A interação discursiva entre o(s) sujeito(s)
o gênero discursivo como categoria
de análise de uma situação comunicacional

Roberto Ramos (UERJ)
ramosrpc@hotmail.com

Para a análise de textos, leva-se em conta não só a decodificação de elementos lingüísticos, segundo regras do sistema, mas todo o contexto sócio-histórico e psicológico, que engloba intenções dos falantes, interesses mútuos, conhecimentos do mundo. Além disso, há a obediência às restrições do contrato comunicativo; ou seja, à forma como os sujeitos vão atuar, às condições em que vão agir em função das competências lingüísticas, semânticas, pragmáticas e situacionais. Em suma: deve haver aceitação das regras do jogo que se estabelece na interação. Justamente acerca das competências, da construção do sentido, mediante qualquer ato de linguagem, o fenômeno da interação procede de um sujeito que se dirige a outro sujeito, dentro de uma situação de intercâmbio, que determina parcialmente a escolha dos recursos de linguagem que pode usar. Patrick Charaudeau (2003) elaborou um modelo que consta de três níveis, com três tipos de competência correspondentes para o(s) sujeito(s): nível situacional e competência situacional, nível discursivo e competência discursiva, nível semiolingüístico e competência semiolingüística. Nesse trabalho estaremos desenvolvendo uma análise do gênero discursivo editorial de revista, tomando como corpus os editoriais de três revistas, pertencentes à editoras diferentes, que possuem o público-alvo enquadrado dentro do mesmo segmento: as revistas teen (revista para adolescentes). O objetivo a ser atingido é o de aplicar a teoria das competências (Charaudeau,2003) em um gênero discursivo que a priori “interage” com um público de perfil semelhante ao público do Ensino Médio, trazendo à tona todo o contexto da situação de comunicação estabelecido no corpus.

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