A MESMICE HISTÓRICA
NO DISCURSO PEDAGÓGICO OFICIAL

Maria da Glória dos Reis José Buriche (UFF)

A partir da análise do artigo de ORLANDI (“O discurso da história para a escola”), pretendo proceder à correlação entre textos didáticos na área de história do Brasil, no período da chamada “3ª República” (1964). Procurei, então, observar as várias (e diferentes) formas de se relatarem os mesmos fatos, isto é, enfoques diversos a trechos que tratavam do assunto (divididos em três seções : crise para a posse de Goulart; reformas de base e o golpe militar de 1964). Nosso foco de interesse recai, portanto, no estudo comparativo das assertivas levantadas nos referidos fragmentos, a fim de se chegar à caracterização de funcionamentos discursivos diversos. Como corpora, livros didáticos de história do Brasil, editados em 2001, direcionados a alunos de ensino médio. Como recorte, o texto pedagógico em sentido estrito e os textos suplementares, de cunho literário, que (teoricamente) “ilustram” os documentos.

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