DESCRIÇÃO DA FAMÍLIA OCUPACIONAL DOS FILÓLOGOS, TRADUTORES E INTÉRPRETES

José Pereira da Silva (UERJ)

 

Família ocupacional é um conceito ampliado de emprego, entendido como um conjunto de atividades realizadas pelo profissional e as competências para a sua realização. Neste caso, o filólogo, o tradutor e o intérprete constituem, juntos, a mesma família ocupacional.

A definição dessa família ocupacional apresenta resumidamente os resultados a que chegaram os doze especialistas, reunidos em São Paulo no mês de julho, num painel promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego para a elaboração da Classificação Brasileira de Ocupações, num projeto denominado, abreviadamente CBO 2000.

Da profissão de filólogo, foram convidados para esse painel, os professores Bruno Fregni Basseto e Luís Antônio Lindo (USP), João Bortolanza (UFMS) e José Pereira da Silva (UERJ), cujos trabalhos de descrição realizados nos dias cinco e seis de julho foram referendados por Leodegário A. de Azevedo Filho, Evanildo Cavalcante Bechara (ABF) e Bruno Fregni Bassetto na etapa seguinte, a seis deste mês de agosto.

Este projeto é de grande importância para o país porque permitirá a atualização de códigos, títulos e descrições da Classificação Brasileira de Ocupações, obra de referência para classificar os empregos no mercado de trabalho brasileiro.

Já naquela oportunidade já foram organizados dois livros em forma de antologia para servirem de base à discussão que não pretende ter terminado e que nos levará a uma definição oficial e racional para a Filologia e para as atividades específicas e paralelas dos filólogos: O Filólogo no 3º Milênio: Contribuições para a Classificação Brasileira de Ocupações (ISBN 85-902047-1-5) e A Filologia no Brasil: antologia dos textos teóricos mais freqüentes na biblioteca do filólogo brasileiro.

Nesses dois trabalhos foram incluídos textos dos seguintes autores, todos preocupados, nem sempre pelos mesmos motivos, com a definição da Filologia e/ou das atividades dos filólogos: no primeiro livro (Alfredo Maceira Rodríguez, Bruno Fregni Bassetto, Carlos Alexandre Victorio Gonçalves, Célia Marques Telles, Emmanoel dos Santos, José Pereira da Silva, Maximiano de Carvalho e Silva, Philippe Willemart e Violeta Virgínio Rodrigues) e no segundo (Antenor Nascentes, Emanuel Araújo, Erich Auerbach, Evanildo Bechara, Gladstone Chaves de Melo, Heinrich Lausberg, José Honório Rodrigues, Maria Luiza Fernández Miazzi, Olmar Guterres da Silveira, Rodolfo Ilari, Segismundo Spina, Serafim da Silva Neto e Sílvio Elia).