APRESENTAÇÃO

O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos e a Coordenação do IX CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA têm o prazer de apresentar-lhes este quinto tomo das atas deste evento com um total de dezesseis textos dos minicursos que desta vez lhes foram apresentados.

Só não foram publicados os textos que até a última semana de julho ainda não haviam sido entregues à coordenação do evento, seja porque seus autores resolveram produzi-los por conta própria (como deve ser o caso do Professor Joseph Ildefonso de Araújo), seja porque o minicurso será desenvolvido com base em trabalho já editado do mesmo autor (como deve ser o caso do Professor Bruno Fregni Bassetto), seja por outro motivo qualquer.

Neste ano, a Comissão Organizadora do IX CNLF resolveu que os alunos de graduação em Letras da UERJ não pagariam inscrições para participar do evento. Por isto, ficando dispensados das taxas de inscrição, receberão os certificados com carga horária de 60 horas (desde que participem de pelo menos 2/3 de suas atividades).

Por isto mesmo, assim como o evento tem “entrada franca a todos os interessados”, os alunos dos minicursos comprarão os livros para deles participarem (exceto daqueles que não tiveram seus textos publicados) pelo valor simbólico de R$ 10,00 (dez reais).

Não foram publicados neste volume, além dos referidos acima (“Visão estrutural do verbo latino”, do Professor Joseph Ildelfonso de Araujo e “As línguas românicas na atualidade”, do Professor Bruno Fregni Bassetto), que serão oferecidos na quarta e na sexta-feira, os textos relativos aos minicursos seguintes, nos quais a entrada será franca, até o limite de 30 alunos por turma:

a) “Variação lingüística e ensino de português brasileiro nas escolas”, com a Professora Mayra Cristina Guimarães Averbug (na segunda-feira);

b) “A obra dos viajantes portugueses dos séculos XVI e XVII” – Eduardo de Almeida Navarro (na segunda-feira);

c) “Impressões poéticas através da tradução” – Magali Moura e Raquel Abi-Sâmara (na quarta e na sexta-feira)

d) “A Gramaticologia Brasileira no Século XIX” – Antônio Martins de Araújo (apenas na sexta-feira).

Os dezesseis textos aqui publicados darão um excelente leque de opções para se fazer um dos minicursos oferecidos na segunda-feira e um dos que serão oferecidos na quarta e na sexta-feira. Assim disponibilizamos o material de dois excelentes minicursos que poderão enriquecê-lo com novidades pouco acessíveis noutras situações de sua vida acadêmica e o registro escrito dos outro quatorze a que você não poderá assistir por serem oferecidos concomitantemente.

Serão oferecidos na segunda-feira os minicursos correspondentes aos textos de número 3, 4, 5, 7, 8, 10, 12, 14 e 15 no SUMÁRIO. Todos os demais, que são os de número 1, 2, 6, 9, 11, 13 e 16 serão oferecidos na quarta e na sexta-feira, de meio dia e meia até as duas horas.

Torço pela satisfação de todos e que todos escolham o melhor minicurso das opções que lhes estão sendo oferecidas.

Agradecido a Deus e aos amigos por me manterem à frente dos trabalhos do CiFEFiL e das causas lingüísticas e filológicas brasileiras, não poderia deixar de lhe pedir que nos apresente suas proveitosas e sempre bem-vindas (jamais desperdiçadas nem desprezadas) para a correção e aperfeiçoamento dos trabalhos que desenvolvemos.

Rio de Janeiro, julho de 2005.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos