANDO COM PROJETOS
EM INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
(LÍNGUA MATERNA E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS)

Antônio Elias Lima Freitas (UFRJ, FSC e UFF)

Introdução

O aprendizado instantâneo e perene de uma língua estrangeira tem sido por séculos, uma busca constante pelo homem. Suas conquistas territoriais, econômicas e culturais sempre estiveram atreladas aos fatores lingüísticos que sempre nortearam as fronteiras da sedimentação ideológica no avanço do poder.

O poder, em sua ampla rede de tentáculos, tem no alvo lingüístico um indispensável aliado à sustentação e ao estabelecimento de ideologias. O poder não é plenamente firmado sem que as bases lingüísticas sejam acompanhando o processo de dominação. Paiva (1973) , promove um debate sobre a importância da educação como poderoso instrumento ideológico que é muito claro para aqueles que detêm o poder quanto para aqueles que pretendem disputá-lo. Acrescenta ainda que os detentores de poder político são privilegiados por terem o domínio da política educacional a ser aplicada e, de seus programas e ideologias em processo de promoção social. O processo lingüístico e o aprendizado de línguas estrangeiras não trilham vias diferente do educacional e de seu arcabouço ideológico. O discurso ideológico é um extraordinário agente que tem por função facilitar o processo de sedimentação dos poderes político, cultural, econômico ou quaisquer outras formas de domínio.

Os monges cristãos através dos poderes lingüístico e religioso por séculos, avançaram por todos os continentes demarcando os territórios da igreja de Roma através da língua latina. O latim alicerçou reinos, principados e estados promovendo através da unificação lingüística a implantação de ideologias. Tradução-gramática era o método muito utilizado pelos monges cristãos durante séculos em especial, nos mosteiros onde as traduções de antigos manuscritos eram realizados.

As guerras, as invasões territoriais, as espionagens, os acordos diplomáticos, os grandes conflitos mundiais sempre estiveram atrelados ao saber de línguas estrangeiras e motivaram o estudo das línguas cada vez mais intensamente com o objetivo final de resolver as crises deflagradas ou dominar as estratégias de ataques produzidas tendo em vista que as dificuldades lingüísticas sempre foram inimigas das boas relações diplomáticas e que suas traduções historicamente foram alvos de conflitos múltiplos e direcionados.

Celce (1991) , expõe que Alexandre von Humboldt, já no século XIX declarava que a língua não poderia ser ensinada. O que poderia acontecer era apenas, a criação de condições para que o aprendizado surgisse.

O mundo passou por centenas de métodos, técnicas e abordagens para diferentes para produzir o grau de excelência no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira ou materna. Métodos de tradução, gramática, direcionado, leitura, audição, discurso, situacional, cognitivo, afetivo, humanístico, compreensão, comunicativo e uma série de diversas outras classificações produziram momentos de debates sobre a eficácia de seus sistemas de abordagem metodológica assim como a consistência lingüística. Além de métodos, técnicas e abordagens, várias correntes foram viabilizadas através da filosofia, psicologia, sociologia, educação, biologia, informática, no sentido de criar novos paradigmas na lingüística aplicada ao ensino de línguas.

Howard Gardner, surge no contexto educacional rompendo paradigmas consagrados e demonstrando também, que os estudos devotados ao cérebro e à inteligência desenvolvidos em laboratórios e hospitais promoveram maior dinamismo, clareza e direção filosófica para a educação de um novo século.

A Teoria da Inteligências Múltiplas

Howard Gardner, em seus estudos sobre as Inteligências Múltiplas, nos Estado Unidos, promoveu ainda mais a democratização do processo de aquisição de conhecimento através das Inteligências Múltiplas onde o professor tem a oportunidade de apresentar oito vezes mais chances de oferta de aprendizado ao aluno e ele, é estimulado por oito portais diferentes em seu processo de aprendizagem.

As pessoas não são dotadas apenas de uma única inteligência mas sim, de um conjunto de inteligências diversas que estão interligadas . Se determinadas áreas do cérebro são mais exercitadas por contingências de trabalho, de atividades acadêmicas ou por rotina doméstica, certas inteligências serão estimuladas e como conseqüência, o indivíduo, antes inapto para certas funções passa a demonstrar acentuada habilidade ou aptidão para desenvolver determinadas tarefas. Da mesma forma, a inversão do processo pode ocorrer quando um determinado indivíduo passa a ter uma inatividade de caráter intelectual ou físico. Tal fato pode ser focalizado na área da inteligência lingüística, tomando-se por exemplo, um estudante que detinha o domínio da língua francesa com fluência de um nativo e que passa anos sem qualquer contato com a língua. Em um dado momento, a necessidade de utilização da daquela língua estrangeira surge e o indivíduo em questão, encontra-se embaraçado até mesmo no sentido de estruturar pequenas frases ou formular algumas questões. Somente após um novo período de exercício da língua fará com que ele tenha a fluência recuperada e o domínio das estruturas frasais da língua reinstalado.

A retenção e a evasão escolar não apresentam índices sustentáveis quando as inteligências múltiplas são trabalhadas. Através das Inteligências Múltiplas o aluno é levado automaticamente ao aprendizado de forma natural e prazerosa. A sala de aula e a escola adquirem um valor diferente para o aprendiz. O ato de aprender é tornado gratificante, agradável e natural para o aluno e é ele mesmo que deve reconhecer de tal fato.

O estado de Massachusetts, berço cultural dos Estados Unidos, área de atuação de Howard Gardner aplica em todo o seu complexo educacional as Inteligências Múltiplas como processo acelerador de aprendizagem e como fator democratização de ensino. Os estados do nordeste dos Estados Unidos não aplicam apenas e unicamente as teorias de Gardner, mas também, a interdisciplinaridade, a filosofia de Céléstin Freinet, o Construtivismo e, tudo mais que possa viabilizar o processamento de um bom resultado acadêmico-cultural para o aluno em sua aprendizagem.

Gardner, médico neurologista e educador, além das experiências pedagógicas, observações em ambientes escolares nas atividades individuais e coletivas, desenvolveu também, uma ampla pesquisa na área de estudos do cérebro humano. Estudando os hemisférios direito e esquerdo através de estímulos diversos, observando as ocorrências de lesões no cérebro e os infinitos tipos de comportamentos após a identificação e localização das lesões, Gardner abriu espaço para os estudos relacionados à fisiologia do cérebro e sua relação com as inteligências. Gardner acrescentou aos estudos neurológicos, pesquisas no campo da aprendizagem mapeando os portais de inteligências no ser humano como produto das observações e testes em escolas do nordeste norte-americano liderando assim, um intrínseco e harmonioso envolvimento da educação com as ciências médicas. Gardner (1997) , afirmou em entrevista para a revista Leadership que “a escola é a maior instituição de educação, mas não é a única”. Com tal declaração, Gardner torna claro que o educando sofre influências de todos os tipos, como da mídia, das igrejas, das famílias ou de grupos marginais à sociedade. A escola deve ser o melhor de todos os lugares e o mais importante de todos os ambientes e a sala de aula deve ser um abrigo seguro nas intempéries sociais, pois assim procedendo, a escola pode cumprir o seu papel oferecendo resistência aos atrativos de outras instituições que nem sempre buscam a edificação de um caráter construtor de seus membros.

Gardner torna assim, bem clara a diferença entre educação e escola e especifica que a escola deve ser fortalecida de modo a se tornar não apenas uma instituição social forte mas também, a mais atraente e segura para os seus membros.

A teoria das Inteligências Múltiplas é uma reação contrária àquela teoria dos testes de Q. I. Os testes de Q. I. apresentaram modelos que aferiam apenas habilidades nos campos lingüístico e matemático. Nada mais além de tais áreas era pontuado, testado ou levado em consideração. Se o indivíduo testado não demonstrava habilidades em um campo ou outro, tornava-se um sujeito inexistente para o convívio social ou escolar. Os testes de Q. I. perderam a credibilidade por razões diversas mas, em especial devido aos estudos sobre os grandes gênios da humanidade onde pode ser constatado que tais personalidades (Mozart, Newton, Einstein, Galileu, Benjamin Franklin, Edson) não teriam suas inteligências dentro dos padrões daqueles testes. Os testes de Q. I. procuravam seguir os trâmites de uma sociedade classificadora que buscava medidas, parâmetros e rótulos para todos as ocorrências sociais.

A teoria das Inteligências Múltiplas não apresenta testes, não classifica e não rotula as pessoas. Tem por base, a amplitude e a democratização do ritmo de aprendizado. A teoria de Gardner abomina todos e quaisquer sistemas de aferição e classificação de inteligências ou processos mentais. Todo o seu alicerce metodológico parte de experiências, observações e vivências de situações em diversos planos.

Gardner (1994) afirma que em diversos momentos da humanidade, civilizações apontaram a inteligência e a mente em sedes diferentes no corpo. Aristóteles localizava a sede da vida no coração, Descartes apontava a sede da alma na glândula pineal, os egípcios localizavam o pensamento no coração, Pitágoras e Platão explicavam que a mente encontrava-se no cérebro.

Nos anos sessenta, o francês Pierre-Paul Broca pela primeira vez demonstrou a relação entre lesões em áreas determinadas da parte anterior esquerda do córtex cerebral humano e afasia. Gardner, em suas pesquisas desenvolveu ainda mais os caminhos trilhados por Broca. Passou a estudar com mais intensidade as áreas do cérebro mapeando processos de lesões e suas implicações nos processos de inteligências e aprendizagem.

Gardner (1993) , procurou definir o termo inteligência como a capacidade de resolver problemas ou fazer um produto. A expressão talento ou dom também se aproxima da idéia de que várias inteligências no indivíduo proporcionam uma melhor forma de compreender o processo de aprendizagem no ser humano. A inteligência é um potencial biopsicológico pois, todos os membros da espécie tem o potencial de exercitar um conjunto de faculdades intelectuais e habilidades, do qual a espécie é capaz. Sua idéia é bem diferente daquela defendida por Alfred Binet, o fundador dos testes de inteligências. Gardner demonstra a consistência de suas teorias pluralistas de inteligências emergido de laboratórios de neuropsicologia e de ambientes de educação infantil. De tais extremos, a teoria das Inteligências é construída.

Desenvolvendo projetos
em Inteligências Múltiplas
na Baixada Fluminense

Uma experiência tendo por base a teoria das Inteligências Múltiplas foi desenvolvida na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; a instituição apontada para a pesquisa foi a FEUDUC, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias e o curso, Letras, modalidade Português/Inglês, noturno ofereceu a população para a pesquisa voltada para o suporte teórico baseado nas idéias de Gardner, previamente desenvolvidas em Massachusetts.

A população universitária da FEUDUC, em especial, do curso de Português/Inglês, em sua grande maioria é formada por homens e mulheres que passam por uma jornada de trabalho diária de oito à dez horas. De uma forma geral, a população pesquisada residia longe do local de trabalho e longe também, da Faculdade FEUDUC. Os informantes declararam que passavam horas de seu dia em transportes metropolitanos, por vezes atravessando três ou mais cidades da Baixada em um só dia para que pudessem chegar ao local de trabalho. Foram observados casos em que determinados alunos somente retornavam à casa, após a faculdade, aos primeiros instantes do dia posterior à saída para o trabalho devido ao distanciamento entre a casa, trabalho e a faculdade. Alunos com residências nas localidades de Japeri, Engenheiro Pedreira e Paracambi estão registrados em tal caso.

A população pesquisada da FEUDUC, está dentro de uma faixa economicamente ativa porém, baixa em seus rendimentos de assalariado. A pesquisa constatou que 60 % do grupo teve o ensino médio concluído em escolas da rede pública estadual ou municipal e de tal percentual, 17% em cursos de regimes especialmente acelerados e voltados para jovens e adultos como o sistema de módulos e em alguns casos, com o relaxamento de presenças

A heterogeneidade impera nos aspectos cultural e acadêmico e torna o professor um expert em adversidades e interdisciplinaridades na pedagogia, na didática do ensino superior e no academicismo de uma forma mais ampla . . O professor que confronta tal situação, antes de ser um mestre ou doutor em sua especialidade, deve ser educador de primeira linha para atender aquela demanda de total instabilidade na recepção e criação de futuros educadores licenciados em Letras.

Diversas técnicas e dinâmicas de trabalho foram experimentadas e alcançaram resultados satisfatórios ao longo de anos de experimentação nas classes universitárias. Com o advento da implantação das Inteligências Múltiplas no Departamento, um carga violenta de estímulos passou a atuar sobre o aluno no sentido de fortalecer suas bases e eliminar suas deficiências despertando novos métodos de estudo ou melhor “learning by styles”. A teoria de Gardner proporcionou novas aberturas para a resolução de problemas de individualidades diversas nas salas de aula.

A clientela da instituição, de uma forma geral, chega à sala de aula exaurida e estressada após o acúmulo de horas de trabalho e insatisfação quanto aos meios de transportes urbanos e por vezes, deficiente em sua estrutura alimentar. A capacidade de absorção de conhecimentos e de produção acadêmica do corpo discente chega a um padrão previsto de comprometimento e em certos casos, até de improdutividade decorrentes das condições físicas e mentais dos alunos quando chegam à instituição para as aulas.

Por ser um curso noturno, a carga horária é decrescida quando comparada ao turno diurno de outras instituições e assim, a quantidade de horas-aula no processo de ensino-aprendizagem torna-se inconsistente necessitando pois de compensação no fator qualidade de ensino. A inclusão da teoria de Gardner pode prover o necessário conteúdo filosófico para que a qualidade de ensino sobrepujasse a quantidade de horas-aula nas salas do campus universitário.

Com o objetivo de compensar a quantidade de horas-aula por qualidade no processo de ensino-aprendizagem, foi implantada a teoria de Howard Gardner, das Inteligências Múltiplas em turmas de Letras, Português/Inglês, noturno, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias. Os alunos passaram a ter oportunidades diversas de aprendizagem da Língua Inglesa, Literaturas Inglesa e norte-Americana, Prática de Ensino, Estágio Supervisionado e Didática Especial.

Todo o Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas criou acessos mais amplos para abrigar uma nova filosofia que era instalada de forma experimental em 2000. A eficiência e a rapidez nas respostas aos objetivos propostos, tendo por base as Inteligências Múltiplas no ensino de Línguas Estrangeiras, fez com que o departamento incorporasse de forma definitiva a teoria em sua área de trabalho.

Pesquisas e atividades diversas passaram a ganhar espaço à cada semestre, naquilo que tange ao desenvolvimento da linha de pesquisa ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, at-campus e off-campus.

Tendo como suporte as bases teóricas das inteligências Múltiplas, as aulas adquiriram mais dinamismo e foram estruturadas de modo a estimular as inteligências lingüístico-verbal, visual-espacial, lógico-matemática, corporal-cinestésico, musical, interpessoal, intrapessoal e naturalista com a finalidade de desenvolver áreas diversas dos portais de inteligências em cada universitário adulto do curso de Português/Inglês da FEUDUC, na Baixada Fluminense.

O trabalho educacional passou a ser realizado em grande parte, através de projetos de pesquisa visando criar melhores condições de estudo e envolvimento e as turmas foram divididas em grupos de estudo, pesquisa e produtividade. Diversos projetos foram desenvolvidos durante os semestres e cada turma apresentou diferentes resultados na computação final de objetivos propostos e atingidos.

Como exemplos de atividades propostas em Fundamentos da Cultura Inglesa, Literatura Inglesa e Literatura Norte-Americana são apresentadas abaixo, projetos de “performances” teórico-práticos de:

1– Banquete de Thanksgiving (Dia de Ação de Graças);

2– Halloween;

3– Valentine’s Day;

4– Futebol Americano;

5– Christmas Party;

6-Peças Teatrais de Autores Ingleses e Norte-Americanos (A Tempestade, Sonhos de Uma Noite de Verão, O Barril de Amontillado –)

No que concerne ao aprendizado de Língua Inglesa, além de estudo no Laboratório de Línguas e na Biblioteca Setorial de Línguas Estrangeiras, diversas atividades foram realizadas através de grupos de trabalho para a apresentação de:

1- Breakfast;

2- Birthday party;

3- Christmas party;

4- At campus;

5- Sunday services (Anglican and Roman Catholic Churches);

6- Visiting cultural and educational exhibitions;

7- Going to a super-market.

Para as atividades de Estágio Supervisionado, Prática de Ensino e Didática Especial os alunos aplicaram as atividades vivenciadas em seu curso de graduação e, dando também ênfase especial aos aspectos social e humanitário desenvolvendo atividades e vivências culturais relativas à língua inglesa em asilos de idosos, abrigos de infância e juventude, grupos de terceira idade, cursos de pré-vestibular para carentes e em outras formas de expressão na comunidade local.

Como exemplo em Literatura Inglesa, uma turma de 8º período, fez a leitura e a tradução e promoveu debates sobre a peça Sonhos de Uma Noite de Verão, de W. Shakespeare em versão simplificada. Em um segundo estágio, assistiu ao vídeo e promoveu outro debate e, em uma terceira etapa, traduziu o texto original e para a culminância do projeto, a turma produziu a montagem da peça dividindo a turma em equipes de trabalho de acordo com aptidões, interesses e disponibilidades diversas. A própria turma organizou oito grupos distintos de trabalho para que cuidassem especificamente de: 1– cenário, adereços, guarda-roupas, luz e imagem; 2– atores, boa dicção, trabalhos de cena, acústica; 3– questões financeiras, custos, assim como apóio logístico para montagem de palco e auditório; 4– cânticos, arranjos musicais, ritmos diversos; 5– coreografia, a atuação direta dos atores; 6– direção e produção, a inter-relação entre grupos; 7– estudo direcionado de textos; de forma individual, exercícios de meditação e estudo; 8– localizar o texto (a peça) em uma floresta, sem perder suas características básicas.

Através do estabelecimento de grupos naturalmente criados pelos próprios alunos através de habilidades e disponibilidades foi evidenciado um quadro de inteligências relacionado às individualidades da sala de aula. Os alunos formaram grupo atendendo às suas inteligências inatas e procurando não contrariar suas tendências naturais. Cada aluno também, deveria ter participação em três ou mais grupos distintos isto é, experimentando e exercitando formas de inteligências ativamente.

O grupo um, que cuidou de cenários, guarda-roupas, adereços tinha em seu bojo, pessoas que muito aprendem e produzem através da visão, do mapeamento, da lógica espacial, da resolução de problemas através de estratégias bem delineadas. É o grupo formado por membros de aguçada inteligência visual-espacial. O cenário, as marcações de palco, os adereços, maquiagem e toda expressão visual teve a responsabilidade do grupo. No que concerne ao aprendizado de línguas, eles são muitos bem estimulados quando o aprendizado apresenta motivações visuais. “Audio-Visual Methods” sempre promovem um despertar mais instantâneo para o aprendizado aquelas pessoas “classificadas” como sendo visual-espacial em suas inteligências.

O grupo dois, inteligência lingüístico-verbal teve como meta, desenvolver as falas em sua dramaticidade. Os alunos decoraram, escreveram e improvisaram os textos que foram compartilhados nos ensaios e na apresentação final. Os elementos daquele grupo são alunos que dominam o discurso, são bons argumentadores e convincentes em suas teses. Aprendem mais pelo falar, pelo ouvir, pelo debate do que pelo meditar, ver, visualizar ou contemplar a natureza.

O grupo de alunos caracterizados pela inteligência lógico-matemática, teve em seu agrupamento natural, pessoas que buscaram sempre uma lógica como atalho para a sua aprendizagem. Mesmo no aprendizado de uma língua estrangeira, tais pessoas procuram achar tabelas de ocorrência de casos em estruturas frasais, e melhor aprendem através de exercícios do tipo “substitution tables”. São donos de forte pensamento crítico. Os alunos agrupados por inteligência lógico-matemática apresentam grande facilidade em aprender por métodos, técnicas e abordagens diversas desde que encontrem uma certa lógica, racionalidade e coerência na metodologia de trabalho.

Tal grupo teve por missão o desenvolvimento de facetas diversas como: redimensionamento o palco, estruturação de áreas para a iluminação, solução para os problemas com a acústica, cálculo de assentos para a platéia, observância do tempo (timing) entre as falas, cenas e atos da peça e também, responsabilidade pelo financiamento da produção, vendas de ingressos e apresentação de lucros para a comissão de formatura.

O grupo quatro é formado por alunos ligados por uma inteligência musical. São alunos encarregados de dar ritmo e melodia aos diversos momentos da “performance”. Criaram, pesquisaram e adaptaram melodias coerentes àquele momento fantástico de Sonhos de Uma Noite de Verão. Pessoas do tipo “musical” apresentam facilidade no aprendizado de línguas estrangeiras através da música . Apenas uma letra de música é capaz de condensar aulas e aulas de estruturais gramaticais e regras de colocação pronomes, por exemplo. Sua captação é rápida e profunda quando o assunto é motivado pela música.

O quarto grupo, formado por alunos dotados de inteligência corporal-cinestésico, é responsável pela atuação no palco, pela coreografia, pela dramatização, pelas formas de gesticulação e expressão corporal.

Pessoas do agrupamento cinestésico-corporal são caracterizadas pela agitação, hiperatividade, envolvimento em jogos, quadras de esportes e de ginástica, em danças e esportes radicais. Aprendem mais pelo fazer do que pelo escutar, meditar, calcular ou por outras formas de aprendizado em que não sejam necessárias a utilização de expressão corporal, do correr, do gesticular ou o dramatizar.

Muitas das pessoas de características cinestésica-corporal, foram estigmatizadas na infância e na adolescência com sendo o “pimentinha” ou “capetinha” de suas classes e por vezes, sofreram punições diversas no ambiente escolar.

No aprendizado de línguas estrangeiras, tais personalidades aprendem de forma eficaz através de métodos como “Total Physical Response Method”, “Suggestopedia”, “Hands-on learning”, preparando e dramatizando “speeches” ou trabalhando em montagens de peças e jogos.

O sexto agrupamento, inteligência interpessoal, reuniu alunos da produção e de direção da peça. Pessoas capazes de provocar uma inter-relação entre todos os grupos e forças de trabalho. São pessoas de fácil comunicação e argumentação e polarizadoras de atenção do público.

Pessoas contidas em inteligência interpessoal são voltadas para um fácil aprendizado de línguas e, em especial, através de métodos comunicativos. “Direct Method” ou “Audio-Lingual Method” não são os métodos mais adequados para tais personalidades pois, necessitam de grupos de pessoas para o compartilhamento de idéias e para o debate crítico de situações, tão necessários ao seu ruidoso aprendizado.

O grupo sétimo, inteligência intrapessoal, precisou de exercícios e técnicas especiais de estudo de textos e interiorização dos mesmos para que o trabalho de palco fosse satisfatoriamente efetuado.

Pessoas portadoras de tal inteligência, apresentam excelente resultados quando aprendem línguas estrangeiras através de “Suggestopedia”, “Direct Method”, “Audio-Visual Method”, “Silent Way” porém, por vezes, rejeitam o aprendizado por meio de métodos comunicativos ou aqueles relacionado ao excessivo movimento como “Total Physical Response Method”.

O oitavo grupo, Inteligência Naturalista, reuniu pessoas preocupadas com o equilíbrio ambiental e com a observância estrita de leis de proteção e o equilíbrio da natureza. Tais pessoas aprendem mais a língua estrangeira quando a língua está vinculada à natureza. Trabalhos de imersão ou semi-imersão através de passeios, ou de viagens de curta, média ou de longa duração onde é possível vivenciar a língua plenamente e de preferência, em contato com a natureza, proporcionam uma identificação imediata e um aprendizado mais eficaz.

Para a peça de Shakespeare, Sonhos de Uma Noite de Verão, cujo cenário é uma floresta encantada com fadas, duendes e outros seres mágicos, pessoas portadoras de exacerbada inteligência naturalista são extremamente importantes para que haja a observância de detalhes referentes à floresta e tudo que esteja relacionado à natureza mágica do fogo, do ar, da terra e da água.

Outras atividades foram desenvolvidas nas turmas de graduação em Letras, Português/Inglês, nas disciplinas Língua Inglesa e Fundamentos da Cultura Inglesa e aqui é destacado o trabalho de uma turma de sexto período que proporciona excelente exemplo de organização, e enriquecimento lingüístico-cultural através da execução do projeto de celebração do Dia de Ação de Graças, Thansgiving Day, nos moldes norte-americano.

Conforme observado no contexto anterior, de literaturas de língua inglesa, o professor primeiramente motivou a turma para a atividade prática e em seguida, a proposta de atividades entra em cena. A motivação para a festa de do Dia de Ação de graças surge da própria curiosidade do aluno em promovê-la. O professor apresenta textos sobre Thanksgiving Day privilegiando o vocabulário, a história, a culinária e a cultura em torno da data. Os textos são debatidos profundamente no sentido de esgotar todos os questionamentos relativos ao evento. Vídeos mostrando a festa nos Estados Unidos assim como, outras realizadas pelos alunos da FEUDUC de turmas anteriores são exibidos a fim de que os preparativos e execução do projeto sejam plenamente demonstrados.

Após a instalação de um clima favorável ao evento, o professor lista um quadro de providências necessárias à realização da festa, apresenta um convidativo quadro de lucros dos eventos anteriores e finalmente, promove as inscrições de cada aluno em duas ou mais equipes de trabalho distintas relacionadas com a participação artística e outra, de caráter material ou de apoio logístico. Os alunos fazem inscrições para as equipes de: 1– Divulgação do evento; 2– direção financeira, patrocínios e venda de ingressos; 3– guarda-roupas; 4– aquisição e utilização de material descartável; 5– decoração; 6– som e iluminação; 7– criação e apresentação de coral; 8– atividades de animação e mestres de cerimônias; 9– dramatizações; 10– direção e produção do evento; 11– preparo de tortas e pães; 12– fornecimento de aves; 13– preparo de saladas e milhos; 14– organização e serviço de banquete; 15– fornecimento e serviço de bar (vinho, água, leite e café); 16– fornecimento de pães, frutas e trigo; 17– venda de convites e controle de ingresso e portaria; 18 – serviço de limpeza; 19– preparo de acompanhamentos de pratos quentes.

Após a inscrição em grupos, o projeto efetivamente começa a tomar corpo e seus elementos, através de habilidades e disponibilidades, passam a desenvolver as atividades em equipes de trabalho delineadas através das Inteligências Múltiplas de Gardner.

Em verdade, os alunos estavam fazendo inscrições para que exercitassem as diversas inteligências através das atividades propostas no projeto do Dia de Ação de Graças. Devido à magnitude do projeto, não somente os alunos mas também, seus familiares e amigos estiveram envolvidos no evento. Muitas esposas, mães e namoradas estiram trabalhando na confecção de roupas e adereços dos peregrinos. Os maridos, pais e namorados muito participaram com o transporte de alimentos, compra de artigos para a festa e mesmo, ajudando na decoração do local do banquete. Para os ensaios do coral nos fins de semana, as famílias obrigatoriamente estiveram envolvidas oferecendo as dependências de suas residências . A venda dos convites esteve vinculado a princípio, aos familiares e amigos e em um segundo plano, aos demais alunos da instituição.

Foi observado que os portadores de acentuada inteligência musical de imediato, preencheram todas as vagas para o coral ou interpretação solo de peças musicais ou para o grupo de som e luz. Aqueles alunos dentro da denominação de inteligência cinestésica, firmaram inscrições nos grupos de serviço de banquete e de fornecimento alimentos isto é, atividades onde pudessem ir e vir em plena liberdade e sem limitações. Os possuidores de inteligência lingüística foram de imediato para as atividades de mestres de cerimônias e atividades de palco e uso de microfone. Aqueles vinculados à inteligência interpessoal buscaram inscrições nas produção e direção do evento e sua divulgação. Os possuidores de inteligência lógico-matemática foram inscritos para o grupo de finanças e dotações orçamentárias assim como, apoio logístico para o ocasião. A decoração, o posicionamento das mesas, cadeiras e ornamentos e palco ficaram sob a responsabilidade do grupo de inteligência visual-espacial. Para dirigir as orações, os agradecimentos alusivos à ocasião, meditações, os louvores, as apresentações de “ testemunhos “, os alunos com inclinações à inteligência intrapessoal realizaram suas inscrições de imediato. Os inscritos para a limpeza, utilização de descartáveis e decoração eram todos possuidores de inteligência naturalista.

Após um longo período de confrontos de personalidades no processo de organização das tarefas para a execução plena do projeto Dia de Ação de Graças foram observados resultados surpreendentes que chegam a atingir o grau de excelência nos campos da cultura, da língua e também, na estrutura organizacional.

 

Considerações Finais

Os resultados apresentados após o projeto, confirmaram a hipótese de que a utilização das inteligências múltiplas em ambientes escolares dinamizam o trabalho educacional além de viabilizar de forma natural a motivação para a produção acadêmica em instâncias diversas.

O suporte teórico desenhado por Gardner, atende plenamente as populações de estudantes contidas nas mais adversas situações culturais e sócio-econômicas. O seu modelo metodológico apresenta verdadeiramente uma pluralidade na forma de transmitir o conhecimento e produz uma verdadeira democracia no ensino. Durante o processo de execução dos projetos, foram observadas formas diversas de expressão que foram afloradas nos alunos através de exercícios criativos para o desenvolvimento do projeto. Diferentes portais ou áreas cerebrais foram despertadas de forma sutil e sem que os alunos fossem previamente notificados para o fato.

A transformação da quantidade de horas-aula em qualidade de ensino ficou comprovada através de avaliações diversas durante o período letivo. Debates, composições, provas objetivas, seminários, resumos, apresentações nos projetos e apresentações individuais foram as formas de avaliação aplicada aos alunos participantes da pesquisa em Inteligências Múltiplas.

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