ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A FILOLOGIA
NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA

José Pereira da Silva (UERJ)

 

Preocupado com o destino da formação de filólogos brasileiros, o Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos tem investido em diversas direções no sentido de garantir algum espaço para a formação específica dos profissionais dessa ocupação.

Divulgando alguns trabalhos através de sua Revista Philologus, de seu Almanaque CiFEFiL, de seus Cadernos do CNLF, em versão impressa, digital e virtual, foi aberto no ano passado um debate sobre a criação de um curso de Especialização em Filologia com o objetivo de preparar um quadro de docentes de ensino superior para as nossas faculdades de Letras e profissionais ligados à prática da edição científica de textos, tais como edição crítica, edição diplomática ou edição diplomático-interpretativa.

A abertura desse debate coincidiu com o período em que nos envolvemos na realização de um curso de “Educação à Distância Via Internet: Capacitação de Professores”, oferecido pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ (Caxias), através do Centro de Produção da UERJ (CEPUERJ), ao final do qual apresentamos um projeto de Curso de Pós-Graduação à Distância em Filologia, em conjunto com o Prof. Claudio Cezar Henriques.

Às vésperas de me preparar para a aposentadoria, estou apresentando uma proposta de “Disciplina à Distância”, dentro do quadro das disciplinas eletivas do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, que contará com o apoio também de outras universidades, de acordo com a nova legislação específica emanada do Ministério da Educação recentemente.

Muita coisa está confusa na área do ensino público de terceiro grau em diante à distância, principalmente no Rio de Janeiro, em que o lançamento do CEDERJ, que se constitui no Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, com alguma ineficiência dos propositores e de um certo exagero na carga de resistência de seus opositores; seja a resistência dos que se opõem por desgostarem da proposta seja a dos que se opõem por considerar o projeto uma concorrência forte ao correspondente do Governo Federal etc.

A UERJ tem participado diretamente nas discussões relativas à implantação do CEDERJ no Estado do Rio de Janeiro e é bastante provável que a Faculdade de Formação de Professores esteja sediando, em breve, um dos núcleos desse Consórcio de Educação a Distância.

Organizando melhor os docentes de ensino superior interessados nessa modalidade de ensino, a Fundação Universitária José Bonifácio (que administra a UFRJ) realiza, de 26 a 28 de março de 2002, na sede do Laboratório Nacional de Computação Científica, em Petrópolis (RJ), o I Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância.

O objetivo do I ESuD é a formação de um grupo seleto e de qualidade, que possa irradiar análises, pesquisas, avaliações e apontar avanços no que tange ao desenvolvimento da EAD na Educação Superior do Brasil no país. A idéia é organizar um grupo de dimensão nacional que comece a discutir, de modo mais acadêmico, as questões da educação superior a distância com a contribuição que possa ser trazida da experiência internacional. Por isso, faz parte da programação do evento a criação da Sociedade Brasileira de Educação Superior a Distância.

Traçar diretrizes e executar ações que aprimorem a formação de recursos humanos capacitados a enfrentarem os desafios da sociedade da comunicação e da informação e as inovações requeridas nos novos cenários da ciência e tecnologia são as principais demandas deste novo século. Diante desse desafio, a UniRede <http://www.unirede.br> - Universidade Virtual Pública do Brasil, o Cederj - Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, e a Aiesad - Asociación Iberoamericana de Educación Superior a Distancia, se reuniram para organizar o I Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância - I ESuD, que acontece de 26 a 28 de março de 2002, em Petrópolis (RJ).

Os rumos e as iniciativas adotadas ou recomendadas para políticas e práticas de cursos a distância bem como a qualificação de profissionais que atendam esta demanda são os principais temas debatidos por representantes de instituições nacionais e do exterior, todos eles dedicados e comprometidos com o desenvolvimento da metodologia EAD. É, portanto, para desbravar novos caminhos e consolidar as conquistas até aqui obtidas que estaremos reunidos em Petrópolis.

Diante de tal objetivo, decidiu-se por dirigir convites aos participantes ao invés de abrir chamadas de trabalhos. Tais convidados foram escolhidos por serem aqueles que, nos últimos anos, estão à frente das inúmeras iniciativas e projetos de EAD que têm emergido no país, a maioria deles reunidos em parcerias e consórcios, como os do Cederj - Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, que congrega as seis universidades públicas do Estado, e da UniRede - Universidade Virtual Pública do Brasil, consórcio de 68 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

Os seguintes temas foram discutidos no I Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância - I ESuD:

  1. Tendências das Políticas Institucionais, dos Projetos, Consórcios e da Legislação no Brasil

  2. Tecnologias e Ferramentas em EAD

  3. Material Didático em Educação Superior a Distância

  4. Gestão dos Sistemas em EAD

  5. Avaliação, Qualidade e Eficácia em EAD
  6. Perspectivas Mundiais da Educação Superior a Distância
  7. Capacitação Profissional para o Trabalho na EAD
  8. Cursos de Licenciaturas a Distância: Possibilidades de Integração
  9. Criação da Sociedade Brasileira de Ensino Superior a Distância

  10. Do presencial ao Não Presencial: Disciplinas e Currículos

  11. Financiamentos para o Ensino Superior a Distância

  12. Interatividade e Potencialidades da EAD