A relação imagem/texto
como construtora de sentidos
análise de provas de acesso à universidade

Fabio Sampaio de Almeida (UERJ)
fabioesp@hotmail.com

Maria del Carmen F. González Daher
(UERJ)

daher@uerj.br

Cada vez mais observa-se a presença de gêneros icônicos (charges, histórias em quadrinhos, gráficos, tiras humorísticas , mapas, etc.) em comandos de questões de provas de diversos exames de seleção. Considerando que este recurso exige do leitor a mobilização das competências lingüística, discursiva e enciclopédica (Maingueneau, 1998), o objetivo deste estudo é observar que tipo de relação se costuma atribuir à imagem e ao texto nas questões das provas. O estudo se dará a partir da análise da construção de sentido(s) apresentada na resposta esperada. Desta forma acreditamos estar ampliando reflexões acerca do uso de elementos iconográficos em exames de seleção. Nosso interesse recaiu especificamente sobre as provas do Enem (2001) e do exame de Qualificação do Vestibular UERJ (2001) envolvendo disciplinas que não as de língua portuguesa e/ou língua estrangeira, tendo em vista a natureza do objeto de estudo destas duas. Os pressupostos teóricos seguidos advém da Análise do discurso de base enunciativa e do conceito de gênero de Discurso (Bakhtin, 1979). Os resultados apontam para duas constatações: na primeira parece ser de fundamental importância a presença desses gêneros no comando das questões para a construção do sentido das respostas; na segunda, funcionam como elemento meramente ilustrativo, sendo desnecessária sua presença.

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