BREVE HISTÓRICO DO CIFEFIL

 

A idéia de criação do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos (CiFEFiL) aconteceu a partir de tentativas anterioresOutra oportunidade se apresentou e o mentor intelectual do projeto, o Prof. Mestre Emmanuel Macedo Tavares, em parceria com o Prof. Mestre Álvaro Alfredo Bragança Júnior, convidaram os Professores Doutores Ruy Magalhães de Araujo e José Pereira da Silva para, juntos, se aventurarem na organização do Círculo de Estudos. Estatutos redigidos, pôde-se registrar o Círculo como entidade sem fins lucrativos e com objetivos de promoção cultural e de intercâmbio com outros centros de estudos espalhados pelo Brasil.

A data oficial de nascimento da entidade passou a ser o dia 25 de outubro de 1994, tendo a sua primeira Diretoria se constituído com o Prof. Emmanuel M. Tavares, seu Diretor-Presidente, Prof. Álvaro Alfredo B. Júnior, seu Vice-Diretor, Prof. Ruy M. de Araujo, seu 1.o Secretário e o Prof. José P. da Silva, seu 2.o Secretário. Após a gestão de dois anos, em outubro de 1996, tomou posse a nova Direção, constituída pelo Prof. José P. da Silva, como Diretor-Presidente, Prof. Emmanuel M. Tavares, como Vice-Diretor, Prof. Álvaro Alfredo B. Júnior, como 1.o Secretário e Prof. Alfredo Maceira Rodríguez, como 2.o Secretário, para o biênio outubro/1996 - setembro/1998.  A terceira gestão foi constituída em outubro de 1998 pelo Prof. Dr. José Pereira da Silva como Diretor-Presidente, Profa. Dra. Maria Lúcia Mexias como Vice-Diretora, Prof. Dr. Alfredo Maceira Rodríguez como 1.º Secretário e pelo Prof. Dr. Ruy Magalhães de Araujo como 2.º Secretário.

A motivação da criação do CiFEFiL foi o desprestígio enfrentado pela Filologia na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, culminando no fechamento do curso de Filologia Românica no Mestrado e no Doutorado, e com a necessidade intelectual e cultural de seus amantes defensores de incrementar os estudos na área, e preservar a ciência de vinte e quatro séculos de existência. Em relação de coexistência e de atuação está a ciência Lingüística, que, por ser mais nova, pode abrir generosos espaços nos meios acadêmicos para a informação e posterior formação de novos adeptos desses estudos.

O CiFEFiL promoveu cursos e semanas de estudos em Universidades públicas e privadas, além de editar e publicar para todo o Brasil a Revista Philologus, periódico quadrimestral, que se encontra no seu décimo segundo número. Em novembro de 1997 o Círculo promoveu o seu primeiro Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em São Gonçalo – RJ. Em outubro de 1998 promoveu o II Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de JaneiroRio de Janeiro. Em dezembro de 1998 promoveu a I Jornada Nacional de Filologia, no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Rio de JaneiroEm abril de 1999 promoverá a II Jornada Nacional de Filologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Em agosto de 1999 promoverá o III Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de JaneiroRio de Janeiro.

No dia 12 de dezembro de 1998 foi alterado o Estatuto do CiFEFiL para que a sua Diretoria seja constituída de (12) doze Associados e para que seja ampliada a filiação a qualquer graduado das áreas de Lingüística e Letras.

Por isto, a partir da reunião ordinária do dia 13 de março de 1999, a diretoria do CiFEFiL passou a ser constituída dos seguintes cargos, que foram ocupados pelos membros abaixo relacionados durante o biênio que começava: Diretor-Presidente: Prof. Dr. José Pereira da Silva; Vice-Diretor: Prof. Dr. Maria Lúcia Mexias Simon; Primeiro Secretário: Prof. Dr. Alfredo Maceira Rodríguez; Segundo Secretário: Prof. Dr. Ruy Magalhães de Araujo; Diretor Cultural: Prof. Dr. Aileda de Mattos Oliveira; Vice-Diretor Cultural: Prof. Me. Cristina Alves de Brito; Diretor Financeiro: Prof. Dr. Maria Antônia da Costa Lobo; Vice-Diretor Financeiro: Prof. Dr. Salatiel Ferreira Rodrigues; Diretor de Relações Públicas: Prof. Dr. Afrânio da Silva Garcia; Vice-Diretor de Relações Públicas: Prof. Dr. Álvaro Alfredo Bragança Júnior; Diretor da Revista Philologus: Prof. Dr. Darcilia Marindir Pinto Simões; Vice-Diretor da Revista Philologus: Prof. Me. Flávio Garcia..

No biênio seguinte (2000-2002), manteve-se quase toda a diretoria anterior, com pequenas alterações: Diretor-Presidente: Prof. Dr. José Pereira da Silva; Vice-Diretora: Profa. Dra. Maria Lúcia Mexias Simon; Primeiro Secretário: Prof. Dr. Alfredo Maceira Rodríguez; Segundo Secretário: Prof. Dr. Ruy Magalhães de Araujo; Diretora Cultural: Profa. Dra. Aileda de Mattos Oliveira; Vice-Diretora Cultural: Profa. Me. Cristina Alves de Brito; Diretor de Relações Públicas: Prof. Dr. Afrânio da Silva Garcia; Vice-Diretor de Relações Públicas: Prof. Dr. Álvaro Alfredo Bragança Júnior; Diretor Financeiro: Prof. Dr. Amós Coêlho da Silva; Vice-Diretor Financeiro: Salatiel Ferreira Rodrigues; Diretor da Revista Philologus: Prof. Me. Nataniel dos Santos Gomes e Vice-Diretor da Revista Philologus: Prof. Dr. Vito Cesar de Oliveira Manzolillo.

Na Diretoria do biênio 2002-2004 se constituiu assim: Diretor-Presidente: Prof. Dr. José Pereira da Silva; Vice-Diretor: Prof. Dr. Vito Cesar de Oliveira Manzolillo; Primeiro Secretário: Prof. Dr. Alfredo Maceira Rodríguez; Segundo Secretário: Prof. Dr. Ruy Magalhães de Araujo; Diretora Cultural: Profa. Dra. Maria Lúcia Mexias Simon; Vice-Diretora Cultural: Profa. Esp. Ilma Nogueira Motta; Diretor de Relações Públicas: Prof. Dr. Álvaro Alfredo Bragança Júnior; Vice-Diretora de Relações Públicas: Profa. Flavia da Silva Pires; Diretora Financeira: Profa. Me. Cristina Alves de Brito; Vice-Diretora Financeira: Profa. Valdênia Teixeira de Oliveira Pinto; Diretor de Publicações: Prof. Dr. Amós Coêlho da Silva; e Vice-Diretor de Publicações: Prof. Dr. Claudio Cezar Henriques, quando a Diretoria da Revista Philologus se transformou em Diretoria de Publicações, visto que a função, de fato, era extensiva a outros periódicos do CiFEFiL, como são os Cadernos do CNLF e o Almanaque CiFEFiL.

Ampliando a Diretoria para fora do Estado do Rio de Janeiro, a Diretoria atual tem dois membros que residem em São Paulo, onde se pretende estabelecer imediatamente mais intensa interação acadêmica, com vistas a ampliar essa atuação a todo o País.

Assim a Diretoria atual está constituída dos seguintes cargos e membros: Diretor-Presidente: Prof. Dr. José Pereira da Silva; Vice-Diretor: Profa. Dra. Maria Lúcia Mexias-Simon; Primeiro Secretário: Prof. Dr. Alfredo Maceira Rodríguez; Segundo Secretário: Profa. Me. Patricia Teresita Festini; Diretor Cultural: Prof. Dr. Bruno Fregni Basseto; Vice-Diretora Cultural: Profa. Esp. Ilma Nogueira Motta; Diretora de Relações Públicas: Profa. Valdênia Teixeira de Oliveira Pinto; Vice-Diretora de Relações Públicas: Profa. Dra. Maria Lucília Ruy; Diretora Financeira: Profa. Me. Cristina Alves de Brito; Vice-Diretor Financeiro: Prof. Dr. Álvaro Alfredo Bragança Júnior; Diretor de Publicações: Prof. Dr. Amós Coêlho da Silva e Vice-Diretor de Publicações: Prof. Dr. Vito Cesar de Oliveira Manzolillo.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos