DOCUMENTOS MANUSCRITOS DE ALEXANDRE RODRIGUES FERREIRA

NO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO

 

L. 107, D.1: Extrato da relação do rio Madeira, desde a sua foz até a primeira cachoeira, chamada de Santo Antônio. (f. 55 v.).

L.195, D.1, N.1-8: Documentos relativos às questões de limites entre Portugal e Espanha na capitania do Grão-Pará. (Copiados por Alexandre Rodrigues Ferreira).

L.195, D.10: Ofício à Rainha D. Maria I, parabenizando-a por ter nomeado para governador da província Manuel da Gama Lobo de Almada.

L.195, D.11: Ofício de Alexandre Rodrigues Ferreira, José Joaquim Freire, Joaquim José Codina e Agostinho Joaquim do Cabo ao juiz, vereadores e oficiais da câmara da vila de Barcelos, por ocasião da nomeação do coronel Manuel da Gama Lobo de Almada para governador da capitania do Grão-Pará.

L.195, D.14: Ofício ao governador da capitania do Grão-Pará, Manuel da Gama Lobo de Almada, sobre os preparativos da Missão Filosófica a seu cargo. (Mais 1 cópia).

L.195, D.15: Ofício ao juiz e oficiais do senado da câmara da vila de Barcelos, sobre os fatos mais notáveis e dignos da História Filosófica e Política do estado do Grão-Pará, que está a seu cargo. (Com cópia da resposta).

L.195, D.16: Ofícios ao Sr. Agostinho Joaquim do Cabo sobre a remessa de uma montaria para a pesca de pirarucu. (2 doc.).

L.195, D.17: Ofício ao Sr. Agostinho Joaquim do Cabo, sobre a sua viagem pelo rio Japurá. (Acompanha cópias de outras cartas: 4 f.).

L.195, D.18: Carta ao Sr. Agostinho Joaquim do Cabo, sobre as diligências deste último durante a sua viagem para a Missão Filosófica.

L.195, D.19: Ofício ao Sr. Agostinho Joaquim do Cabo sobre a missão deste no pesqueiro de poraquê, índios muras, remessa de material e comida para a Missão Filosófica. (2 f. mais 1 cópia).

L.195, D.2: Ofício, acusando o recebimento de mostras de algodão, anil e sal, remetidas pelo governador das ilhas de Cabo Verde, e fazendo comentários sobre os referidos produtos.

L.195, D.20: Carta a Agostinho Joaquim do Cabo, sobre a habilidade e dedicação dos índios José da Silva e Cipriano de Souza, que estiveram a seu serviço e que desejam receber a graça de serem promovidos a alferes, o que foi concedido pelo governador Martinho de Souza de Albuquerque, conforme cópias nº 2 e 3 anexas.

L.195, D.21: Carta a Agostinho Joaquim do Cabo a respeito do soldado José Gomes Rodrigues Pereira, que deseja dar baixa, por se achar na provecta idade de 43 anos e estar sofrendo de uma tosse sem esperança de melhora.

L.195, D.22: Ofício ao Sr. João Pereira Caldas, com a relação do que necessita para a Missão Filosófica pela repartição de Mato Grosso. 10 f.

L.195, D.23: Ofício ao Sr. Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, agradecendo a proteção, estima, amizade e colaboração deste e do Sr. João Pereira Caldas, durante sua Expedição Filosófica ao Pará.

L.195, D.24: Ofício ao Sr. Martinho de Melo e Castro, dando relação de produtos naturais recolhidos pela Missão Filosófica.

L.195, D.25, N.1: Ofício ao Sr. Martinho de Melo e Castro, dizendo haver remetido as amostras das pedras recolhidas às margens do rio Negro.

L.195, D.25, N.2: Ofício ao Sr. Martinho de Melo e Castro, dizendo não poder iniciar a expedição à capitania de Mato Grosso, por não terem os empregados recebido o ordenado de vários meses e estarem sem roupas, mantimentos etc.

L.195, D.26, N.1: Ofício em resposta ao Sr. João Pereira Caldas, dizendo não terem partido para a capitania de Mato Grosso, conforme ordens recebidas, por não terem ganho os ordenados vencidos e necessitarem de roupas e comidas pagas à vista e mercadorias do Pará. Fala sobre a oitava remessa de amostra de madeira do Rio Negro, que seguirá breve.

L.195, D.26, N.2: Ofício ao Sr. João Pereira Caldas, acusando o recebimento da ordem para a partida da expedição a Mato Grosso.

L.195, D.27: Ofício ao Sr. Martinho de Melo e Castro, refutando as críticas feitas às viagens que fizera para a Missão Filosófica, da qual fora encarregado, solicitando pagamento dos seus ordenados e relatando as dificuldades encontradas durante as referidas viagens. 2 f.

L.195, D.28: Ofício ao Sr. Martinho de Souza e Albuquerque, agradecendo a justiça com que foi tratado pelo mesmo e a nomeação do Pe. Fr. Antônio de Santa Catarina para capelão da Expedição Filosófica.

L.195, D.28v.: Ofício ao capitão Marcelino José Cordeiro, comandante da fortaleza de São Gabriel, agradecendo os obséquios recebidos durante as diligências efetuadas na província de Mato Grosso.

L.195, D.29: Carta e termo ao governador João Pereira Caldas, dando notícias da expedição de que foi encarregado e das enormes dificuldades que tem tido no trato com os índios.

L.195, D.30: Propriedade e posse das terras do Cabo do Norte pela coroa de Portugal, deduzida dos Anais Históricos do Estado do Maranhão e de algumas memórias e documentos por onde se acham dispersas as suas provas. 35 f.

L.195, D.55: Elogio ao bispo D. Caetano Brandão e ao governador Martinho de Souza e Albuquerque.

L.195, D.56: Carta sobre a maneira como tem tratado as caneleiras que vieram para o Jardim Botânico.

L.195, D.57: Carta, enviando a Carta Geográfica de Projeção Esférica do Estado do Brasil, da qual foi incumbido de mandar desenhar pelos desenhadores do Jardim Botânico, sob as ordens do Dr. Antônio Pires da Silva Pontes.

L.195, D.58: Ofício a Martinho de Melo e Castro, relatando a precária situação da expedição, estando os índios desgostosos por não terem sido pagos e pelas notícias recebidas do falecimento de 62 pessoas no caminho que pretendem seguir.

L.195, D.59: Ofício a Martinho de Melo e Castro, informando sobre o número exato de empregados no serviço do Real Gabinete de História Natural e Jardim Botânico, com suas respectivas funções.

L.195, D.60: Folhinha comemorativa do bicentenário de Alexandre Rodrigues Ferreira, com efemérides de sua vida. Rio de janeiro, 1956.

L.195, D.61: Carta ao Sr. Joaquim José Codina, determinando tarefas para a Missão Filosófica. Anexo: A Chave da América, composto em VI axiomas.

L.195, D.62: Cartas a Martinho de Melo e Castro: justifica sua demora na capitania do Rio Negro; solicita licença para ir à Bahia; expõe os motivos por que não envia as descrições do material observado; diz ter remetido sua produção do rio Madeira; envia cópia de sua correspondência com João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, na qual relaciona o que necessita para sua viagem a Cuiabá, rios São Lourenço, Paraguai e Tauru; e pede esclarecer suas dúvidas quanto aos artigos sobre mineralogia contidos nas instruções recebidas.

L.195, D.63: Carta a Antônio Vilela do Amaral, propondo-lhe que este lhe comunique todos os conhecimentos sobre plantas indígenas e exóticas, para os inserir no corpo da sua História Filosófica e Política.

L.195, D.66: Relação dos documentos que fazem parte da COLEÇÃO ALEXANDRE RODRIGUES FERREIRA DO IHGB e índice onomástico das pessoas mencionadas.

L.195, D.7: Falas a Martinho de Souza e Albuquerque, quando este se despede do governo do estado do Grão-Pará; e a João Pereira Caldas, por sua visita às capitanias do Grão-Pará e Rio Negro e, ainda, por seu aniversário. (4 doc.).

L.195, D.8: Ofício a José Joaquim Freire, dizendo que deve o mesmo partir, junto com o Sr. Agostinho Joaquim Dumas e o Sr. Agostinho Joaquim do Cabo, para o rio Dimiti, fazendo um relatório do que encontrarem e observarem.

L.195, D.9 N.1: Ofício ao Sr. Antônio José de Araújo Braga, solicitando o seu auxílio no que diz respeito às doenças epidêmicas e endêmicas para a História Filosófica e Política dos estabelecimentos portugueses no estado do Grão-Pará, da qual está encarregado, bem como dos venenos e seus antídotos. (2 f. mais 1 cópia).

L.195, P.: COUTINHO, Francisco de Souza. Bando do governador e capitão-general do estado do Grão-Pará, Francisco de Souza Coutinho, sobre a conservação das matas. 1797.

L.195, P.13: ALMADA, Manuel da Gama Lobo de. Ofício aos juízes e oficiais do senado da câmara da vila de Barcelos sobre remessa de dinheiro. 1787.

L.195, P.24: CALDAS, João Pereira. Aviso do Sr. João Pereira Caldas ao administrador do Real Pesqueiro do Caldeirão, no rio Solimões. 1787.

L.195, P.3: BULA da confirmação do primeiro bispo de Belém do Pará (em latim). 1719.

L.195, P.32: SALGADO, José Antônio. Representação ao Juiz e mais oficiais do senado da câmara sobre a venda do pescado e regulamentando o corte da madeira de ananim. 1800.

L.195, P.33: DECRETO do Rei de Espanha, no qual explica as razões que o levaram a declarar guerra a D. Maria I, Rainha Fidelíssima de Portugal. 1801.

L.195, P.34: MELO, Pedro de Faria e. Ordem fazendária de Pedro de Faria e Melo. 1803.

L.195, P.35: SALGADO, José Antônio. Bando do coronel José Antônio Salgado, proibindo a extração e uso da piaçaba. 1803.

L.195, P.36: SALGADO, José Antônio. Ordem ao Juiz e oficiais da câmara. 1803.

L.195, P.37: COSTA, José Joaquim Vitório da. Ordem ao Juiz Ordinário de Tomar, regulando a saída de índios aldeões. 1806.

L.195, P.38: COSTA, José Joaquim Vitório da. Circular aos juízes sobre o tratamento a ser dispensado aos índios. 1807.

L.195, P.39: COSTA, José Joaquim Vitório da. Ofício ao Juiz Ordinário da vila de Tomar. 1807.

L.195, P.4: MARINHA Real Portuguesa. Decreto do Rei de Portugal sobre a sua real marinha. 1761.

L.195, P.41: COSTA, José Joaquim Vitório da. Ordem fazendária ao Juiz Ordinário da vila de Tomar. 1807.

L.195, P.42: COSTA, José Joaquim Vitório da. Circular às câmaras, dando instruções para o alistamento dos habitantes naturais e naturalizados do distrito inteiro. 1808.

L.195, P.43: COSTA, José Joaquim Vitório da. Advertência ao Juiz Ordinário da vila de Tomar para arrecadação das quintas e dízimos da farinha. 1808.

L.195, P.44: COSTA, José Joaquim Vitório da. Ordem fazendária à câmara da vila de Moura sobre a arrecadação da terça-parte da farinha de mandioca destinada aos armazéns reais. 1814.

L.195, P.45: BITTENCOURT, Antônio Feliciano de Albuquerque. Edital sobre moedas falsas. 1817.

L.195, P.46: RELAÇÃO do pagamento dos vencimentos das pessoas que trabalharam para a administração da feitoria do corte de piaçaba, na vila de Tomar. 1819/1820.

L.195, P.47: RELAÇÃO das despesas feitas com os índios, em várias diligências para a publicação dos editais das eleições da paróquia da vila de Tomar. 1821.

L.195, P.48: CARNEIRO, Antônio da Silva. Determinação aos juízes e oficiais da câmara de Moura. 1822.

L.195, P.49: CARNEIRO, Antônio da Silva. Ordem ao presidente e oficiais da câmara da vila de Barcelos para fiscalizarem o dízimo de toda a piaçaba. 1823.

L.195, P.5: UNIFORMES militares. Decretos sobre uso de uniformes. 1761.

L.195, P.50: FERREIRA, Domingos Nunes Ramos. Ordem ao Juiz Ordinário da vila de Tomar sobre os trabalhadores do serviço da pesca. 1826.

L.195, P.51: AZEVEDO, Bonifácio João de. Ordem do presidente do governo imperial Bonifácio João de Azevedo ao presidente e oficiais da câmara da vila de Barcelos, pedindo informações sobre a conduta pública do tenente-coronel Francisco Ricardo Zany. 1824.

L.195, P.52: RELAÇÕES dos juízes de fora da cidade de Santa Maria de Belém do Grão-Pará e dos intendentes gerais do comércio, agricultura e manufatura do Pará. Decretos de 27/03/1753 e 30/05/1756.

L.195, P.53: GRÃO-PARÁ - Lista das comarcas, termos e freguesias da província do Grão-Pará. 6 f.

L.195, P.54: PILAR, Bartolomeu do. Breve, concedendo faculdade ao bispo do Pará, D. Fr. Bartolomeu do Pilar (em latim). Notas sobre a sagração de D. Fr. Guilherme de São José (1738) e nomeação de D. Fr. Miguel de Bulhões para bispo de Malaca.

L.195, P.6: MARINHA Real Portuguesa. Decreto do Rei de Portugal criando vinte sargentos de mar e guerra para o real serviço. 1763.

L.195, P.64: Prospecto da cidade de Santa Maria de Belém do Grão-Pará. 5 f.

L.195, P.65, D.1: Ofício ao Dr. Feliciano Marques Perdigão, enviando a descrição do animal reconêter, que os índios do Brasil chamam guaxinim.

L.195, P.65, D.2: Ofício a D. Rodrigo de Souza Coutinho, mostrando os inconvenientes da cessão do rio Araguari aos franceses.

L.195, P.65, D.3: Carta a Januário Antônio Lopes da Silva, restituindo a relação do mestre José Gaspar.

L.195, P.65: Descrição do guaxinim. Extraído do tomo 4 da Academia Real das Ciências, nº 422, com ofício a D. Rodrigo de Souza Coutinho e carta a Januário Antônio Lopes da Silva

L.195, P.7: CARVALHO, José Simões de. Fala a João Pereira Caldas. 1785.

L.195, P.8, N.1: Carta a José Joaquim Freire, para que tome conta das canoas e faça o maior número de desenhos das plantas.

L.195, P.8, N.2: Carta a José Joaquim Freire, comunicando que deve partir junto com o Sr. Agostinho Joaquim Lumas e Agostinho Joaquim do Cabo para o rio Dimiti, fazendo um relatório do que encontrarem e observarem.

L.282, LIVRO 2, N.22: Nomeação do Rev. Fr. Antônio de Santa Catarina para capelão da Expedição Filosófica que o Dr. Alexandre Rodrigues Ferreira irá empreender do Pará à capitania do Mato Grosso.

L.282, LIVRO 2, N.24: Descrição da viagem ao rio Amazonas.

L.282, LIVRO 2: Vinte e nove documentos relativos ao Dr. Alexandre Rodrigues Ferreira e seus auxiliares.

L.282, LIVRO 7: Miscelânea histórica para servir de explicação ao Prospecto da cidade de Belém do Grão-Pará. 109 p.

L.282, LIVRO 8: Miscelânea Histórica para servir de explicação ao Prospecto da cidade de Belém do Grão-Pará. (p. 53-130)

L.282, LIVRO 9: Cartas a Agostinho José do Cabo e a Martinho de Melo e Castro sobre os trabalhos que está realizando na capitania do Pará.

L.762, P.37: Páginas impressas de um documento assinado por Alexandre Rodrigues Ferreira (p. 211-217).