A formação do professor de espanhol
como língua estrangeira do IL/UERJ
tendências, teorias e metodologias

Vera Lucia de A. Sant’Anna (UERJ)

Esta comunicação visa historiar e situar o atual momento da formação de docentes de espanhol como língua estrangeira (E/LE) no Instituto de Letras da UERJ. Esse percurso vem sendo marcado por algumas tendências, entre as quais ressaltamos as perspectivas sociointeracional e dialógico-enunciativa. A primeira ganha espaço no momento de criação do curso de lato sensu voltado para a compreensão leitora - em 1994. Esse curso nasce para oferecer formação continuada aos docentes que atuam no ensino fundamental e médio e que não tiveram acesso a esse enfoque do ensino de línguas. A segunda vem proporcionando oportunidades para repensar questões teóricas e metodológicas relacionadas à formação docente, em particular no que diz respeito à incorporação no ensino-aprendizagem do E/LE de sua visão de: linguagem, interação e interdiscursividade. Essas noções têm se mostrado fundamentais para uma visão de língua construída num certo contexto histórico e social e conectam-se estreitamente aos estudos sobre gêneros de discurso na aprendizagem de línguas. Desse modo, têm sido efetuadas revisões de ementas de disciplinas de graduação e pós-graduação, a fim de ajustar teórica e metodologicamente nossas atuações, assim como têm sido definidas linhas de trabalho que incorporem orientações de monografias de final de curso dos vários níveis em que atuamos, afinadas a essas tendências. Outra tendência que vem crescendo é a relativa aos estudos sobre tradução e a formação de profissionais para atuar nessa área. Portanto, o relato que apresentamos tem como propósito situar a formação inicial e a formação continuada de professores como relacionadas entre si pelas escolhas teóricas e metodológicas que as organizam.

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