REVENDO A COORDENAÇÃO E A SUBORDINAÇÃO NAS GRAMÁTICAS E NO ENSINO DO PORTUGUÊS

Tadeu Luciano Siqueira Andrade (UNEB)

 

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo uma re -análise dos processos de coordenação e subordinação a partir dos compêndios gramaticais e difundidos nas aulas de Língua Portuguesa, cuja temática são os estudos de análise das orações.

Considerando a análise dos manuais gramaticais no que toca à coordenação e à subordinação, percebemos que tais fenômenos são abordados a partir de um corpus formado por frases isoladas e descontextualizadas que, às vezes, não mostram visão semântico - pragmática. A análise das orações está fundamentada nos critérios meramente sintáticos ou formais. Tais critérios, sem os componentes semânticos e pragmáticos, não mostram, com clareza, o uso efetivo da língua.

Não podemos falar em coordenação ou subordinação sem fazermos referência às orações: coordenada, principal e subordinada, uma vez que essa tripartição é constante nas gramáticas e nas aulas de sintaxe do português.

Procedemos à análise de dez manuais gramaticais, considerando como são abordadas as orações nesses manuais e, conseqüentemente, os exercícios de análise lingüística do período composto quer por coordenação quer por subordinação.

 

REFERENCIAL TEÓRICO

A Gramática Tradicional traça diretrizes para o estudo das orações a partir da classificação dos constituintes oracionais em termos essenciais (sujeito e predicado), integrantes (complementos, agente da passiva e predicativos) e acessórios (adjuntos e aposto), procurando inserir os elementos da oração nessas funções. Cada termo recebe a classificação de acordo com a função exercida.

CARONE (1994: 11) considera como função a relação de dependência que os elementos da oração estabelecem entre eles.

Os constituintes de uma oração apresentam – se em dois processos: o processo de ordem e de dependência.

De ordem, porque há uma seqüência, e de dependência, porque os termos se articulam no processo de hierarquia, para formar as frases.

Essa articulação é dada graças à conexão sintática, daí vem o processo da subordinação.

A Nomenclatura Gramatical Brasileira usa os termos coordenação e subordinação quando faz alusão ao período composto. Será que em uma oração não tais processos sintáticos?

As relações sintáticas ocorrem no interior da oração. Somente a subordinação é responsável pela existência das funções sintáticas.

Para AZEREDO (1995: 49), “o processo por excelência é, portanto, a subordinação, meio que consiste em prover as unidades que formam os sintagmas que constituem as orações”.

As palavras se organizam num processo de hierarquia, ou seja, num processo de subordinação. Nenhuma língua viva ou morta conhece uma frase organizada por coordenação.

A subordinação é responsável pela estrutura da frase, como também pela interpretação semântica.

 

ORAÇÕES COORDENADAS

A doutrina tradicional e ortodoxa considera a oração coordenada como uma oração independente no período. Esse conceito ainda hoje se apresenta em algumas gramáticas e difundido por alguns professores nas aulas de sintaxe.

KOCH (1995: 124) diz que as coordenadas são orações independentes do ponto de vista estrutural, ou seja, não encaixe de uma oração em outra.

Apesar de uma coordenada apresentar autonomia sintática, ocorre uma combinação que estabelece entre elas uma vinculação semântica, como por exemplo:

(1) Estudou, mas não obteve bom resultado.

As gramáticas consideram as duas orações independentes, sendo que a idéia de adversidade não está apenas no conectivo, como afirmam os gramáticos, e sim entre as duas orações, ocorrendo assim a vinculação semântica[1] (c.f. KOCH).

BARRETO (1994: 10) afirma que as orações coordenadas devem possuir a mesma estrutura sintático-gramatical.

Na verdade, nestas orações um mecanismo de encadeamento de idéias, ocorre uma dependência semântica que estabelece entre elas uma subordinação.

GARCIA (1990: 21),analisando o processo da coordenação, afirma a existência de uma falsa coordenação[2]. Há, portanto, a coordenação gramatical e a subordinação psicológica.

BECHARA (1999: 476) considera a coordenação como um grupo oracional formado por orações independentes do ponto de vista sintático.

KURY (1995: 16) reconhece as coordenadas como orações frases, porque cada oração é capaz de formar um período.

Essa afirmação, por apresentar uma série de interpretações e controvérsias, não pode ser feita para todas as orações coordernadas.

Para CARONE (op. cit.), as coordenadas são duas orações que se encontram, uma não é parte da outra. Não há o processo de encaixamento[3] entre elas.

Segundo FÁVERO (1990: 52), será necessária uma re - análise nos conceitos de coordenação e subordinação, uma vez que é estabelecido entre as orações um processo de interdependência no qual todas elas são necessárias para o processo de análise e compreensão do texto.

As orações que constituem um período, não importa se são coordenadas ou subordinadas, estão inter-relacionadas, formando um todo. É a “subordinação psíquica”.(c.f. Gili Y Gaya apud. FÁVERO op. cit).

Embora as orações coordenadas sejam classificadas como independentes, exprimem uma relação semântica que exige a presença de duas ou mais orações, conforme podemos observar na sentença:

(2) Venha cedo, porque vai chover.

A explicação porque vai chover semanticamente está subordinada a venha cedo e vice versa.

Os exercícios adotados pelas gramáticas para separação e classificação das orações, partindo apenas da idéia expressa pelo conectivo, proporcionam um estudo fragmentado, como se o texto fosse um emaranhado de frases, reforçando assim o mito da autonomia das orações. (grifo meu).

 

AS ORAÇÕES SUBORDINADAS

Na subordinação, encontramos o binônimo: oração principal e oração subordinada.

Os exercícios para memorização estão fundados nos enunciados:

·         Classifique as orações em destaque;

·         Separe a oração subordinada e classifique – a.

Como separar uma oração que está encaixada na outra?

Que critérios usam os gramáticos para definir uma oração principal, considerando o processo de uma oração está encaixada na outra?

Analisando alguns manuais gramaticais, encontramos vários conceitos para as orações subordinada e principal.

Oração subordinada é aquela que está subordinada à principal, sozinha não tem sentido.” (conceito simples, parafraseando a maioria dos autores analisados).

Os estudos estão voltados para a estruturação e segmentação do período, como se as orações que formam uma sentença não estivessem interligadas.

SPALDING (1980) retoma o conceito de oração principal na visão de alguns gramáticos, comparando – os com os mais recentes, notamos que pouco mudou:

Oração principal é a que tem sentido principal no período.” (Napoleão Mendes de Almeida).

Oração principal é que encerra o pensamento fundamental no período.” (Francisco da Silveira Bueno).

Oração principal é a que exprime o sentido mais importante.” (Marques da Cruz).

Oração principal é a que traz para si como dependente outra oração”. (Rocha Lima).

Como falarmos em oração principal, se existe, no período, um processo de interdependência?

Se as orações seguem uma as outras numa ordem lógica de modo que uma ajuda na compreensão da outra?

À luz da Lingüística Moderna, podemos questionar o processo de subordinação numa visão mais pragmática e semântica.

Segundo KURY, (op.cit.) a oração principal, se analisada sozinha, é uma oração truncada e desprovida de sentido, havendo, portanto, sentido quando considerar o conjunto.

Para BECHARA (op.cit.), no período composto por subordinação, há uma unidade oracional, em que a oração subordinada não passa de um termo sintático na oração complexa,[4] sendo impossível separá – la do período.

Na sentença:

(3) Desejo que seja feliz.

que seja feliz é um termo sintático na oração complexa e funciona como objeto direto do verbo desejar, ocorrendo uma recursividade.[5]

Separando a oração principal e a subordinada, nenhuma delas satisfaz as condições de sentido da oração.

Considerando o período composto por subordinação, como uma oração complexa, composta ou geral conforme classificavam José Oiticica e Souza da Silveira., não é, portanto, aconselhável a separação artificial entre subordinada e principal.

A Nomenclatura Gramatical Portuguesa eliminou a designação de oração principal sob o argumento de não fazer falta ao estudo desses processos e dar ensejos a duplas interpretações quer sejam no plano lógico quer sejam no plano gramatical. (apud. CUNHA & CINTRA 1985: 580).

Concordamos com BARRETO (op.cit) na subordinação, as orações são dependentes quanto à função e quanto ao sentido. Trata – se de um processo de hierarquização, havendo uma dependência entre as orações.

Os conceitos de subordinação e de coordenação não são questionados por KOCH (op.cit) porque, “do ponto de vista semântico pragmático, as frases que formam um período composto são necessariamente interdependentes”.

No processo de subordinação ou na oração complexa, temos termos representados sob forma de oração.

Baseados nos princípios acima, podemos afirmar que na subordinação há uma transposição, ou seja, uma unidade de camada superior oração independente passa a ser uma inferior, funcionando como membro de outra oração.

Assim ocorrerá oração composta ou período composto quando houver coordenação (c.f. BECHARA).

As coordenadas são orações que se encontram, uma não é parte da outra. a coordenação tem a capacidade de relacionar orações, havendo o paralelismo.

A subordinação é um processo em que, na oração complexa, um dos seus termos funciona como oração, existindo assim uma oração ampliada.

Na maioria das gramáticas analisadas, encontramos o período composto por coordenação antecedendo o composto por subordinação.

Se o que ocorre é uma unidade oracional, na qual temos uma oração ampliada, justifica- se a subordinação anteceder a coordenação, que segundo, AZEREDO, CARONE e BECHARA, o termo período composto é reservado à coordenação.

Segundo CARONE (op.cit), a coordenação forma seqüências abertas e não sintagmas[6].

Para compreendermos como se relacionam as orações, seremos mais prudentes, se partirmos da subordinação para a coordenação, contextualizando – as no texto, por ser o recurso mais completo e adequado para as análises das relações na oração, haja vista a insuficiência da gramática frasal no que tange à apreensão e à interpretação dos fatos da língua. (c.f. Elisa Guimarães).

A metodologia de separar, conceituar e classificar as orações a partir de conectivos como fazem alguns gramáticos não possibilita uma análise coerente da conexão entre as orações que formam um período, ou até mesmo um texto.

Tal metodologia nos mostra um ensino fragmentado e voltado para a análise sintática a partir da nomenclatura e das funções consagradas pela NGB.

É necessário, aliados às aulas de sintaxe tradicional, considerarmos a integração entre a rede sintática (tessitura textual) e o fio condutor da mensagem (plano lógico semântico).

Nesse processo, estamos não vendo a sintaxe do texto, como também a semântica, observando a macro e a microestruturas nos planos lingüístico e conceitual. (c.f. VAL – Redação e textualidade).

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para PERINI (1994: 19), “uma formação gramatical intelectualmente sadia pode ser atingida através de um exame racional e rigoroso dos fenômenos da língua.”

É importante desenvolver, nas aulas de Língua Portuguesa, a capacidade de o aluno raciocinar e analisar para que ele possa compreender os diversos processos de organização de frases na língua, tornando – se capaz de organizar os signos lingüísticos e expressar, com clareza, o seu pensamento.

Ao desenvolvermos todos esses processos, estamos usando a sintaxe da língua, uma vez que, quando falamos, ativamos toda a nossa competência lingüística, organizando o nosso pensamento, através da seqüenciação de orações, usando tanto o plano sintático como também o semântico - pragmático.

Precisamos discutir e analisar as questões sintáticas abordadas pela Gramática Tradicional.

Não estamos querendo abolir os ditames da gramática, e sim propor um exame mais profundo das relações sintático semântico pragmáticas que ocorrem no interior dos enunciados.

As gramáticas que foram analisadas neste trabalho tomam a frase como unidade básica da análise para explicar uma série de fenômenos lingüísticos que, em muitos casos, ficam sem uma explicação coerente, por exemplo, a separação de orações principal e subordinada e a polêmica da oração independente.

Para um ensino de sintaxe contextualizado, acreditamos na busca de uma gramática que além dos limites da frase, tomando como ponto de partida o texto, por ele não ser um somatório de frases, e sim uma seqüência que mobiliza recursos sintáticos e semânticos para a sua sustentação. (c.f. Elisa Guimarães).

Optamos por um estudo de orações em que as relações sintáticas ocorram tanto no plano macro como na microestrutura, constituindo assim o objeto da Lingüística textual, uma vez que não podemos falar em sintaxe sem adentrarmos nos caminhos da lingüística do texto.

Deste modo, como argumentamos, o exame das gramáticas e do ensino das orações deverá ocorrer concomitantemente com a adoção dos critérios sintáticos, semânticos e pragmáticos para que o usuário, ao construir textos, considere as relações sintáticas dentro das orações e entre as orações, reconhecendo as relações sintagmáticas na produção e na compreensão do pensamento.

Essas relações devem ser analisadas a partir do texto. Assim o usuário aprenderá a sintaxe, usando –a em diferentes situações comunicativas.

 

BIBLIOGRAFIA

AZEREDO, José Carlos de. Iniciação à Sintaxe do Português. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.

CARONE, Flávia de Barros. Morfossintaxe. São Paulo: Ática, 1994.

––––––. Coordenação e Subordinação: Contrastes e Confrontos. São Paulo: Ática, 1994.

BARRETO, Terezinha Maria de Mello. Projeto de Atualização para professores de 2º grau Análise LingüísticaA Morfossintaxe do Português. FAPEX-VITAE-UFBA, 1994.

BORBA, Francisco da Silva. Teoria Sintática. São Paulo: Edusp, 1994.

FÁVERO, Leonor Lopes. O Processo de Coordenação e subordinação: uma proposta de revisão. In: CLEMENTE, Elvo & KIRST, Marta. (org.) Lingüística aplicada ao Ensino de Português. Porto Alegre: Mercado Aberto,1994..

GARCIA, Otto M. Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro: FGV, 1990.

GUIMARÃES, Elisa. Coerência e Coesão no Texto. In. VALENTE,André (org). Aulas de Português perspectivas inovadoras. Petrópolis: Vozes, 1999.

KOCH, Ingedore G.Villaça & SILVA, Maria Cecília P.Souza. Lingüística aplicada ao Português: Sintaxe. São Paulo: Cortez, 1995.

KURY, Adriano da Gama. Novas Lições de Análise Sintática. Série Fundamentos. São Paulo: Ática, 1995.

PERINI, Mário A. Para uma Nova Gramática do Português. Série Princípios. São Paulo: Ática, 1996.

––––––. Gramática Descritiva do Português. São Paulo: Ática, 1999.

SIEGFRIED, J. Schimidt. Lingüística e Teoria do Texto. São Paulo: Pioneira, 1979.

VAL, Maria da Graça. Redação e Textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

 

GRAMÁTICAS ANALISADAS

ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática Metódica da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 1994.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999.

CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia da Editora Nacional, 2000.

CRUZ, José Marques da. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 1959.

CUNHA, Celso Cunha & CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

HENRIQUES, Cláudio Cezar. Sintaxe Portuguesa para a Linguagem Culta Contemporânea. Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1998.

LIMA, Carlos Henrique da. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1994.

MESQUITA, Roberto de Melo. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 1997.

LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Globo, 1987.

NETO, Pasquale Cipro & Infante, Ulisses, Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Scipione, 1997.

SPALDING, Tassilo Orpheu. Guia Prático de Análise Sintática. São Paulo: Cultrix, 1980.

SACCONI, Luiz Antonio. Nossa Gramática: Teoria e Prática. São Paulo: Atual,1995.

TERRA, Ernani. Curso Prático de Gramática. São Paulo: Scipione, 1998.

 


 

[1] Vinculação semântica porque o sentido de uma oração está inserido na outra.

[2] Falsa coordenação porque as orações estão articuladas semanticamente, embora elas apresentem a mesma estrutura sintático gramatical (estrutura interna).

[3] O processo de encaixamento refere – se à subordinação, em que uma oração está exercendo uma função sintática da outra.

[4] Será complexa a oração que apresenta uma informação básica e informações suplementares subordinadas  a ela.

[5] Recursividade é a propriedade que as línguas possuem de colocar estruturas dentro de estruturas.

[6] Sintagma é o termo criado por Saussure como unidade mínima que se junta a outra numa unidade lingüística superior. Aqui sintagma reporta – se à unidade sintática, ou seja, os constituintes imediatos da oração.

REVENDO A COORDENAÇÃO E A SUBORDINAÇÃO NAS GRAMÁTICAS E NO ENSINO DO PORTUGUÊS

Tadeu Luciano Siqueira Andrade (UNEB)

 

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo uma re -análise dos processos de coordenação e subordinação a partir dos compêndios gramaticais e difundidos nas aulas de Língua Portuguesa, cuja temática são os estudos de análise das orações.

Considerando a análise dos manuais gramaticais no que toca à coordenação e à subordinação, percebemos que tais fenômenos são abordados a partir de um corpus formado por frases isoladas e descontextualizadas que, às vezes, não mostram visão semântico - pragmática. A análise das orações está fundamentada nos critérios meramente sintáticos ou formais. Tais critérios, sem os componentes semânticos e pragmáticos, não mostram, com clareza, o uso efetivo da língua.

Não podemos falar em coordenação ou subordinação sem fazermos referência às orações: coordenada, principal e subordinada, uma vez que essa tripartição é constante nas gramáticas e nas aulas de sintaxe do português.

Procedemos à análise de dez manuais gramaticais, considerando como são abordadas as orações nesses manuais e, conseqüentemente, os exercícios de análise lingüística do período composto quer por coordenação quer por subordinação.

 

REFERENCIAL TEÓRICO

A Gramática Tradicional traça diretrizes para o estudo das orações a partir da classificação dos constituintes oracionais em termos essenciais (sujeito e predicado), integrantes (complementos, agente da passiva e predicativos) e acessórios (adjuntos e aposto), procurando inserir os elementos da oração nessas funções. Cada termo recebe a classificação de acordo com a função exercida.

CARONE (1994: 11) considera como função a relação de dependência que os elementos da oração estabelecem entre eles.

Os constituintes de uma oração apresentam – se em dois processos: o processo de ordem e de dependência.

De ordem, porque há uma seqüência, e de dependência, porque os termos se articulam no processo de hierarquia, para formar as frases.

Essa articulação é dada graças à conexão sintática, daí vem o processo da subordinação.

A Nomenclatura Gramatical Brasileira usa os termos coordenação e subordinação quando faz alusão ao período composto. Será que em uma oração não tais processos sintáticos?

As relações sintáticas ocorrem no interior da oração. Somente a subordinação é responsável pela existência das funções sintáticas.

Para AZEREDO (1995: 49), “o processo por excelência é, portanto, a subordinação, meio que consiste em prover as unidades que formam os sintagmas que constituem as orações”.

As palavras se organizam num processo de hierarquia, ou seja, num processo de subordinação. Nenhuma língua viva ou morta conhece uma frase organizada por coordenação.

A subordinação é responsável pela estrutura da frase, como também pela interpretação semântica.

 

ORAÇÕES COORDENADAS

A doutrina tradicional e ortodoxa considera a oração coordenada como uma oração independente no período. Esse conceito ainda hoje se apresenta em algumas gramáticas e difundido por alguns professores nas aulas de sintaxe.

KOCH (1995: 124) diz que as coordenadas são orações independentes do ponto de vista estrutural, ou seja, não encaixe de uma oração em outra.

Apesar de uma coordenada apresentar autonomia sintática, ocorre uma combinação que estabelece entre elas uma vinculação semântica, como por exemplo:

(1) Estudou, mas não obteve bom resultado.

As gramáticas consideram as duas orações independentes, sendo que a idéia de adversidade não está apenas no conectivo, como afirmam os gramáticos, e sim entre as duas orações, ocorrendo assim a vinculação semântica[1] (c.f. KOCH).

BARRETO (1994: 10) afirma que as orações coordenadas devem possuir a mesma estrutura sintático-gramatical.

Na verdade, nestas orações um mecanismo de encadeamento de idéias, ocorre uma dependência semântica que estabelece entre elas uma subordinação.

GARCIA (1990: 21),analisando o processo da coordenação, afirma a existência de uma falsa coordenação[2]. Há, portanto, a coordenação gramatical e a subordinação psicológica.

BECHARA (1999: 476) considera a coordenação como um grupo oracional formado por orações independentes do ponto de vista sintático.

KURY (1995: 16) reconhece as coordenadas como orações frases, porque cada oração é capaz de formar um período.

Essa afirmação, por apresentar uma série de interpretações e controvérsias, não pode ser feita para todas as orações coordernadas.

Para CARONE (op. cit.), as coordenadas são duas orações que se encontram, uma não é parte da outra. Não há o processo de encaixamento[3] entre elas.

Segundo FÁVERO (1990: 52), será necessária uma re - análise nos conceitos de coordenação e subordinação, uma vez que é estabelecido entre as orações um processo de interdependência no qual todas elas são necessárias para o processo de análise e compreensão do texto.

As orações que constituem um período, não importa se são coordenadas ou subordinadas, estão inter-relacionadas, formando um todo. É a “subordinação psíquica”.(c.f. Gili Y Gaya apud. FÁVERO op. cit).

Embora as orações coordenadas sejam classificadas como independentes, exprimem uma relação semântica que exige a presença de duas ou mais orações, conforme podemos observar na sentença:

(2) Venha cedo, porque vai chover.

A explicação porque vai chover semanticamente está subordinada a venha cedo e vice versa.

Os exercícios adotados pelas gramáticas para separação e classificação das orações, partindo apenas da idéia expressa pelo conectivo, proporcionam um estudo fragmentado, como se o texto fosse um emaranhado de frases, reforçando assim o mito da autonomia das orações. (grifo meu).

 

AS ORAÇÕES SUBORDINADAS

Na subordinação, encontramos o binônimo: oração principal e oração subordinada.

Os exercícios para memorização estão fundados nos enunciados:

·         Classifique as orações em destaque;

·         Separe a oração subordinada e classifique – a.

Como separar uma oração que está encaixada na outra?

Que critérios usam os gramáticos para definir uma oração principal, considerando o processo de uma oração está encaixada na outra?

Analisando alguns manuais gramaticais, encontramos vários conceitos para as orações subordinada e principal.

Oração subordinada é aquela que está subordinada à principal, sozinha não tem sentido.” (conceito simples, parafraseando a maioria dos autores analisados).

Os estudos estão voltados para a estruturação e segmentação do período, como se as orações que formam uma sentença não estivessem interligadas.

SPALDING (1980) retoma o conceito de oração principal na visão de alguns gramáticos, comparando – os com os mais recentes, notamos que pouco mudou:

Oração principal é a que tem sentido principal no período.” (Napoleão Mendes de Almeida).

Oração principal é que encerra o pensamento fundamental no período.” (Francisco da Silveira Bueno).

Oração principal é a que exprime o sentido mais importante.” (Marques da Cruz).

Oração principal é a que traz para si como dependente outra oração”. (Rocha Lima).

Como falarmos em oração principal, se existe, no período, um processo de interdependência?

Se as orações seguem uma as outras numa ordem lógica de modo que uma ajuda na compreensão da outra?

À luz da Lingüística Moderna, podemos questionar o processo de subordinação numa visão mais pragmática e semântica.

Segundo KURY, (op.cit.) a oração principal, se analisada sozinha, é uma oração truncada e desprovida de sentido, havendo, portanto, sentido quando considerar o conjunto.

Para BECHARA (op.cit.), no período composto por subordinação, há uma unidade oracional, em que a oração subordinada não passa de um termo sintático na oração complexa,[4] sendo impossível separá – la do período.

Na sentença:

(3) Desejo que seja feliz.

que seja feliz é um termo sintático na oração complexa e funciona como objeto direto do verbo desejar, ocorrendo uma recursividade.[5]

Separando a oração principal e a subordinada, nenhuma delas satisfaz as condições de sentido da oração.

Considerando o período composto por subordinação, como uma oração complexa, composta ou geral conforme classificavam José Oiticica e Souza da Silveira., não é, portanto, aconselhável a separação artificial entre subordinada e principal.

A Nomenclatura Gramatical Portuguesa eliminou a designação de oração principal sob o argumento de não fazer falta ao estudo desses processos e dar ensejos a duplas interpretações quer sejam no plano lógico quer sejam no plano gramatical. (apud. CUNHA & CINTRA 1985: 580).

Concordamos com BARRETO (op.cit) na subordinação, as orações são dependentes quanto à função e quanto ao sentido. Trata – se de um processo de hierarquização, havendo uma dependência entre as orações.

Os conceitos de subordinação e de coordenação não são questionados por KOCH (op.cit) porque, “do ponto de vista semântico pragmático, as frases que formam um período composto são necessariamente interdependentes”.

No processo de subordinação ou na oração complexa, temos termos representados sob forma de oração.

Baseados nos princípios acima, podemos afirmar que na subordinação há uma transposição, ou seja, uma unidade de camada superior oração independente passa a ser uma inferior, funcionando como membro de outra oração.

Assim ocorrerá oração composta ou período composto quando houver coordenação (c.f. BECHARA).

As coordenadas são orações que se encontram, uma não é parte da outra. a coordenação tem a capacidade de relacionar orações, havendo o paralelismo.

A subordinação é um processo em que, na oração complexa, um dos seus termos funciona como oração, existindo assim uma oração ampliada.

Na maioria das gramáticas analisadas, encontramos o período composto por coordenação antecedendo o composto por subordinação.

Se o que ocorre é uma unidade oracional, na qual temos uma oração ampliada, justifica- se a subordinação anteceder a coordenação, que segundo, AZEREDO, CARONE e BECHARA, o termo período composto é reservado à coordenação.

Segundo CARONE (op.cit), a coordenação forma seqüências abertas e não sintagmas[6].

Para compreendermos como se relacionam as orações, seremos mais prudentes, se partirmos da subordinação para a coordenação, contextualizando – as no texto, por ser o recurso mais completo e adequado para as análises das relações na oração, haja vista a insuficiência da gramática frasal no que tange à apreensão e à interpretação dos fatos da língua. (c.f. Elisa Guimarães).

A metodologia de separar, conceituar e classificar as orações a partir de conectivos como fazem alguns gramáticos não possibilita uma análise coerente da conexão entre as orações que formam um período, ou até mesmo um texto.

Tal metodologia nos mostra um ensino fragmentado e voltado para a análise sintática a partir da nomenclatura e das funções consagradas pela NGB.

É necessário, aliados às aulas de sintaxe tradicional, considerarmos a integração entre a rede sintática (tessitura textual) e o fio condutor da mensagem (plano lógico semântico).

Nesse processo, estamos não vendo a sintaxe do texto, como também a semântica, observando a macro e a microestruturas nos planos lingüístico e conceitual. (c.f. VAL – Redação e textualidade).

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para PERINI (1994: 19), “uma formação gramatical intelectualmente sadia pode ser atingida através de um exame racional e rigoroso dos fenômenos da língua.”

É importante desenvolver, nas aulas de Língua Portuguesa, a capacidade de o aluno raciocinar e analisar para que ele possa compreender os diversos processos de organização de frases na língua, tornando – se capaz de organizar os signos lingüísticos e expressar, com clareza, o seu pensamento.

Ao desenvolvermos todos esses processos, estamos usando a sintaxe da língua, uma vez que, quando falamos, ativamos toda a nossa competência lingüística, organizando o nosso pensamento, através da seqüenciação de orações, usando tanto o plano sintático como também o semântico - pragmático.

Precisamos discutir e analisar as questões sintáticas abordadas pela Gramática Tradicional.

Não estamos querendo abolir os ditames da gramática, e sim propor um exame mais profundo das relações sintático semântico pragmáticas que ocorrem no interior dos enunciados.

As gramáticas que foram analisadas neste trabalho tomam a frase como unidade básica da análise para explicar uma série de fenômenos lingüísticos que, em muitos casos, ficam sem uma explicação coerente, por exemplo, a separação de orações principal e subordinada e a polêmica da oração independente.

Para um ensino de sintaxe contextualizado, acreditamos na busca de uma gramática que além dos limites da frase, tomando como ponto de partida o texto, por ele não ser um somatório de frases, e sim uma seqüência que mobiliza recursos sintáticos e semânticos para a sua sustentação. (c.f. Elisa Guimarães).

Optamos por um estudo de orações em que as relações sintáticas ocorram tanto no plano macro como na microestrutura, constituindo assim o objeto da Lingüística textual, uma vez que não podemos falar em sintaxe sem adentrarmos nos caminhos da lingüística do texto.

Deste modo, como argumentamos, o exame das gramáticas e do ensino das orações deverá ocorrer concomitantemente com a adoção dos critérios sintáticos, semânticos e pragmáticos para que o usuário, ao construir textos, considere as relações sintáticas dentro das orações e entre as orações, reconhecendo as relações sintagmáticas na produção e na compreensão do pensamento.

Essas relações devem ser analisadas a partir do texto. Assim o usuário aprenderá a sintaxe, usando –a em diferentes situações comunicativas.

 

BIBLIOGRAFIA

AZEREDO, José Carlos de. Iniciação à Sintaxe do Português. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.

CARONE, Flávia de Barros. Morfossintaxe. São Paulo: Ática, 1994.

––––––. Coordenação e Subordinação: Contrastes e Confrontos. São Paulo: Ática, 1994.

BARRETO, Terezinha Maria de Mello. Projeto de Atualização para professores de 2º grau Análise LingüísticaA Morfossintaxe do Português. FAPEX-VITAE-UFBA, 1994.

BORBA, Francisco da Silva. Teoria Sintática. São Paulo: Edusp, 1994.

FÁVERO, Leonor Lopes. O Processo de Coordenação e subordinação: uma proposta de revisão. In: CLEMENTE, Elvo & KIRST, Marta. (org.) Lingüística aplicada ao Ensino de Português. Porto Alegre: Mercado Aberto,1994..

GARCIA, Otto M. Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro: FGV, 1990.

GUIMARÃES, Elisa. Coerência e Coesão no Texto. In. VALENTE,André (org). Aulas de Português perspectivas inovadoras. Petrópolis: Vozes, 1999.

KOCH, Ingedore G.Villaça & SILVA, Maria Cecília P.Souza. Lingüística aplicada ao Português: Sintaxe. São Paulo: Cortez, 1995.

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[1] Vinculação semântica porque o sentido de uma oração está inserido na outra.

[2] Falsa coordenação porque as orações estão articuladas semanticamente, embora elas apresentem a mesma estrutura sintático gramatical (estrutura interna).

[3] O processo de encaixamento refere – se à subordinação, em que uma oração está exercendo uma função sintática da outra.

[4] Será complexa a oração que apresenta uma informação básica e informações suplementares subordinadas  a ela.

[5] Recursividade é a propriedade que as línguas possuem de colocar estruturas dentro de estruturas.

[6] Sintagma é o termo criado por Saussure como unidade mínima que se junta a outra numa unidade lingüística superior. Aqui sintagma reporta – se à unidade sintática, ou seja, os constituintes imediatos da oração.