A ideologia através dos desenhos animados

Carla Cristina Nunes de Oliveira Carvalho (UCB)

Os desenhos animados reforçam tendências negativas, como as desigualdades sociais e os problemas culturais, sociais, étnicos ou políticos, sendo passadas encobertas ou disfarçadas pela cultura.

Desde a infância, as crianças são bombardeadas por modelos (padrões físicos, estéticos, sensuais, comportamentais...) a seguir, emoções para sentir e discursos para fazer. A ideologia se aloja e fica oculta sem ser percebida. A programação da TV, em especial os desenhos animados, exerce grande influência na formação da criança, incutindo conceitos massificados no inconsciente, contribuindo para a padronização do comportamento da sociedade. Essa programação televisiva funciona como um reforço diário da ideologia, do princípio de valorização das aparências e da promoção de símbolos de status (suporte para a venda de produtos, valores e desejos ancorados na cultura de quem os consome).

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos