A ÁFRICA NO SERRO-FRIO
VISSUNGOS
UMA PRÁTICA SOCIAL EM EXTINÇÃO

Lúcia Valéria do Nascimento (FEVALE)

Estudo que constitui uma primeira tentativa de descrição do gênero vissungo - cantos ritualísticos produzidos por negros descendentes de escravos - e análise do seu desaparecimento, na perspectiva sobre morte de língua, visando inserir essa variedade no debate a respeito do que mantém ou destrói uma face da cultura, especificamente a língua.

Analisando os vissungos dentro da lingüística textual, observamos a dependência existente entre sua manifestação e a efetiva realização dentro das práticas sociais. É de se notar a imediata relação que há entre a destruição desta face da cultura com a alteração das práticas sociais.

Confirma-se, neste estudo, o franco processo de desaparecimento da língua africana na região de Diamantina, MG devido às influências de ordem socioeconômicas e históricas da região, bem como da falta de dinâmica evolutiva das práticas sociais.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos