O papel dos Marcadores Discursivos
na estruturação interna de Unidades Tópicas

Eduardo Penhavel (UNICAMP)

 

Nesta comunicação, são discutidos resultados parciais de pesquisa desenvolvida no quadro teórico e metodológico da perspectiva Textual-Interativa (cf. Jubran & Koch, 2006) sobre o uso de Marcadores Discursivos (MDs) na estruturação interna de Unidades Tópicas, no português brasileiro falado. A análise do discurso em Unidades Tópicas fundamenta-se no conceito de Tópico Discursivo, categoria analítica, abstrata e relacional, pela qual são definidas as unidades de análise em uma Gramática Textual-Interativa. Os MDs são definidos como expressões com função de articulação tópica e/ou orientação da interação. A análise desenvolvida pode ser ilustrada no exemplo abaixo, que mostra uma Unidade Tópica com a estrutura POSIÇÃO-SUPORTE-POSIÇÃO.

E:: AÍ a criança cresce mas ela vai sentir... eu acho que a criança sente falta da família...

PORQUE ela num tem... um lugar...  né ela acaba ficando sem um espaço... porque a vó num é... mãe... a mãe num é pai... e o pai num é a mãe... né...

ENTÃO ela vai crescendo com aquela... (IBORUNA: AC-102-RO)

A pesquisa aponta para os seguintes resultados: (i) as Unidades Tópicas apresentam, com muita freqüência, a estrutura POSIÇÃO-SUPORTE-POSIÇÃO, ou formas variantes, como POSIÇÃO-SUPORTE e SUPORTE-POSIÇÃO; (ii) essa estrutura ocorre nos diferentes níveis de articulação tópica seqüencial; (iii) o uso de MDs se manifesta em duas formas principais: a estrutura tópica é projetada por um conjunto de MDs correlacionados entre si, ou cada componente da estrutura é marcado individualmente, por MDs independentes entre si.

 

N.B.:

O texto completo ainda não foi entregue para publicação.