APRESENTAÇÃO

 

O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos tem o prazer de apresentar-lhe o número 05 do V volume dos Cadernos do CNLF, contendo doze trabalhos de autoria dos professores Ana Lúcia M. de Oliveira, Carlinda Fragale Pate Nuñez, Geraldo R. Pontes Jr., Geysa Silva, Leonor Werneck dos Santos, Maria Antonieta Jordão de O. Borba, Maria Cristina Gariglio Stark, Maria de Lourdes de Melo Pinto, Maria Lúcia Mexias Simon, Martha Rocha Guimarães, Suely Rodrigues Andrade e Tatiana Alves Soares, que nos apresentam importantes contribuições da literatura aos estudos lingüísticos e filológicos, aplicados às literaturas de língua portuguesa e a outras diversas literaturas modernas e clássicas.

Além do relacionamento da crítica com os novos parâmetros teóricos da literatura, apresentado pela Professora Geysa, e do visualismo patético seiscentista, abordado pela Professora Ana Lúcia, quase todos os trabalhos tratam da crítica literária sob algum interessante ponto de vista, não deixando de considerar a análise da linguagem e das técnicas de utilização artística das línguas na construção do texto literário, visto que o nosso evento não é de Literatura, mas de Lingüística e Filologia.

Enfim, temos uma série interessante de trabalhos que não poderá deixar de ser consultada posteriormente para um avanço e aprofundamento de qualquer estudo da mesma natureza.

Agradeço a todos os que se dignarem a ler, refletir e manifestar suas opiniões e críticas ao editor e/ou aos respectivos autores porque o sonho da perfeição continua vivo, pois estamos dispostos a melhorar o que estiver bom e corrigir o que estiver errado nas tentativas que iniciamos para prosseguirmos com atividades cada vez mais enriquecedoras para a nossa especialidade.

Quem não critica não participa da autoria e perde uma boa oportunidade de mudar o mundo para melhor. Por isto, pense sempre que o mundo que nos cerca pode ser modificado e é somente em relação a esse nosso mundo que seremos cobrados, no futuro, pela história.

 

Rio de Janeiro, fevereiro de 2002.