APRESENTAÇÃO

Neste sétimo número do sexto volume dos Cadernos do CNLF, o CiFEFiL foram reunidos quatorze trabalhos lingüístico-filológicos apresentados no VI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia que versaram sobre os estudos do léxico, com prioridade para os de estudos semânticos e para os estudos lexicológicos.

Quinze autores têm os seus trabalhos publicados neste volume: Alexandre José P. C. de A. Jácome (19-24), Alfredo Maceira Rodríguez (95-107), Celina Márcia de Souza Abbade (09-18), Cidmar Teodoro Pais (72-85), Fátima Helena Azevedo de Oliveira (25-30), Giselle de C. de Carvalho (108-117), Janaína Soares Alves (30-38), Leandro Zanetti Lara (50-57), Letícia Queiroz de Moraes (132-144), Manoel Pinto Ribeiro (86-94), Maria Aparecida Barbosa (145-159), Maria Lúcia Mexias Simon (67-71), Maria Lucília Ruy (39-49), Nataniel dos Santos Gomes (19-24), Regina Célia Pereira Werneck de Freitas (118-131) e Tadeu Luciano Siqueira Andrade (58-66), em níveis que vão do graduando, iniciante nas labutas da pesquisa, ao pesquisador altamente especializado.

Apesar da aparente restrição temática, o volume reúne trabalhos bastante variados, como exemplificamos a seguir:

O estudo do léxico especial de autores ou obras, que fornece bases para o seu estudo estilístico, está representado por quatro trabalhos: o primeiro, o segundo, o quinto e o décimo segundo, com enfoques e temas bastante diversificados.

Os estudos teóricos sobre o léxico estão representados em oito trabalhos: o primeiro, o segundo, o quarto, o sexto, o oitavo, o nono, o décimo terceiro e o décimo quanto, tratando da estruturação de um macrocampo lexical, da formação lexical, dos “falsos amigos” no dicionário bilíngüe, categorias semântico-lexicais, campos conceptuais, campos lexicais, campos semânticos, formas divergentes e convergentes, constituição dos significados etc.

Os estudos da terminologia constituem a base de dois trabalhos (o terceiro e o décimo quinto) e se desenvolvem como partes de dois outros (o sexto e o décimo segundo).

Outros trabalhos que também poderiam ter sido reunidos neste volume já foram publicados noutro periódico do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos, como , por exemplo, “Freqüências lexicais em Gregório de Mattos e Guerra”, de Ruy Magalhães de Araujo, e “Uma leitura lexicográfica de duas cantigas de Airas Nunes: subsídios para uma revisão do quadro lírico do cotidiano medieval”, de Clarice Zamonaro Cortez e Maria Regina Pante.

Agradecemos a todos pelas sugestões e críticas que puderem ser feitas e dirigidas ao editor para que, caso saia uma segunda edição, sejam corrigidas, melhorando a qualidade dessas publicações.

Rio de Janeiro, junho de 2003.

José Pereira da Silva