MÉTODO “ACCORD”
UMA ATIVIDADE LÚDICA DE ENSINO PARA A 3ª IDADE

Deise Quintiliano Pereira (UERJ)

Essa exposição tem por objetivo principal demonstrar, sinteticamente, de que maneira o método “Accord”, utilizado no ensino da Língua Francesa para um público-alvo da terceira idade, revela-se um instrumento eficaz no processo de ensino-aprendizagem. A eficácia desse método, integrado ao projeto LICOM/Unati desenvolvido na UERJ, sustenta-se sobretudo no desenvolvimento de estratégias lúdicas e de interação em sala de aula.

Antes de explicitar algumas dessas estratégias, cumpre questionar por que algumas atividades despertam motivação enquanto outras desmotivam os alunos nesse processo. Em outras palavras, é importante repertoriar um elenco de atividades “atraentes” e tentar definir as razões pelas quais são recebidas desse modo pelo público ao qual se destinam.

A dinâmica motivadora de inspiração sócio-cognitiva traz respostas seguras para esse questionamento, visto que pode ser compreendida, como “um estado dinâmico que se origina nas percepções que um estudante tem de si mesmo e de seu redor e que o incita a escolher uma atividade, a engajar-se nela e a perseverar na sua realização visando atingir um objetivo” (VIAU, 1988: 60).

Nesse sentido, Viau (2002: 149-150) enumera uma lista de condições capazes de estabelecer um elo entre o aluno e o processo de aprendizagem, dirigido pela dinâmica motivadora, que reproduzo sucintamente a seguir:

A atividade de aprendizagem deve:

a) ser significativa aos olhos do aluno;

b) ser diversificada e integrar-se às outras atividades;

c) representar um desafio para o aluno;

d) ser a mais autêntica possível;

e) exigir um engajamento cognitivo do aluno;

f) tornar o aluno responsável permitindo-lhe efetuar escolhas possíveis;

g) permitir ao aluno interagir e colaborar com os outros;

h) ter um caráter interdisciplinar;

i) apresentar regras claras;

j) desenvolver-se durante um período de tempo considerado suficiente.

Alguns dos pressupostos enumerados adaptam-se, de maneira adequada, às necessidades de um público específico, como o de terceira idade. Dentre estes, poderia destacar o caráter de interdisciplinaridade, o engajamento cognitivo, o aspecto de desafio, a diversificação de atividades, além, é claro, a predisposição explícita que os leva a se apresentarem espontaneamente para o processo de aprendizagem.

Todos esses elementos podem ser trabalhados no seu aspecto lúdico, inscrevendo-se numa dinâmica motivadora, que tornará possível o equacionamento entre as teorias da cognição e a possibilidade real de interação dos alunos no interior desse mesmo processo.

É nesse contexto que o método “Accord” insere-se, revelando-se um instrumento de grande utilidade no ensino específico da Língua Francesa para o público da terceira idade. O método leva em consideração as reais dificuldades de aprendizagem da língua que possam ser enfrentadas pelos alunos, apresentando-se sob a forma de um manual didático, coerente e estruturado. Seu objetivo primordial é o de oferecer estratégias de ensino que tornem possível ao aluno a aquisição de uma certa autonomia lingüística.

Estando contida no volume 1 e compreendendo todo o conteúdo que é utilizado nos quatro níveis de francês oferecidos à Unati, a primeira etapa aborda diferentes fases da aprendizagem, através de quatro dossiês temáticos, podendo constituir, de acordo com as exigências do público-alvo, quatro blocos independentes a serem ministrados durante 20 h de curso. Cada dossiê oferece ao aluno que deseje ir à França a aquisição progressiva de conhecimentos que lhe permitam abordar as situações concretas nas quais se encontra o estrangeiro num outro país e em situação comunicativa.

As atividades foram elaboradas de maneira clara e diversificada, a fim de manter a motivação, despertando o interesse do aluno, permitindo-lhe ainda exercer uma função de controle sobre o savoir-faire lingüístico, que é pouco a pouco incorporado.

Cada unidade é então subdividida em seções assim apresentadas:

1. Um documento motivador (contendo atividades de compreensão e de aquisição vocabular);

2. Uma primeira seção gramatical;

3. Uma seção de comunicação;

4. Uma segunda seção gramatical;

5. Uma seção de civilização intitulada “maneiras de ser”;

6. Uma seção fonética.

Cada seção engloba atividades de descoberta, de observação, de memorização, de reutilização, acompanhadas de inúmeros registros sonoros e documentos visuais, que estimulam a aprendizagem pela estimulação lúdica.

Quadros sintéticos recapitulativos dos pontos já estudados (lexicais, verbais, gramaticais, comunicativos ou fonéticos) integram, igualmente, o repertório de estratégias de auxílio ao professor nesse processo interativo.

De modo objetivo, buscarei salientar, a seguir, como essas estratégias são elaboradas a partir de uma perspectiva lúdica, tomando como exemplo a primeira unidade do método “Accord”, que tem por finalidade central a apresentação de pessoas. Para isso, é preciso associar as situações, que descrevem imagens apresentadas em quadrinhos pelo método, ao diálogo correspondente, gravado em fita cassete:

a) Situação 1 → dois amigos se encontram diante de um «café», o «café des amis»;

b) Situação 2 → Duas senhoras se encontram na rua

c) Situação 3 → O professor dirige-se a um aluno ao passar por ele na porta da sala de aula

Transcrição dos diálogos:

- Bonjour, Madame Alix, comment allez-vous?

- Bien merci, et vous?

- Très bien, au revoir!

- Bonjour Etienne, comment vas-tu?

- Très bien, Monsieur, et vous?

- Pas mal, merci!

- Salut Antoine, ça va?

- Non, pas du tout, Adèle, et toi?

dialogue 1 2 3
dessin b c a

Associando os diálogos apresentados aos quadrinhos respectivos, obtemos as seguintes respostas: o diálogo 1 corresponde ao quadrinho b; o diálogo 2 ao quadrinho c e o diálogo 3 ao quadrinho a.

O método “Accord” associa, então, atividades áudio-visuais; áudio-orais e de compreensão auditiva, através da encenação de determinados contextos, que trazem uma realidade virtual ao contexto da sala de aula. Essa estratégia reforça o caráter motivador da aprendizagem, bem como permite ao aluno conhecer algumas variações intrínsecas a esse processo, o que lhe possibilitará rentabilizá-lo cada vez mais.

Cabe ainda ressaltar que o método “Accord” é o primeiro em Língua francesa que disponibiliza aos alunos exercícios autocorretivos pela rede Internet. Uma série de exercícios classificados por unidades e por objetivo de aprendizagem, respeitando a ordem de aparecimento no manual, é proposta no endereço eletrônico www.didieraccord.com, a título de complemento das atividades já desenvolvidas em sala de aula.

Visando reforçar as aquisições e incitar o estudante a refletir sobre os próprios erros, esses mesmos exercícios são reproduzidos no guia pedagógico do professor, que poderá oferecê-los àqueles que não dispuserem de acesso à rede Internet.

Nessa perspectiva, considero que o método “Accord” é um instrumento que contribui de forma decisiva como fator motivador e estimulador na relação pedagógica estabelecida entre os professores de Língua francesa e esses alunos tão especiais, à medida que o ensino não se dá de modo isolado, estressante ou repressivo, apresenta-se, de modo contrário, como um elemento modificador de uma atitude passiva do estudante, convidando-o a tornar-se um agente partícipe, ativo, o verdadeiro ator nesse processo.

Bibliografia

BERGER, Dominique & SPIACCI, Nerina. ACCORD. Méthode de français. Niveau 1. Paris: Didier, 2000.

VIAU, Rolland. “Caractéristiques des activités d’apprentissage en français qui suscitent la motivation des élèves” in Le français au service des activités économiques Varia linguistiques et didactiques, Dialogues et Cultures, no 47. FIPF - Fédération Internationale de Professeurs de Français. 2002, p. 148-152.

------. La motivation en contexte scolaire. Bruxelles: Éditions de De Boeck, 1998.