MODALIZAÇÃO: RECURSO DE COERÊNCIA TEXTUAL

Vivian Dias da Silva (UERJ)

 

A Modalização embora seja um recurso de extrema utilidade na construção de uma produção textual argumentativa ainda é um tema pouco difundido no âmbito escolar; esse é um aspecto a ser levado em consideração para o ensino de Redação e Expressão em Língua Portuguesa, pois oferece maior flexibilidade à opinião que se deseja revelar na abordagem de qualquer assunto que se venha debater.

A partir da observação e análise do corpus composto por cinco redações de media 6,5 a 7,5 dos candidatos ao vestibular do curso de Direito da UERJ de 2006, esta dissertação procurará demonstrar que o principal erro cometido pelos estudantes não decorre da arquitetura do texto argumentativo e sim do uso incorreto, ou simplesmente do não uso, da Modalização a fim de legitimar a opinião a cerca do tema proposto pela banca examinadora.

Esta dissertação tem como principal objetivo aprofundar o estudo dos recursos modalizadores para construção argumentativa, indicando os benefícios do uso correto dos mesmos assim como estabelecer o seu papel dentro da interface entre o ensino da Gramática e da produção de texto: os recursos modalizadores não são apenas índices de opinião, mas também e principalmente, recursos de Coesão e Coerência Textual.

Esta nova abordagem sobre o uso da Modalização como recurso de Coerência e Coesão Textual é que se verá nesta dissertação. Esta abordagem procurará inferir o conceito de que modalizar também é argumentar e conseqüentemente a coerência se apresenta no texto modalizado de maneira bem mais estruturada e eficientemente atingida. Por meio dessa nova perspectiva – Modalizar é argumentar –, esta dissertação promove uma discussão ampla sobre a importância do ensino de Redação nas escolas e procura indicar um horizonte mais promissor para todos: educadores e educandos.