A GÍRIA DO FILÓLOGO E EDITOR DE TEXTOS

José Pereira da Silva (UERJ)

 

Assim como as demais profissões, a do filólogo tem um vocabulário técnico bastante especializado, que só os iniciados conhecem e sabem utilizar adequadamente.

Entre os termos mais específicos, podemos destacar ao menos os seguintes, para dar uma idéia aproximada de sua especificidade:

Aparato crítico. Numa edição crítica, conjunto de notas explicativas em que o editor justifica as lições do texto por ele escolhidas.

Apógrafo - Reprodução dum escrito original; traslado.

Arquétipo e subarquétipos -

Autógrafo - 1. Escrito do próprio autor. 2. Assinatura ou grafia autêntica do próprio punho, original.

Codex unicus - Testemunho único de uma tradição.

Codices eliminandi -

Colação - Confronto da cópia dum manuscrito com o original ou com outra cópia, ou ainda, do original ou da cópia com suas edições, para verificar a correspondência entre os respectivos textos, que se expressa num estema, e assim analisar a maior ou menor autoridade, para a escolha da edição exata.

Contaminação -

Crítica autoral -

Crítica textual - Disciplina que tem por finalidade a restituição de um texto à sua forma lingüística original, dele retirando todas as alterações que possa ter sofrido no decurso de sua transmissão do autor ao leitor. [Sin.: crítica do texto e filologia. Cf. ecdótica.]

Crítica verbal -

Divinatio -

Ecdótica - Disciplina que trata da edição de um texto. [A ecdótica é mais abrangente que a crítica textual, pois trata de todos os aspectos de uma edição, mesmo daqueles não lingüísticos, tais como a disposição da mancha, dos títulos, o uso diferenciado de caracteres gráficos, o conjunto das ilustrações.]

Edição abreviada. Aquela cujo texto foi parcialmente suprimido, ou resumido em trechos ou passagens supostamente não essenciais à sua compreensão.

Edição ampliada. Edição de obra à qual foram acrescidas novas matérias em relação à edição anterior; edição aumentada.

Edição anotada. Edição que inclui comentários destinados a esclarecer ou complementar o texto original do autor; edição comentada.

Edição atualizada. Aquela cujo texto sofreu acréscimos e/ou modificações em relação à anterior, no sentido de pôr em dia a matéria tratada.

Edição autorizada. A que recebe aprovação expressa do autor, ou do detentor dos direitos editoriais, para distingui-la das fraudulentas.

Edição clássica. Edição de texto antigo ou moderno feita de modo que se torne correntemente aceita como modelo.

Edição comemorativa. A que se produz para comemorar determinado fato ou data.

Edição compacta. Aquela em que, para reduzir o número de páginas, se adotam caracteres pequenos e composição cerrada.

Edição completa. Aquela que compreende todas as obras de um autor.

Edição corrente. Edição comum, feita para o grande público, e que contém o texto puro e simples da obra.

Edição crítica. A que é elaborada a partir da colação de diversos testemunhos, e que visa a estabelecer a última vontade do autor, no que respeita à forma originária da mensagem transmitida; edição exegética.

Edição de arte. Edição de livro que se caracteriza pelo esmero da produção gráfica e pela valorização dos elementos visuais.

Edição de bibliófilo. A que se destina a colecionadores, impressa em papel de qualidade, geralmente ilustrada, de tiragem reduzida e exemplares numerados e, quando possível, assinados pelo autor, ilustrador etc.

Edição de bolso. A edição de livro de bolso.

Edição de luxo. Edição impressa em papel de alto preço, em formato quase sempre grande e com margens amplas, às vezes composta com tipos especiais, ornada de ilustrações e não raro suntuosamente encadernada.

Edição definitiva. Aquela cujo texto foi, pelo autor, considerado definitivamente estabelecido; edição original, edição ne varietur.

Edição diamante. A de formato minúsculo, impressa com tipos de ínfimo corpo, aos quais outrora se dava, em geral, o nome de diamante; edição liliputiana, edição microscópica.

Edição digital. Ato ou efeito de editar por meio de recursos computacionais.

Edição diplomática. A que, lançando mão dos caracteres tipográficos convencionais, reproduz a lição de um texto com extrema fidelidade, sem corrigir eventuais erros, sem introduzir pontuação ou quaisquer outros traços inexistentes no documento a ser editado.

Edição documentária. A que visa a tornar o texto editado o mais fidedigno possível, para permitir seu uso por especialistas, como no caso das edições diplomáticas e fac-similares.

Edição expurgada. Aquela de que se eliminaram as passagens tidas como inconvenientes por motivos políticos, éticos ou religiosos.

Edição fac-similar. A que reproduz um testemunho por meios mecânicos, como, p. ex., a fotografia ou a fototipia; edição fac-similada, edição mecânica.

Edição fraudulenta. A que é feita sem assentimento do autor ou do detentor dos direitos autorais; edição espúria, edição pirata.

Edição integral. Edição não abreviada ou não expurgada, ou que representa um texto só então integralmente estabelecido.

Edição interpretativa. Edição de texto cuja tradição está limitada a um único testemunho, o codex unicus.

Edição paleográfica. A que transcreve fiel e exatamente um manuscrito, respeitando-lhe a grafia, pontuação, etc., e colocando entre colchetes os acréscimos julgados necessários.

Edição princeps. A primeira edição de um livro; edição príncipe.

Edição. 1. Publicação de livros, revistas, jornais, gravuras, partituras, discos, softwares etc., incluindo ou não as fases da produção material e da distribuição. 2. Conjunto de exemplares de uma publicação reproduzidos, uma ou mais vezes, da mesma forma, matriz, master, fotolito etc. 3. Texto preparado segundo critérios filológicos.

Editor - O responsável por uma editoração; editorador. Aquele que elabora uma edição.

Editoração - 1. Preparação técnica de originais para publicação, envolvendo revisão de forma e, em certos casos, de conteúdo. 2. Conjunto organizado de atividades para edição de impressos, excluídas, eventualmente, no todo ou em parte, aquelas relativas à produção gráfica. 3. Ato ou efeito de editorar.

Editoração eletrônica - Conjunto de atividades ou processos de editoração (especialmente a montagem gráfica, e podendo incluir, eventualmente, a impressão final da publicação) realizados exclusivamente por meio de programas e equipamentos computacionais.

Editorar - 1. Editar. 2. Reunir, organizar, anotar e, geralmente, também prefaciar ou posfaciar (textos de um ou vários autores), para publicação. 3. Fazer editoração.

Emendatio -

Erro conjuntivo - Erro que se presta a indicar a conexão entre diversas cópias, porque está presente em mais de uma e é de natureza tal que seria improvável que diferentes copistas pudessem nele incorrer independentemente.

Erro diretivo -

Erro separativo - Erro que, presente numa cópia, mas não em outra, permite reconhecê-las como independentes.

Erro-guia -

Erros significativos -

Estabelecimento de texto -

Estema - Representação em diagrama das relações entre cópias de um mesmo texto, a qual apresenta, de modo esquemático, a linha essencial da transmissão do texto.

Estemática - Interpretação e classificação das variantes de um texto para a determinação das relações existentes entre vários testemunhos.

Filologia - 1. Estudo da língua em toda a sua amplitude, e dos documentos escritos que servem para documentá-la. 2. Crítica textual.

Incunábulo - Livro impresso nos primórdios da imprensa, i. e., a partir de meados do séc. XV, até o último dia, inclusive, do séc. XVI.

ISBN - sigla de International Standard Book Number. Indicativo numérico utilizado internacionalmente para identificação de livros.

ISSN - sigla de International Standard Serial Number. Indicativo numérico utilizado internacionalmente para identificação de publicações seriadas, como revistas, jornais etc.

Layout -

Lição - Forma particular de um texto, em comparação a outra forma do mesmo texto.

Scriptorium -

Testemunho - Forma de um texto em determinado suporte.

Texto - 1. Excerto de língua escrita ou falada, de qualquer extensão, que constitui um todo unificado. 2. Toda e qualquer expressão, ou conjunto de expressões, que a escrita fixou.

Texto crítico -

Tradição - O conjunto dos testemunhos, conservados ou desaparecidos, em que se materializou um texto ao longo do tempo.

Transmissão - A reprodução de um texto em testemunhos ao longo do tempo.

 

abaixador, abstracts, adaga (signo), adaga dupla (signo), adendos, alceamento, Anais, ante-rosto, antígrago, apelo publicitário, arte final, áspices, assinatura da mancha, autor, averbação, boneca, brochura, cabeço de letra, cabeço de página, caixa alta, caixa cega, cânon editorial, capa, carga de negro, cauda de letra, cerifa, cerifas dos tipos, cícero, citações, colação, colofão, comissiva, compilador, componedor, conjetura, consciência autoral, contracapa, contracapa, cópia, copista, corpo do livro, corpo do tipo, correção, correlação, correlação, corretor, corte de tipo, crã de tipo, cursiva, decalque, diagramação, direitos autorais, direitos editoriais, diretor-de-texto, documentação, (eletrônica), editor-de-texto, encadernação, entrelinha, Epígrafe, errata, erratas, escólio, espécies de citação, espessura do olho na mancha, falsas notas, ficha catalográfica, filigrana, folha de rosto, fólio, fonte, fotocomposião, fotograma, fotogravura, fotoligografia, fotolito, fotomontagem, gato, glosa, glossário, gralha, grifo, guias, halo, iconografia, iluminura, imprenta, imprenta, impressão, in folio, in plano, incunábulo, índex (signo), indexação, índice, justificação, justificativa de tiragem, laser, lauda, layout, letra capitula, linhagem direta e linhagem indireta, maiúsculas, mancha, manchas subcapitulares, marca d’água, marcas d’água, máscara, minúsculas, miolo, montagem do livro, montagem, normas editoriais, notais marginais, notas de rodapé, notas laterais, olho, orelha, organizador, originais, PageMaker, página capitular, paginação, parágrafo, parênteses, pastel, pastiche, penetração em papéis absorventes), pergaminho, piolho (repetição), plágio, plano editorial, pontuação, portada, posfácio, positura, pós-textuais, prefácio, prenome, pré-texto, Projeto gráfico, projeto visual, prova (de cor, de máquina, de página), pseudônimos, ranhura, quadro, rafe, recensão, reclamo, recolhido, redações prévias, reduções, referências bibliográficas, registro bibliográfico, registro falho, régua tipográfica, reimpressão, remissiva bibliográfica, remissiva de notas, remissivas, remissões bibliográficas, resenhas, resumo, retranca, revestimento, revisão acompanhada, revisão batida, revisão silenciosa, revisão tipográfica, salto, seccionamento orgânico, seccionamento, sinais de revisão, sobrecapa, sobrecapa, solarização, sombreado, subnota, sumário, sumário, supressão, tabela, tábula, taquigrafia, tipo com serifa, tipo sem serifa, tiragem, título, tomo, transcrição, transliteração, valência, variante, versal, versalete, versos, viúva, vivário, volume, xerogafia, xilografia