A pesquisa científica no ensino fundamental
contribuições do método científico
na construção do saber e na sua veiculação
através da produção de textos

Eduardo Rosa de Almeida (Colégio Farroupilha)

Ainda hoje, as práticas de pesquisa escolar, na sua grande maioria, não têm atingido seu real objetivo, que é o de levar os educandos à busca e à construção do seu próprio saber. Podemos ver, ao longo dos anos (até mesmo no ensino superior), que esse tipo de atividade resulta em plágio ou mera cópia, devido à falta de preparo de educadores - que, muitas vezes, pouco contato com pesquisa tiveram - e à condescendência com essa prática, que, desse modo, em nada resulta. Nesta comunicação, pretendemos mostrar resultados de um trabalho pioneiro que vem sendo desenvolvido no Colégio Farroupilha (Porto Alegre-RS), com o intuito de despertar nos alunos o interesse pela pesquisa, desde o ensino fundamental, para formar pessoas capazes de buscar e aprofundar seus conhecimentos, bem como veiculá-los através da produção de textos coerentes.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos