Análise Semiótica Verbal: Texto de Capa da Revista Veja – Edição: 10/05/06

Gisele Maria Silveira - (UNIMAR)
Nícia Ribas D’Ávila (UNIMAR)

 

Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir da teoria Semiótica Greimasiana, o texto verbal da capa da revista Veja, edição de 10/05/06. O texto expõe um assunto polêmico – a nacionalização do gás boliviano e a expropriação de uma refinaria da Petrobras situada em San Alberto, Bolívia. De acordo com a publicação, tratou-se de uma conspiração supostamente arquitetada pelo venezuelano Hugo chávez que, seguindo conselhos do ditador cubano Fidel Castro, manipulou o presidente da Bolívia, Evo Morales a se apossar do patrimônio brasileiro, colocando em risco o abastecimento de gás natural do Brasil.

Mas a ironia do texto é motivada pela reação do presidente brasileiro frente ao iminente prejuízo de mais de três bilhões de dólares em investimentos na extração, refino e construção de um gasoduto. Pego de surpresa, apesar dos indícios, como a promessa feita em campanha por Evo Morales de nacionalizar as riquezas do subsolo boliviano, se mostrou incapaz de defender os interesses nacionais, questionar a quebra de contrato ou exigir uma indenização pela expropriação. Ao contrário, se manifestou em solidariedade à Bolívia, reconhecendo a soberania de seu subsolo sem contestar os direitos adquiridos pelo Brasil em tratados negociados entre os Estados nos últimos trinta anos.

A semiótica Greimasiana, conhecida como a Teoria da Significação, com suas raízes na teoria da linguagem, é uma metodologia descritiva que manifesta sua operatoriedade oferecendo meios para a leitura, interpretação, exploração e desconstrução do sentido. A análise semiótica do corpus, portanto, propõe a descrição e a explicação dos mecanismos e regras que engendram o texto em análise na busca pela significação. São estabelecidas, em seus diversos níveis, as relações entre as partes, em um modelo semiótico que dá conta de um percurso gerativo que simula a produção do significado em patamares, num processo que descrição que vai do simples ao complexo.

Corpus da proposta de comunicação

 

O ataque à Petrobrás

Essa doeu!

Lula dormiu como o “grande guia” da

América Latina e acordou como mais um

Bobo da corte do venezuelano Hugo Chávez,

Que tramou o roubo do patrimônio

Brasileiro na Bolívia.

 

Palavras-chave: Petrobras, expropriação, análise semiótica, significação.